Sunday, July 17, 2011

"A Poesia da Terra é nunca estar Morta"


“Como somos incoerentes
dentro do que chamamos nossa
coerência”
De: Edo

Namaste, K cha?

Eu assistia a pouco tempo atrás um interessante documentário que durante algumas semanas fala das mudanças climáticas e todos os distúrbios neste nosso lindo planeta! Distúrbios estes que são causados pela nossa incessante necessidades de remover da natureza o que necessitamos para confortar nossa realidade de vida.

Era muito triste notar que o continente gelado da Antárctica esta acabando! Hoje já sentimos as reações adversas de nossa própria ganância e incoerência em todos os cantos do mundo, e alguns lugares bem próximos daqui de onde me encontro.

Anos atrás fiz alguns safáris de mergulho nas ilhas da Polinésia, Fiji, Salomon Island e outras pequenas ilhas desta região, durante estes safáris mergulhávamos dependendo dos lugares, profundidade e tempo de fundo até 4 vezes ao dia e noite, tantos mergulhos fizemos em um espaço de 7 dias e noites que no final destes os dentes que são usados para morder o silicone das reguladoras, se movem para dentro das gengivas ficando um pequeno espaço entre as mesmas! É intenso, porém demasiadamente gratificante experiência, e uma que você revive para o resto de sua vida em sua memória.

É triste falar disso porque já estive nestes lugares, toquei naufrágios históricos e vi de perto coisas que contavam uma historia do passado. Hoje muitas destas ilhas estão ameaçadas porque o descongelamento das glácias tem aumentado o volume de água no mar e hoje os moradores destas ilhas já acordam com água do mar debaixo de suas casas. Me lembro de um documentário onde um dos moradores falava que com a rapidez que isso acontecia que eles futuramente não iriam mais precisar sair de suas casas para pescar porque os mesmos poderiam fazer o mesmo estando no abrigo das mesmas!

O mesmo senhor falava com tamanha dor pois o mesmo sabe que ele está perdendo sua ilha, sua historia e também o seu lugar de origem, pátria e tudo que faz tanto sentindo em sua vida.

O documentário que acabei de ver me deixou muito pensante pois o mesmo novamente mostrava algo relacionado a mesma realidade do senhor que estava sendo entrevistado neste outro documentário. O documentário que acabei de ver mostrava a Antárctica e todas as suas mutações, foi triste ver belos animais tentando sobreviver sem entender o porque das razões que lhes afetam! Os ursos polares aglomerados em um ponto estavam magros, doentes e desesperados; Um animal anti social que vive solitariamente agora brigava pelos poucos espaços restantes em um ponto onde os mesmos esperavam que o gelo viesse endurecer fazendo um grossa crosta de gelo que os mesmos pudessem cruzar de um ponto ao outro onde seria possível procurar alimentos; Vi uma dramática sena onde um deles muito desesperado tentou cruzar tal canal pensando que o gelo provavelmente suportaria seu peso, algo que infelizmente não aconteceu e o mesmo quebrando a fina camada de gelo tentava desesperadamente sair da água! Eu ficava respirando fundo e falando, não desista, não desista, lute e você irá conseguir! Eu falava isso com imenso fervor vendo as senas e felizmente o lindo animal sobreviveu o susto; Os pesquisadores narravam que hoje essa mesma camada de gelo é muito fina e mesmo em sua melhor condição, que a mesma é extremamente fina em comparação a anos passados. Triste também foi ouvir os mesmos estudiosos cientistas falando que eles tenham uma estimativa que a Antárctica somente sobrevivera mais 20 ou 30 anos no máximo, e que hoje já é comum ver ursos polares afogados uma vez que os pobres animais na procura de sua sobrevivência, arriscam suas vidas nadando dias sem parar! Triste isso, muito triste.

Eu acredito que somos o mais irracional de todos os racionais animais deste planeta, somos individualistas, egoístas e violentos! Somos gananciosos e ao mesmo tempo somos ignorantes porque ignoramos os fatos que estão a nossa frente e ignoramos também que tudo que acontece agora são efeitos causados em parte pela nossa mesma incapacidade de raciocínio lógico.

Alguns dados impressionantes que achei em uma rápida pesquisa que diz o seguinte:

NOVA YORK, 24 de Fevereiro 2005 - A população mundial deverá aumentar em mais 2,6 bilhões nos próximos 45 anos, de 6,5 bilhões hoje para 9,1 bilhões em 2050. Quase todo o crescimento ocorrerá em regiões menos desenvolvidas, onde a população de hoje 5,3 bilhões deverá chegar a 7,8 bilhões até 2050. Em contraste, a população das regiões mais desenvolvidas permanecerá praticamente inalteradas, em torno de 1,2 bilhões.

Estes números são do senso de 2004 feito em pesquisas pelas Nações Unidas pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais. O relatório fornece informações demográficas cruciais com números das populações mundiais que sejam usados para a avaliação os progressos de Desenvolvimento do Milênio.

Em julho de 2005, o mundo terá 6,5 bilhões de habitantes, 380 milhões a mais que em 2000 ou um ganho de 76 milhões anualmente. Apesar dos níveis mais baixos de fecundidade projetadas, em 2050 a população mundial deverá atingir 9,1 bilhões com um continuo crescimento de 34 milhões de pessoas por ano.

Em outras brancas, bruscas e diretas palavras! Nós como especie humana estaremos em risco de extinção pois é impossível que tenhamos a capacidade de alimentar toda essa população, destruindo nossos recursos naturais como florestas, rios e áreas cultiváveis, assustador nê? Mas isso fica ainda pior quando colocamos em prospectiva o numero de animais que sejam cuidados nas industrias agropecuárias porque o numero mundial de rebanhos chegam a quase dez vezes mais que o numero de pessoas no mundo! Isso é bastante pra te fazer pensar nê? Se não for, então pense mais nisso! A água que existe no mundo ela não se regenera como muitos de nós pensamos, a água que é contida neste planeta é a mesma quantidade de água que sempre tivemos, ou melhor, que tínhamos porque água cada ano se torna mais escarça em muitos continentes deste nosso planeta.

Terras que antes foram cultiváveis não mais são devido o mal uso das mesmas, agrotóxicos e continuo uso sem deixar que o solo se regenere, infelizmente isso tem mudado muito o comportamento humano e hoje países ricos que tenham suas terras danificadas além do ponto de retrocesso, compram com seu rico dinheiro terras em outros países e Africa hoje já é um dos países que cultiva grandes safras para países ricos enquanto o seu próprio povo passa fome! Onde está o senso disso?

Se isso te faz pensar agora, então analise isso: Nós hoje já temos todos estes problemas e continuamos ignorando todos os fatos que acontecem a frente de nossos olhos, continuamos vivendo e continuamos calados sem exigir mudanças! Como cultivados cogumelos, os governos mundiais nos deixam no escuro nos alimentando com seus excrementos de ideias!

Então olhe para seu filhinho agora, olhe para os seus netos ou pense neles porque nós desta geração que trabalhamos tanto em prol destes filhos e netos, somos também a geração que ainda pode começar a mudar o futuro destas nossas futuras gerações, infelizmente estamos agora no ponto crucial de mudança onde estamos a beira do ponto onde não teremos mais retorno para mudar essa triste realidade.

Nossa tecnologia hoje com nossa inteligência pode gerar energia do ar pois foi provado que o nosso planeta gera essa energia via ondas magnéticas, podemos gerar energia só sol, ventos e ondas, e podemos também gerar energia vindas de geradores com imãs criando uma perpetua geração de energia; Infelizmente novamente nossos governos não querem fazer nada disso ou investir nessa ciência porque nossa atual rede de geração de energia é também um grande gerador de empregos, dinheiro e benefícios para estes governos e governantes. Nikola Tesla foi um cientista que mostrou que era possível colher tal energia destas camadas de ondas magnéticas, o mesmo desenhou e produziu tal maquina onde quando mostrando ao governo de sua época fez todos ficarem abismados com tal ideia, Nikola Tesla falou que se colocassem um de seus geradores em todos os cantos do mundo o mundo teria uma perpetua energia acessível para todos! Infelizmente após ter demostrado essa viável possibilidade um dos poderosos to tempo falou: Se você vai colher essa energia perpetua que é de graça neste nosso planeta, onde iremos então colocar o relógio medidor para cobrar essa energia!

Essa é a nossa realidade mundial e sei que nada irá mudar, infelizmente, como seres humanos somos destrutivos e nosso individualismo, ganancia e egoismo não nos permite fazer mudanças sem que nossos bolsos tenham benefícios, não é verdade? Quando uso o termo nosso falo da humanidade como um todo.

Para provar-lhes tudo que digo aqui, irei colocar alguns links para que vocês possam ver isso entendendo um pouco melhor do que eu estou falando.

Nikola Tesla


Gerador de energia perpetua com uso de imãs


Existe também um outro algo muito importante a ser dito, nós já aviamos desenvolvido o carro movido totalmente a eletricidade, o mesmo era bem melhor que muitos carros esportes atingindo velocidades incríveis! O carro era belo e também muito confiável.

A general motors Norte Americana foi a empresa que trabalhou juntamente com o engenheiro que havia descoberto tal tecnologia, e na época foram feitos acho que um total de 360 veículos; Estes veículos nunca foram vendidos, os mesmos eram emprestados ao público que foram também escolhidos a dedo, tipo Mel Gibson e outros artistas famosos, porém quem os recebesse tinha que assinar um contrato onde os mesmo não poderiam contestar caso os carros viessem a ser requeridos de volta pela general motors.

Este carro foi um sucesso porém o mesmo era um carro que não usava nenhum tipo de combustível fossilizado, então isso seria uma grande perda para os produtores de petróleo; Infelizmente os mesmos são também muito poderosos tendo escolhidos a dedos os políticos dentro do parlamento Norte Americano! Os mesmos começaram campanhas colocando o produtor de tal veículos sobre pressão naturalmente dificultando todo o processo de produção do mesmo, aliás, a general motors também veio a concluir que tendo este veiculo no mercado seria uma grande perda de capital uma vez que para os mesmos veículos terem suas manutenções feitas, os mesmos não necessitavam de troca de óleo, filtros, velas e tudo mais que eles geravam de cada uma destas manutenções! Então a decisão foi banir tal tecnologia devido o imenso potencial de perdas de capital porque naturalmente o maior beneficio como empresa seria continuar tendo veículos que continuassem usando combustíveis oriundos do petróleo.

Então o projeto foi cancelado e o carros requeridos de volta, e como se isso não fosse o bastante, todos os carros foram também destruídos pois os mesmos tinham receio que seu desenho pudesse vir a cair em outras mãos ameaçando assim a sua industria.

Isso é como falo, uma grande prova desta ignorante mentalidade egoísta e gananciosa que falo acima, é também uma das razões das quais eu acredito que nada irá mudar e somente complicar; A realidade é, o fato de estar falando disso aqui já faz com que eu seja considerado alvo de criticas porque muitos consideram isso, ideias utópicas e sem fundamento, aliás fundamentos tanto tem que hoje com essa fantástica tecnologia chamada youtube, nós podemos provar o que falamos então siga os links.

Quem matou o carro elétrico?

A ganancia mais o egoismo tem feito que a humanidade mude muitos das suas formas de agirem e com a evolução tecnológica computacional, hoje temos navios pesqueiros que pescam durante três anos sem parar ou mesmo vir em terra uma vez que os suprimentos, a descarda dos peixes, abastecimento dos navios e troca de tripulação é toda feita em mar!

O Brasil agora constrói imenso projeto hidrelétrico na Amazônia onde nações indígenas como os Tucupis devem se mover uma vez que os mesmos se encontram no passo deste projeto; Com este projeto o meio ambiente naturalmente irá ser afetado mudando totalmente o ecossistema desta região! Eu não sou contra o progresso, nem tão pouco contra a evolução, porém é esta mesma evolução mundial que está causando tantos destes distúrbios na natureza.

Hoje temos relatos de neve ter caído em desertos, secas em lugares onde uma vez foram abundantes em água, extremas ondas de calor em diversos cantos do globo como também baixíssimas temperaturas em outros pontos do globo. Terremotos, maremotos, atividades vulcânicas, morte em massa de vastas quantidades de vidas marinhas e pássaros em muitos continentes, e sem explicação! No entanto, e com tudo isso acontecendo ao nosso redor, nada muda e somente quem está perdendo nesse processo é a natureza!

A realidade é que todos nós estamos perdendo, mas nós que somos os causadores de todos estes efeitos viramos os olhos, ou melhor ficamos abismados com tudo isso, mas uma vez que isso não mais é manchetes nos jornais e noticiários, esquecemos de tudo uma vez por todas. Será que os efeitos radioativos da usina nuclear do Japão já está totalmente contida? Isso é só um exemplo!

Talvez seja dramático dizer isso, mas povos como os Maias, Aztecas e povos neandertais foram banidos da terra e hoje a ciência explica que isso aconteceu devido a sua falta de cuidados com seus ecossistemas, e uma vez que hoje estamos bem perto do ponto irreversível de mudar isso que afeta o nosso planeta, eu tenho receio que o futuro de nossos filhos não seja assim tão promissor, eu nem arrisco dizer mais netos porque a ciência hoje já faz uma como falei acima, uma estimativa que a Antárctica somente irá sobreviver por mais 20 anos e no máximo 30 anos!

Eu tenho muita consciência disso porque já notei tais mudanças e isso vi nos meus retornos ao Brasil que faço uma vez a cada 2 ou 3 anos; Eu notei que a primeira vez que sobrevoava a Cordilheira dos Andes, a mesma era totalmente coberta de gelo, isso aconteceu em 1993, voltei depois em 1997, neste ponto havia mudanças porém não muito dramáticas, mas que porém visíveis! Em 1998 vi novamente mudanças porém as mesmas ainda não tão dramáticas. No ano de 2001 quando voltei novamente já comecei a notar que realmente algo estranho acontecia na Cordilheira pois já era possível ver picos totalmente sem gelo! Em 2004 notei que o numero destes picos haviam aumentado formando um senário totalmente diferente do que vi em 1993, em contraste, a paisagem era totalmente diferente. No ano de 2008 fiquei abismado pois hoje a Cordilheira do Andes é um lugar onde mais se vê rochas do que gelo e mesmo que você veja montanhas com gelo, a camada é pouco densa no seu topo! Naturalmente você agora pensa que isso é devido as estações do ano que fiz tais viagem? Bem, isso é um fato, porém eu fiz estas viagem em datas e estações variadas destes anos então eu posso lhes dizer que algo de muito errado está acontecendo.

Se você hoje olhar para as glacias em todos os lugares do mundo você irá logo notar que onde foi gelo a poucos anos atrás, hoje é um cenário bem diferente pois as mesmas glacias retrocederam imensamente e isso é muito preocupante, porque? Bem, para que o globo continue sobrevivendo é necessário que tenhamos um equilíbrio onde estas mesmas regiões geladas normalizem as temperaturas do globo, as mesmas regiões geladas são também responsáveis pelas correntes marítimas, reprodução da vida marinha como também as estações do ano que necessariamente muda tudo no globo, então tudo isso que falo aqui são fatos que a ciência hoje esta muito preocupada, mas não adianta essa preocupação porque no final, nós todos já sabemos que nada irá ser feito e nada irá ser mudado, então por mais otimista que eu seja, essa é uma batalha que eu considero perdida, infelizmente!

Eu penso também que a medida que a humanidade faça um algo outro algo é feito para recompensar os erros do passado; Eu pessoalmente apesar de falar de toda esta realidade aqui, não acredito jamais que o mundo irá acabar como muitos pensem, aliás irá se acabar mas esta estimativa esta a centenas de anos a nossa frente! Eu acredito que iremos chegar em um ponto que iremos realmente sentir mais ainda as reações de nossa incoerência e falta de amor ao nosso planeta, e será através desta dor que iremos ser mais conscientes onde daí pra frente iremos mudar nossa mentalidade e a tecnologia então irá ajudar a reparar um pouco este mal causado a humanidade, pela humanidade! Acho que depois disso a vida neste planeta irá seguir o seu curso.

Fiquei muito feliz que muitos tenham entendido da filosofia Budista, você pode ser Budista e se considerar um religioso de qualquer religião porque como falei, o Budismo não é uma religião, mas sim uma filosofia de vida, onde nessa você trabalha a sua mente, sua forma de ver a vida e todo o respeito que você tem por você como ser humano e indivíduo; Você também passa a respeitar mais tudo ao seu redor pois é através de descobrir mais a respeito de você e seus potenciais que você se torna mais sensível a todas as outras influências da vida, isso sem falar que todo Budista é um grande pensador porque a disciplina exige que você se dedique a meditação que consequentemente lhe trás inúmeros benefícios físicos e naturalmente mentais!

Essa semana irei falar mais sobre o Budismo pois o que havia falado antes foi somente uma versão generalizada da disciplina, existe muito mais a ser dito, e isso vejo nos pedidos que muitos de vocês fizeram após ter colocado aquela nota que falava do Budismo em certa profundidade; Eu prefiro que vocês analisem um pouco mais o que foi falado naquela nota e uma vez que vocês entendam mais sobre o que foi falado, eu então irei a frente com novas informações, ok?

Eu sou apaixonado pela disciplina e pelos ensinamentos desta fantástica filosofia, algo que acho que vocês já tenham percebido nê?

Eu hoje estudava e em meio aos estudos passei por algumas citações que foram feitas as muitos centenários atrás por uma sábio mestre Budista chamado Atisha; Atisha deixou ensinamentos que foram ensinados no decimo primeiro centenário, onde este inteligentíssimo mestre falou, que ser Budista é entender que:

A maior conquista é a abnegação.
O maior valor é autodomínio.
A maior qualidade é procurar servir aos outros.
O maior preceito é a conscientização contínua.
O melhor remédio é o vazio de tudo.
A maior ação não é conformidade com as formas dos mundos.
A maior mágica é transmutar as paixões.
A maior generosidade é o não-apego.
A maior bondade é uma mente pacífica.
A maior paciência é a humildade.
O maior esforço é não está preocupado com os resultados.
A maior meditação é a mente que se deixa levar sem o conflito.
A maior sabedoria é ver através das aparências.

Acho tudo isso muito sábio e é por estas razões que noto tal qual é a felicidade de um monge pois os mesmos não somente projetam sempre um ar de imensa felicidade, os mesmos sempre falam da felicidade como se parte de tudo em sua existência, mesmo quando a felicidade é apreciar a beleza de algo que nos passem cotidianamente desapercebidas.

Você já parou para apreciar a beleza de tudo ao seu redor hoje?

Agradeço-lhes pelas mensagens, perguntas e pelo seu total interesse em tudo que temos compartilhado nestas ultimas duas semanas, vejo que estaremos já na terça-feira atingindo nossa quota de 1000 visitas em nosso blog e como havia falado antes, este será um momento especial onde todos nós devemos apreciar e brindar também por tamanho feito em tão pequeno espaço de tempo; Então por estarmos chegando a este marco, eu gostaria desde já antecipadamente agradecê-los por tudo, pela sua confiança em mim, pelo seu apoio, pela sua presença, pelas tuas perguntas, pelos teus e-mails que tanto me faz bem receber e acima de tudo, um muito obrigado pelo seu constante carinho e apreciação por tudo que tenho feito.

Eu humildemente agradeço a todos vocês por tudo isso.

Desejo que o começo desta semana seja mais um repleta de felicidades e grandes memoráveis momentos.

“Faça de cada momento uma
memória a ser apreciada
por toda uma Vida”
De: Edo


Dhanyabad, pachi Bhetaunla.

Namaste.

Edo

No comments: