Monday, July 11, 2011

"Aqueles que estão livres de pensamentos ressentidos certamente encontram a paz"


Na prática da tolerância,
seu inimigo é também
o seu
Melhor Professor”
De: Dalai Lama

Namaste, k cha halkhabar?

Gostaria de começar este blog de hoje mandando uma mensagem a um pequenino ser muito amiguinho; Arturzinho te estimo as melhoras e sei que você logo estará totalmente recuperado de sua cirurgia, mesmo sendo que essa tenha te causado algumas dores desconfortantes, entenda que após a sua total recuperação que você terá muito tempo para fazer muitas gostosas bagunças com seus companheiros, então te desejo uma rápida recuperação amiguinho.

Será que você irá se tornar um monge Budista?

Tenho constantemente recebido essa mesma pergunta e minha resposta imediata é um não, acho o monge budista um ser imensamente iluminado e devoto, algo que acredito que eu não seja nas duas colocações! Sei que essa viagem tem para mim um incrível místico aspecto onde por alguma razão sei e sinto dentro de mim que lá devo estar; Como sempre tentei deixar claro aqui, como também todos que me conheçam, sabem que o Tibet sempre foi um sonho e isso na forma literal da palavra sonhar pois como já relatei, eu vivo o mesmo sonho durante anos e o sonho é o mesmo, desço de uma serra muito alta e ao contornar essa, na descida vejo Lhasa a capital do Tibet, onde depois já as portas da mesma bela cidade, me vejo cruzando os portões de Lhasa e depois me vejo em templos girando os cilindros de orações onde o nosso Om Mani Pad Me Hum mantra são tradicionalmente esculpidos nestes grandes cilindros. Tudo isso que falo é o vejo em sonhos, os mesmos sonhos que tenho já se faz muitos anos.

Eu sempre fui muito ligado a cultura da Ásia e foi lendo os livros de Lobsang Rampaa que comecei a entender da filosofia Budista, dentre muitos de seus livros que li, a terceira visão é um dos que realmente começou a me abrir os olhos, hum clichê dizer isso? Mas essa é uma grande verdade onde este livro é também um de seus mais conhecidos best-seller, se você tiver a oportunidade de ter este livro, leia porque este irá levá-lo a uma gostosa viagem!

Eu tive o prazer de ler alguns outros títulos tais como, O Eremita, Vivendo com o Lama, sabedoria dos antigos e capítulos da vida. Seus livros são grandes viagens e os mesmos são imensamente filosóficos, porém para que você os leia é necessário que você o faça em lugar onde não seja interrompido pois estes livros são as vezes complexos de serem entendidos; Aliás, eu aprendi que o Budismo é uma filosofia assim, complexa onde uma só frase tem profundo conteúdo do qual deva ser refletido e estudado diversas vezes para se entender realmente a essência do que é dito.

Quando li A terceira Visão de Lobsanga Rampa me lembro de até ser criticado por algumas pessoas que achavam que ler livros assim era papo cabeça, outros já diziam que era coisa do diabo, estas besteiras. Isso me lembra algo interessante que Vossa Santidade o Dalai Lama falou, onde ele diz:

Se você tem uma fé particular ou religião,
isso é bom.
Mas você pode sobreviver sem ela
Também”
De: Dalai Lama

Acho interessante essa visão porque o mal do mundo é acreditar que sua religião seja melhor que a outra e agindo com fanatismo esquecemos que somos também seres humanos racionais que estão aqui para errar e com os erros procuramos nossos progressos tornando erros em acertos! Eu confesso a todos vocês que acho a religião algo muito importante, mesmo sendo que eu não tenha uma; Como sempre me defino, sou praticante de uma filosofia de vida, como também gosto da ciência da espiritualidade que é o espiritismo, porém, e contudo isso, não tenho uma religião.

O Budismo pra mim é interessante uma vez que aceitamos qualquer religião que exista, nunca criticamos as religiões porque cada uma delas e feita de objetivos bondosos onde tudo é feito pelo amor a si mesmo e ao próximo, assim com o cuidado com o espírito, alma ou seja lá o que essa religião te faz acreditar! Infelizmente eu tenho um grande problema com o fanático que tenta te converter onde vivendo dentro daquela realidade que vive não consegue entender que o mesmo tem o direito a sua liberdade sem que o mesmo seja mal interpretado ou julgado pelos outros fieis seguidores dessa ou daquela religião.

Tenho ajudado uma pessoa que passa por estes mesmos problemas, onde a mesma se encontrava perdida porque a sua sociedade religiosa a condenava por tentar sobreviver vivendo uma decisão que tomou e que achei também foi o certo fazer, porém a mesma é criticada por essa mesma sociedade religiosa incluindo sua família, onde os mesmos a condena por ter se separado de um alguém que não lhe dava o respeito devido! A mesma era abusada fisicamente pelo esposo que alcoólatra sendo, causava-lhe incríveis danos físicos e mentais.
Esse mesmo incrível ser é hoje condenada pela mesma sociedade religiosa dizendo que ela tem que ter paciência e acreditando em Deus continuar passando pelos maus-tratos pois Deus vai ajudar.

Eu tenho um grande problema com essa frase Deus vai ajudar e digo-lhes o porquê. o pobre Deus é tão ocupado com tantas responsabilidades e afazeres e seria inteligente de cada um de nós dar-lhe um pouco de paz deixando-o descansar um pouco porque é quando erramos ou estamos em apuros que usamos este termo, Deus vai ajudar! Acho que mais inteligente seria sempre analisar nossas opções e agir também com a mesma inteligência não nos colocando em situações onde estaremos uma vez mais pedindo ajudar a este fantástico ser que já é tão ocupado! Infelizmente existem muitas pessoas que sabem que cometerão um erro, e mesmo assim vão a frente e o cometem onde depois vindo a consequência e sofrendo as dores de suas próprias decisões, dizem: Deus vai me ajudar! Acho que pessoas assim pensam que as soluções para suas atitudes errada virá do diviníssimo sagrado senhor Deus os perdoando e os ajudando a retificar todos estes erros; Uma assistente da minha querida Mãe teve 8 filhos onde somente o último fora criado com carinho em nossa casa, o paradeiro dos outros sete ela não sábia; Rafael que ate seus oito anos de idade viveu confortavelmente conosco, foi retirado de nossa guarda porque sua mãe não aguentava mais respeitar as regras de nosso lar, e lhes falo, não era porque minha Mãe era má não, era porque minha mãe não a aceitava embriagada ou pulando de cama em cama sem se proteger como fazia antes de vir morar em nossa casa.

Depois de pouco tempo que saiu de nosso lar, a mesmo veio a se comprometer com um sujeito que não dava nenhum valor para eles maltratando-os e até agredindo-os fisicamente também, pois o mesmo era um alcoólatra! Fiquei sabendo anos depois em uma das minhas visitas ao Brasil que a mesma que usaremos o fictício nome de Maria, veio a se tornar também uma alcoólatra que consequentemente veio também falecer pelo mesmo motivo, o alcoolismo.

Rafael depois vindo a se tornar um menino de rua transformou-se em um temido criminoso do qual a minha família perdeu totalmente o contato sem saber de seu paradeiro! Acho que vocês já ouviram essa mesma história diversas vezes né?

Então muitas pessoas erram sabendo que estão errando, mas ignoram o erro porque acreditam com esperança, que essa ajuda vira bater a sua porta caindo dos céus!

Olha eu prefiro ser bem cauteloso e cuidadoso analisando as consequências que minha ação pode vir a gerar do que, acreditar que algum ser supremo corrigirá o meu erro me ajudando.

Tenha fé,
mais não deixe que sua fé
interfira com a sua habilidade
de ser racional”
De: Edo

Então gente, vamos valorizar este Deus tão lindamente supremo dando a ele uma oportunidade de descansar pois ele merece este descanso, e como falei, a melhor forma de fazer isso é agindo inteligentemente de forma bem racional.

Será que está escrito no meu destino que serei um monge Budista? Olha mesmo dizendo um não eu devo confessar-lhes que eu acho lindo a devoção de um monge budista, e tendo acesso aos mesmos aqui no instituto que sou membro, me sinto tão minúsculo perante eles; Eles pouco falam, mas se abrem a boca você logo passa a entender tal qual é bela a sua filosófica mensagem! Tudo é minuciosamente analisado antes de ser falado, a respiração é constantemente calma onde a voz nunca se altera e sempre no mesmo tom suave, as palavras a você são proferidas. Você não somente entende a paz contida naquele ser, você sente essa mesma paz que estou lhes descrevendo.

A palavra “eu”, quase nunca é ouvida e onde deveria ter o “eu”, essa é sempre substituída pelo nós algo que demonstra o respeito e amor ao próximo.

Quando você conversa com um monge Budista você logo entende em suas respostas e colocações, tal qual suas mentes são como enciclopédias onde cada pergunta é respondida com uma rápida lição em resposta. Tudo tem um profundo sentido e tudo tem também uma grande razão; Para lhes mostrar o que digo, analise isso que foi falado por um grande monge que eu tive o prazer e ver bem de perto, ele falou:

"Acredito que o propósito da vida é ser feliz!
A partir do âmago de nosso ser, desejamos o contentamento.

Em minha própria experiência limitada descobri,
que quanto mais nos preocupamos com a felicidade dos outros,
maior é o nosso próprio senso de bem-estar.

Cultivando a compaixão e tendo um coração calorosa e terno para com todo so outros, automaticamente atraimos a felicidade!

A felicidade nos ajuda a remover quaisquer temores ou inseguranças
que possamos ter, dando-nos forças para lidar
com quaisquer obstáculos que venhamos encontrar,
pois essa é a principal fonte de sucesso da vida.
Uma vez que não somos apenas criaturas materiais,
seria um erro colocar todas as nossas esperanças e expectativas de felicidade
somente nas condições externas de nossas vidas,
A chave para atingir a felicidade é desenvolver a paz interior. "
De: Dalai Lama

Estas são as palavras do maior monge da atualidade então como é notavel, tudo tem um profundo senso de amor e respeito a todos os seres viventes, ao mesmo, tudo é focado em uma só coisa, a felicidade pois é atravez da felicidade que crescemos como seres humanos e é atravéz da felicidade que nos tornamos seres com compaixão!

Então seria eu uma pessoa que poderia vir a ser um monge? A resposta é sim, poderia vir a me tornar um monge sim, porque amo a filosofia e acredito que amo tudo ligado a mesma, a realidade é que qualquer um de nós podemos vir a nos tornar um monge, mas acho que voces que tenham feito essa mesma pergunta, fizeram a pergunta errada!

Acho que a pergunta mais devida seria:

Edson voce quer se tornar um monge Budista?

Olha, por mais que eu me sinta atraido a essa filosofia, eu mesmo não venho acreditar que eu tenha essa capacidade para vir a me tornar um monge pois isso exigiria muito de mim e eu realmente não sei se isso é o que procuro! Confesso-lhes que me sinto imensamente atraido pelo estilo de vida de um monge, mas novamente não sei se isso seria o que desejo pra mim; Essa possibilidade de vir a ser um monge existe? Bem, novamente acredito que tudo é possivel, mas também acho que essa total devoção não seja o que estou a procura, sei que existem muitas respostas a serem respondidas, sei também que as encontrarei nessa viagem, mas acho que ser ou vir a me tornar um monge budista não é o que está reservado para mim; Mas também eu nunca pensava que seria uma cidadão Australiano no passado e hoje eu sou ne!

Sei que as respostas são indefinidas e são como se coisas ficassem no ar, mas eu realemente não posso lhes dar uma definita resposta agora, somente posso dizer que isso não é o que está nos meus planos e mesmo admitindo que eu contemple esta ideia, existe algo dentro de mim que me impede de me ver totalmente devoto assim como um monge e sei também que essa não seria a minha vocação na vida.

Espero que tenha respondido as suas perguntas, sei como falei acima, que existem muitas coisas no ar mais essa é a forma mais precisa da qual posso honestamente responder-lhes neste agora.

A verdade é que os pobres Monges e Lamas me expulsariam do monastério uma vez que sou muito bagunceiro, atentado e maluquinho para o estilo de vida deles que é bem tranquilo!

Essa viagem é sim como já repeti diversas vezes a procura de muitas respostas com juntamente um dever comunitário que muito me atraí; É a concretização de um sonho que é estar aos pés do Monte Everest e ver de perto tamanha colossal montanha. É ver, entrar e estar em Lhasa, e encontrar algo que venha apaziguá essa tormenta onde estou sempre me perguntando o porquê de tal sonho outra vez? Porque choro com tanto sentimento quando estou no em um templo que vou uma vez ao ano aqui em Melbourne? Porque que sonho sempre o mesmo sonho? 

É a oportunidade de viajar, estar, tocar, filmar e fotografar monumentos históricos, conhecer uma cultura que para mim é sempre grande atrativo.

Então são muitas realizações em uma só viagem, então é essa a grande razão desta viagem, satisfazer uma grande curiosidade que tenho encontrando respostas, isso sem falar que vou sim fazer muitas loucuras.



Nepal tem o terceiro maior bungee jump do mundo, então eu saltaria dos dois mais altos do mundo! Para mim que já saltei de todos eles da Austrália e o outro que foi ate alguns anos o mais alto do mundo na Nova Zelândia, este será uma maravilha somente ficando o da África para saltar, mas este é outro sonho! Pena que o meu querido amigão Helinho não fará este salto comigo, pode deixar amigo eu filmarei tudo pra você ver, fica de olho que assim que tiver alguns materiais editados depois que lá chegar, eu postarei os vídeos no youtube, tá legal? Vou ter a oportunidade de também fazer um safári montado nas costas de elefantes, ver rinocerontes bem de perto em seu meio ambiente natural e outros animais da região também; Dizem que durante estes safáris você pode vir a ter a grande sorte e privilegio de ver o tigre-de-bengala indiano e uma vez que este belíssimo animal esteja em extinção, será algo imensamente vibrante poder ver um de perto em seu meio ambiente natural. 



Então não é só um aspecto dessa viagem que é importante são diversos aspectos importantes para mim que gosta destas loucuras, mas é também uma oportunidade para praticar e estudar o Budismo meditando muito fazendo parte desta incrível comunidade que terei acesso nos monastérios que ficarei e trabalhar.

Algumas pessoas tem me perguntado o custo desta viagem e se ganharei algo para fazer estes trabalhos lá?

A resposta é não, eu não vou ganhar um centavo de ninguém e este trabalho é totalmente voluntariado onde eu estou custeado tudo; As passagens não são tão caras assim para o meu padrão de vida, como também não é para vocês! Minhas passagens custaram em torno de AU$1.500,00 dólares, mais AU$390,00 dólares de impostos de entradas e saídas do Nepal, uma vez que vou entrar e sair e depois voltar para o Nepal eu resolvi pagar por múltiplos vistos de entrada e saída; Também paguei AU$450,00 dólares de seguro viagem mais outros AU$50,00 dólares pela carteira de seguro para voluntário internacional, a vantagem é que terei descontos em todos os lugares do mundo sendo um voluntário internacional, descontos de passagens em qualquer transportes, turismo e aventuras (OBÁ), hotéis e aluguel de carros e equipamentos, então é um baixíssimo custo para tantas vantagens! Este é também um seguro onde se tiver um acidente eu tenho uma cobertura muito boa, e sabendo como sou louco e inconsequente, eu já espero algum acidentezinho bem pequenininho né. Então terei dois tipos de seguros e um outro terceiro porque paguei minhas passagens com meu cartão de crédito que me da o direito do seguro automático!

Acomodação e alimentação? Eu estou pagando um baixo preço pela acomodação, porém esta é muito básica, estarei me alojando com os monges compartilhando ou invadindo seus espaços, porém como falei, tudo é muito básico e sem nenhum luxo nesta mesma acomodação dentro dos monastérios onde ficarei praticamente durante estes quase três meses; A minha alimentação já foi incluída tudo junto e eu paguei AU$900,00 dólares, eu sei que parece pouco mais isso pra eles no monastério é muito dinheiro e essa viagem é uma viagem também de doações.

Naturalmente viverei o mesmo estilo de vida que eles os monges vivam, não terei nenhum luxo, e no preço já está incluindo as baratinhas, ratinhos e insetos porque é proibido afetar a vida de qualquer ser vivente, uma regra que é bem aplicada dentro do Nepal, como também em qualquer lugar onde o Budismo é praticado.

Custos com injeções e medicamentos está até agora por volta de AU$400,00 dólares; Mochila botas para Trekkings mas outras compras está agora por volta de AU$1.300,00 dólares. As passagens para o Tibet eu pagarei quando estiver nos Himalaias onde trabalharei com o grupo de pesquisas, e uma vez que de lá para o Lhasa é um pulo eu aproveitarei essa oportunidade e já fazer isso depois que terminar os trabalhos nos Himalaias.

Uma algo importante que já fui advertido diversas vezes, uma vez estando no Tibet que eu não venha sitar, usar ou ter nada que seja relacionado ao movimento mundial do Free Tibet, porque falar disso no Tibet é crime onde você é punido de acordo com as leis da China onde você não tem nenhum direito, e sei disso porque temos ativistas Australianos presos na China hoje por este mesmo motivo.

Nos meus finais de semanas e dias de folga eu poderei me organizar e ir viajar pelo Nepal, se for possível alugarei uma moto ou carro, vai depender se eu encontrar alguém que queira dividir comigo a viagem e participar da aventura, se não tiver ninguém ou eu vou fazer sozinho de moto alugada ou vou então fazer a mesma de busão, porém estes custos somente saberei quando estiver lá; O Nepal não é um País assim tão grande então isso não deve ser um problema em termos de custos, no mais a nossa moeda aqui é muito valiosa na troca de câmbio o que outra vez me favorece! Eu os deixarei a par disso uma vez eu saiba do meu calendário e já tenha informações mais precisas uma vez estando lá,

A viagem pra Índia não deve ser muito cara devido a distancia, pois Índia compartilha fronteiras com o Nepal e a viagem voando de New Delhi para o Nepal é de somente 1:30 minutos, o que indica que para voar do Nepal para Agra na Índia para ver o Taj Mahal não deve ser assim tão caro. Este é outro custo que irei dizer-lhes quando estiver lá; Como já falei e faço, tudo que lhes exponho é muito detalhado e farei o mesmo quando lá estiver onde o que eu souber vocês também vão ficar sabendo.


Alguém me perguntou também quantas horas voadas então colocarei o meu itinerário aqui, assim vocês podem ir me segundo.


JETABROAD DATE 28JUNE11
          PO BOX 696 BOOKING
          CHATSWOOD, NSW 2057
          AUSTRALIA DE OLIVEIRA/EDSON MR
          TELEPHONE: 02 8014 7639
          FAX: 02 9475 4408
          SERVICE FROM TO DEPART ARRIVE
          -------------- ------------------- --------------------- -------- -------
          JET AIRWAYS – 9W 4009
          SAT 06AUG MELBOURNE VI SINGAPORE SG 1530 2120
          TULLAMARINE CHANGI
          NON STOP TERMINAL 2 TERMINAL 1 DURATION 7:50
          NON SMOKING
          RESERVATION CONFIRMED – V ECONOMY
          ON BOARD: LUNCH/SNACK
          QF 0009 FLIGHT OPERATED BY QF QANTAS AIRWAYS
          AIRCRAFT OWNER: QF QANTAS AIRWAYS
          Equipment: airbus INDUSTRIE A380-800
          JET AIRWAYS – 9W 17
          SAT 06AUG SINGAPORE SG DELHI IN 2300 0215
          CHANGI NDIRA GANDHI INTL 07AUG
          NON STOP TERMINAL 3 TERMINAL 3 DURATION 5:45
          NON SMOKING
          RESERVATION CONFIRMED – V ECONOMY
          ON BOARD: DINNER
          Equipment: boeing 737-800 (WINGLETS)
          SEAT 15A NO SMOKING CONFIRMED DE OLIVEIRA/EDSON MR(ADT
          JET AIRWAYS – 9W 264
          SUN 07AUG DELHI IN KATHMANDU NP 0630 0815
             
INDIRA GANDHI INTL TRIBHUVAN 
          NON STOP TERMINAL 3 DURATION 1:30
          NON SMOKING
          RESERVATION CONFIRMED – V ECONOMY
          ON BOARD: BREAKFAST
          Equipment: boeing 737-800 (WINGLETS)
  
Essa será também uma grande oportunidade para voar no novo boeing Airbus A380, eu sou simplesmente vidrado em tecnologia e quando trabalhava do aeroporto internacional de Melbourne eu tive acesso ao primeiro Airbus A380 que estava sendo testado dando uma volta ao mundo, eu simplesmente fiquei abismado com o tamanho desta aeronave e mesmo que tenha entrado dentro do mesmo e vi tudo que podia o mesmo ainda não tinha todos os seus acabamentos terminados, então apesar de ter sido uma ótima experiência, a experiência de estar agora voando em um deles será ainda melhor.

Acho que não esqueci de responder nenhuma pergunta, outra coisa que gostaria de agradecê-los hoje é! Chegamos e já passamos da marca de 500 visitas em nosso blog e isso foi feito em somente uma semana; Isso é puramente por que vocês estão todos me dando este apoio e me acompanhando nesta viagem, e eu muito os agradeço a todos pelas carinhosas palavras de conforto e de apoio que tenho recebido de todos vocês.

Gostaria também da mesma forma agradecer os novos amigos que tem nos visitado fazendo parte deste projeto; Obrigado pela presença de todos vocês e todos são muito bem-vindos, e você que chegou agora pode e tem também todo o direito de fazer perguntas e eu tentarei encontrar todas as respostas para respondê-los.

Quando estivermos perto de completarmos 1000 visitas, vamos todos juntos nos organizar e celebrar tal feito brindando com uma taça de bebida todos juntos neste dia.

Obrigado por tudo.

Dhanyabad pachi bhetaunla.


Edo

1 comment:

Carminha said...

Feliz por suas conquistas!

Carminha - Brasil - Rio de Janeiro

beijos