Saturday, July 16, 2011


Todos conhecem o caminho;
Poucos realmente caminham por ele”
De: Bodhidharma


Bom dia para todos voces,

Hoje gostaria de começar desejando-lhes um dia de muitos progressos e muitas realizações, que chegando no final do mesmo que você tenha um grande senso de orgulho por ter cumprido com seus deveres completando os mesmos com excelência!

Agradeço todos vocês pelo continuo apoio, suas palavras em seus e-mails me fortalecem tremendamente, algo que me faz voltar aqui sempre com imensa vontade e compartilhar com todos vocês tudo que acontece, como me sinto e o que tenho como objetivo fazer; Então por tudo isso e por todo o seu apoio, eu humildemente lhes agradeço.

Noite passada quando escrevia sombre o assunto que escrevi, não conseguia para de contemplar a beleza da foto do pequenino monge que com seu dedinho apontado para a câmera, projetava a imagem de uma danada criança! Aquela imagem mostra muito da pureza de uma criança e ao mesmo tempo a mesma, mostra o ar de um tão contente pequenino monge.

A historia de muitos deles são iguais onde seus pais muito pobres entregam seus filhos a responsabilidade dos lamas nos monastérios onde as mesmas crianças venham ter a oportunidade a educação como também alimentação e muito outros privilégios que seus pais jamais poderiam proporciona-lhes; Tornar-se um monge é também um algo muito honroso para sua família e isso é também uma outra razão da qual os mesmos pequeninos venham ter residencia nestes monastérios.

Eu poucas semanas vi um documentário onde era mostrado exatamente isso que falo aqui onde este pai com seus dois pequeninos filhos, um rapazinho e uma linda menina saiam de sua vila se colocando em uma longa jornada a pé para chegar até o monastério; Toda essa sua trajetória foi acompanhada por cinegrafistas que fizeram desta jornada este documentário que eu assistia com imenso interesse.

A jornada que somente poderia ser feita uma vez por ano pois esta somente pode ser feita quando a temperatura aumenta e as densas camadas de gelo comecem a derreter; A jornada é muito perigosa onde os três andavam longas horas todos os dias, escalando montanhas com precários equipamentos onde somente usavam cordas de sisal sem harnas e grampos de segurança que quem faz alpinismo normalmente usam! Certos trechos da viagem eu apertava minhas mãos e segurava minha respiração pois as cenas eram muito dramáticas o que me fazia ter receio de algo ruim viria acontecer a qualquer um deles; Em alguns pontos da viagem a camada de gelo era tão fina que os mesmos tinham que se separarem e deitados espalhado seu peso contra o gelo com os braços e pernas abertas, eram puxados por uma corda que o pai já do outro lado usava para trazer seus dois pequenos filhos.

Algo muito interessante desta viagem era o notável respeito das crianças pelo pai e também o carinho do pai pelos seus pequeninos! Dias e noites se passaram o acampamento onde descansavam após um dia de longa jornada era muito precário também, onde o tecido da tenda era todo remendado onde dentro os três se abraçavam durante toda a noite enrolados em tecido tentando manter seus corpos aquecidos.

Dentre muitas dramáticas imagens muitas outras imagens mostravam pelas paisagens, grandes geleiras azuis em suas bases e brancas em seus topos, muitas eram esculpidas pelas mutações do tempo onde as mesmas sendo aquecidas pelo sol eram cortadas por pelas finas corredeiras d'água! As imagens eram esplendidas. No termino de sua árdua viagem os três finalmente chegaram em seu destino onde lá foram contemplados por monges em um monastério. Os mesmos eram recebidos com imenso carinho pelos mesmos monges que os serviam água e alimentos! As ultimas cenas mostravam as despedidas onde a crianças olhavam o pai partindo e depois o mesmo sendo entrevistado falava que todo o sacrifício era feito em prol do progresso das crianças e que ele sábia que as mesmas haveriam de progredir para um futuro bem melhor do que ele poderia lhes proporcionar.

Achei muito lindo todo este documentário e ontem lembrando disso tive uma visão mental onde eu me via tento o prazer de compartilhar da presença de crianças que talvez vieram a fazer a mesma viagem e passando pelas mesmos obstáculos, algo que me faz repeitá-los ainda mais.

Hoje meu dia foi muito gostoso após uma longa noite acordado; Adormeci já se passava das 5 da manhã somente acordando após as 10 horas da manhã! O dia hoje estava muito belo, uma Melbourne gelada onde o sol se timidamente nos veio contemplar, porém uma vez estando presente, era gostoso poder virar o rosto em sua direção sentindo um pouco de sua presença! Nina e Chica como sempre do meu lado onde Nina sempre muito carinhosa vem sempre me agradar com seu muito molhados lambeijos! Chica por sua vez quer toda a minha atenção onde eu tenho que ficar durante um bom tempo esfregando a barriguinha dela pois ele ama este contato e adora este tipo de carinhos; Ela é engraçadinha, meiga e muito carinhosinha.

Levei-as ao parquinho hoje de tarde onde Nina como sempre ama correr atrás de sua bolinha de tênis, Chica por sua vez gosta de sair e explorar o parquinho onde vai a longa distancia de onde me encontrava com Nina! Chica adora flertar com os outros rapazes no parquinho mas hoje o boyfriend dela favorito não veio ao parquinho; Ela tem uma verdadeira paixão por este lindo e sempre muito bem arrumado Poodle, e o mesmo adora ela pois quando os dois se encontram os dois somente tem tempo para dar atenção um para o outro se esquecendo que eu estou por ali.

Hoje foi dia de tomar banho, depois do banho corte das unhas e uma raspadinha aqui e ali, elas estão realmente lindas!

É muito gratificante a companhia delas, e é sempre um imenso prazer receber os lambeijos carinhosos das duas; As duas se encontram ao meu lado agora onde pacificamente dormem um gostoso soninho! É incrível como estes bichinhos não somente são tão companheiros, os mesmos nos ajudam imensamente a tirar os estresses de um dia conturbado e cheios de problemas; Bem, o meu trabalho é constantemente repleto de acontecimentos dos quais você tem que ser muito forte para consumir as informações sem se deixar afetar psicologicamente; Eu sou muito grato pela presença das meninas pois as duas são minhas terapeutas.

Tenho apesar da ansiedade me sentido imensamente calmo e serenos nos últimos dias e isso é algo que muito bom; Eu tento apreciar tudo ao meu redor com a mente muito alerta e uma vez eu faça isso, eu começo a ter mais prazer de em ver tudo ao meu redor. Um bom exemplo do que estou dizendo foi a manhã de hoje onde sentindo o frescor da mesma e tendo aquele gostoso sol no meu rosto eu por alguma razão fui transferido de volta em um momento onde estava no Brasil a muitos anos atrás.

Em 1998 fui para o Brasil pois minha mãe estava passando por um momento de provação e eu havia sido chamado as pressas pela família e uma vez cheguei em Brasília, fiquei no hospital com ela até o dia que recebeu alta e fomos pra casa; Minha mãe ficou em um hospital próximo a um centro muito energizante que é chamado templo da LBV (Templo da Boa Vontade), onde ia para meditar e curtir a grande paz e energia que este templo tem; Para aqueles que não conhecem este templo tem o formado de uma piramide onde você entra e andando em circulo, chega a um ponto onde você se encontra exatamente no centro da piramide e em baixo de também um imenso cristal. O lugar é muito místico, com salas Egípcia, sala para meditação onde existe um belo mandala que é imensamente lindo.

Um lugar que vale a pena visitar e se você vai a Brasília, coloque este lugar como um dos pontos a ser visitado; Bem, eu ia neste templo todas as manhãs bem sedo onde fazia o espiral energético e depois parava em isolado lugar para meditar e assim eram as minhas manhãs! Hoje senti a mesma sensação daqueles dias ao ser contemplado pela fresca ensolarada manhã. É estranho como nossas mentes guardam memórias como esta que acabei de narrar, e ainda mais interessante é o que estas memórias nos faz sentir.

Eu hoje me lembrava de algo que uma vez foi dito pra mim na adolescência como também na minha fase pré adulta onde me amigos me falavam que eu era muito sonhador e que sonhava muito alto!

Eu sim sempre fui uma pessoa de ter muitos sonhos, mas acho que isso também foi o que me impulsionou de encontro a concretização dos mesmos, outra coisa que sempre achei estranho das pessoas é quando as mesmas venham criticar-nos pelos nossos próprios sonhos como se isso os afetassem!

Nos sonhos,
nós entramos em um mundo
que é inteiramente nosso”
De: Steven Cloves (Harry Potter)

Como podemos deixar de acreditar em algo que tanto nos pertence? Eu sonhei sim, sonhei muito e continuo sonhando pois os sonhos é o que me faz criar novas ideias e as ideas me dirigem ao desejo da concretização e uma vez eu tenha concretizado algo é então hora de mais uma vez criar novos sonhos porque viver sem sonhos e sem ideais é viver apenas vendo a vida passar sem muitos objetivos e eu acho que eu ainda tenho tantos deles a serem concretizados.

Respondendo a pergunta relacionada ao o que é o Budismo e o que é se considerar um ser budista? Isso é algo bem complexo falar uma vez que eu aprendi que quando mais eu sei, mais eu sei que preciso estudar mais e aprender mais pois com as respostas eu passo a ter novas perguntas!

Tentarei ser o mais profundo possível tentando explicar o que posso ok?

Refúgio em 'As Três Jóias'

As três jóias ou o Triratna (em sânscrito) ou o Refúgio Tríplice são os três principais componentes do credo budista. No budismo, as três jóias são Buda, o Dhamma (doutrina ou lei), e a Sangha (a ordem monástica, ou comunidade de crentes). Enquanto no caminho de se tornar um budista, o ser tem a cessidade de proteção das três jóias ou os Três Refúgio como eles oferecem proteção contra o mundo inconstante e instável em que vivemos. Então como um voto de gratidão nos entregamos dizendo:

Eu procuro refugio no Buda
Eu procuro refugio no Dharma
Eu procuro refugio na Sangha

O Buda

No Budismo, o Buda é considerado a principal fonte de inspiração e autoridade para os adeptos. O significado literal da palavra 'Buda' significa, aquele que despertou, o que também sugere que a iluminação do Buda foi um 'despertar' sinal para o mundo com mais zelo para a luz e iluminação com uma isenção de ignorância e ilusão. No budismo Theravada, o Buda é honrado como um ser humano especial que quando confrontado com o sofrimento no mundo palpável e convencido de que tinha que haver algo mais, ele meditou procurado a luz/iluminação.

O Dhamma

O Dhamma se refere ao código de conduta, ou da doutrina. Depois que o Buda alcançou a iluminação, ele tinha duas opções diante dele - Manter o Divino conhecimento da verdade para si mesmo, ou passar este conhecimento ajudando os outros a progredir e conseguir alcançar luz. Os ensinamentos propostos pelo Buda são conhecidos como o Dhamma em Pali ou Dharma no idioma sânscrito. O Dhamma reune todas as doutrinas essenciais do Budismo - As Quatro Nobres Verdades, Samsara, Karmaa, Renascimento ou o ciclo de nascimento e morte, etc. Estes ensinamentos foram pela primeira transcritos no Cânone Pali por volta do século 1 aC.

O Sangha

Outra jóia, o Sangha, uma comunidade monástica fundada pelo Buda é altamente reverenciado. A Sangha é um incentivo especial para os monges e freiras como fazem os ensinamentos do Buda é o foco de suas vidas, dedicam suas vidas à meditação e ao bem-estar dos outros seres. O budista por excelência de vida fornece orientações e exemplos com inspirações para todo os outros seres com compaixão.

As Quatro Nobres verdades

As Quatro Nobres Verdades são a chave central dos ensinamentos Budistas. Embora fácil de entender as suas aplicações, a mesma cresce mais rica e profunda em sua prática na medida que a mesma filosofia cresce. A primeira verdade nobre é o sofrimento, uma condição que todos os seres vivos experiência em várias formas. A causa do sofrimento é o desejo ou o desejo egoísta e apego. No entanto, a terceira nobre verdade ou Nirvana é um estado que transcende todos os sofrimentos o cessamento. A quarta nobre verdade é o Caminho Óctuplo, o ensinamento do Buda no caminho para alcançar o Nirvana compaixão. Todas essas quatro nobres verdades são muito práticas e têm tudo a ver com o momento presente e como nos relacionamos com tudo ao nosso redor.

Vida significa sofrimento.

Aquele que veio a esta terra tem a certeza de passar por diferentes fases da vida, que inclui a felicidade e tristeza, os dois. Do mundo e da natureza humana - ambos não são perfeitos e, portanto, viver significa sofrer. Durante a nossa vida, temos de suportar diferentes sofrimentos físicos, como dor, doença, lesões, cansaço, velhice, e eventualmente a morte, e temos de suportar sofrimentos psicológicos como tristeza, medo, frustração, depressão, decepção. Embora haja diferentes graus de sofrimentos e também há experiências positivas na vida que percebemos no outro lado dos sofrimentos, tais como conforto, facilidade e felicidade. Mas, ainda assim, a vida em geral é imperfeita e incompleta, porque nosso mundo está sujeito à impermanência. O fato de que somos incapazes de manter qualquer coisa permanente que almejamos, e assim como momentos felizes passam, nós mesmos e nossos entes queridos passarão um dia, também!

A origem do sofrimento é o apego.

A principal causa de sofrimentos é o apego às coisas transitórias, que não incluem apenas os objetos físicos em torno de nós mas também as nossas ideias, sentimentos e na nossa percepção com um todo. Quando estamos ligados a uma coisa particular ou uma pessoa, não entendemos que estes são temporários e se afastar-nos um dia ou outro, e ignorarmos o que está oculto no futuro; As pessoas e as coisas que somos apegados e amomos, quanto partem nos deixam sofrendo pela perda, pois é o apego e os desejos que nos causa o sofrimento!

A cessação do sofrimento é atingível.

A terceira nobre verdade ou o Nirodha expressa a idéia de que o sofrimento pode ser eliminado por atingir o desapego. Nirodha extingue todas as formas de apego como uma maneira simples de acabar com o sofrimento - Remova a causa do sofrimento e cada ser pode então conquistar a paz no seu coração e mente! Nirvana então significa liberdade de todas as preocupações, problemas, complexas, invenções e ideias.

O caminho para a cessação do sofrimento.

O caminho do auto-controle e auto-aperfeiçoamento gradual termina todos os sofrimentos. O caminho, mais conhecido como o Caminho Óctuplo é o caminho do meio entre os dois extremos de excesso de auto-indulgência e excesso de auto-mortificação, o que mais põe fim ao ciclo de renascimento. O caminho que elimina os sofrimentos e os leva a 'moksha' pode se estender por muitas vidas, ao longo do qual renascimento de cada indivíduo está sujeito ao condicionamento kármico. Uma vez que nos colocamos no caminho do auto-controle, gradualmente a ignorância, delírios, e seus efeitos estão destinados a desaparecer.
O Nobre Caminho Óctuplo

O caminho budista de prática pode ser melhor descrito pelo Nobre Caminho Óctuplo, pois mostra o caminho para o fim do sofrimento. Ele foi pregado por Buda a seus discípulos. O Caminho Óctuplo oferece um guia prático para um desenvolvimento ético e mental, libertando a pessoa de apegos e ilusões, e, assim, abre caminho para a busca da verdade. Eles são chamados de nobres, porque todas estas formas se combinam para estar no limiar de nobres realizações ou transcendente.


Os oito fatores do Nobre Caminho Óctuplo são os seguintes:

1. Correta visão.
2. Correta Intenção.
3. Correta Linguagem.
4. Correta Ação.
5. Correto Modo de Vida.
6. Correto Esforço.
7. Correta Plenitude da Mente.
8. Correta Concentração.

Correta Visão

Entendimento correto é o começo e o fim do caminho, ele simplesmente significa ver e compreender as coisas como elas realmente são e para realizar as Quatro Nobres Verdades. Como ponto de vista, tal direito é o aspecto cognitivo da sabedoria. Que significa ver as coisas através de compreender a natureza impermanente e imperfeita dos objetos mundanos e idéias, e para entender a lei do karma e condicionamento kármico. Entendimento correto não é necessariamente uma capacidade intelectual, assim como a sabedoria não é apenas uma questão de inteligência. Em vez disso, o entendimento correto é alcançado, sustentado e reforçado através de todas as capacidades da mente. Ela começa com a percepção intuitiva que todos os seres estão sujeitos ao sofrimento e termina com a compreensão completa da verdadeira natureza de todas as coisas. Desde a nossa visão do mundo nossas formas de pensamentos e nossas ações, entendimento correto produz pensamentos e ações corretas.

Correta Intenção

Enquanto correta visão refere-se ao aspecto cognitivo da sabedoria, correta intenção se refere ao aspecto volitivo, isto é, o tipo de energia mental que controla nossas ações. Correta Intenção pode ser mais bem descritos como compromisso com a ética mentais e auto-aperfeiçoamento. Buda distingue três tipos de corretas intenções:

1. a intenção de renúncia, o que significa resistência à tração do desejo,
2. a intenção de boa vontade, a resistência significa sentimentos de raiva e aversão, e
3. a intenção de inocência, ou seja, não pensar ou agir com crueldade, violência, ou de forma agressiva para desenvolver a compaixão.

Correta Linguagem

Correta Linguagem é o primeiro princípio de conduta ética no Caminho Óctuplo. Conduta ética é vista como uma diretriz para a disciplina moral, que suporta os outros princípios do caminho. Este aspecto não é auto-suficiente, no entanto, essencial, porque purificação mental só pode ser conseguida através do cultivo de conduta ética. A importância do discurso no contexto da ética budista é óbvia: as palavras podem quebrar ou salvar vidas, fazer inimigos ou amigos, começar a guerra ou a paz. Buda explicou a correta linguagem da seguinte forma:

1. abster-se da linguagem mentirosa, especialmente não dizer mentiras deliberadas e não falar enganosamente,
2. abster-se de discurso caluniosos e não usar palavras de forma maliciosa contra os outros,
3. abster-se de palavras duras que ofendem ou magoam os outros, e
4. abster-se de conversa fiada que não tem propósito ou profundidade. Redigidas de forma positiva, isto significa dizer a verdade, falar amigável, terno e suave e para falar apenas quando necessário.

Correta Ação

O segundo princípio ético, ação correta, envolve o corpo como meio natural de expressão, como se refere a ações que envolvem ações corporais. Ações prejudiciais levar a estados de espírito doentio, enquanto as ações saudáveis levam ao estado de espírito de paz. Mais uma vez, o princípio é explicado em termos de abstinência que significa a correta ação:
  1. abster-se de prejudicar os seres sencientes, em especial a abster-se de tirar a vida (incluindo suicídio) e fazer o mal intencionalmente ou deliquente,
    2. a se abster de tomar o que não é dado, que inclui roubo, fraude, engano, desonestidade e,
    3. abster-se de má conduta sexual. Positivamente formulados, ação correta significa agir com bondade e compaixão, para ser honesto, respeitar os pertences dos outros, e para manter relações sexuais que não sejam nocivas para os outros.
    Correto Modo de Vida
    Correto Modo de vida significa que se deve ganhar a vida de uma forma justa e que a riqueza deve ser adquirida de forma legal e pacífica. O Buda menciona quatro atividades específicas que prejudicam os outros seres e que deve-se evitar, por essa razão:

    1. Negociação de armas,
    2. Negociação de seres vivos (incluindo a criação de animais para abate, bem como tráfico de escravos e prostituição),
    3. Trabalhando na produção de carne e açougue, e
    4. Venda de tóxicos e venenos, como o álcool e drogas. Além disso qualquer outra atividade profissional que violaria os princípios da linguagem correta e ação correta deve ser evitado.
    Correto Esforço

    Correto Esforço pode ser visto como um pré-requisito para os outros princípios do caminho. Sem esforço, que é em si um ato de vontade, nada pode ser alcançado, enquanto tentativa equivocada distrai a mente de sua tarefa, e a confusão será a consequência. Energia mental é a força por trás do esforço correto, pode ocorrer em qualquer estados benéficos ou prejudiciais. O mesmo tipo de energia que alimenta o desejo, a inveja, a agressão e a violência podem ser o combustível! Do outro lado a auto-disciplina, honestidade, benevolência e bondade. Correto Esforço é detalhado em quatro tipos de empreendimentos que se classificam em ordem crescente de perfeição:

    1. Para evitar o surgimento de coisas que aumentem os estados prejudiciais,
    2. Abandonar os estados prejudiciais que já surgiram,
    3. Despertar estados benéficos que ainda não surgiram, e
    4. Manter perfeito estados benéficos que já surgiram.

    Correta Plenitude Mental

    Correta Plenitude Mental é a faculdade controlada e aperfeiçoada de cognição. É a capacidade mental de ver as coisas como elas são, com a consciência clara. Normalmente, o processo cognitivo começa com uma impressão induzida pela percepção, ou por um pensamento, que depois não fiquem meras impressões. Em vez disso, quase sempre conceptualizar impressões dos sentidos e os pensamentos imediatos. Interpretá-los e pô-los em relação a outros pensamentos e experiências, naturalmente ir além dos fatos da impressão original. A mente então postula conceitos, une conceitos em construções, e tece as construções em complexos esquemas interpretativos. Tudo isto acontece apenas metade conscientemente, e como resultado, muitas vezes vemos as coisas obscuras. Atenção plena correta está ancorada na percepção clara e impressões sem se deixar levar. Atenção plena correta nos permite estar ciente do processo de conceptualização de uma forma que nós ativamente observar e controlar a forma como os nossos pensamentos vão.

    Buda responsáveis por isso como os quatro fundamentos da atenção plena

    1. Contemplação do corpo,
    2. Contemplação das sensações (repulsivo, atraente, ou neutro),
    3. Contemplação do estado de espírito, e
    4. Contemplação dos fenômenos.

    Correta Concentração

    O oitavo princípio do caminho, Correta Concentração, refere-se ao desenvolvimento de uma força mental que ocorre na consciência natural, embora a um nível relativamente baixo de intensidade, ou seja, concentração. Concentração neste contexto é descrito como unidirecionalidade da mente, ou seja, um estado onde todas as faculdades mentais são unificadas e direcionadas para um objeto particular. Concentração correta com o propósito do caminho Óctuplo significa concentração saudável, ou seja, a concentração em pensamentos e ações saudáveis. O método budista de escolha para desenvolver a concentração correta é através da prática da meditação. A mente meditando se concentra em um objeto selecionado. Primeiro dirige-se para ele, então sustenta concentração, e, finalmente, intensifica a concentração passo a passo. Através desta prática torna-se natural para aplicar níveis elevados de concentração também em situações cotidianas.


Sei que o assunto pode ser massante e sei que o mesmo requer de você total concentração, e sei também que vocês que perguntaram a respeito deste assunto não hão de ter todas as respostas porém isso que coloco aqui é uma ideia generalizada mas que porém imensamente profunda desta filosofia! O Budismo é extremamente filosófico e requere do praticante longas horas de estudos, as vezes para uma somente frase dita pela Buda, mas é isso também algo interessante desta filosofia porque é através disso que passamos longas horas em meditação a procura de sentidos para as vezes somente duas ou três palavras.

Isso que lhes coloco aqui agora é somente uma pequena parte desta filosofia eu estarei na medida do possível colocando notas que venham satisfazer a curiosidade de vocês, porém farei isso passo a passo pois não quero fazer com que vocês fiquem enjoados do assunto.

Tenho notado também que algumas pessoas tem se confundido na operação do blog então tentarei esclarecer algumas destas questões. O blog é para todos e como falei no passado o blog é nosso e não meu, eu sou apenas o veiculo que comunica as ideias do blog a todos vocês. O blog é grátis, não precisa pagar nada para ser assinante do mesmo e todos são bem vindos ao blog!

Não, eu não recebo nenhum dinheiro do blog e novamente o blog é grátis para todos e é para mim um grande returno na satisfação de tê-los aqui e estar mantendo essa aberta comunicação.

Comentários? Comentários é para os assinantes do blog e isso é algo do qual eu não tenho o direito de mudar pois o mesmo já esta no sistema operacional da parte de comentários que uso como aplicativo.

Como usar os comentário?

Para que você assinante deixe um comentário você segue o editorial ate o final e quando lá chegar irá notar que existe a palavra comment, clique na palavra e você irá poder deixar os seus comentários e todos estes são também bem vindos.

Artigos passados?

Se você seguir a pagina até o final novamente você irá notar que existe três palavras, um na esquerda que diz: Newer posts, Home, Older posts é só clicar nestas opções e você irá ser levado aos artigos mais novos ou mais antigos ok?


Obrigado uma vez mais pelo carinho e pelo apoio de todos vocês, desejo um fantástico final de semana para todos.

Digam meu nome pensando em mim e eu estarei ai com você presente.

Abraços,

Edo

1 comment:

lucineide said...

Nossa seu blog tá perfeito tenho tirado muitas dúvidas e me ajudado muito.... Obrigada meu anjo!
Lu