Thursday, July 7, 2011

"Abra seus braços para mudanças, mas não abra mão de seus valores"

Nosso objetivo principal nesta vida é ajudar ao próximo;
Mas se você não puder ajudá-lo,
Que você então não venha contribuir causando-lhes
mais dores”
De: Dalai Lama

Namaste, (Bom dia)

Tapaailaai Kasto chha? (Como está você?)
Malaai thik cha! (Estou bem)

Apesar de ontem ter uma noite muito conturbada no trabalho com um querido paciente tendo uma convulsão isso mesmo não fez com que eu viesse a desviar os meus pensamentos desta nossa viagem, que hoje, exatamente hoje, estamos a um mês para que possamos embarcar e começar essa nossa procura! Bem, a realidade é, esta viagem já começou faz algumas semanas mas a verdade é, somente agora a ficha está caindo.

É impossível não pensar em tudo, existem tantas preocupações e tantas responsabilidades para ainda serem concretizadas ate o momento da partida o que naturalmente cria também uma ansiedade, porém uma gostosa ansiedade! Eu como muitos de vocês já me conhecem tenho o habito de dizer: Não antecipe a dor! Pra que antecipar algo que ainda não sabemos virá ou não a se tornar concreto! Deixa para pensar como cruzar a ponte quando nela chegar! Eu realmente penso desta forma, porém a minha ansiedade é gerada não por causa de receios e problemas, a realidade é que me sinto assim porque quero logo que este dia chegue e que nós estejamos pegando este voo, que sei, acrescentará muito em minhas vidas.

Uma das coisas que tenho sentido é uma pequena dor no coração uma vez que estarei deixando meu trabalho e as lindas criaturinhas que tenho o prazer de trabalhar quase todos os dias, são crianças, jovens adolescentes e adultos, alguns idosos até! Muitos problemáticos porém todos muito especiais! Em uma das ONGs todos eles tem um defeito físico, porém eu os vejo como grandes heróis, sim isso mesmo, são grandes heróis todos eles com seus defeitos físicos! Vocês possam talvez pensar que isso seja um erro falar, como assim ser um herói quando se possui uma grande deficiência? Eu não os vejo assim, eu os vejo além do olhar crítico, eu os vejo como seres que entendem tudo aos seus arredores porque eles realmente entendem, talvez não o que a eles é dito verbalmente, mas eles sabem nos ler como um livro; São momentos interessantes no trabalho, confesso-lhes que os contatos com os fluídos físicos são uma constante, muitos sempre babando e você acaba usando aquela baba como um creme na pele, é o caso da Lara que tem um lindo sorriso e que adora quando eu começo a sacanear o Waine chamando ele pra cair pra dentro e rolar no chão na quebradeira! Lara é um incrível caráter adora sorrir e se divertir e Lara é tão especial! Tem ciúmes de mim quando estou ocupado atendendo as necessidades de um outro paciente, mas logo que eu comece a novamente olhar pra ela e fingir que não a vejo, ela já sabe que eu logo estarei lá novamente brincando com ela. Waine é apaixonado por Lara, adora compartilhar o almoço e café da manhã ao lado dela, é um verdadeiro amor ver os dois juntos um do lado do outro em suas cadeiras de rodas. Os dois tem seus corpos atrofiados e mesmo que os dois consigam mover suas pernas, as mesmas não lhes dão o suporte necessário para que estes possam andar. Waine é uma piada nas manhãs ao chegar à unidade, ele deve ser deixado quieto em sua cadeira em um canto pois sua condição mental não estando alerta faz com que ele se sinta perdido e como é comum para os deficientes, os mesmos amedrontados podem agir de forma violenta, porém depois de ter ficado ali em seu cantinho durante um tempo e com a sua mente agora acordada ele começa a ser o Waine amigo! Cada um deles é um caso e cada um deles em suas habilidades se comunicam uns com os outros e nós também que trabalhamos com eles. Tem o Josh que adora algo malfeito e adora quando eu faço alguma presepada, Josh acha engraçado um grande espirro e assim eu as vezes me canso de passar por ele e fingir que estou espirrando fazendo isso somente para velo com imensa alegria dar boas gargalhadas. Eu me dou muito bem com todos eles, acho que a personalidade Brasileira muito ajuda neste processo; Acho que porque nós Brasileiros somos tão alegres que somos, chegamos a um ponto onde conseguimos projetar essa imagem de alegria que por eles é sempre capitada! Eu posso passar uma vida falando deles e não seria possível contar todas as alegres histórias como também não seria um desperdício desta vida.

Eu trabalho na área de terapia com eles, e com isso introduzi exercícios físicos, massagem, artes, música e culinária; Amo trazer algo novo pra eles e no verão passado trouxe bambu e fiz pipas para cada um deles na aula de expressão artística, naturalmente este processo é muito vagaroso devido suas condições físicas e inabilidade de locomoção, mas fizemos as pipas. Organizei então um piquenique em um dos parques próximos desta unidade e então coloquei as pipas no ar e amarrei as linhas em suas cadeiras de rodas. Essa atividade foi feita com tanta alegria que as imagens das expressões de alegrias e gritos que eles davam vendo as pipas no ar são imagens que eu jamais hei de esquecer e eu hei de telas comigo para uma eternidade!

Meu trabalho com os outros jovens na outra Ong pode as vezes ser muito complicado, os jovens hábeis fisicamente são afetados mentalmente devido os abusos na infância, e por essa razão é muito difícil para eles virem confiar em qualquer outro alguém, o que faz deste processo, um bem mais longo e as vezes um tanto repetitivo, mas paciência é um dos requisitos primordiais neste meu trabalho, e paciência é algo que aprendi a ter em demasia!

Eu muito fiz por todos eles, implementei boas atividades, mudei dietas estudei, pesquisei, tentei, aprendi e fiz algumas mudanças, arrumei patrocinadores onde hoje eles podem ir a clubes, boliche e outras atividades; Porém o que mais me orgulho é de ter colocado muitos deles que uma vez selvagens fossem, hoje trabalham, estudam e tentam progredir para coisas melhores em suas vidas, o que me faz ser muito orgulhoso deste meu trabalho.

Tenho notado que muitos já sabem que estou saindo das ongs e tenho sempre conversado com eles fazendo com que eles venham entender que isso não é um abandono, mas que eu sinto que eles já estejam fortes o suficiente para poderem agir com maturidade e de forma mais independente; Muitos hoje como falei já trabalham e isso é porque comecei um projeto de profissionalização onde ensinava como usar os computadores, inglês, matemática como também fazia a parte de treinamento para entrevistas e os guiava organizando as tais entrevistas para empregos e tudo que fosse necessário para que eles viessem a ter seus primeiros empregos. Hoje muitos conseguiram seus primeiros trabalhos, outros os encaminhei e os encorajei a fazer cursos profissionalizantes, oferta essa quer foi aceita por muitos deles! As vezes paro e penso que se você conseguir ajudar uma pessoa somente em vida, então seu tempo investido nunca foi vão.

Aqui existe novamente uma mensagem para um alguém que sei está lendo isso hoje e espero que você em sua procura acredite nas nossas longas conversas, espero que sua pirâmide esteja te enriquecendo a cada dia e que você esteja a cada dia se sentindo mais fortificada e tão mais pronta para qualquer obstáculo que venha aparecer nos teus caminhos! A vida é assim, feita de obstáculos, obstáculos estes que se tornam oportunidades.

Eu falo dos meus queridos heróis aqui não somente porque quero que vocês venham ter acesso um pouco mais a minha vida profissional, o intuito e fazê-los entender um pouco mais dos seus problemas que juntos temos tentado solucionar, isso também lhes prova como os seus problemas não são assim tão extremos como você pense que sejam, então reflita nisso um pouco mais acreditando que em nossas vidas somente carregamos o pesado fardo que nosso corpo possa carregar, e se você continuar pensando que sua vida seja assim tão ruim, você vai continuar atraindo e obtendo os mesmos negativos resultados porque o negativo do negativo se alimenta assim como o positivo da mesma forma se alimenta de positivos, então reflita nos teus privilégios comparando-os a realidade do ser que cruza seus caminhos todos os dias lhe pedindo algo para comer sem ter abrigo ou coisa parecida! São momentos como estes que passamos acreditar em tal qual somos ricos.

O mundo somente será um mundo melhor
quando pararmos de pensar
no eu
passando a pensar no nós”

Então estou agora naquele processo de despedida dos meus queridos pequeninos heróis, sairei de forma sútil, carregarei comigo tantas boas memórias, mas sei que inúmeras serão as memórias que deixarei pra trás, e por falar nisso me lembrei agora de algo que aprendi com a minha querida Mãe onde ela falou:

Filho,
Mais importante do que levar
é o que na realidade você deixará!
De: Ana A. de Oliveira

Minha querida Mãe com sua pouca educação era uma sábia filósofa, isso sem contar que era uma pessoa extremamente querida por todos, constatei isso quando estava de volta no Brasil onde após a sua passagem e morando no apartamento onde ele morava, eu era constantemente contemplando com a presença das amigas e amigos dela que me falavam de como ela era especial e querida por todos! Isso é a grande prova da inteligente frase falada acima.

Minha data prevista para deixar o trabalho acontecerá em algumas semanas, isso de uma certa forma irá me ajuda pois logo viajarei e estarei também tendo o meu tempo preenchido com muitos outros afazeres o que vira a ser muito bom, porque isso novamente tira de mim a possibilidade de ficar me concentrando nas despedidas dos meus jovens e lindos heróis; Esquecê-los jamais, e como costumo falar, nós nunca deixamos de apreciar aquilo que carregamos em nossas mentes e nos corações, e este coração já os está carregando carinhosamente, não importa onde eu esteja.

Hoje eu tive uma experiência muito interessante! Eu tenho um grande habito de comprar coisas online, acho que porque me encontro meio recluso nos últimos tempos e por essa razão normalmente acho conveniente online. O Rapaz que veio fazer uma entrega hoje é natural da Índia, e uma vez que ele é sempre a mesma pessoa a fazer as entregas nos tornamos colegas onde conversamos rapidamente a cada um destes encontros, e o encontro de hoje foi um encontro diferente, aliás bem diferente! Ele enquanto digitava em sua máquina meus detalhes e escaneava o pacote me falou:

  • Hum parece que você vai viajar Edson! Fiquei surpreso com aquilo e disse:
  • Como você sabia que eu vou viajar?

O rapaz então falou que notou que pelo tipo das encomendas que ele tem me entregue isso o faz pensar que eu venha realmente fazer uma viagem! Falei então que sim, que estava a exatamente um mês do dia da minha partida onde viajarei durante três meses e que iria para um lugar vizinho de sua terra natal, que era o Nepal; Falei também que visitaria o Tibet e depois a Índia! Ele sorrindo me falou que na Índia eu iria ver muitas coisas belas e que eu iria também encontrar as respostas de muitas coisas! Fiquei abismado com a resposta do colega e perguntei por qual a razão ele achava que eu procurava algo? Ele novamente sorrindo me respondeu:
  • Edson, se você vai viajar durante três meses em lugares que tem as maiores influencias religiosas e místicas do mundo você só pode estar indo porque você tem algumas perguntas a serem respondidas! Isso foi incrível e novamente me fez voltar a pensar no Lama que me falou há algumas semanas atrás que existem muito mais coisas do que pensamos em uma só coisa, siga os sinais que aparecem a sua frente!

Amanhã é dia de mais uma agulhada hum que delicia rs.

Hoje dei uma saidinha rápida e fui procurar os comprimidos de ferro para filtrar e tratar a minha água nesta viagem, infelizmente não os encontrei ainda mais existem algumas outras lojas para visitar e continuar com as minhas compras; Tenho feito um mapeamento mental de tudo que farei nos próximos dias e semanas então tenho a cada dia um objetivo a ser concluído, estou fazendo assim desta forma porque não quero terminar tudo de uma vez e ficar sem nada para fazer até a viagem então estou vagarosamente concluindo um objetivo após o outro, assim isso me ajuda a gerenciar a ansiedade, o que é muito bom.

Tenho também em todas as oportunidades do dia estudado a língua Nepalense o que é muito bom, estarei como já comecei fazer, colocar um algo aqui todos os dias para não somente ir me familiarizando com a língua, mas estarei também aprendendo com as repetições, vocês sabem que a repetição é a Mãe da perfeição.

Tenho feito estes estudos por fases onde estudo por exemplo as costumeiras apresentações nos encontros.

Namaste – ola, bom dia, tarde e noite!
Até logo – Bida paau

Essa parte é fácil e algo que aprendi em aprender, ou mesmo ensinar uma nova língua é fazer uma coligação entre uma coisa e outra, por exemplo:

Bida paau = Bidê Pau, tá vendo como uma coisa tem a ver com a outra? Rs
Namaste? Na Mão Ter! Por que isso? Bem, na cultura Nepalense todas as vezes que você encontra uma pessoa você em reverência e respeito diz Namaste com as palmas das mãos juntas então a palavra Namaste = Na Mão ter pra mim já está ancorada onde vendo a palava ou as mãos, eu sei exatamente do porque e da ação! Interessante isso né?

Amigos uma vez mais lhes agradeço por todos os comentários graciosos, pelos e-mails e por todo o seu apoio e carinho, tudo me faz imenso bem todos nós juntos estamos a cada dia fazendo essa nossa jornada uma bem mais agradável.

Obrigado por tudo, eu os aprecio a todos imensamente!

Namaste.


Edo

No comments: