Tuesday, July 5, 2011

Nepal e a Cultura Nepalêsa

Nepal

País do grandioso e majestoso monte Everest e do inspirador Himalaia! Nepal é um País que tem profundas raízes religiosas e uma diversidade de influências culturais com tradições datadas à 26 centenários passados; Diz-se que mesmo com todos estes anos passados que no Nepal até hoje é possível participar celebrando destas mesmas festas e que se juntasse todas as festas celebradas no Nepal que o Nepalês poderia viver uma festa diferente nos 365 dias do ano!

Nepal é conhecido por muitas coisas porém é também a meca para aqueles que pratiquem a filosofia Budista e o Hinduísmo pois o Príncipe Siddhartha Galtama nasceu no Nepal e foi também no Nepal que meditou durante anos vindo a se tornar o legendário Buda!

Um País onde hoje é essencialmente rural e Hindu e mesmo apesar das mesmas grandezas que aqui descrevo, o Nepal é também considerado um dos Países mais pobres do mundo onde quase um quarto da sua população sobrevive com menos de $1.00 dólar por dia $1.65 real por dia, onde 31% de sua população vivem abaixo do nível da pobreza! A agricultura proporciona o sustento de três quartos da população o que corresponde também 38% do PIB; Os Níveis de alfabetização são muito baixos onde 58% das pessoas podem ler e escrever e com também uma expectativa de vida em torno de 63 anos para seus cidadãos.

A maior Indústria é como havia de se esperar a agricultura, sendo também  tendo como sua principal atividade o processamento dos alimentos lá cultivados, como arroz e o trigo! Algumas outras fazendas cultivam também legumes, frutas, tabaco, cana-de-açúcar, e outros grãos e uma vez que somente 20% das terras do Nepal sejam cultiváveis estes 38% do PIB é um grande feito; Bem, não é atoa que o Nepal é uma terra mística e muito religiosa!
 
O cultivo  de alimentos na região de Terai é muito importante uma vez que este é responsável pelo suprimento de alimentos nas áreas deficientes, montanhosas e de difícil acesso.

O governo está avançando com reformas econômicas para incentivar o comércio, turismo e investimentos estrangeiros, especialmente no setor da energia hidrelétrica.

Muitas pessoas conhecem o Nepal por causa do Himalaia e o Nepalense também se orgulha de ser mostrado geograficamente como o País recordista mundial tendo os 8 dos 10 picos mais altos do mundo! Nepal é um País renomado por sua beleza natural onde sua geografia mostra verdes vales, rios gelados como também florestas subtropicais onde todas as terras planas acrescentam uma grande beleza a este País; Além da diversidade geográfica o País tem também a sua diversidade cultural como falei no início, onde dentro de uma limitada República do Himalaia existem vastos grupos étnicos onde cada uma tem sua própria língua, cultura e costumes vivendo em um todo em perfeita harmonia uns com os outros!

Quando se fala do Nepal para aqueles que já pisaram em tamanho majestoso País é comum ouvir coisas tais como:

"O País do Monte Everest, o topo do mundo"
"A terra da Deusa viva"
"Meca do Hinduísmo e do Budismo"
"País dos festivais sem fim"
"Anfiteatro da Natureza"
"Terra da Iaque e Yeti"
"Museu vivo cultural do mundo" 
Além disso, o Nepal é:
·         local de nascimento de Buda
·         Terra de Gurkhas bravos
·         Destino final de misticismo e exotismo
·         Cidade de Pagodas de Ouro e Para-sol
·         Terra de 1047 monastérios budistas e Lamas
·         País de vales escondidos e montanhas de cristal
·         Morada da multiplicidade de Deuses e Deusas
·         Único país que participam no budismo tântrico Mahayana / Bajrayana
·         Terra tesouro Antropologístico
·         A maior concentração e distribuição de biodiversidade para o seu tamanho
·         O País que tem tantos Templos como casas, e tantos Deuses como pessoas.
·         O País que tem mais festivais do que dias do ano
·         Um dos melhores 50 lugares do mundo para ver antes de morrer - (BBC férias)



 
Informações Gerais



Geografia

O Nepal é um País pequeno, sem litoral rodeado pela Índia (leste, oeste e sul) eChina (norte) e Nepal, 147.181 quilômetros quadrados sendo divididos em três áreas fisiográficas:

·         Terai Região,
·         Região de montanhas,
·         Região Serrana.

Estas regiões são definidas pelo paralelo leste - oeste cintos ecológicos que delineiam setores dos âmbito regionais de planejamento e de desenvolvimento pelo  governo.
Clima

O clima é geralmente previsível e agradável no Nepal. A estação das monçõesocorre aproximadamente de final de junho para início de setembro.

Flora e fauna

Das úmidas florestas no Terai aos picos de neve dos Himalaias, Nepal é rica em flora e fauna inigualáveis ​​em qualquer lugar do Sul da Ásia. Dentro dos extremos topográficos do Nepal, as zonas ecológicas mudam do tropical ao ártico; As florestas nas planícies são populadas por  pinhos, carvalhos e sisal; Nas altitudes intermediárias, bétula, abeto, larch cicuta e em altitudes mais elevadas e finalmente, estéril tundra, neve e gelo acima da linha das árvores. Condições de deserto também existem em áreas de poucas chuvas na região trans Himalaia!

As colinas densamente florestadas de amplos vales do Terai, com outras partes do País, uma vez conhecidas pelas suas diversidades ecológicas, estão se esgotando tendo como causa a superpopulação que consequentemente cria o desmatamento, caça furtiva, e outras causas; Como tudo que acontece no nosso planeta é causado pela nossa incoerência humana e egoismo, crescemos sem controle como população e consequentemente a natureza acaba sendo afetada por nós, pois esta tem que nos dar lugar nos acomodando e com isso a fauna e a flora mundial tem cada vez diminuído mais e mais; Naturalmente os problemas e catástrofes naturais tem acontecido com mais frequência nos últimos anos, será que isso tem a ver com a nossa forma de viver explorando os recursos naturais a uma velocidade bem maior do que este mesmo sistema consiga se regenerar?
 
População

De acordo com o censo de 2001, o total da população do Nepal foi 23.151.423. A população total prevista até 2009 era 27.504.280. A família normal Nepalesa consiste em média de 5 membros, com a expectativa de vida de até 63 anos.



Cultura

A rica herança cultural do Nepal tem evoluído ao longo dos séculos em diferentes formas no mosaico étnico de hoje e dos  grupos tribais e sociais, onde cada um expressando suas respectivas músicas, danças tradicionais, artes, artesanato, folclore, língua, literatura, filosofia, religião, festas, comidas e bebidas de uma forma única.

Devido a esta diversidade os cidadãos celebram uma multitude de festas religiosas e culturais; A pletora de magníficos antigos e contemporâneos templos em todo o país é uma evidência de uma herança artística altamente desenvolvida. Os três quadrados na Durbar Kathmandu vales são exemplos históricos do bom artesanato praticado ainda hoje.

Alimentação e Dieta

A refeição típica consiste em daal bhat (sopa de lentilhas e arroz cozido) com tarkari(vegetais curry), que normalmente sãoconsumidos duas vezes por dia, no meio da manhã e logo após o pôr do sol. Daal bhat (sopa de lentilhas), pode variar de um pratosimples a uma elaborada refeição servida com vários currys, verduras e doces.Tradicionalmente a comida do Nepal não é tãopicante como a comida indiana. A culturaNewari inclui sua própria variação de daal bhat (sopa de lentilhas), que é servida com Chiura (arroz batido seco), uma variedade que pode ter o seu lado picante.


Um lanche do meio dia típico é Chiura/Baji (bolinho de arroz),  servido com chá; Ovos epeixes são itens comuns no cardápio, exceto carne bovina uma vez que é considerado um animal sagrado na religião Hindu.

Momos (bolinhos) cozidos no vapor ou fritos faz parte de uma refeição popular oulanche.

 
Na cultura Nepalesa  é comum comer usando a mão direita no invéz de talheres mesmo que os talheres estejam disponieveis ou possam ser requeridos pela pessoa se essa assim  desejar, porém eu acredito que se voce está em Roma, que voce deva então agir como os romanos e neste caso estando com os povos Nepaleses que eu então aprenda a respeitar seus costumes agindo da mesma forma, porque o que é normal no nosso mundo Ocidental pode vir a ser um grande desrespeito a cultura Oriental e Asiática! Sei que na Índia, Sirilanca e Pakistão estes costumes são até hoje usados devido o respeito as suas crenças onde usar qualquer tipo de instrumento tocando o alimento é um desrespeito aos Deuses que abençoaram o alimento.

Outro costume Nepalense é Chiya (chá com leite), continuo ainda um pouco confuso em relação a este chá, mas se este for como um chá de Chai que é um chá indiano eu vou amar, agora se este for como o tradicional chá Tibetano chamado Tsampa que é um chá de leite com manteiga, confesso-lhes que isso é uma tradição que irei ter um grande problema a me acostumar, mas quando estiver bebendo o tal chá irei pensar que estarei saboreando um chocolate quente!  O café é geralmene acessivel mas somente os cafés instantâneos. Café expresso e café gourmet está também disponível em muitos cafés e restaurantes. Rakshi é um tradicional licorcaseiro Nepalênse destilado do arroz ou painço; Refrigerantes (Coca-Cola, Pepsi, Fanta, Sprite) e sucos de frutas estão prontamente disponíveis porém somente nas cidades pois estes luxos eu não terei acesso estando nos Monastérios.

 
Religião

Evidências do Hinduísmo e do Budismo no Nepal tem suas históricas datas a mais de dois milênios: Lumbini é o berço do Buda; pashupatinath templo emKathmandu, um templo antigo e famoso do Senhor Shiva, é considerado um dos locais mais sagrados para os Hindus onde normalmente tem seus corpos cremados quando chegam no final de suas vidas; Além dos muitoslocais tais como templos Hindus e Budistas, estes são também  lugares de adoração para mais outros grandes grupos religiosos.


De acordo com o censo de 2001 a população do Nepal era de 80,6% Hindus, 10,7%  Budistas, 4,2% Muçulmanos, 3,6% Kirats (uma religião indígena com influênciaHindu), 0,45%  cristãos, e 0,4% classificados como outros (como o Bön).

Idiomas

Com 36 diferentes grupos étnicos e outras 123 linguas faladas por todo o Nepal devemos então realmente chegar a conclusão de que o Neapal é um País bem diversificado e multi-linguístico; Línguas pertencentes ao Indo-Ariano, Sino-Tibetanos, Austro-Asiático e famílias Dravidian ainda são linguas comumente faladas, porém a lingua nacional e ofícial do Nepal é o Nepali. Tenho nas ultimas semanas práticado esta língua onde vejo a influência Indiana e Asiática originada da China e mais a língua Tibetana tenho nas ultimas semanas consumido na medida do possivel livros, applicativos para o telefone celular e mais outros aplicativso para o computador android onde tenho os ebooks que sei vão muito me ajudar nesta minha jornada; A realidade é, nas ultimas semanas eu tenho me dedicado demasiadamente a tudo isso e tenho práticamente vivido o Nepal, sei que já aprendi muio mas somente e realmente irei entender o quanto já sei uma vez esteja no Nepal.

 Compras


Shopping é supostamente divertido e emocionante emKathmandu e outras cidades do Nepal, onde você vai encontrar inúmeras lojas interessantes e também expecíficas para osmoradores locais como também os turistas.
 
Culturamente diz-se que o comprador tem que negôciar os preços pedindo descontos e argumentando a compra, algo que vou achar imensamente divertido fazer tentando negôciar os melhores preços, mas relevando sempre em consideração o arduo trabalho destas pessoas como também pagando-lhes um preço que seja bem favorável a eles! A realidade é que a moeda de onde moro sendo o dolar tem um valor excelente em comparação a moeda Nepalesa, então tudo que comprar será, acredito eu, bem em conta!

Em áreas como Thamel em Kathmandu, terei acesso a lojas repletas de jóiasdeslumbrantes e uma véz que amo prata sei que irei voltar com uma imensa pesada mochila de volta para a Australia, estando lá terei também a oportunidade de comprar um lindo Buda de cobre todo dourado e grande, este virá a ser um grande companheiro e guia onde eu venha viver quando voltar para o Brasil. Tenho jeito meio Hippie de ser, naturalmente tudo depende do lugar onde eu possa sem afetar os demais, ser e usar roupas que gosto de usar! Sei que irei encontrar muitos produtos feitos a mão, amo produtos artesanais, tenho na realidade um imenso respeito pelo viajante, e pelo artesão, acho que adquiri este respeito porque sermpre valorizei muito as historias de um muito amado e muito respeitado mentor e Tio que tenho, o Tio Jonas; Ele me falava das andanças dele e de um amigo muchilando pela América do Sul, meu Tio sempre é uma grande inspiração na minha vida; Obrigado Tio Jonas, obrigado mesmo pelos teus ensinamentos, te amo e te valorizo acima de qualquer outra coisa seria difícil colocar em meras palavras tal qual é tamanha a minha admiração pelo amigo, Tio e mentor que voce sempre foi pra mim.

Nas minhas buscas notei que o Nepal tem uma grande e incrivel variedade de belas estátuas, coloridos vestuários, robustos equipamentos para o alpinismo e muitos produtos de artesanato tradicionais Nepalênse o que trocando por outras palavras indica grandes gastos uma vez que tenho verdadeiro como falo acima, uma grande paixão, então tenho que tomar cuidado com isso.

Em Bhaktapur, você pode comprar cerâmicas, vasos e outros produtos do barrodentro das lojas e ao mesmo tempo voce pode olhar do lado de fora ou nos fundos destas lojas e ver o artesão trabalhando com suas mãos criando e dando vida ao barro aprefeiçoando ainda mais o seu ofício a cada peça criada; O artesãotradicional da colônia de Patan é também famoso o que é novamente bem favoravel para se visitar e para fazer compras; Pelo que notei, um lugar para aqueles que apreciem com entusiasmo o artesanado Nepalês.

Antiguidades e réplicas requerem permissão especial concedida pelo Departamento de Arqueologia e antes que possam sair do País é necessário uma aprovação deste departamento de arqueologia.

Etiquetas no Nepal

Nepal cordialmente saúda todos os seus visitantes com extremo valor e respeito! Quando   estiver fazendo trekking nas áreas rurais ou quadno estiver explorando as cidades e aldeias, é sugerido que eu trate a terra e seu povo com muito cuidado e respeito.

Existem uma série de etiquetas que devo obedecer; Abaixo estão algumas destas dicas sobre como terei que agir mantendo o ambiente limpo e mostrando o meu respeito e apreciação pelas velhas milenáres belas culturais tradições, e crenças religiosas que bem sei irei achar surpreendentes:

- Ser um exemplo não jogando lixo e recusando-me a compras qualquere produto em   
  embalagens de plástico na medida do possivel.
- Evitar comprar água em garrafas de plástico e tratar a minha própria água.
- Para mostrar gratidão e respeito, usar as duas mãos ao dar ou receber alguma coisa.
- Estender a mão achatada para chamar a atenção de alguém para um sagrado lugar ou objeto.
- Evitar tocar mulheres e homens santos. (Lamas) Nepaleses, especialmente as mulheres não apertar as mãos quando se cumprimentar alguém. Em vez disso, pressionar as palmas das mãos juntas em oração de maneira semelhante e dizer "namastê" (na-ma-stay).
- Não comer com a mão esquerda.
- Nunca comer carne na frente de Hindus; Carne é estritamente proibida e as vacas são consideradas sagradas. (Devia saber disso meu apelido é Vaquinha rss).
- Não apontar com os pés para pessoas ou objetos sagrados ou passar por cima dos mesmos.
- Tirar os sapatos ao entrar em uma casa, templo ou monastérios e remover itens de couro quando entrar em templos Hindus.
- Não fumar ou usar roupas inadequadas em lugares religiosos.
- Evitar tocar nas pessoas ou em suas ofertas quando estão a caminho de um santuário.
- Homens nepaleses de mãos dadas é algo comum, mas demonstrar públicamente afeto entre os sexos opostos é algo desaprovad.
- Caminhe em torno de uma Stupa no sentido horário, mantendo as paredes exteriores do seu   lado direito. Ao passar por um Mani (cílindros giratórios), fique à esquerda.
- Não perder a paciência, Elevar a vóz ou gritar é visto como maneiras extremamente ruins.
- Não comprar marfim, pele de uma espécie em extinção.
- Não dar dinheiro a crianças mendigando, fazendo isso eu estarei incentivando os pais destas    crianças mantê-los fora da escola.
- Obter permissão antes de tirar fotos de alguém, especialmente nas cidades.



No comments: