Sunday, July 10, 2011

"Disciplina é a ponte entre metas e realizações"


“Antes uma palavra
com conteúdo e profundidade,
que mil palavras
Vazias”
De: Buda


Namaste, K cha? (Ola, Oi. Como está? (casual))

Sanchai chu! (Eu estou bem!)

Timi lai, k cha? (E você, como está? (Casual))

Ramro! (Bem/bom!)

Ontem enquanto eu estava em casa olhava a grande mochila ao meu lado onde ao lado da mesma havia uma organizada bagunça, cada peça é ali colocada por uma razão; Já tenho muitas coisas que usarei nesta viagem e tudo é separado por categoria pois assim eu visualmente sei o do que ainda me falta e assim a cada saída que faço volto com um algo e este vai em sua categoria devida e o mesmo é cruzado da lista! Poucas coisas agora me faltam; Os importantes comprimidos de suplementos que tomo, o estojo de primeiros socorros, como também uma variedade de comprimidos analgésicos para as minhas comuns dores de cabeça, comprimidos contra malária, diarreia e sinusite já estão todos organizados. É, eu sei que vocês não querem saber das minhas funções gastrointestinais, mas para quem já viajou muito, isto é um problema comum nos primeiros dias de viagens e especialmente em alguns Países da Ásia! Dos que já estive foi assim e você acaba aprendendo a ser mais esperto devido ao desconforto e dores que estes problemas te causem.

Quando se viaja nestes países o cuidado com a sua saúde é sempre uma grande prioridade então isso é um algo que você deve sempre se manter alerta! Já tenho também muitos repelentes contra os ataques dos costumeiros insetos que dependendo de onde você estiver na Ásia, são sempre famintos.

Eu tenho amigos aqui na Austrália que hoje tem uma saúde muito precária devido aos costumeiros parasitas e vermes que se contrai em viagens assim como essa que estou fazendo; Normalmente é transmitida pela água que em muitas regiões vem de poços artesianos onde os mesmos são em áreas rurais e onde o saneamento básico é bem mais que básico, lhes direi mais a respeito disso com mais detalhes depois que chegar lá, uma vez que essa é uma das áreas de atividades que trabalharei também.

A água destes poços normalmente se contaminam durante as épocas de chuva onde o escoamento de água é abundante e o solo somente pode filtrar parte dessa mesma água. A contaminação vinda dos alimentos é normalmente comum em saladas ou vegetais crús ou somente cozidos em rápido banho de água quente, carnes devem ser sempre bem cozidas e nunca malpassada, mas isso não deve ser um problema uma vez que dentro dos monastérios a alimentação é normalmente vegetariana; Nunca beber água de uma garrafa que o lacre tenha sido rompido, um amigo meu teve uma dramática reação na Índia enquanto lá viajava, e isso se deu por ter tomado uma coca cola de garrafa de vidro, depois de dias no hospital ele constatou que a coca cola não era o refrigerante comum que se compra em qualquer lugar, mas sim um refrigerante que era feito e engarrafado em quintais e clandestinos, onde os mesmos usavam sistemas totalmente artesanal e sem nenhum controle de qualidade e higiene; É comum pessoas se intoxicarem com refrigerantes e outras bebidas em garrafa porque essas usam tampinhas de metal que são recicladas das ruas onde algumas sendo enferrujadas! Se você tiver algum problema estomacal como úlceras por exemplo, você pode ate contrair tétano, e isso é fazendo um a coisa básica como você faz quase todos os dias do seu cotidiano, incrível como algo simples assim pode vir a se tornar um grande perigo!

Então a mensagem é, nunca beba água ou refrigerantes ou qualquer líquidos que não sejam engarrafados em embalagens de PVC lacradas, uma aguardentezinha com 80% de teor alcoólico pode porque os vermezinhos e bacteriazinhas já estarão todas trebadas e doidonas! Sempre lavar bem as mãos antes de se alimentar e especialmente no Nepal e Índia onde estarei sempre comendo com as mãos, desculpas, uma correção, com a mão direita pois seria um insulto a todos comer com a mão esquerda; Isso para mim não é um problema uma vez que no meu trabalho eu lavo as minhas mãos dezenas de vezes por dia devido os fluidos que eu acidentalmente tenho acesso com os pacientes que trabalho, então isso se tornou um habito continuo.

Estes cuidados são coisas primordiais e você tem sempre que estar atento e ter jogo de cintura também, porque sei que haverá os momentos onde receberei ofertas que rudemente terei que recusar, e terei que fazer isso de uma forma da qual não seja ofensiva a quem a me faz tal oferta! Sei que isso até parece estranho falar, mas a realidade é que nosso sistema imunológico se acostuma com a nossa forma cotidiana de viver e uma vez mudando estes hábitos alimentícios é quando estas reações adversas podem acontecer.

Há muitos anos eu tive um amigo no trabalho que contraiu um vírus estomacal enquanto viajava no Vietnã, tão sério foi o caso dele que ele teve que vir as pressas de volta para a Austrália onde ficou internado durante muitos meses no hospital; Eu naturalmente não mais sei o pradeiro dele porque deixei essa empresa também a muitos anos atrás, mas me lembro de ter encontrado com um colega desta empresa muitos meses depois que havia saído de la, e quando perguntei como este rapaz estava, o colega me informou que o caso dele havia se agravado de tal forma que ele havia sido afastado de seu cargo permanentemente e o pouco trabalho que fazia na época, ele fazia de sua casa, o mesmo colega também me falou que era surpreendente como o tal rapaz havia mudado fisicamente e que parecia também muito frágil! Aparentemente o caso dele ficou tão extremo que o mesmo não mais tinha qualidade de vida vivendo isolado de todos pois o seu sistema imunológico tão afetado ficou, que mesmo uma pequena gripe pode levá-lo a ficar internado durante dias em um hospital, então isso é um sério aspecto desta viagem do qual estes cuidados são essenciais! Somente para deixar claro, este rapaz não contraiu HIV, mesmo que os sintomas que descrevo parecem ser bem similares.

Eu tenho pesquisado muito sobre os aspectos de proteção e segurança e em tudo que tive acesso até o presente notei que viajar no Nepal, Tibe é relativamente seguro, infelizmente Índia é onde eu terei quer ficar bem mais atento, uma vez que sou cidadão Australiano e entrando na Índia com o meu passaporte Australiano, isso pode vir a ser um problema, por quê? Aqui na Austrália a dois anos atrás tivemos problemas com alguns cidadãos racistas que infelizmente teve a comunidade da Índia como um alvo! Dentro de algumas semanas era comum todos os dias um Indiano ser atacado e mandado para o hospital, isso se tornou algo tão sério que os Indianos andavam em grupos e os mesmos evitavam sair de noite; Infelizmente dois estudantes Indianos foram atacados onde os dois foram esfaqueados, um deles faleceu chegando no hospital e o outro após ter ficado dias em coma sobreviveu e logo depois deixando a Austrália, voltou pra Índia.

A morte deste estudante gerou uma incrível polêmica como também criando até uma verdadeira animosidade entre os dois países ao ponto onde os dois primeiros-ministros trocaram na época indelicadas palavras um com o outro! Esta relação entre os dois países ficou um pouco danificada mas agora as coisas já estão normalizadas.

Eu já fui advertido à ter muito cuidado com grupos terroristas do Paquistão que ativamente agem na Índia e outros Países desta região, então todo cuidado é pouco quando estiver cruzando estas fronteiras.

A maior parte desta viagem será no Nepal e Tibe, então eu não tenho que ficar me preocupando muito com isso, no mais sou um homem que tem um grande porte físico, e se isso somente não fosse o bastante, eu ainda tenho o estilo Bad Boy Hells Angels motociclista de ser, acho que vou arrumar uma confusão em um Pub qualquer e vou mandar alguém arrebentar uns dois dentes da frente da minha boca só para ficar ainda mais autentico e com cara de mal! Desculpas gente eu sei que as vezes eu sou muito palhaço.

O fato de ser assim como descrevo já é algo que intimida muito as pessoas, pobres seres, eles mal sabem que eu sou o que é considerado um gentil gigante!

Uma das coisas sempre importante é fazer uma pré negociação antes que você faça qualquer algo, digo um passeio e até mesmo andar em um táxi onde você deve exigir que o taxímetro seja ligado antes mesmo de entrar no táxi, se este não estiver operando que você procure um outro táxi que tenha seu taxímetro operante e no caso de continuar tendo o mesmo problema que parece ser comum só para os turistas, que você negocie a corrida antes de entrar no mesmo táxi! A agência da qual estou me voluntariando me mandou uma lista de coisas que devo e não devo fazer o que é muito bom. Fui advertido também prestar muita atenção e tomar muito cuidado com operadoras que promovam passeios de turismo porque muitas delas tem suas reputações contestáveis, então sempre fazer estes tipos de atividades com operadoras vinculadas a essa mesma agência que estou indo trabalhar.

É importante também fazer compras em lojas e centros comerciais de boa reputação e caso venha a ser abordado por pessoas desconhecidas nas ruas fazendo convites para fazer turismo, festas ou passeio que eu venha recusar porque de acordo com a agência, muitas pessoas acabam se encontrando em más situações por terem aceitados tais convites. Drogas parece ser também um problema então outra vez é inteligente se manter à distância de coisas assim.

Eu sempre falo aos amigos usuários de drogas para que eles não façam isso enquanto estiverem no exterior uma vez que as leis do País onde você se encontra pode ter uma política muito severa em relação as drogas então não é conveniente se colocar em uma situação onde a sua cabeça possa vir a ser um prêmio! Temos hoje mais de 20 Australianos no corredor da morte a espera de uma bala de HK47 por tráfico ou uso de entorpecentes na Indonésia, então isso é algo que você tem que tomar muito cuidado; Para se ter uma ideia de como certos países são tão severos com algumas leis, se você for pego com goma de mascar em Singapura, você pagará imensamente caro por isso porque o ato de mascar chicletes é um crime que é punido com prisão e uma série de varadas no seu traseiro como penalidade.



Achei interessante saber que eu deva comprar cintos e sapatos que não sejam de couro, uma vez que não é permitido entrar nos templos Hindus usando nada que seja feito de couro; O animal bovino é sagrado, então nada que tenha couro é permitido em lugares de adorações e eu quero ir em todos eles! Uma vez que hoje não é possível dizer de qual animal é o couro dos sapatos, cintos, bolsas e carteiras, então tudo que tenha couro deve ser removido.

Uma vez que meu apelido na Austrália é vaquinha eu não somente entendo a razão eu também apoio a tradição! Um dia eu conto o poque que sou carinhosamente o vaquinha!

É importante também copiar o seu passaporte e levar sempre com você a cópia deixando o original em um lugar seguro, isso é algo que sempre fiz nas minhas viagens porque um passaporte perdido é uma imensa dor de cabeça.

Compras é sempre bom fazer usando cartões de crédito e isso é o que eu normalmente faço em viagens, dinheiro é bom porque te da o poder de compra onde pagando em cash é sempre preferido, porém existe um grande problema aqui porque se eu trocasse hoje AU$1,00 dólar por rupees Nepalenses o resultado da troca seria um total de NPR$77,771,73 então eu não somente sou um milionário eu teria também que andar com uma mochila nas costas carregando só dinheiro para pagar as coisas! Incrível isso, ao mesmo tempo muito triste porque este é um sinal de uma economia que está passando por grandes problemas.

Pobres seres!

Caso eu pretenda retirar dinheiro em cash no Nepal, Kathmandu ou outras cidades, eu terei acesso a bancos 24 horas por todas as partes então isso não seria um problema ter acesso ao dinheiro, mas como falei, é sempre bom pagar no cartão devido a segurança e conveniência, porém nunca perca o seu cartão de vista porque a Ásia é muito conhecida por ações fraudulentas em cartões de crédito e eu descobri isso de forma penosa em uma das minhas viagens para a Malásia e Tailândia alguns anos atrás.


Cidades importantes do Nepal

Bhaktapur


O próprio nome significa em Hindi "Cidade dos Devotos". Esta cidade, divina antiga é famosa pelas suas pagodas de múltiplos andares. Bhaktpur tem uma atmosfera calma, relaxante e espiritual e é uma das cidades mais pacíficas do Nepal; Bhaktapur é de muitas maneiras a mais medieval das três grandes cidades do vale de Kathmandu. Grande parte de sua gloriosa arquitetura é datada do final do século 17. A cidade é famosa por sua arquitetura em estilo de pagodas. Turistas são mais frequentemente atraídos para os templos hindus, artesanato de cerâmica, mercados coloridos e seus animados cidadãos.

Birgunj


Birgunj, é a capital comercial do Nepal e segunda maior cidade do país, localizada nas planícies Terai inferior, perto da fronteira indiana. É conhecida como a porta de entrada do Nepal devido à sua localização que torna Birgunj um destino frequente para os viajantes de negócios, executivos de agências estrangeiras, e outros peregrinos visitantes.             

Kathmandu


Kathmandu, capital do Nepal e a maior cidade do país. Gloriosa e de imenso valor histórico onde sua história é datada a mais de dois mil anos atrás; Kathmandu é o centro cultural do país e provavelmente a cidade mais destinada ao turismo Nepalense. A cidade natal de Newaras povos antigos da Índia e também o ponto de encontro de vários grupos étnicos. Kathmandu é a cidade com junção para todas as outras capitais do país sendo o ponto principal e centro das agências que organizam a maioria das expedições de trekking nos Himalaias. A cidade em si é o lar dos monumentos históricos, grupos culturais, maravilhas arquitetônicas e de destinos turísticos exóticos. As famosas praças de Durbar são mundialmente famosas e o vale de Kathmandu é um dos pontos que se tornou Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO em 1979.

Lumbini
 

Listada também como patrimônio mundial pela UNESCO, Lumbini é o lugar do nascimento de Sidhartha Galtama o Buda. A histórica cidade de Lumbini é abençoada com ambientes naturais de rica e surpreendente beleza arquitetônica. Localizada no Sudoeste da Terai no Nepal é a cidade histórica que te leva de volta ao passado; Cidade com data histórica com uma cultura datada de 623 anos AC. Lumbini é provavelmente a cidade de maior valor religioso, cultural, filosófico e histórico do País com pontos turísticos como Lumbini Gardens (Jardins de Lumbini) que é uma das atrações principais desta cidade. O fato de que Sidhartha Galtama o Buda havia nascido nos jardins de Lumbini fez deste lugar de reverência onde o mesmo é cercado por um grande número de Stupas, Monastérios e Templos. Lumbini é uma cidade que sei irá me tocar profundamente e sei que ali, exatamente ali irei também ser tomado por grande emoção.

Neste local existe também o pilar de pedra construído pelo imperador indiano Ashoka onde nele está registrado em sânscrito Indiano o nascimento de Sidhartha Galtama o Buda.

O templo de MayaDevi é o templo dedicado a MayaDevi, Mãe de Sidhartha Galtama o Buda; Um templo que atrai muitos elogios por sua beleza arquitetônica e de grande valor histórico; O mesmo belo templo foi descoberto no ano de 1895 por um arqueólogo Alemão. De acordo com arqueólogos e estudiosos o templo foi ereto na forma como se em homenagem a MayaDevi no momento em que a mesma dava a luz ao Príncipe Sidhartha Galtama o buda; Novamente este lugar tem para mim um grande valor. 
  
Piscina de Pushkarni da Rainha MayaDevi, nos sânscritos é dito que a Rainha MayaDevi antes de dar a luz ao Príncipe Sidhartha Galtama o Buda, mergulhou nesta lagoa, diz-se que na mesma piscina o Príncipe Sidhartha Galtama tomava o seu banho de purificação.
 


Bodhgaya o lugar de Mahaparinirvana (O 'final' ou Nirvana "mais elevado", normalmente denotando o estado de nirvana que é introduzido na morte, em contraste com o que alcançou durante a vida, Karma e condição cíclica; Foi em Bodhgaya que Siddhartha Gautama o Buda alcançou a iluminação, insuperável supremo. A lenda narra que Siddartha Gautama alcançou a aldeia de Senai e sentou-se sobre um tapete de grama kusa debaixo de uma árvore pipal. Aqui, ele resolveu novamente meditar até que a iluminação fosse atingida, hoje é um santuário e tornou-se também um local de peregrinação.

Nepalgunj

Localizado na região Terai menor e conhecido como o centro de transporte para oeste do Nepal, a cidade é o ponto de partida dos passeios de aventura para as regiões Dopla e Jumla. A fronteira, 6 km ao sul de Nepalganj, é um dos lugares limitado onde estrangeiros são autorizados a atravessar a fronteira com a Índia via terra. 

Patan

A cidade das artes plásticas, Patan é o centro de compras de artesanato tradicional e tapetes. A cidade é abençoada com belos templos e estupas. A montanha perto Phulchokri Patan é um excelente local para caminhadas. A diversidade da cultura medieval deixou um rico legado de visitas impressionantes e é uma das cidades que atrai muitos turistas.

Pokhara

Esta cidade mística é justamente chamado o "Centro de Aventura". Onde as montanhas tocam no céu, lugar de cachoeiras deslumbrantes; Cidade considerada como um paraíso para os visitantes. Em estreita proximidade com a natureza, esta bela cidade do Nepal oferece a visão mais estética panorâmica dos Himalaias.

Se você conseguiu chegar até aqui eu acredito que você deva estar ou muito enjoado de ler tudo isso, ou você então esta abismado com tanta beleza a ser visitada e com isso deve estar também entendendo as razões das quais eu estou tão alegre, eufórico e ansioso para começar esta viagem! Esta viagem não é somente a realização de um grande sonho, essa é também uma oportunidade para ver, estar e tocar em lugares que diz tanto a minha pessoa que prática a filosofia de vida budista que prático, então é para mim um lugar de extrema importância. Se for ver isso pelo ponto do somente turista, então seria uma vez mais um lugar de grande importância devido ao seu valor histórico, belezas naturais, arquitetônicas e arqueológicas, e mesmo sendo que terei oportunidade de fazer o turismo e tudo que falo aqui, existe uma importância muito humanitária que será trabalhar com as crianças e monges que terei privilegio de trabalhar.

A grande realidade é, eu estou indo com o propósito de concretizar sonhos e trabalhar ensinando, mas sei que nesta aventura eu não serei o professor mas sim o aprendiz!

Desculpem me pelo longo assunto de hoje, a razão é que quero transmitir para vocês a importância de tudo isso para mim; A viagem, o lugar, os sonhos e o projeto é tudo parte desta mística viagem e uma vez que tenho todos vocês sendo meus passageiros, eu como guia tenho a responsabilidade de fazer que vocês conheçam tudo em seus mínimos detalhes, e por isso tento transmiti-los com exatidão a história que narro, eu foco muito nos detalhes que acho importante que vocês todos entendam e vivam comigo.

Agradeço uma vez mais pelos e-mails de todos vocês, eu os adoro receber todos os dias e a cada dia o número destes cresce em grandes proporções! Tantos são os votos de felicidades que tanto me confortam; Eu sou eternamente grato a todos vocês que tem me escrito tantos belos e-mails, sou-lhes também grato pelas orações e pelo companheirismo de todos vocês.

Dhanyabad, pheri bhetaunla (Obrigado e até a próxima),

"Assim como uma vela não pode queimar sem fogo,  
os seres humanos não podem viver sem a compaixão".



Edo

No comments: