Thursday, August 25, 2011

"Nossa fé no presente morre muito antes que nossa fé no futuro"

Sexta Feira 19 de Agosto, 2011

O encontro com o sofrimento irá definitivamente
contribuir para a elevação da prática espiritual,
Contando que você esteja apto a transformar
a calamidade e más experiências
em um caminho para a liberação”
De: Dalai Lama


Um saudoso e cheio de saudades bom dia para todos vocês, espero que este seu final de semana esteja sendo fantasticamente repleto de grandes acontecimentos e muitas inesquecíveis emoções!

Agradeço todos vocês pelo prazer de ter a sua companhia e de também estar sempre recebendo os carinhosos e-mails que tanto me dão impulsos a concretização de fantásticos dias, a presença de todos vocês é importantíssima para a concretização destes nossos trabalhos neste incrivelmente fabuloso mundo tão repleto de diversidades e contrastes! Agradeço a todos por suas carinhosas palavras de apoio que fazem com que meu coração se sinta mais alegre e mais completo, ao mesmo a presença de todos vocês faz com que eu jamais esteja me sentindo sozinho.

Querido Marlos Brandon agradeço pelo seu comentário e fico feliz que tenha notado que eu continuo um mamífero de proporções arredondadas, porém é importante relevar que somos muito parecidos, não nas proporções mas sim em nossa assustadora beleza pois você com essa carinha de preá perdido na mata misturado com o DNA do Chupa cabras faz com que nós dois sejamos a dupla perfeita, o gordo e o magricelo! E como está a vida ai em Camberra? Cara antes de sair de Oz eu estive com o Didi e a galera do copa o que foi muito bom, Didi como sempre do mesmo jeito, só sacanagem! A razão de ter estado como um sombra é que eu estava planejando esta viagem e por isso minha atenção estava totalmente focada nisso, então desculpas pela negligência e falta de notícias enquanto ai em Oz estava. E ai você foi chamado para ir para o GP de Singapura? Manda um oi, ok?

Gostaria de desejar um feliz aniversário a minha querida e sempre amada prima Denise; Denise gostaria imensamente de estar ai para compartilhar este momento em sua vida celebrando com todos vocês a alegria deste evento que é o seu aniversário, porém isso infelizmente não é possível fazê-lo agora, então espero e conto também com a sua paciência para que muito em breve eu possa estar ai, e uma vez ai estando, não somente irei participar destes importantíssimos eventos como este que é o seu aniversário, nós estaremos todos juntos compartilhando com imensa alegria de muitos outros eventos fazendo destes memórias inesquecíveis.

Prima de desejo toda a felicidade do mundo, que este teu dia totalmente especial seja repleto de grandes memoráveis acontecimentos onde a alegria da companhia daqueles que te apreciam e te ame se faça presente fazendo que este seu lindo coração esteja transbordante de felicidades e boas concretizações!

Te amo prima e te amo com imensas saudades sempre, você é a minha amiga, irmã e sempre confidente companheira, pense em mim neste teu dia e eu estarei presente ai com você.

Este dia de hoje foi como qualquer outro dia que tenho aqui onde do acordar ao me deitar tenho este mesmo dia repleto de muitas tarefas a serem concretizadas onde as mesmas são feitas com bons acontecimentos durante todo o dia! Os pequeninos monges muito me ensinam e como havia falado do passado, onde falei que vindo aqui como um professor eu viria acabar me tornando um aprendiz se tornou uma realidade e eu muito tenho aprendido com estes pequeninos.

Minha rotina aqui não é uma rotina pois normalmente colocamos a palavra rotina rotulando coisas que temos que fazer mas que porém são obrigações das quais nem sempre estamos felizes de fazer, algo que não é o aplicável aqui, porque desde o primeiro momento ao abrir os olhos até o momento de descansar tudo é lindamente brilhante! Mike e eu falávamos disso neste final de semana onde ele notou que em seu diário falava sempre de como todos os dias aqui eram perfeitos e cheios de felicidades! Falei para ele que também me sentia assim desde o dia que aqui cheguei também, então não pensem que eu estou simplesmente falando isso da boca para fora porque este lugar por alguma razão realmente te faz sentir essa imensa deliciosa energia.

Aqui nenhum dia é igual ao outro pois estamos sempre sendo tendo um novo desafio e estes são sempre terminados com imensa satisfação, notei que Mike e eu estamos com as mesmas manias de irmos até a porta das salas e contemplar a beleza do local onde é sempre mutante pois as nuvens formam novos desenhos nas montanhas a cada vez que você para apreciando este lindo cenário! Quanto não vamos a porta vamos então para as janelas pois a beleza de um lado da montanha é complementada pela beleza da outra montanha onde temos o prazer de ver da janela; Estamos cercados dessa beleza e a forma da qual somo vistos e respeitados aqui faz com que estes dias sejam sempre especiais, do início ao fim.

Mestre Lama Jyamyang exigiu que eu venha agora participar todos os dias das cerimonias de Pujá onde normalmente se inicia a exatamente seis da manhã todos os dias, então isso tem feito que eu venha a mudar esta minha rotina pois meditação agora passou a ser dentro do Dharma(templo) todas as manhãs e as vezes tenho também feito o mesmo de noite! Meditar é sempre um imenso prazer e não importa onde você faça isso, este momento é de imenso valor pois você entra dentro do seu mais profundo interior e uma vez dentro deste espaço o mundo externo para e você se dedica a concentração deste gostoso silêncio! Muitos de vocês tem me perguntado e outros alegado também ser impossível se concentrar entrando neste ponto que eu descrevo como meditação tântrica? Bem, a palavra tântrica é porque eu facilmente me desligo do mundo quando começo a ouvir os mantras Tibetanos que tenho e quando não os tenho por perto eu recito o Mani mantra com uma forte intonação na voz onde a vibração da mesma junto com a repetição constante me faz entrar neste estado alfa onde a partir deste momento a viagem é feita com imenso prazer e muita paz interior; Muitos de vocês tem falado que não conseguem bloquear seus pensamentos! Isso é um grande erro porque quanto mais você tenta fazer isso, mas pensamentos viram a sua mente onde você irá com certeza chegar a um ponto de frustração desistindo deste fabuloso algo que é contemplar esta paz interior que existe em você e que está bem ao seu alcance. Meditar também não é só ficar com a mente vazia sem nada pensar porque a realidade é que você pode e deve meditar em tudo e possivelmente também todos. Eu sempre acreditei que nós seres humanos somos dotados de extrema energia, aliás somos energia! Essa energia que existe dentro de você pode vir à tona lhes trazendo grandes benefícios e é ai que a meditação ajuda em tudo isso, então medite em você, alguém que você ama e quer bem, medite em um ponto onde você necessita de uma analise tentando extrair algo fazendo deste momento de meditação, um de grande sabedoria. Então medite, sinta a paz interior trazendo-a à tona fazendo que o estado de espirito seja um imensamente descansado e também feliz.

As cerimonias de Pujás são muito legais, amo como já falei as cornetas, longos trompetes, tambores, timbais e também os clarinetes Tibetanos onde eles sendo tocado sozinhos já são maravilhosos de serem ouvidos agora quando estes instrumentos todos se juntam com mais o recitar das orações em língua Tibetana, eu simplesmente não me contenho e quando menos espero retorno de gostosa viagem repleta de grandes prazeres e emoções, um algo que tenho constantemente falado neste blog.

Terminamos as cerimonias de Pujá por volta das sete da manhã onde saindo do Dharma(templo), vou direto para o refeitório tomar o meu chá e depois subo para escrever ou então dependendo do horário, somente pegar minhas coisas e seguir para as salas de aula pois gosto sempre de chegar mais cedo e apreciar o mantra da sabedoria e o mantra em reverencia ao Buda sendo recitado pelos pequeninos! As aulas se iniciam exatamente as nove da manhã e depois destes mantras serem recitados lindamente, os pequeninos todos vão para suas salas de aula e alguns minutos depois conseguimos ouvir de nossas salas as aulas de orações tibetanas pois os pequeninos recitam as orações em um gostoso mantra.

Tive um pequenino problema hoje com dois monges que já tem por volta de seus quinze anos, eu notei que os dois estão sempre ordenando os pequeninos e se estes os ignoram eles batem na cabecinha deles com uma caneta ou então um cascudo e tapas; Isso é algo que tem me perturbado e vendo isso acontecer novamente eu chamei os dois em um canto e dei uma lição nos dois onde deixei bem claro que não mais aceitaria vê-los maltratando os pequeninos e perguntei também como eles viriam a se sentir caso eu sendo bem maior que eles viesse a fazer exatamente a mesma coisa com eles dois exatamente como eles dois tem feito com os pequeninos? Após isso falei para os dois aproveitarem que todos os pequeninos que eles maltratavam já estavam na fila, que os dois fosse lá e pedisse desculpas para cada um deles, algo que eles fizeram sem contestar!

Eu tento sempre ser o mais justo possível e notei que alguns destes rapazinhos as vezes abusam usando seus tamanhos e maior idade para impor respeito as outras crianças o que eu simplesmente não vou admitir que aconteça enquanto eu estiver por aqui, e da mesma forma que sou com os mais velhos eu também já chamei a atenção dos pequeninos que estavam um pouco abusados; A grande verdade é, enquanto estão sobre minha responsabilidade, eu faço qualquer coisa para protegê-los todos.

Como sempre e até o presente a minha maior dificuldade tem sido tentar mudar um pouco da forma destes jovens agirem, não que os queira transformá-los, eu somente quero e desejo que eu possa influenciá-los fazendo com que os mesmos se sintam mais confiantes e confidentes falando em auto e bom som com uma atitude mais positiva! Nos dias de hoje eu tenho mudado muito a forma deles agirem na sala de aula, antes os melhores alunos eram segregados daqueles que não sabiam quase nada, então tínhamos praticamente dois tipos de estudantes em uma mesma sala de aula, então mudei isso e agora aquele que teve boas notas nos testes tem ao seu lado aquele que estava ficando para trás e este mesmo aluno mais proficiente tem a responsabilidade de ajudar o coleguinha a atingir melhores aproveitamentos e resultados dentro da sala de aula, algo que já notamos foi uma decisão bem acertada pois em muito pouco tempo já estamos vendo imensa diferença no desempenho destes alunos que ficavam para trás.

Tenho um total de três alunos com problemas físicos, um com uma grande visível deformidade em sua perna esquerda o que faz que ele tenha a tendência ao isolamento como já havia falado em uma nota passada do blog; Outro rapaz tem uma pequena deformidade nas duas pernas, o mesmo manca pouquíssimo, porém é mais visível seu problema quando você vê as pernas dele! Um outro aluno meu tem um grande problema de visão do qual no passado quando aqui cheguei, notei que ele se sentia muito depressivo e sempre se isolando de todos durante as aulas, ele também as vezes dormia o que eu naturalmente não aprovava pois ao meu ver, isso somente irá ajudá-lo a se aprofundar ainda mais neste problema que ele tem, então estou sugerindo que ele tenha seus olhos uma vez mais testado por um oftalmologista e possivelmente que o mesmo troque seus óculos, pois já notei que ele consegue ler coisas perto porém tem grande dificuldades em ver o que está escrito no quadro negro, e por notar isso tenho durante todas as aulas sentado com ele e passado as notas que uso para dar a aula, algo que tem surtido um grande efeito mudando consideravelmente o interesse dele nas aulas. Os óculos eu vou me propor a pagar para ele como um presente e espero que ele possa ver melhor não mais ficando para trás.

Minha amizade com Lama Jyamyang cresce e se fortalece mais e mais a cada dia onde ele que nada falava em Inglês quando cheguei aqui a duas semanas atrás agora já arrisca falar bom dia, boa tarde e boa noite, fala do chá se está bom ou não e já está usando pequenas palavras como sentar, até logo e coisas assim. Vejo que ele gosta muito de mim e tem feito inúmeros convites para que eu venha a ficar aqui no monastério dando aulas durante todo próximo ano, algo que não me prontifiquei a fazer, mas confesso que o convite é muito tentador porque estou amando tudo isso aqui!

Lama jyamyang também tem me cobrado participar das aulas de mantras e músicas Tibetanas que diga-se de passagem, amo participar até o momento do chá salgado de manteiga e leite que realmente não tem como descer porque o gosto da coisa é ! Somente de pensar já fico com a boca salivando como se fosse ficar enauseado! O chá é feito exatamente assim, o leite é esquentado porém nunca fervido, no invés de açúcar muito sal é colocado no mesmo o que faz o gosto ser horrível, como se isso não fosse o bastante colheres de manteiga é posta no leite enquanto o mesmo está ainda no fogo e até o momento de ser servido. No dia que estava participando da aula de leitura dos mantras que na realidade são orações recitadas como se em cantos usando os instrumentos musicais muito comuns do Tibet que são aqueles que estou citando acima, longos trompetes, timbais, clarinetes Tibetanos, grandes conchas do mar e também cornetas e tambores! A realidade é que existe um emaranhado de gostosos sons e confesso-lhes que tenho imensa dificuldade em permanecer ali com todos eles porque tenho minha mente tão condicionada a estes sons como uma preparação para a meditação que logo começo a entrar neste estado alfa que falo acima; Durante uma destas praticas de músicas eu tive que tomar este chá o que foi naturalmente uma péssima experiência, porém muito educadamente após ter tomado um grande gole eu deixei a xícara na mesa e não toquei na mesma até que tivesse acabado a aula de música e depois desta novamente muito educadamente pedi desculpas por não conseguir tomar este chá.

Essas aulas na realidade tem duas funções que é naturalmente as orações que serão apresentadas nas festividades de Puja que acontecerá em Novembro e uma vez que o Rimpoche vai estar presente, tudo tem que sair 100%! Pelo que notei essa visita é muito importante e o Rinpoche que é considerado digamos que um bispo da religião católica estará aqui durante uma semana com outros Lamas participando destas festividades que são feitas com muitas orações mantras e danças Tibetanas. Lama Jyamyang falou que quer que esteja aqui para este evento pois ele quer me apresentar ao Rimpoche, algo que ele reafirmou diversas vezes, então uma vez que eu estou saindo em novembro daqui eu não sei como vou fazer isso, mas se for possível irei mudar o meu retorno para a Austrália ficando aqui por mais alguns dias para conhecer o Rimpoche que Lama Jyamyang faz tanta questão que eu o conheça. Para se notar tal qual é importante esta visita, algumas partes do monastério estão sendo todas reformadas.

Durante estas aulas de músicas e mantras existem lindos rituais onde um belo altar é feito com estupas de massa que é manteiga com farinha, pó de cerra com mais colorantes, então esculturas de estupas como também outras pequeninas esculturas que representam os seres vivos que são ligados aos Deuses e Deitis(guerreiros) protetores do Dharma(templo). Todo o ritual é feito com imensa precisão onde Lama Jyamyang começa a recitar em um mantra os versos daquela oração onde logo depois todos recitam suas partes, ou seja, cada monge recita uma parte desta oração, porém os mesmos não estão lendo os mesmos livros, em fato todos tem um livro diferente onde cada um tem a responsabilidade de recitar uma parte que é ligada ao mantra original, então o que logo acontece são variedades de intonações de vozes com diferentes formas de cantar o mantra, muito parecido com um coral onde existem os tenores, graves e agudos cantando cada um em seu propício momento! A cada inicio de um novo mantra uma das esculturas médias desce do altar e é colocada abaixo com mais duas outras pequeninas esculturas onde uma destas pequeninas que representa o ser vivo tem como oferenda o arroz, o incenso e o liquido; Quando o mantra é terminado todos tocam seus instrumentos em perfeita harmonia e as esculturas são então levadas para fora deste santuário! I ritual se inicia novamente com mais outras esculturas sendo baixadas do altar onde todo o processo é repetido até que todas as estupas e esculturas dos deitis(guerreiros) com mais as pequeninas esculturas representando os seres vivos sejam todas removidas do altar. Agora a parte mais interessante de tudo isso é que este ritual é feito todos os dias, duas vezes por dia, sete dias da semana e 365 dias do ano.

A dedicação deste povo é simplesmente inacreditável e tudo isso é feito não somente para nos Budistas, tudo isso é feito para a harmonia de todos os seres viventes do mundo.

As vezes no final do dia estou absolutamente exausto porém sempre temos visitas em nosso prédio, é um querendo ajuda, são as aulas particulares ou mesmo aqueles que aqui chegam somente para curtir a nossa presença pois tudo que fazemos, digo eu e Mike, parece ser algo a ser contemplado com um aprendizado, então todas as nossas ações são acompanhadas por perguntas todo o tempo, onde somente acaba quando o gongo das nove da noite é tocado e eles tem que se recolherem para seus aposentos onde a espera do gongo das nove e meia é soado e o som do silêncio impera neste paraíso!

Sábado 20 de Agosto,

Sábado foi um dia muito especial porque eu estava com a pilha toda, acho que porque a semana passada tive alguns problemas pessoais do qual me fez meditar demasiadamente em muitas das minhas atitudes e ações, então mesmo que eu não estivesse querendo muito pensar, parecia que meus pensamentos e meditações voltavam a um mesmo ponto, então no sábado acordei com uma postura diferente onde queria colocar de lado os problemas me dedicando mais a minha pessoa neste final de semana; Por mais incrível que seja dizer isso, a natureza deste lugar é um santo remédio pois foi somente sair e começar a caminhar que logo já me sentia melhor! Fiz um acordo comigo mesmo que irei subir todas as montanhas que vemos do monastério até o dia de ir embora, então estou fazendo isso todos os fins de semana onde estou subindo uma montanha no sábado e outra no domingo; Quero explorar mais esta maravilha de lugar e simplesmente curtir toda esta delicia que é este lugar que estou tendo o privilegio de estar neste meu agora.

No sábado temos somente duas aulas na manhã que é uma para as crianças do primário e naturalmente as aulas dos mestres monges que termina por volta de meio dia então depois temos o dia livre para fazermos o que quisermos; Bem, tenho naturalmente minhas outras responsabilidades como arrumar o meu quarto que na realidade está sempre bem arrumadinho, mas tento reorganizar as minhas coisas e naturalmente se o sol nos contempla com sua energia eu vou lavar as minhas roupas que para a minha surpresa, tive que improvisar no sábado passado esta lavagem, pois o balde que normalmente usamos não estava onde devia estar, então simplesmente lavei tudo usando o saco de roupas sujas onde após ensopar todas as roupas, coloquei-as dentro de um saquinho plástico e deixei-as de molho no sabão em pó para depois ir ralar esfregando peça por peça; Confesso-lhes que deu uma saudade da maquina de lavar que tenho em casa, mas o melhor é sempre nunca comparar uma coisa com outra pois isso não seria justo! Após ter deixado as roupas de molho algumas horas voltei depois das aulas para esfrega-las e depois de enxaguá-las levei-as para o topo do prédio onde as estendi porque este é na realidade o melhor lugar porque os ventos e o sol as secam muito rapidamente.







O dia estava realmente lindo no sábado então decidi mostrar para vocês como tudo isso aqui é lindo indo para uma longa e gostosa caminhada para um local que descobri no topo de uma montanha próxima, aliás a caminhada toda da por volta de 6km indo e outros 6kms voltando, só que a ida e subida é o problema, vocês vão entender isso vendo o vídeo que fiz para vocês; A vista do topo desta montanha é simplesmente sublime, então pequei a minha câmera e me colocando na estrada fui contemplar toda essa beleza deste local narrando as coisas interessantes que acho que vocês estivessem interessados em saber pois eu sempre tenho falado de como este lugar é lindo e sei que vocês conseguem capitar isso através das fotos que coloco aqui no blog, porém desta vez quis ir além filmando trechos desta caminhada que sempre me chamaram a atenção! Nesta caminhada levava vocês comigo onde parei, filmei e conversei com vocês lhes mostrando tudo isso, espero que gostem do vídeo, eu simplesmente amei o gostoso trabalho de editá-lo para vocês, então apreciem este paraíso comigo vendo estas imagens.

