Monday, August 1, 2011

"A mão impessoal do governo nunca pode substituir a mão amiga de um vizinho na ação comunitária"


O sucesso nunca será um grande passo no futuro,
o sucesso é um pequeno passo dado neste
agora que irá criar grandes efeitos no
Futuro”
De: Jonatan Martensson

Namaste,


Hoje estava correndo fazendo um monte de coisas e veio a mente um algo muito interessante que me deu um friozinho gostoso no estomago, isso foi a ideia de que eu já vou estar em kathmandu na próxima segunda feira juntamente com outros voluntários e o pessoal da agência da Volunteer Nepal Aid; A cada dia passado é um a menos a ser esperado e agora estou realmente prestes a embarcar nesta minha nova jornada da qual confesso-lhes, tem me feito imensamente curioso.

Eu tenho estado sempre em contato com a agência e já tenho em mãos as informações de como será os meus primeiros dias, nada detalhadamente como gostaria pois isso irei realmente receber durante a orientação que nos é dado no nosso segundo dia em Katrhmandu; Dia 7 de agosto após a chegada somos todos transferidos para o hotel onde iremos ficar que é chamado Kathmandu Peace Guest House, descansaremos por algumas horas e depois nos encontraremos a noite para jantar juntamente com todo o grupo de voluntários e também o pessoal da agência.


Dia 8 de Agosto até o dia 11 de Agosto estarei fazendo treinamentos pois estou envolvido em vários programas então o meu treinamento é mais extenso para mim! Dia 12 Agosto, Passeio em Kathmandu com visitas nos templos Budistas e Hindus; Dia 13 de Agosto estarei partindo de Kathmandu cidade indo para o primeiro monastério que vou ficar nas minhas primeiras semanas; Estarei sendo recebido pelos Lamas e monges Budistas do monastério sendo também apresentado a todas as facilidades do mesmo monastério, tipo salas de aulas, materiais que terei acesso para usar e coisas deste tipo. Naturalmente vou estar usando a estrutura deles mas estou trazendo livros de gramatica Inglesa com outros livros que estarei usando durante este projeto.

Este primeiro monastério que vou ficar inicialmente fica a somente 15kms de Kathmandu o que é muito bom pois estarei a uma curta distancia podendo andar até a cidade para acessar a internet, melhorar o meu preparo físico e também fazer compras caso eu precise de alguma coisa pois eu somente terei acesso a digamos certos luxos uma vez que eu esteja em Kathmandu. Entre dias 13 e dia 29 de Agosto estarei trabalhando no meu primeiro projeto neste monastério e depois sigo para o meu segundo projeto que será um trabalho conjunto dando aulas de Inglês e trabalhando nas bem feitorias deste outro monastério que estarei ficando, este ainda não sei onde será, mas espero que este seja em Chitwan ou Pokhara pois estes dois lugares são imensamente belos em sua natureza e são lugares que quero muito estar, fotografar e fazer alguns videos que todos vocês irão ter acesso via youtube pois estarei colocando estes video diário no youtube, então será uma oportunidade para voces acompanharem a viagem comigo. Eu coloquei também um pedido para ir trabalhar nos monastérios no Himalaia pois seria fantástico ter a visão destas belas montanhas a minha frente e poder ali meditar sentindo toda a energia de tal esplendido lugar! Sei que irei estar aos pés do Monte Everest mas isso somente estarei fazendo no meu terceiro e ultimo projeto estando lá, então terei que me contentar trabalhando nos lugares onde exista uma certa urgência e necessidade, então ainda não sei onde vou estar no meu segundo projeto mas opções eu sei que terei muitas pois a necessidade de ajuda é muito grande no Nepal.

Tenho achado incrível como as coisas tem acontecido onde uma coisa leva a outra e tudo tem acontecido com facilidade, aliás, bem mais facilidade do que esperava pois as coisas tem simplesmente acontecido como se alguém fosse a minha frente abrindo os caminhos para mim passar pois até agora eu realmente não encontrei muitas dificuldades em tudo isso que estou fazendo, e por incrível que se pareça, uma coisa tem levado a outra e tudo tem acontecido sem muito estres! Naturalmente ter estado doente foi algo que realmente me deixou muito mal, mas agora que já estou quase 100%, eu entendo também que até isso aconteceu na hora certa pois como já havia falado, melhor agora aqui, do que durante a viagem longe de casa.

Estive ontem com um bom amigo que é também budista e que tem as mesmas ideias, ele um senhor de grande sucesso sendo uma pessoa que teve um dos melhores restaurantes Chines aqui em Melbourne e depois de ter decidido sair desta sociedade, montou um outro restaurante tão bom quando o outro, senão melhor do que o outro antigo! Andrew é um camarada sensacional e ontem enquanto estava com ele conversamos a respeito da minha viagem e da importância de estar fazendo isso que estou fazendo, digo isso na razão espiritual e pessoal como também a razão social e comunitária da qual tenho grande paixão; Falávamos de tudo isso e ele também indo viajar agora para a Ásia achou interessante que duas pessoas estivessem indo em praticamente na mesma direção, viajando quase no mesmo dia e ficando fora durante a mesma quantidade de tempo! Eu naturalmente me empenhando mais nestes projetos sociais que ele ficou muito interessado e gostaria muito de participar me ajudado no que fosse necessário! Quando Andrew falou isso eu aproveitei e perguntei: Andrew você ocupa uma posição de status e bem privilegiada e se juntarmos forças poderemos fazer muito por estas pessoas que tanto necessita de nossa ajuda? Andrew achou a ideia fantástica e desde já se prontificou ajudar os amiguinhos do Nepal pois ele também acha a causa muito justa.

Andrew falou também que irá entrar em contato com um grande grupo de amigos que estejam no mesmo privilegiado nível que ele se encontra e que tenham também os mesmos desejos de se disporem financeiramente investindo em projetos assim como este que eu estou me empenhando; Achei interessante que de uma simples conversa eu já tenho o suporte financeiro deste amigo e sei que sendo o homem Budista de palavra que ele é, eu sei que juntos iremos fazer muito para ajudar tantas pessoas.

Eu estive dias atrás assistindo um documentário no youtube que falava de um grande problema social e também mundial que é o tráfico de crianças e jovens para a prostituição, este problema é imenso em muitos países do mundo, continentes tais como Europa, Ásia, América do Norte, Central e América do Sul tem estes problemas, infelizmente! Índia se tornou um paraíso para o turismo da prostituição infantil uma vez que as autoridades simplesmente fecham seus olhos para o que acontece como se nada realmente tivesse acontecendo! Hoje muitas crianças trabalham no que se chama rua vermelha nos distritos de Bombay, Calcutta, Delhi e outras capitais Indianas onde em totalidade são em torno de 70% de crianças e jovens adolescentes. A policia também faz a sua parte recebendo dinheiro dos prostíbulos se fazendo ausente sem oferecer nenhuma proteção a estas pobres crianças que são compradas no Nepal e em outros pobres povoados deste continente, de acordo com pesquisas de agências internacionais, hoje a prostituição na Índia tem em sua totalidade adolescentes e crianças entre idades de 6 e 15 anos.

Estarei tendo acesso a alguns orfanatos e irei também procurar uma organização que trabalha em resgates destas crianças na Índia trazendo-as de volta para o Nepal. Mesmo que a abolição da escravatura tenha sido banida mundialmente, hoje existem grandes vestígios de que esta industria do sexo continue prosperando escravizando estas pobres crianças e adolescentes; Muitas destas crianças são compradas de seus pobres parentes enganosamente com a promessa que as mesmas serão colocadas para adoção indo possivelmente viver no exterior em países do primeiro mundo tendo chance a educação e um meio de vida melhor, infelizmente estas mesmas crianças são destinadas a trabalhar na industria da prostituição na Índia, um mercado imensamente rentável para os donos dos prostíbulos! Anos atrás o submundo começou com o tráfico de mulheres onde as mesmas eram raptadas e colocadas sobre constante guarda em lugares trancadas trabalhando como prostitutas; Países tais como Índia, França, Inglaterra, USA, Austrália e muitos outros em muitos outros continentes fazem parte deste cartel continuando com a exploração de crianças e mulheres. De acordo com estudos feitos pela ONU, esta industria é muito rentável devido a forma ação onde o investimento inicial é de baixo e a criança/mulher é explorada diversas vezes em uma noite e possivelmente durante anos garantindo-lhes um grande retorno pelo baixo investimento.

É muito triste falar de tudo isso, sinto imensa dor falando disso pois isso demonstra tal qual muitos seres humanos/desumanos são tão podres sustentando tal mercado ilegal, tanto o doente que aprisiona o pequeno ser, com o mais doente ainda que usa tal serviço; Não consigo entender a mentalidade, falta de caráter e sentimento de solidariedade para com o ser humano que sofre tais tratamentos! Triste, muito triste esse mundo que vivemos hoje.

Eu medito muito no mundo e em tudo que acontece, tento ver este mesmo mundo de forma mais ampla entendendo o porque te tantas coisas; Eu sempre falei que a corrupção é o câncer de qualquer sociedade e não importa tal qual seja o tamanho da corrução, a verdade é que a corrupção é corrupção seja ela independente do tamanho da ação tomada por aquele que se corrompe. O que realmente não consigo entender é o porque de tanta ganancia onde muitos que estão no poder usam tal poder para desviar verbas se beneficiando sem ter o mínimo valor próprio ou respeito a sua bandeira e pátria! Todos nós sabemos que estes seres roubam dos cofres do governo incessantemente sem pensar em ninguém a não ser eles próprios.

Eu realmente não consigo entender isso e acredito que todos os políticos do mundo deveriam ter suas contas bancárias auditoradas todos os anos e todos os seus patrimônios como também o patrimônio de suas famílias auditorados anualmente por uma instituição privada e incorruptível onde todos deveriam prestar contas de tudo que seja adquirido dentro de seus mandatos, poque se isso acontece acho que a corrupção seria bem menor em todos os cantos do mundo.

Desculpas falar de tudo isso aqui como falo, sinto que estou desabafando porque me senti muito afetado por tal documentário que vi e quando começo a colocar uma coisa aqui e ali, a lista de coisas vai crescendo e logo chego num ponto onde realmente me sinto afetado com tantas maldades e tanta ganancia que existe por este nosso planeta, então me perdoem pelo desabafo.

O meu final de semana foi legal, tirei a moto da garagem ontem e fui dar uma rápida volta na baia, o dia tava bonito e ensolarado, porém como sempre muitíssimo fresco, isso para não dizer gelado! Apenas curte uma gostosa volta na baia sem fazer muitas presepadas; Bem, naturalmente acontece aquele momento onde você está chegando perto naquela curva maneira que você não resistindo da aquela aceleradinha para curtir a curva um pouco mais, mas no geral tava de boa, bem calminho mesmo.

Amanha é dia de ir ao dentista novamente algo que confesso-lhes não estou nem um pouco afim de fazer, mas é necessário fazer então estou indo logo cedo sofrer um pouquinho antes de começar o meu dia. Irei também visitar um grande amigo que trabalha comigo em projetos assistenciais aqui, eu trabalho com ele no desenvolvimento de ideias e atividades terapêuticas para serem usadas nos grupos de jovens que ele trabalha; O que começou anos atrás como somente uma ideia hoje se tornou parte do sistema de trabalho usado pelo departamento de serviços de saúde que naturalmente muito brigou no início não aceitando as ideias, mas felizmente hoje vendo o potencial das mesmas aderiu muitas delas fazendo que as mesmas sejam parte de suas operações em muitas outras organizações que recebam fundos do governo.

Gostaria de agradece a todos voces que já começaram a fazer o que sugeri quando falei de economizar uma bebida para uma instituição que necessite de verbas, é um pequeno algo a fazer para um grande resultado a se obter, não é verdade?

Legal que vocês tenham entendido a ideia e já estejam também colocando isso em prática pois eu acredito que tudo é possível e que nós podemos mudar o mundo se começarmos a agir comunitariamente; Aqui na Austrália um jovem de menos de 25 anos após ter voltado de uma viagem no exterior começou um projeto que se chama Thanks Water (Obrigado pela água), ele simplesmente ofereceu a ideia a empresas que comercializem água onde estas mudaram os desenhos das garrafas colocando em preto e branco as palavras Thanks Water for Poverty (Obrigado pela água para a pobreza), hoje se tornou comum todos comprarem a água desta mesma empresa que quadruplicou suas vendas e cada garrafa comprada doa 10% para a instituição que este jovem começou e hoje após alguns meses de atividade ele já conseguiu verbas para colocar poços artesianos em muitas vilas na África e Ásia.

Nem sempre podemos construir o
futuro para nossos jovens,
mas podemos preparar os Jovens
para um Futuro Melhor”
De: Franklin Roosevelt


Isso demonstra que se tivermos boas ideias a comunidade solidariamente começa a fazer parte desta causa, então espero que vocês entendam a razão do meu pedido e da minha ideia e espero também que isso se torne uma bola de neve pois vocês vão estar fazendo uma imensa diferença nas vidas de muitos que não tiveram a mesma oportunidade que eu ou você tivemos.

Uma bebida a menos a cada saída, é somente isso que lhes peço e sei que vocês sabem que isso é possível, não é verdade?

Amigos um grande abraço a todos vocês, obrigado uma vez mais pelos e-mails e por todo o seu apoio, fico imensamente feliz de estar sempre aqui com vocês e amo os e-mails de cada um de voces, obrigado pela sua presença.

Dhanyabad bida paau,

Edo

No comments: