Monday, July 4, 2011

Nepal o Topo do Mundo

Muito pouco sei das razões desta viagem, perguntas tenho muitas e sei que somente encontrarei as respostas uma vez tenha pisado em Kathmandu onde tudo realmente vai se iniciar!


Eu tenho nas últimas semanas intuitivamente traçado está viagem, ou melhor dizendo, eu apenas estou como um passageiro desta minha intuição onde acreditando que não somente realizarei sonhos, eu estarei também fazendo descobertas a respeito de um lado místico que tem a muitos anos acredito eu, me cobrado fazer essa viagem.

Para qualquer pessoa que se considere budista, ir para o Nepal é um imenso evento uma vez que Nepal é a terra natal de Siddhartha Galtama um ser comum que teve o privilégio de nascer como príncipe que eventualmente na sua maior idade veio a descobrir que o mundo não era tão perfeito como ele conhecia estando dentro de seu Palácio; Sidhartha vendo que o seu mundo perfeito era falso decidiu então sair e andar no Nepal conhecendo a razão das coisas e meditando também nestas mesmas coisas aprendendo os reais fundamentos da compaixão e respeito a tudo que é vivo.

Acredito que eu esteja também a procura de algo assim, descobertas e assim tudo tem como falei, misticamente acontecido!

No início deste ano de 2011 decidi que estava na hora de retornar para o Brasil definitivamente após estar vivendo no exterior, Austrália, durante meus últimos 23 anos; Uma vez que tivesse tomado esta decisão e finalmente me convencido que isto é o certo a fazer, eu comecei a me organizar para tal retorno! Parece-me que as coisas místicas e espirituais caem as minhas mãos como luvas e foi assim que aconteceu onde tendo acesso a uma pessoa espiritualizada e vidente, me falou que iria realmente sair da Austrália, mas voltaria antes de realmente ir embora definitivamente para o Brasil, uma notícia que confesso-lhes me entristeceu tremendamente, porém como sempre faço, não ponderei no problema, eu apenas segui os meus instintos e continuei planejando tal retorno.

Após alguns meses eu agora entendo o que a tal espiritualizada senhora me falou! Eu estava programando uma viagem para a Europa uma vez que retornando ao Brasil, queria antes ir a alguns lugares e visitar alguns amigos; A realidade é que já conheço alguns Países da Europa, então mudar este roteiro como estou mudando está a cada dia fazendo mais sentido pra mim!

No mês de Junho participei de três dias de palestras onde o palestraste era a Vossa. Santidade O Dalai Lama, estar a presença dele é algo imensamente pacífico ao coração, suas palavras são sempre bem colocadas e as mensagens de raras belezas! No primeiro dia desta palestra durante o horário de almoço enquanto meditava sentado dentro do auditório, fui contemplado com uma linda voz onde uma cantora Tibetana cantava músicas folclóricas do Tibete, sua vozera linda e a intensidade e sentimento era notável, mesmo que não entendendo a línguatibetana; Neste mesmo momento ainda em estado meditativo me via no Tibete por qual a razão não sei e sem nada entender fui tomado de tamanha emoção da qual eu sem poder me controlar comecei a chorar quieto e calado!

No dia seguinte encontrei com um monge Tibetano do mesmo instituto que faço parte e falei com ele o que havia acontecido no dia anterior onde chorei ao ouvir a bela senhora Tibetana que cantava; Este muito sábio monge sorriu para mim e me falou que existem muito mais coisas que não entendemos dentro de somente uma mesma coisa! Perguntei então se ele podia ser mais preciso em suas respostas, ele sorrindo somente me falou para seguir meu coração e prestar atenção também nos sinais nos meus caminhos; Nos despedimos e logo depois a manhã havia passado e agora novamente era hora do almoço onde saindo do auditório fui conversar com um amigo do mesmo Tara Instituto.

Quando retornamos para o auditório vi no chão um pedaço de papel e como é comum aqui na Austrália fazer, peguei o papel e não tendo uma lixeira próxima eu coloquei o papel no bolso e voltei ao meu lugar; No dia seguinte na hora do almoço fui comprar um colar que nós budistas usamos onde reverenciando o Buda recitamos o mantra Om Mani Pad Me Hum 108 vezes,  este mantra é na realidade a pura devoção ao ser e ao Buda para explicar é complexo mas seria mais ou menos o seguinte:  
OM simboliza o corpo, impuro do praticante, fala e mente, mas também simboliza o corpo puro exaltado, fala e mente de um Buda. O caminho é indicado pelas próximas quatro sílabas Mani, que significa joia, simboliza os fatores do método: (a) intenção altruísta de se tornar iluminado, compaixão e amor.  As duas sílabas, pad me, o que significa lótus, simbolizam sabedoria; Pureza deve ser conquistada por uma unidade indivisível de método e sabedoria, simbolizada pela sílaba final hum, que indica indivisibilidade!

Assim, as seis sílabas, Om Mani Pad me Hum, significam que na confiança da prática de um caminho que é uma união indivisível de método e sabedoria, você pode transformar seu corpo impuro, fala e mente para o exaltado, sábio corpo puro, e da mente de um Buda.

Quando praticamos isso recitamos uma vez o mantra e passamos uma conta de um lado para o outro, normalmente torcemos o mala formando uma figura oito que na interpretação indica que oramos 108 x 8 vezes e este é o simbolismo desta prática, mas como tudo no budismo é bem mais profundo do que se pareça tudo tem um sentido bem mais elevado o que requere do praticante muito estudo com também a meditação diária! 

Uma vez que repetimos este mantra tantas vezes passamos a nos conectar com mais facilidade com o nosso interior e uma vez que as palavras sejam muito fortes em tom profundo, vibrante grave, entramos em estado tântrico e logo meditamos profundamente! O nome deste colar como falei acima é Mala, normalmente feitos de contas de madeira retirada da figueira que representa a árvore onde Siddhartha Galtama meditou durante anos.

Fui a esta banca onde tinha monges tibetanos e uma freira budista vendo o meu capacete na mão falou de como gostava de andar de moto no passado e antes de se tornar uma freira budista, conversamos alguns minutos e enquanto
conversávamos eu escolhi o Mala que desejava comprar; Quando fui pegar o dinheiro do bolso, puxei também o mesmo papel do dia anterior que havia deixado no bolso e a freira budista sorrindo me perguntou se eu faria isso também? Inicialmente não entendi, mas depois eu notei que ela falava do tal papel que somente agora entendia era um panfleto de um projeto voluntário no Nepal! Eu então perguntei se ela sábia de como era este projeto? Ela sorrindo respondeu que ela veio a se tornar uma freira budista após ter feito tal viagem e trabalhado no mesmo projeto a 8 anos atrás; Achei isso incrível e naquela mesma noite entrei na web site do panfleto e fui investigar do que se tratava! Entendi que quanto mais eu lia mais à vontade de fazer tal viagem crescia e assim deixei passar uns dois dias antes de me comprometer, mas as imagens da web site não me deixavam os pensamentos! Durante estes dois dias eu me via todo o tempo vendo de perto os templos budistas no Nepal, sonhei com isso e tudo era imensamente vivido, então no terceiro dia mandei um e-mail para a Organização me prontificando a fazer parte deste projeto trabalhando voluntariamente como professor de Inglês; Uma vez que havia respondido as questões do formulário falei de algumas outras qualificações que tenho também, mas no final não achava que seria convidado ou mesmo aceito a fazer parte de tal projeto!

Dois outros dias se passaram e eu recebi um
e-mail respondendo o meu e-mail inicial e minha oferta de fazer parte deste tão gratificante projeto! Para minha surpresa notei que não somente havia sido aceito mas que iria também estar fazendo mais outros dois projetos; Vou inicialmente dar aulas de Inglês para crianças que vivem no monastério que também não podem pagar pela sua educação! Estarei também ensinando os monges budistas no mesmo monastério e em parte do dia estarei também me dedicando e ajudando na construção de escolas e melhoria de saneamento básico, além de tudo isso, fui também convidado a trabalhar junto a um grupo que faria pesquisas nos Himalaias aos pés do Monte Everest, uma montanha que sempre foi um sonho pisar!

Tudo tem acontecido muito rapidamente e eu agora finalizando tudo em Melbourne, estou  terminando de fazer minhas compras, visitando médicos para tomar vacinas uma vez que agora tudo já está quase pronto e a viagem agora está
praticamente a um mês para que eu venha embarcando nesta jornada de descobertas e concretização de muitos sonhos. 

Por incrível que seja dizer isso, eu tenho sonhado o mesmo sonho durante anos onde neste me vejo descendo de um morro e nele quando viramos passando por uma montanha me deparo a distância com Lhasa a Capital do Tibet e também o lugar onde Vossa Santidade o Dalai Lama viveu até o momento onde teve que fugir deixando o Tibet e indo para o Nepal; Neste meu sonho me vejo cruzando os portões de Lhasa, me vejo andando em corredores e girando os cilindros de orações indo para dentro do monastério onde Vossa Santidade o Dalai Lama cresceu! Existe uma grande razão para tudo isso acontecer e como estou relatando no início, ir para o Nepal onde estarei vendo os Himalaias e indo também estar aos pés do Monte Everest como também visitar Lhasa é não somente a concretização de vários sonhos, mas é também o início de grandes descobertas para mim.


Abraços,


Edson De'Oliveira

2 comments:

rose_sol said...

Sucesso nessa nova jornada! Desbravando mais um desafio na vida. Sucesso sempre acompanha você.
Admiro muito você pela tua capacidade e tua perseverança...
Beijos e fica bem meu amigo querido!
Beijos e muita LUZ!

Si Mon e said...

.... Nunca se esta só numa jornada, levamos os amigos, os pensamentos, as açoes, as lembranças, carrregamos saudades, descarrregamos..... enfim Estarei contigo por onde for,, estarei em seu coraçao..pode contar com issso... lembre-se Tu é responsavel por aquilo que cativas... Beijos Mon ( a nemo)