Na volta da montanha como falo e mostro no vídeo, desço a montanha correndo pois agora o meu preparo físico já está bem melhor, infelizmente meu tornozelo esquerdo as vezes doí um pouco e o mesmo se encontra um pouco inchado pois durante um joguinho que eu inventei aqui de futebol eu acabei pisando em falso machucando um pouco o tornozelo, porém não é nada sério, somente estava um pouco inchado; Filmei somente parte desta descida porque não faria nenhum sentido filmá-la toda porque ninguém quer ver um louco correndo descendo uma montanha, não é verdade?

Existe um algo interessantíssimo para aqueles que haviam duvidado dos felinos que temos por estas redondezas aqui; Quando voltava notei algo que me chamou muito a atenção, isso foi notar nitidamente essas pegadas de o que somente poderia ser um grande felino pois era bem visível as marcas das unhas nas pegadas no chão, isso com também a distância entre as pegadas dianteiras e traseiras o que me fez pensar que somente poderia ser as pegadas de um grande felino, provavelmente um leopardo pois julgando a distancia entre as pegadas essas me pareciam se de um animal menor que um tigre pois tentei medir as mesmas lembrando dos tigres no zoo de Melbourne que você fica separado por somente uma janela de acrílico! Tirei algumas fotos e após mostrá-las para as pessoas no monastério, todos chegaram a mesma conclusão que as fotos mostravam realmente pegadas de um possível tigre ou leopardo, porém tendo uma probabilidade maior de ser mesmo um leopardo pois estes animais são mais ativos durante o dia! O que mais me impressionou disso é que eu passei por este mesmo caminho horas antes de ter tirado tal fotos e não me lembro de ter visto as tais pegadas, então o bichano estava nas proximidades dentre o horário que subi e desci a montanha o que apesar de assustador, confesso-lhes fiquei e continuo estando imensamente curioso para ver um destes lindos animais por aqui, somente espero enquanto estou aqui não ter o desprazer de ver um a minha frente ou mesmo vir a ser um alimento para o mesmo!

Comadre espero que você goste das fotos das borboletas que tem no vídeo, infelizmente ainda não fui naquele lugar onde tem o pequeno córrego, mas te prometo que se o tempo estiver bom neste sábado que eu irei dedicar bom tempo para fotografar a maior quantidade de borboletas que eu tiver a oportunidade de ver, ok.

A caminhada foi maravilhosa e quando voltei para o monastério peguei as minhas roupas que já estavam secas e voltando para o quarto as dobrei orgulhoso do meu trabalho pois os brancos estavam bem brancos e toda a roupa gostosamente perfumada.

Tomei longamente necessário gostoso banho e depois fui ver os mestres monges pois as quatro da tarde temos uma outra aula com eles onde mesmo não sendo nada oficializado garantimos sempre comparecer pois estes momentos são valiosíssimos em trocas de informações onde tenho aprendido muitas coisas que não entendia no passado, além disso estes encontros e aulas são imensamente descontraídos onde sorrimos bastante de muitas interessantes historias que são contadas.

Gostaria de fazer uma correção de algo que falei em notas passadas onde falei das imagens pintadas dentro do monastério onde essas muito gráficas dão a impressão de que tudo seja muito assustador! Bem após fazer muitas perguntas a todos os mestres monges vim a entender a razão destas imagens serem assim onde muitas são representadas como corpos humanos com cabeças de animais, enquanto outras projetam imagens de dor e sofrimento com faces amedrontadas e outras muito agressivas e maldosas; Notei também que estas imagens sempre estão abaixo das imagens do grande Mahakala(guerreiro) protetor do Dharma(templo), então isso representa toda uma historia da humanidade com juntamente sua bondade e maldade, ações maldosas e demoníacas com também ações bondosas e puras! O Mahakala(guerreiro) do Dharma está acima de todas estas imagens pois ele sendo o protetor do Dharma não deixa que nenhum mal entre neste sagrado lugar pois muitos fantasmas ou maus espíritos tentam também invadir o Dharma, então por essa razão o Mahakala está ali com sua imensa maldosa e feia cara com posturas de combate de forma bem temível se coloca acima destes maus espíritos e seres maldosos como se ele os contivessem sobre controle pois todos os espíritos demoníacos e maldosos temem o grande guerreiro Mahakala. Todas as paredes do templo são lindamente pintadas onde muitas das imagens retratam também toda uma historia da passagem do Buda com também os sete níveis de sua meditação onde ele entendeu que em cada nível dependendo de uma ação você irá não somente contrair algo que venha nos cobrar em Karma, mas também é através destas ações que também reservamos nosso espaço em lugares bons e cheios de esplendor na espiritualidade ou então iremos também parar em lugares ruins onde este mesmo espirito irá passar por vários níveis de sofrimento para entender suas maldades chegando em um ponto onde ele irá alcançar o socorro e depois de ser ajudado irá ser também preparado para o retorno a vida terrestre a procura do desenvolvimento espiritual e também o pagamento de suas más ações durante toda uma vida Karmica.

Achei tudo isso muito interessante pois noto que os princípios e ideias Budistas tem imensos paralelos caso seja comparado ao espiritismo, como também o catolicismo! Naturalmente usamos terminologias diferentes, espíritos, almas, purgatórios, umbral, sofrimento e retorno, ressurreição, encarne e desencarne, Karma e renascimento; Noto que tudo tem de uma certa forma ligações, porém cada uma em sua forma de crer e ritualizar todas estas passagens, o que naturalmente não faz uma ideia ser certa ou errada pois tudo está trabalhando na ideia que todos nós viemos aqui com uma missão e essa mesma missão é e esta em um processo de desenvolvimento para o espirito e alma onde em vida tentamos não errar para que essa passagem para o outro mundo seja feita sem sofrimentos garantindo-nos assim um bom lugar nesta nova vida pós morte/passagem; A realidade é que aqui nesta existência todos nós temos o livre arbítrio de acertar ou errar e são estas nossas ações certas ou erradas que irá nos acarretar possíveis retornos em nossos Karmas pois a vida é cíclica e paralela a espiritualidade tudo está em uma moção onde o que é feito nos é retornado não da mesma forma, mas de forma bem mais grave, seja essa na maldade como também na bondade onde o bem que é feito lhe retorna kamicamente com mais intensidade e da mesma forma todo o mal causado é de você cobrado em Karma sempre com mais intensidade do que a maldade que você fez!Tudo ciclicamente trabalha para o nosso melhor aprendizado e entendimento das coisas, pois isso é evoluir para uma passagem sem dores e sofrimentos.

O final do dia foi feito de muitas boas gargalhadas onde Mike e eu tivemos um maravilhoso momento conversando do passado, o que fizemos e deixamos de fazer! Quais foram as piores e melhores coisas também que fizemos e também coisas engraçadas que vivemos nesta nossa jornada chamada vida; Mike e eu somos muito parecidos em muitas coisas e depois desta conversa vim a entender que mesmo apesar de ser imensamente pensante (Mike) e outro imensamente agitado e falante (Eu), que mesmo assim existem muitos paralelos em nossas vidas e nossas atitudes para com essa mesma vida também. Mike da mesma forma foi muito maluco exatamente como eu fui onde no passado brigas, drogas e bebidas eram forças presentes em nossas vidas passadas porém concluímos que tudo isso era na realidade somente uma preparação para muitos momentos que viemos a viver muitos anos após todas estas loucuras do passado pois as mesmas loucuras nos deu uma sólida base para hoje aplicar muitos ensinamentos em nossas vidas, algo que achei inteiramente interessante.

Passamos várias horas conversando e desabando no chão de tanto rir com tantas presepadas que já fizemos, sorrimos largamente e as gargalhadas eram contínuas pois um terminava uma historia e o outro lembrando de algo parecido contava uma outra historia o que foi algo hilário, pois não parávamos chegando ao ponto de chorar de tanto rir e até sentir câimbra no estomago de tanto que rimos nesta noite! Eu e Mike fomos dois demoninhos desfasados de gente...

Tivemos também a visita de dois pequeninos monges e Edson sendo Edson improvisei um jogo de basquete onde a lixeira virou a cesta e a bola que usávamos era uma patética bolinha pequenina de homem aranha que Mike trouxe com ele, então a competição foi terrível onde nós quatro, dois marmanjos e duas crianças se divertiam em um pequeno espaço de menos de três metros quadrados; Meu time perdeu somente por um ponto mas o jogo acabou porque a luz acabou, o que é muito comum aqui todos os dias.

Após o jogo tomei meu banho gelado e como um louco ouvindo Psírico com uma pequenina lanterna virada para o teto do banheiro tomando um gelado banho! Por mais incrível que seja falar isso, mas são dias como estes que você realmente vem a entender que o simples é as vezes tão mais valoroso do que grandes eventos em nossas vidas!

Acabei o banho e vim deitar pois estava muito cansado, infelizmente não consegui dormir então escrevi, estudei depois tentei descansar novamente onde novamente não consegui dormir, então eu simplesmente fiquei quietinho deitado curtindo os sons dos bichinhos durante toda a noite até chegar o horario de me levantar, tomar meu banho e me arrumar pois tinha um compromisso no dia seguinte onde iria visitar Boudhar com kensang.

Domingo 21 de Agosto
Domingo foi um dia especial pois fui passear em Kathmandu com Kensang este incrível ser que muito tenho me apegado pois me vejo em muitas de suas ações onde as vezes nos surpreendemos com as mesmas, pois normalmente atentamos para os mesmos detalhes nas coisas quando andamo; É como se estivéssemos sempre prestando atenção na beleza de uma mesma flor, um cenário, um bichinho ou coisa parecida! Temos também o habito de nos dirigirmos as pessoas com o mesmo respeito prontamente nos dispondo a ajudá-los, uma ação e atitude que é exatamente igual.

Na descida vi o queridinho Neguinho, ele estava a frente de uma casa e parei um pouquinho para fazer um carinho gostoso naquele pulguentinho! Neguinho estava um sujinho bem porquinho como sempre, porém sempre lindinho com aquela carinha meiga que ele tem pois Neguinho tem uma forma muito gentil e meiga de olhar que é como um cãozinho perdido a procura de ajuda, o que foi o que me chamou a atenção quando o vi pela primeira vez! Neguinho é muito carinhosinho e confesso-lhes que senti saudades dele no sábado quando subi ao topo da montanha com o intuito de fazer-lhes este filme que aqui coloquei.

Neguinho me faz retornar ao meu lar pois ele me faz lembrar de Nina e Chica que são minhas companheirinhas da qual sinto imensas saudades, sinto saudades da forma da qual Nina enlouquece quando eu chegava em casa do trabalho onde ela corria como uma louca pulando nos moveis e latindo abanando seu rabinho descontroladamente somente parando com toda essa bagunça e escândalo quanto eu viesse a fazer longos gostosos carinhos nela pois ela adora um beijinho no pescocinho onde ela abaixa a cabecinha e fica virando o pescocinho de um lado para o outro expondo o mesmo enquanto eu acaricio o lombinho dela!

Chica por sua vez fica entrando por baixo da Nina tentando empurrá-la para que eu faça carinhos no buxinho dela pois ela simplesmente ama quando eu faço carinhos na barriguinha dela; Acho que isso começou porque entendendo que ela sentia dores no estomago após ter consumido alguns comprimidos, eu passei a fazer gostosas longas massagens na barriguinha dela, então criei o monstrinho do buxinho que ama ter a barriguinha acariciada enquanto que a outra monstrinha do lombinho não para querendo toda a atenção para ela pois Nina sendo a líder das duas, acha que ela tem direito de tudo; Isso é muito interessante pois parece que as duas tem um acordo com a outra onde Nina é sempre a primeira em tudo e se Chica tenta burlar este acordo a mesma tem sua atenção chamada por Nina com olhares e sons que faz com que a Chica entendendo a ação, volte ao seu lugar e espere sua vez! Incrível estas minhas bichinhas, eu as amo demais e sinto imensas saudades delas.

Após deixar o Neguinho curtindo a preguicinha dele fomos para a pista pegar o ônibus que diga-se de passagem é uma loucura pois o nome tarados do asfalto é bem aplicável à estes loucos motoristas que são realmente maluquinhos! Mike me falou que uma semana antes da minha chegada aqui um destes ônibus teve grande acidente saindo da pista e caindo morro abaixo onde muitos se feriram mas ninguém perdeu a vida o que achei realmente incrível pois estamos em região montanhosa e os barrancos são verdadeiros abismos.

Bem o ônibus é engraçado e na minha opinião é feito para pigmeus pois o espaço é muito pequeno onde minhas longas pernas mesmo que abertas, tocavam o assento da frente, enquanto que o assento que estava era também imensamente desconfortável. No rádio a bagaceira rolando na maior altura e do lado do motorista um cobrador que é também o ajudante dos passageiros, pois o ônibus daqui é também o meio de transporte de cargas dos pobres agricultores desta região que com suas pesadas cestas de bambu cheias de verduras as levam para uma grande feira no caminho de Kathmandu; Este lugar é um centro de distribuição destes produtos, como uma ceasa Brasileira, mas que porém com uma imensa diferença, a ceasa Brasileira parece ser bem organizada e este centro de distribuição me parecia imensamente precário, sujo e bagunçado.

Algo que notei em Kathmandu como em qualquer parte que você anda por aqui é o grande numero de cachorros soltos pelas ruas! Aqui você vê verdadeiros bandos de 8, 10 e até 15 cachorros sujinhos e bem machucados andando como uma feroz gangue de rua. Eu notei que muitos deles são bem machucados o que me fez sentir imensa pena dos pobres bichinhos, a realidade destas cenas é de cortar o coração! Falo mais a respeito disso no final desta nota.

Chegamos em um local onde descemos do ônibus indo depois pegar uma outra condução que era um mini van que nos levaria para Boudha Estupa que é a estupa mais conhecida do Nepal, e é também sempre mostrada em filmes e documentários feitos do Nepal.

Algo que você logo nota chegando aos arredores da estupa é a limpeza que naturalmente não é nada predominante em nenhum outro lugar de Kathmandu, aliás é um erro falar isso, porque todos os centros influentes Budistas aqui são sempre muito limpos, e é notável a diferença entre o padrão destas duas culturas religiosa e filosófica onde todos os templos Budistas que estive são verdadeiramente impecáveis, porém os centros de adorações dos Hindus são como todos os outros cantos de Kathamandu, uma verdadeira sujeira o que é muito triste pois Kathmandu é uma linda rica histórica cidade, porém a mesma é na minha opinião jogada as traças e o governo nada faz para solucionar todos os problemas desta precária inexistente infra estrutura, o povo por sua vez faz sua parte onde ninguém tem um pingo de respeito pela sua cidade jogando sacos cheios de lixo nas ruas! Gente quando eu falo de lixo eu estou falando de muito lixo mesmo!

Descemos da mini van e fomos andando até Boudha estupa e vendo a distância um dos símbolos do Budismo que é chamado auspicious onde este é um par de lindos desenhados olhos que representa os olhos do Buda em meditação, algo que é muito lindo de se ver.

Este lugar é como falei muito famoso e se alguém viu o filme chamado o pequenino Buda você irá logo saber exatamente do que eu estou falando pois existe uma parte do filme onde o pai e seu filho que possivelmente seria a reincarnação de um importante Lama chegaram com os monges Budistas na cidade de Kathmandu, então eles estando em Boudha estupa são contemplados com o primeiro sinal onde o seu filho que possivelmente seria a reincarnação deste Lama esbarra neste pequenino menino muito sujinho e pobre que é também possivelmente a reincarnação deste mesmo Lama! Nestas imagens Boudha estupa é mostrada diversas vezes neste filme, e estar pisando neste lugar foi realmente uma incrível experiência! Kensang me falou que Boudha tem por volta de 400 anos o que acredito não seja correto porque li em algum lugar que Boudha foi construída por um Rei no seis ou oito, irei pesquisar e lhes prover desta informação com mais exatidão.

Uma vez que você chega em Boudha estupa você anda no sentido do relógio em volta de todo o templo onde no processo você vai passando rente as paredes de Boudha girando os cilindros de oração com o mantra Mani, então foi pra mim um grande momento dar três voltas por toda Boudha estupa girando todos os cilindros de orações no caminho! Notei também que é um lugar onde muitos vem de todas as partes do mundo para uma peregrinação e muitos ali estão reverenciando o Buda fazendo centenas de prostrações se levantando e recitando algo que é Om A Hum algo que nós Budistas recitamos antes de começarmos nossos trabalhos onde acendemos a vela e o incenso para o Buda lhe oferendo também a água em 7 taças metálicas; Este ritual é feito por mim todas as minhas manhãs onde as palavras Om A Hum que quer dizer Buda, Dharma e Shanga são citadas em respeitosa referencia ao Buda.

Fiquei com Kensang lá durante quase toda a manhã, tomamos também café da manhã em um café que ficava no terraço deste prédio onde tive acesso a ótimo visual para fotografar toda Boudha estupa. Kensang adora sair comigo e eu da mesma forma amo a companhia dele, ele é um ser de extrema inteligência e determinação e eu muito aprecio qualquer momento que tenho o prazer de estar com ele.

Ficamos no terraço conversando e fotografando pois Kensang descobriu que tem o dom para a fotografia e ama usar a câmera e todas as lentes que sempre trago comigo. Kensang realmente fotografa coisas que eu diria que ele tem um olho artístico, pois os objetivos de suas fotos são normalmente fora dos normais padrões da fotografia. Pedi um café continental Americano que na realidade nada tinha de continental e nem tão pouco Americano, mas o mesmo estava muito bom, ovos fatias de pães de forma com manteiga e batatas fritas o que acredito ser a razão do café da manhã ter o nome de café Americano, pois os norte Americanos amam colocar batatas fritas em tudo!

Boudha estupa é um local lindo e surreal onde você vê, nota e sente a imensa influência da filosofia Budista, pois muitos peregrinos andavam em volta de Boudha estupa com seus malas nas mãos recitando o Mani mantra,a algo que somente nós Budistas fazemos! Muitos alimentavam as centenas de pombos, muitos giravam também um grande Mani cilindro abaixo da estupa. Notei que muitos outros peregrinos meditavam, outros faziam um grande numero de prostrações se levantando e abaixando com todo o seu corpo e braços abertos no chão apontando os mesmos braços para frente e depois novamente se levantando e fazendo o sinal de Om A Hum e se abaixando novamente e fazendo a mesma ação que foi feita antes! Havia esta senhora que era estrangeira (gringa) fazendo estas prostrações uma após a outra sem parar o que me parecia o pagamento de uma promessa pois ela já estava lá quando nós chegamos em Boudha estupa e depois de ter fotografado e filmado e termos ido tomar nosso café da manhã, a mesma moça continuava lá fazendo as mesmas prostrações sem parar! Quando questionei Kensang a respeito disso ele me falou que ele fez em um ano um milhão das mesmas prostrações o que seria uma média de quase três mil delas por dia, incrível...

Depois do café da manhã fomos dar uma volta e ver as lojas de artesanatos que existe por toda a parte e uma vez que amo coisas assim apreciei muito as lojas deste local onde irei retornar antes de ir embora pois estarei comprando um grande Buda que vi e achei lindo, então será para mim um imenso prazer tê-lo no meu lugar de reverencias e orações.

Comprei muitos chás pois já não aguento mais os mesmos chás que tenho aqui então aproveitei o ensejo e comprei uma grande coleção de gostosos chás; Comprei também algumas camisetas que achei lindas com os símbolos dos auspicious e outras que achei interessantes também, porém, irei como falei retornar lá e comprar mais coisas e algumas delas são algumas batas indianas que vi e amei e eu amo batas indianas!

Saímos de Boudha estupa por volta de uma da tarde pois estávamos a espera de um amigo de Kensang e também a espera do Lama Jyamyang que chegamos a encontrar por lá, porém ele tinha um compromisso em um monastério em Boudha e não pode ficar muito tempo com agente, então ficamos a espera do amigo de Kensang que nos ligando antes de 1:00 da tarde nos comunicou que estava muito ocupado não podendo vir nos encontrar; Kensang e eu então saímos de Boudha e fomos para Phaspati que é aquele lugar que já estive antes que é o lugar mais sagrado para os povos Hindus do Nepal pois é lá que eles fazem as cremações dos corpos de seus entes queridos.

Domingo era também o aniversário de Krishna o que fez Phaspati estar totalmente abarrotada de pessoas o que foi novamente uma grande oportunidade para fotografar coisa interessantes.

Tentei entrar no templo mas fui barrado por um policial que me falou que aquele lugar não era para a visitação de estrangeiros, somente Hindus poderiam entrar, o mesmo foi delicado com uma mula mas tenho estado tão zen ultimamente que nem me toquei com a grossura do canseira! Estava também calçado com um tênis que mesmo não sendo de couro o policial apontava para o mesmo indicando que nada que tinha couro bovino deveria passar daqueles portões, então saí e fui para uma outra parte visitar outros templos hindus. Gente o local infelizmente estava ainda mais sujo do que o dia da minha primeira visita neste lugar, lixo por todas as partes, cachorros e seus excrementos por todos os lados e também muita fumaça de corpos sendo cremados! Fomos desta vez para o outro lado do rio onde eu vim ficar exatamente acima do local onde eles estavam fazendo as cremações o que naturalmente me arrependi pois fui envolvido por uma densa camada de fumaça de alguns corpos que estavam ali abaixo de mim sendo cremados, e uma vez que tive o desprazer de sentir o real cheiro destes corpos sendo queimados ali abaixo de mim, eu vim a concluir que eu possivelmente venha a ter um grande problema com churrascos porque o cheiro do corpo humano comparado ao cheiro de um churrasco é somente se difere quando os cabelos e unhas são queimados, porque o resto é exatamente igual! Espero não fazer-lhes pensar no que digo aqui agora quando vocês forem no seus próximos churrascos.

Saímos de onde estávamos e fomos para o outro lado do rio onde de lá tinha uma vista mais ampla de todos os corpos sendo cremados como também tive acesso a um lugar que fiquei muito interessado em fotografar na minha primeira visita que infelizmente estando muito tarde não tinha luz suficiente para ter o tipo de fotografia que tirei nesta visita; Outras fotos que amei ter tirado foram as fotos dos gurus que são imensamente incríveis pois estes vivem uma vida eremita e nômade meditando e andando por todo o Nepal e Índia! Eles fazem também uso de haxixe e são as únicas pessoas que tem total liberdade para fazer isso sem que a policia os venha incomodar.

Tirei fotos fantásticas de vários deles o que adorei fazer pois havia comentado com kensang que adoraria ter a oportunidade de fotografar estes povos. Phaspati estava uma loucura e o cheiro de corpos queimando com a horrível fumaça fez com que eu ficasse um pouco enauseado e pedi Kensang para irmos embora, um pedido que ele adorou pois me falou mais tarde que não gostava daquele lugar e somente foi ali comigo porque queria me proporcionar tal prazer de visitar tal lugar! Agradeci Kensang profundamente pedindo-lhe também desculpas por fazê-lo estar em lugar que ele não gostava, porém a humilde resposta de Kensang foi que ele não se incomodava pois a companhia era muito boa.

Subimos uma longa escadaria dando uma volta por Phaspati indo ao topo de uma montanha ver as ruínas de um velho templo Hindu que achei muito interessante; Como era de se esperar havia grande numero de macacos por todas as partes destas ruínas e enquanto fotografava tudo ouvi um berro de Kensang que me fez correr ao encontro dele e lá chegando notei que um macaco havia pulado na frente dele agarrando a minha sacola que ele carregava! A cena foi hilaria pois ele puxava de um lado e o macaco puxava do outro lado, até que o macaco muto malando notando que não podia medir forças meteu a mão dentro da sacola pegando duas camisetas que tinha comprado; Fiquei sorrindo sem parar pois Kensang estava chateado que o danado tivesse pego as camisetas, porém disse para ele que o macaquinho iria logo abrir mão das camisetas pois o que ele realmente queria era comida e não as camisetas! Kensang tentou buscar alguns grãos mas quando ele voltou eu já tinha em mãos as camisetas e somente esperava por ele para irmos embora.

Saímos de Phaspati e fomos para Thamel onde queria comprar alguns livros pois estando aprendendo a língua Tibetana necessitava de um bom dicionário Inglês, Tibetano; Comprei também alguns outros livros pois aqui eu estou tendo acesso a livros que realmente não conseguiria encontrar na Austrália, então enlouqueci dentro da loja comprando um bom numero de livros que com certeza hão de me ajudar a me aprofundar mais em muitos assuntos filosóficos que tanto adoro.


Kensang e eu andamos muito em Thamel, Thamel é um lugar de comércio para turistas onde ali tem vários hotéis, hosteis, pensões e o que você quiser, do caro ao muito barato onde você dependendo do preço a pagar vai dormir com pulgas e baratinhas; Thamel é também um lugar menos sujinho que os outros lugares que você vê por aqui e acho que isso somente tem haver com o turismo e seus turistas!

Convidei Kensang para irmos comer em um restaurante de um hotel que eu conheci antes, bem, eu vi o restaurante e gostei mas não entrei nele pois não tinha tempo quando estava lá pois estava apenas indo ao banco e tinha que voltar para o meu curso de Nepali naquele dia!

Kensang aceitou o convite curioso pois queria saber como era a cozinha ocidental que na realidade não havia nada de interessante e quase todos os pratos tinham carnes o que naturalmente não era o que queríamos após ter visto tantos corpos sendo queimados! Pedi um prato de verduras locais fritas a moda Tailandesa com também um curry verde de verduras e rolinhos primavera; Para beber tomamos sucos de mangas sem gelo pois vocês sabem que o gelo é feito da mesma contaminada água enquanto que o suco é concentrado usando somente um pouquinho de água mineral que foi uma exigência minha. Kensang e eu degustamos delicioso almoço quase três da tarde sentamos do lado de fora do restaurante em um jardim que era bem arrumadinho.

Terminamos nosso almoço e eu já muito cansado não aguentava mais o barulho de carros, motos, sujeira, animais por todos os lados e uma poeira negra com um péssimo odor que mês fez muito estressado ao ponto de já estar com saudades do paraíso, algo que já se fazia bem mais aparente nas minhas atitudes e ação! A realidade é que desde o momento que entramos no ônibus quando saímos do monastério as cinco da manhã eu já passei a não curtir muito a saída pois este lugar tem uma influencia tão demasiada em você que quando você se encontra na realidade de um lugar sujo, barulhento com animais por todos os cantos e pessoas gritando por todos os lado e buzinas de carros motos e tudo mais, você chega a ficar realmente estressado, e isso foi o que aconteceu comigo logo que saímos do ônibus para pegar o mini van, ou seja, no inicio de nossa saída logo de manhã.

Algo que vi também que me deixou de coração partido foi notar o sofrimento dos pobres animais que você vê por todas as partes deste lugar, notei que cachorros, gatos, vacas, porcos e macacos estão soltos por todas as partes porém nenhum destes pobres animais tem nenhuma forma de assistência veterinária como também não existe nenhum departamento que lide com quaisquer problemas ligados ao animais e nem mesmo existe uma agência de proteção a estes pobres bichinhos!

O que me deixou de coração partido foi olhar nos olhos dos cachorrinhos e poder ver em seus tristes olhares que os mesmos sofrem, os bichinhos sofrem com a fome, com os parasitas que os comem enquanto ainda vivos, sofrem a falta de cuidados e respeito em um país que supostamente tem o animal como um sagrado ser vivente!

Tenho meditado muito nisso nos últimos dias tentando de alguma forma entender este lado hipócrita desta cultura porque em todos os cantos que você ande por aqui, seja de norte a sul e leste a oeste, a religião Hindu é praticada tendo o animal bovino como um ser sagrado, porém você os vê sofrendo pelas ruas! Me lembro de Bhuvan me explicar a respeito disso pois ele sendo Hindu e praticante desta religião me falava do amor, respeito e carinho com os animais bovinos, pois estes são sagrados, porém isso é totalmente contraditório ao que se é praticado. No Nepal você pode ser preso por matar um boi ou uma vaca, nos murais e esculturas que vi existe uma predominante presença dos bichos como se os mesmos fossem seres a serem respeitados pois os mesmos são sempre mostrados ao lado de Deuses Hindus o que novamente vendo o tratamento dos pobres bichinhos, notei também que tudo não passa de uma grande hipocrisia porque você adora e louva o boi e a vaca tendo-os como a representação de uma possível mãe e pai e no entanto os mesmos que pratiquem isso e acreditem nisso passam ao lado de um pequeno bezerro mugindo desesperadamente no meio de uma pista a procura de sua mãe sem nada fazer para ajudar o pobre perdido animalzinho! Vi de perto cãezinhos com suas cabeças abertas expondo o que parecia seus ossos porém a mesma ferida estava coberta de vermes que saciavam sua fome enquanto o pobre bichinho olhava triste no nada.

Tive o desprazer de ver bem de pertinho vacas, bois e porcos se alimentando no lixo comendo podres restos que são jogados por todos os lugares e ao passar e ver a triste cena bem de pertinho, notei que estes animais tinham suas pernas machucadas e bichadas também; Seus traseiros totalmente cheio de feridas, moscas e bichos novamente se alimentando do pobre animal enquanto o mesmo sofria sua existência! Após ver tantas coisas assim e estar imensamente triste e depressivo pedi a Kensang que viéssemos embora pois não aguentava mais o estrese de ver o sofrimento de tantos bichinhos sem nada poder fazer.

Kensang queria pegar um ônibus algo que não aceitei oferecendo pagar um taxi de volta para o monastério pois a minha vontade era de simplesmente sair correndo daquele lugar sem olhar para trás! Pegamos um taxi e logo este outro camarada abriu a porta do passageiro da frente entrando no mesmo taxi ainda em movimento; Este sujeito falou algo para o motorista que naturalmente não entendi e pedi para Kensang perguntar por qual a razão esta pessoa estaria viajando conosco uma vez que eu estava pagando o taxi? O motorista respondeu que esta pessoa era seu amigo e que o mesmo estava indo para lhe fazer companhia no retorno para Kathmandu, algo que naturalmente não gostei pois li diversos relatos de viajantes que acabaram sendo roubados e espancados pegando um taxi onde já existia uma outra pessoa ou como no nosso caso uma pessoa extra entrando no taxi quando o mesmo ainda estava em movimento! Naturalmente minha proteção pessoal é prioridade então simplesmente abri a minha mochila e peguei meu oito em um canivete que tem uma longa e sempre muito afiada lamina onde removendo o mesmo da mochila deixei-o escondido na mão aberto e preparado para qualquer emergência; Chequei também a porta abrindo-a no meio do caminho e me desculpando dizendo que achava que a porta estava aberta! A verdade é, eu não hesitaria por um segundo em agir e aniquilar o sujeito que sentava a minha frente caso o motorista mudasse o caminho por onde ele deveria estar dirigindo para nos trazer aqui para o monastério, então se os mesmos tivessem qualquer má intenção eu lhes garanto que um deles estaria logo fora de ação tendo somente o outro para me divertir! A estrada para o monastério tem um monte de saídas para matas fechadas e de difícil acesso então caso um camarada tenha a má intenção de fazer-lhe algum mal, o lugar é bem propício para isso pois caso algo aconteça com você, ninguém ficaria sabendo porque o vale é muito isolado.

Decidi mudar com os caras mostrando que eu não tinha nenhum receio de estar ali com eles e comecei a conversar com os caras numa boa perguntado coisas sobre o carro, preço das coisas, cultura e todas as coisas que via interessante na cidade e cultura deles; Os camaradas começaram a falar sem parar e a conversa ficou bem gostosa onde aquele receio foi acabando, porém continuava sempre antenado!

Incrível como são as coisas, você se condiciona de tal forma ao que você lê e ouve que você acaba estando sempre com sua guarda pra cima e as vezes isso pode ser muito perigoso pois o cara que sentava a minha frente não tinha a menor ideia de que ele tinha uma lamina muito afiada a exatamente centímetros de distancia de sua nuca onde somente com um sutil movimento meu e um movimento errado do motorista, este pobre coitado a minha frente iria sem sombra de duvidas passar o resto de sua vida travado em uma cadeira de rodas.

Felizmente a corrida chegou ao final sem nenhum problema e os dois camaradas sairão do carro para um muito amigo aperto de mão me dando também seu cartão caso eu necessitasse de seus serviços no futuro.

Finalmente chegamos novamente no paraíso e agora a gostosa subida até o monastério já me fazia ficar bem mais relaxado pois eu agora sentia que estava de volta em casa.

Nesta nota irei deixá-los por aqui fazendo um agradecimento especial para você Carminha Trajano e para você Rozilda, obrigado pelos livros e obrigado por qualquer doações que voces possam nos oferecer, um algo eu posso lhes garantir, seus presentes hão de ser bem usados pois a necessidade é imensa. Rozilda por favor agradeça ao seu amigo da loja que está nos ajudando com sua doação, diga-lhe que eu agradeço de coração pela ajuda, a ação de vocês me dando este tão necessário suporte e apoio move meu coração, obrigado pela ajuda de todos vocês.

Desejo a todos vocês muita paz, muita felicidade e muita alegria, espero que logo estejamos novamente juntos por aqui, pois estar com todos vocês é sempre um imenso prazer.

Abraços com saudades aos familiares, amigos, as lindas mãezinhas e todos vocês que fazem deste meu mundo um mundo bem melhor para se viver.

Namaska,

Edo

No comments: