Wednesday, August 10, 2011

"Saudades é aquele sentimento que afaga o coração"


Em cada problema
uma nova oportunidade”



Saída de Melbourne, chegada em Kathmandu


Bom dia para todos, espero que essa manhã de hoje seja uma outra onde todos vocês acordem para novamente concretizar muitas coisas, se não isso, que este sábado seja um de muito sol onde todos vocês possam compartilhar momentos inesquecíveis ao redor de todos aqueles que te ama.

Estou agora no Nepal em kathmadu, cheguei aqui as 10:30 desta manha onde estou me sentindo absolutamente exausto com todos os transtornos que passei nas últimas 24 horas. Como havia falado na minha ultima nota, os problemas começaram com a mochila mais este foi solucionado sem nenhum problema e acabei pegando uma mochila um pouco menor porém bem mais robusta e durável com uma também garantia melhor! A diferença de preços foi de quase AU$170.00 então ter este problema com a mochila foi até bom porque tenho agora algo bem melhor que saiu com este desconto de AU$170.00 dólares, então disso eu não posso reclamar, então mais uma vez eu digo que existem forças me ajudando nesta viagem e missão é algo que eu acredito tenho aqui.

A saída de casa foi um pouco difícil pois Nina e Chica por alguma razão se mostravam bem depressivas o que foi muito chato de se ver, Nina desde ante ontem a noite já estava agindo de forma muito diferente se isolando o tempo todo e não querendo brincar como normalmente gosta de fazer; Chica sempre muito preguiçosinha colou comigo e agia mais manhosa do que nunca ficando o tempo todo do meu lado.

Fefas e Nicholas me levaram ao aeroporto e foi bom estar com eles pois eu os amo demasiadamente, meus amigos e grandes companheiros! Lauren não pode vir pois estava fazendo um curso de primeiros socorros, então nos despedimos muito cedinho antes dela sair.

Como falei em nota passada, achei muito estranho que não estava muito ansioso com a viagem, de fato não estava nenhum pouco o que é muito contrario a minha atitude normal, pois como falei eu simplesmente amo viajar e a cada viagem que fiz no passado eu contava as semanas, dias, horas e minutos para que tal dia logo chegasse e eu viesse partir, então achei isso muito estranho pois estava imensamente calmo com se estivesse indo somente ali e já voltava.

Cheguei no aeroporto quase duas horas e meia com antecedência pois tendo dua mochilas enormes e pesadas eu pensei que acabaria tendo problemas pois aqui eles são muito chatos e quando a sua bagagem de mão passe de cinco quilos eles começam a te atormentar falando que você tem que tirar as coisas desta bagagem de mão e colocar na sua mala/mochila que vai no compartimento de cargas; Surpreendentemente não tive nenhum problema, e a pessoa que me atendeu foi imensamente meiga e gentil onde eu da mesma forma retrucava carinhosamente narrando algumas curtas historias de quando trabalhei para a mesma companhia neste mesmo aeroporto. Acho que tudo tem também haver com a forma da qual você se expressa e humildemente conversa com as pessoas.

Depois do checkin feito fiquei mais um tempo com Fefas e Nicholas, almoçamos juntos e falamos desta viagem e coisas assim, algo que achei muito gratificante ter este almoço pois vou demorar um tempo para curtir a presença de todos eles.

Exatamente 15 minutos para as três da tarde me despedi deles e fui seguindo o meu caminho indo para a alfandega o que foi na realidade muito rápido pois o aeroporto estava hoje bem calmo. Quando cheguei na sala de embarque os problemas começaram pois o avião que estaria nos levando para Singapura não estava no pátio pois o mesmo estava bem atrasado! Esperamos muito até que fosse possível embarcar e saímos de Melbourne somente as 17:30 o que naturalmente já iria dificultar tudo para mim pois estaria pegando duas conexões até chegar aqui, então isso complicou tudo, mas a viagem de Melbourne para Singapura foi um verdadeiro show.

A Qantas agora está com uma ótima frota de Airbuses A380, o avião é como havia falado antes, gigantesco e tudo ficou maravilhoso depois que entramos no avião pois o mesmo era novíssimo! O Avião é simplesmente lindo das paredes ao carpete, to teto ao banheiro e tudo que você possa pensar que seja de bonito ele é. Agora o que mais me impressionou de verdade foi toda a tecnologia que a Qantas pagou para ter nesta frota, simplesmente incrível! Os assentos são bem maiores te dando um ótimo espaço para as pernas, a mesma poltrona tem também uma ótima inclinação o que te faz novamente sentir-se bem mais confortável. A tecnologia para o entretenimento que falava antes é algo maravilhoso onde hoje você pode trazer contigo consigo um USB drive com as músicas que você goste; A tela para jogos, filmes, jornal e televisão está bem maior e vem também com a tecnologia de touch como em um Iphone. Amei os jogos, a lista de filmes é extensa onde tantos são os filmes que os mesmos foram separados por ordem alfabética, então da para entender a quantidade e variedade que se tem; Além disso você tem também acesso a televisão, noticiários e jornalismo, investimentos e mercados financeiros do mundo, documentários e outros canais interessantes, muitos são estes que eu somente pude dar uma rápida olhadinha em quase todos eles. Se você gosta de música você tem uma imenso coleção e variedade destas com álbuns antigos com estilos de músicas para todos os gostos! Os jogos são agora tridimensionais com também uma grande variedade destes, eu adoro jogos eletrônicos então eu estava no paraíso pois passei boa parte do tempo jogando ou assistindo filmes.

Agora se você tirar toda esta tecnologia que é fantástica você acaba ainda tendo uma ótima qualidade de conforto e também qualidade de voo onde o espaço é bem maior onde você fica confortavelmente sentado e quando você deita a poltrona essa se faz ainda mais confortante! O sistema de suspensão do novo A380 é feito com liquido no invés de gás como é comumente usado nos outros aviões, então quando você ou decola ou pousa isso é feito de forma tão imensamente suave que você fica em duvida se essa decolagem ou pouso já tenha sido feito! Naturalmente você sente porque quando você decola você consegue sentir a pressão nos ouvidos e ouve também as rodas sendo recolhidas e no pouso você consegue também sentir a freagem com a reversão das turbinas, mas os primeiro segundos desta decolagem ou pouso você fica em duvida; Achei também incrível a extensão de suas asas como também a forma da qual as mesmas flexionam, é como se uma muito frágil asa eram moveis e eu que estava sentado em uma das asas olhava isso com total espanto tentando entender a engenharia da mesma pois essa tem uma longa extensão e balança muito com qualquer movimento do avião; Esta maquina é incrível!

Algo que achei também estranho é que mesmo que a velocidade seja alta na partida, você quase não consegue notar isso até chegar o momento do qual você então percebe que você não mais está em solo e sim já voando! O voo para Singapura foi muito tranquilo e o pessoal de bordo são também extremamente educados e amigos tentando sempre te agradar te fazendo ofertas de alimentos e refrescos como também te ajudando com qualquer que seja o seu pedido e tudo isso é feito com graciosos sorrisos; A Qantas realmente é uma empresa de muitos estilo e isso é visível em toda a sua forma de operar, algo que eu conheço bem de perto porque quando trabalhei no aeroporto eu trabalhei para esta empresa então sei bem como é a política da empresa.

Algo interessante que sempre amei nas minhas viagens é o momento quando a noite está caindo porque a distancia você vê um imenso e belo contraste de cores onde abaixo de você estão as nuvens que começam a mudar suas cores de um brando branco para um cinza, acima deste cinza fica uma linha horizontal pequena de cor preta; Acima desta linha tem uma camada degrade vermelha tendo sua base bem forte subindo para um vermelho mais fraco tornando-se vagarosamente um laranja que da mesma forma vai mudando a tonalidade de sua base escura para um topo mais claro dando vida a um belo amarelo forte que vai novamente se misturando ficando mais fraco até você ter uma clara visão do fundo ainda azul escuro para um novamente claro azul! A imagem é simplesmente surreal e eu tentei fotografar o mesmo com o meu telefone para compartilhar com voces o que digo aqui, a qualidade talvez não seja boa como gostaria mas isso é o bastante para dar-lhes uma ideia de tudo que falo aqui.

Chegamos em Singapura atrasado, aliás chegamos exatamente no horário que deveríamos estar partindo com destino a Nova Delhi, então perdemos a nossa conexão e depois de esperarmos mais 3 horas saímos de Singapura voando em um Boeing Airbus 330 que é um avião relativamente novo e é também um outro avião muito confotavel para se viajar, nada como o A380, mas o Airbus 330 é o que eu classificaria muito bom! Algo que logo notei ao entrar no avião foram algumas grandes diferenças e estas foram as seguintes: O cheiro, os passageiros e também o nível de educação destas pessoas; Gente não quero parecer um cara metido ou babaca, mas certas coisas acredito que você deva naturalmente fazer em seu momento de intimidade isolado de todos pois certas coisas pessoais não fica muito bom compartilhar com os demais, não é verdade? Em contrario aos passageiros do A380 que estavam viajando para Suíça, Inglaterra, Alemanha, Áustria e França, esta parte do voo somente tinha ou Indianos ou Nepalenses então você ali mesmo já vê a total diferença na educação das pessoas onde um pedido de licença não mais existia e o seguido pedido de desculpas após alguém esbarrar em você também não mais era aplicável! Olha quero deixar bem claro que não sou uma pessoa racista ou algo parecido mas sou pessoa que acredita que respeito para com os demais seja prevalecido sempre e isso é algo que em Melbourne temos um grande problema com essa comunidade indiana pois os mesmos não tem a mínima consideração para com os demais, e para ilustrar o que lhes digo, irei dar-lhes alguns exemplos que notei neste voo de Singapura para Delhi onde me encontrei cercado pelos indianos; O cheiro é horrível, digo a inhaca que fica no ar e eu passei a achar que os indianos usam cebola com alho como desodorante, os cabelos todos nós sabemos que eles usam óleo de coco e para voces entenderem como este cheiro é insuportável, eu tive que comprar um perfume para mim durante o voo porque meus outros perfumes estava na minha outra bagagem, então comprei logo um perfume na duty free do avião e quase me dei uma overdose de perfume pois eu cheguei a deixar o meu cachecol umedecido e enrolado no meu pescoço e agora boca e nariz; Gente o indiano é imensamente proficiente na arte de remover uma imensa meleca do nariz! Notei que isso é uma atitude comum, e sei que é normal você ter umas melecas de alta qualidade pois o ar condicionado do avião resseca o seu nariz produzindo estas coisas lindas que tão grandes sejam que você sente com se estivesse puxando uma veia do seu cérebro, mas isso é algo que você vai para o banheiro e lá você pega um papel suave para fazer isso coisa que eles não fazem! Eles todos fazem ali na sua frente e mesmo que você os olhe diretamente na cara com um olhar de quem desaprova a ação, eles não se tocam, ou seja isso é uma ação comum para eles; Como se não bastasse o forte cheiro e o desprazer de ver todo mundo enfiando seus dedos em suas narinas, volta é meia eu era surpreendido por um forte odor que somente poderia vir do estomago de algum destes porcos do meu lado e uma vez que o indiano adora comer um curry que é uma comida imensamente condimentada você então pode começar a entender o que estou querendo dizer, não é verdade? Até ai tudo bem agora chega em um ponto onde você perde a cabeça e vou dizer uma coisa, é muito desastroso você ver um camarada de 1,86Cm com 105kg, quase careca com um cavanhaque te olhando bem dentro dos olhos com a testa franzida! Eu aguentei o mal cheiro e inhaca do camarada do meu lado, aguentei a constante removida de melecas, aguentei o odor dos gases anais deste indivíduo, agora pô, é sacanagem o camarada abrir o cinto da calça, desabotoar a mesma e ficar ali sem parar coçando os seus testículos e pênis graficamente e literalmente na minha frente como se isso fosse totalmente normal.

Se tudo isso tudo isso não fosse o bastante o cara troca de mãos e fica cheirando a mão que estava nas bolas! Ai surtei e falei para o sujeito: Meu amigo já aguentei o seu cheiro, já aguentei você metendo o dedo no seu nariz o tempo todo enrolando as melecas e jogando no corredor, já aguentei os teus peidos e agora vou ter que aguentar você metendo a mão no seu saco e ficar cheirando os dedos também? Eu sei que você não se incomoda com tudo isso mas eu me incomodo, então fecha a calça, arruma o teu sinto e para com essa nojeira, porque eu cheguei num ponto onde da mais para aguentar ver você fazendo estas nojeiras, então ou você para com toda essa nojeira ou então você muda de lugar e vai fazer as tuas nojeiras em outro lugar, porque se você ainda não percebeu, eu tenho que colocar as minhas mãos onde você coloca as tuas quando tenho que sair do meu lugar para ir ao banheiro, entendeu? Estamos entendidos? Falei isso já me levantando e me esquivando na direção do cara que foi se encolhendo na poltrona com um olhar bem amedrontado!

Po tudo tem limites, não é verdade? O sujeito me pediu mil desculpas e logo depois se levantou e foi falar com um dos comissários de bordo; Achei que isso iria se tornar um problema, mas na realidade o sujeito estava pedindo para se realocar para uma outra poltrona o que foi maravilhoso.

Gente, não quero ser crítico ou mesmo parecer racista mais você tem que entender o comportamento deste povo que faz todas estas coisas com total naturalidade como se nada estivesse acontecendo, então vocês agora entendem algumas das razões das quais o povo Australiano começou a perder a cabeça com os Indianos passando a desgostar deste povo, eu acho que não justifica agir com violência para com os demais, mas eu até que entendo o porque que certas pessoas simplesmente perdem a cabeça e depois de chegarem neste ponto começam a agir de forma violenta e irracional, isso eu entendo!

Estando sozinho sem o meu porquinho companheiro e depois de passar uma toalhinha humidecida com um gel antibactericida em quase todos os lugares que o cara colocou as mãos eu comecei a ficar mais calmo.

Eu tenho um grande problema para dormir nos meus dias normais então como o evento desta viagem é totalmente fora destes parâmetros desta normalidade, eu já sábia que não iria conseguir dormir, então relaxei demasiadamente colocando meus headfones e coloquei mantras Budistas Tibetanos para tocar e logo já me concentrava distante de tudo em estado meditativo, uma gostosa transe que muito me relaxa. Eu sempre faço isso pois isso me acalma, me relaxa e me faz sentir bem mais apto a trabalhar a analise das coisas com uma mente bem descansada, além disso isso me da a capacidade de visualizar lugares fantásticos e viver aquele momento como se estivesse ali exatamente naquele momento! Todo monge budista diz que se o ser humano meditasse uma hora somente todos os dias não existiria mais guerra neste mundo e todos viveriam em harmonia.

Após muitas longas horas de voo e alguns inesperados problemas, agora chegávamos em Nova Delhi Índia, e por incrível que se pareça eu estava chegando ainda antes do meu próximo voo para Kathmandu que foi ideal, então pensei que tudo iria correr bem e não teríamos mais problemas? Errado! O aeroporto de Nova Delhi estava já a mais de 3 horas com falta de energia, então todos os computares, maquinas de scanners de segurança e praticamente quase tudo estava parado! Agora sim chegaria atrasado em Kathmandu e teria que novamente esperar mais um longo tempo até que pudéssemos pegar o nosso próximo voo.

Ficamos de molho por mais de 2 horas em um insuportável humido e calorento aeroporto e somente depois destas duas horas a energia foi estabelecida e fomos então passar pela área de segurança e logo depois estávamos voando para Kathmandu, finalmente!

O avião era um boing 727 comum, a tripulação era muito legal, pessoas muito gentis e muito amigas também. Do meu lado desta vez conheci este camarada muito gente boa chamado Manod, ele é natural daqui de kathmandu então a nossa conversa fluiu como nunca; Conversamos muito a respeito de tudo por quase duas horas até chegarmos em Kathmandu, algo que nos surpreendeu porque o tempo passou muito rápido sem que viéssemos perceber que logo iriamos aterrizar; Recebemos a chamada para apertar os cintos e neste momento Manod me falou que estaríamos muito em breve vendo as montanhas dos Himalaias! Fiquei naturalmente eufórico e me levantei para pegar a minha câmera porque eu não poderia perder essa oportunidade, não é verdade?

Voávamos a uma grande altitude e no horizonte do lado esquerdo do avião onde estávamos lá estavam os lindos picos dos Himalaias; Fiquei muito emocionado ao ver tamanha beleza, ali estavam algumas das oito maiores montanhas recordistas do mundo e este sublime momento já começava para mim ser uma concretização!

Contemplei tamanho esplendor calado, olhávamos para fora da janela com espanto por ver tamanha colossal beleza, o céu era claro repletos de nuvens belamente brancas, e ali estavam os belos formados picos como se em uma imagem manipulada saindo de dentro das nuvens se fazendo todas presentes; Os picos eram bem formados cobertos de gelo onde por vezes era possível ver a cor das rochas cinzentas.

Essa imagem e momento que jamais irá me deixar e fiquei como falei muito emocionado ao ver tamanha beleza! Pequei a maquina e tentei tirar algumas fotos, infelizmente meus filtros de UV estavam na outra mochila e por isso a qualidade das imagens não ficaram assim tão boas pois as imagens não tinham contrastes onde a brancas nuvens se misturavam com os brancos cobertos picos, então espero ter a oportunidade de poder tirar melhores fotos quando estiver trabalhando Phokrara.

Chegada em Kathmandu

Logo depois que as imagens das montanhas desapareceram comecei a sentir a pressão nos ouvidos que indicava que já estávamos começando a descer; Finalmente chegávamos em Kathmandu, infelizmente o pouso foi como se o avião fosse jogado ao chão mas tudo bem, chegamos! Achei interessante ver como o amigo Manod estava parado com o olhar fixo do lado de fora da janela, ele estava voltando para sua casa, seu lar, sua terra natal e para os braços daqueles que ele tanto ama como também tudo que faz parte de quem ele é! Eu entendendo exatamente como ele se sentia e falei: Manod contemple tal momento com imenso amor, porque nada é mais especial do que este momento de retornar ao lar!

Manod apenas balançou a cabeça positivamente e disse: É amigo Edson, isso é uma grande verdade!

O aeroporto de Kathmandu é pequeno e logo após descermos do avião fomos transferidos para dentro do aeroporto via ônibus onde lá chegando fotografei o amigo Manod, pois o mesmo me pedia carinhosamente para fazer-lhe tal favor; Logo após termos entrando no aeroporto nos despedimos pois eu teria que agilizar a minha entrada no Nepal e ele muito eufórico não conseguia conter os desejos de cruzar a alfandega. Com as mãos postadas e com a cabeça abaixada olhamos um para o outro, falamos Dhanyabad pheri bethaunla e ele se foi! Fiquei ali parado por alguns segundos vendo ele desaparecer, sei muito desta emoção e estava imensamente feliz pelo amigo por estar retornando ao seu verdadeiro lar.

Fui aos balcões e peguei os formulários de entrada no Nepal, algo que você logo nota é como a sistematização tecnológica é inexistente aqui onde os formulários em inglês são o que eu diria estranho em sua forma; Preenchi os formulários e junto com as fotos e o dinheiro de pagamento do visto fui até a alfandega; Notei que havia somente quatro balcões para visitantes de outros países, sendo que somente havia três pessoas trabalhando naquele momento. O senhor que me atendeu foi muito gentil e eu que havia praticado tanto a língua já começava a colocar em prática algumas normais etiquetas como o postamento das palmas das mãos juntas seguido de Namaste, k chaa? A resposta veio com: Ramro, Dhanyabad! O senhor recebeu os documentos verificou os mesmos, pegou o dinheiro e me deu um recibo junto com meu passaporte para ir ao próximo balcão; Ali o outro senhor colocou a foto em um outro formulário, fez a vistoria do mesmo e depois de colocar o visto no meu passaporte que é um decalque, passou o mesmo passaporte para o outro amigo do lado que após ter carimbado o mesmo foi me dando as boas vindas retornando o passaporte; Falei Dhanyabad com as mãos postadas e com a cabeça em reverencia e fui saindo seguindo o meu caminho.

Segui agora para a coleta da mochila e lá já fui abordado por um rapaz com um carrinho, notei também que não haviam carrinhos sem estas pessoas então logo entendi que isso era uma forma de não somente receber o turista, mas era também um emprego não oficial. Aceitei a ajuda do rapaz e logo notei também que existe um sistema onde um complementa o outro pois o rapaz que me ajudava somente olhou para um outro rapaz que fazia a checagem das bagagens via um scanner e tmbém para o outro que fazia outras pessoas abrirem suas malas; Ficou bem claro para mim que minha escolha em aceitar a ajuda do amiguinho já me trazia benefícios pois todos que estavam sendo vistoriados abrindo todas as sua bagagens foram as pessoas que negaram ter essa ajuda! Não posso deixar de pensar que é exatamente em momentos assim que confiar na sua analise e intuição com mais a humilde sensibilidade para com as necessidades dos outros que você venha sem querer usufruir de privilégios, no mais o custo é tão baixo para mim porém é uma grande ajuda para o amiguinho e estes trocadinhos irá certamente fazer uma grande diferença no seu dia.

Quanto tive que passar pelo scanner de segurança, notei novamente que estar acompanhado do amiguinho que me ajudava foi novamente um benefício pois fui o único que passou com o alarme soando e não tive que abrir a mochila, tirar cinto, remover metais como todos faziam, eu simplesmente passei e o camarada que sentava ali e fazia esta vistoria com juntamente um outro senhor apenas acenou com as mãos para eu continuar.

Sai do aeroporto e logo fui contemplado pelo pessoal do hotel que estou ficando, dali fomos para o carro que estava bem próximo. O dia estava quente onde a temperatura era de 28 graus tropicais o que bem diferente dos 28 graus de Melbourne que é seco e te torra! Aqui tava gostoso, quente porém agradável! Paguei o rapaz com apenas um dólar americano e depois quando ele ia embora muito agradecido pelo pouco que recebeu eu me lembrei que tinha visto uma casa de cambio dentro do aeroporto, então chamei o rapaz de volta e dei para ele quinze dólares Australianos que ainda estava na carteira, algo que fez o amiguinho abrir os olhos com um largo sorriso e com as mãos postadas me falava repetidas vezes Dhanyabad, Dhanyaba! Eu na mesma forma com as palmas postadas falava o mesmo com a cabeça baixa reverenciando respeitosamente e humildemente a ajuda do amiguinho.

Os amigos que me buscaram no aeroporto foram Rajendra e Pandey, os nomes são muito estranhos e isso vai ser um problema quando estiver dando aulas, mas tudo bem.

Saímos do aeroporto e eu antecipadamente já fui fazendo um pedido de perdão e explicando a razão do atrasado, Raj muito de boa falou que tudo estava bem e que ele entendia. Raj é também o gerente do hotel que estou, que diga-se de passagem, é muito simples! Se eu fosse colocar em estrelas eu diria que o mesmo possivelmente só teria duas delas mas tá bom, pelo menos é limpinho, é tipo o ditado: Nois é pobre mais nois é limpinho!

No caminho para o hotel eu bolava de rir pois a pista que somente cabe dois carros ao mesmo tempo, é na realidade compartilhada por cinco carros, ônibus, motos, pedestres, bicicletas, vacas, bois e cachorros! Gente isso tudo é no sentido literal da palavra e para voces terem uma ideia do que estou falando, eu estava a mais ou menos quinhentos metros da rua principal e conseguia ouvir barulho das buzinas pois todos as usam sem parar! Isso aqui é simplesmente hilário e eu fazia um comentário sempre rindo; Detalhe interessante, todos se entendem no transito e não vi até deixar ontem a cidade sequer um acidente o que me surpreendeu tremendamente devido a total falta de organização no transito. Outra coisa interessantíssima, eu não vi um semáforo funcionando, eles simplesmente não são usados aqui.

Achei Kathmandu uma cidade de contrastes onde as ruas são muito precárias, muitos buracos, lama e lixo por todas as partes; A cidade não é de forma alguma limpa, de fato é muito suja e é também notável o quando essa cidade é muito pobre! O contraste esta entre ricos históricos templos budistas e Hindus em meio a uma cidade suja e decadente, é como se o governo não ligasse de forma alguma com a infra estrutura do pais e o povo por sua vez age com total descaso jogando lixo por todas as partes, triste isso porque Kathmandu com toda a sua historia e templos é demasiadamente linda!

Kathmandu é uma meca para a prática do Hinduísmo e o Budismo onde o povo Nepalense prática em sua totalidade a religião Hindu e o Budismo tem o segundo maior numero de seguidores, então para todos os cantos que você vai na cidade você encontra um lindo templo sempre bem enfeitados com lindas bandeiras Budistas de orações e estupas brancas com ouro; Já os tempos Hindus você vê uma grande diversidade de cores com incensos cheirosos e lindas flores por todos os lados. O nepalense me parece ser um povo muito dedicado as práticas religiosas e filosóficas onde o dinheiro tem muito pouco valor quando comparado ao valor destas práticas religiosas ou filosóficas!

Eu já estive em três dos maiores e mais importantes templos e lugares para a reverencia das práticas religiosas e filosóficas, onde eu simplesmente alucinei com a total beleza de cada um destes templos.

Pashupatinath é o mais sagrado templo Hindu do Nepal e é também um dos mais sagrados destinos em todo o mundo para a religião Hindu; Este templo foi declarado Património da UNESCO porque no passado o mesmo foi erguido e destruído várias vezes devido conflitos religiosos e mudança de reinado e governos, hoje é totalmente protegido e muito bem cuidado. Nestes templos existem lindas esculturas e pinturas de Shiva uma Deusa Hindu, como também imagens de outros Deuses e divindades adorados no Hinduísmo.
Não há evidência histórica de que um templo dedicado a Shiva existia neste local em AD 879, o rei Bhupatindra Malla construiu o templo presente no ano 1697. O templo atual é o trabalho sutil da arquitetura com seu teto folheado em ouro onde suas portas são como joias folheadas em ouro também; Tudo é lindamente bem florido como também belas esculturas em madeira de boa qualidade e pedra por todos os cantos. O pagode de forma quadrada dourado é um templo que foi construído em uma única plataforma de 24 metros de altura que fica bem visível no meio de um pátio aberto. A entrada do templo em todos os quatro lados é decorada também com ouro em todas as suas portas. Dentro do templo há um passeio estreito que mostra o santuário de onde se pode ter a visão mais próxima da Shivlinga, uma Deusa Hindu.

É também um lugar onde o povo faz a cremação de seus mortos e quando estava lá pude ver exatamente 8 cremações acontecendo. O Budista assim com o Hindu acreditam que o corpo é somente o veiculo do espirito portanto uma vez que este espirito tenha cumprido sua missão na terra, o mesmo evoluí para a espiritualidade e aquele corpo não mais tem serventia! Eu vi varias cerimonias acontecendo onde eles abençoavam o morto lavando seus pés e sua cabeça no rio Bagmati e depois deste corpo ser abençoado pelo rio o mesmo é revestido com um tecido de linho branco como também tendo um pó branco jogando por todo este corpo; Enquanto isso outras pessoas preparam a fogueira onde estes corpos será cremado.

A armação da fogueira tem um lugar reservado onde este corpo é colocado e depois que isso é feito o mesmo é coberto de flores e outros fechos de palha. O primeiro filho da família ou a pessoa mais sênior é quem tem o privilégio de acender a fogueira onde ele coloca um longo graveto pegando fogo em uma das pontas na boca e com a boca leva o mesmo graveto ate a armação da fogueira onde ele coloca fogo na palha! Enquanto isso acontece todos oram e logo depois das orações e cantos todos aplaudem aquele ser que partiu! Eu achei este lugar incrível e enquanto lá estava tentava entender com a mente aberta esta disciplina; Era na mesma forma estranho ver ali na minha frente 8 corpos sendo cremados e depois as cinzas jogadas no rio que é o mesmo que simbolicamente leva estes restos ao rio Gandi, o rio mais sagrado para os povos Hindus.

Praça de Durbar Listada como um dos oito Patrimônio Culturais da Humanidade pela UNESCO, Kathmandu praça de Durbar é um conjunto de antigos templos, palácios, pátios e ruas que datam dos séculos 12 e 18. A praça é conhecida por ser o ponto social, religioso e urbano central da Capital; No dia que estive lá jantei na praça de Durbar e estava simplesmente fascinado vendo toda a beleza desta praça. Seus templos são simplesmente indescritível pois não seria justo explicar o esplendor deste local com apenas meras palavras! Enquanto jantava sentado em um café no topo deste prédio em sua varanda, eu contemplava tal qual é belo este lugar. Fiquei sentado após o jantar tomando um chá vendo o por do sol que vagarosamente fazia desta praça uma imagem ainda mais bela, tudo foi simplesmente sublime!

Em minha mente tentava entender a historia de tal lugar, qual foi os conquistadores que ali já pisaram e como era a cultura daquele tempo quando este lugar foi construído! Eu me questionava varias vezes tentando entender a razão da qual uma religião faz com que o ser humano construa coisas assim tão belas deixando-as para novas culturas contemplarem tais construções feitas a centenas de anos atrás; No dia que estive na Praça de Durba eu tive um momento do qual jamais irei novamente esquecer, e me sinto também privilegiado por estar tendo esta oportunidade de realizar todos este sonhos, tudo aqui é surreal, isso é mais que perfeito!

O complexo do palácio foi a residência real do Nepal até o século 19 e é o local de cerimônias importantes, como a coroação do monarca nepalês. O palácio está decorado com elaboradamente esculpida janelas de madeira e painéis que abrigavam o Rei Tribhuwan, e hoje é um memorial e Museu Mahendra.

Simplesmente incrível este lugar!

Swayambhunath Stupa este templo fica no topo de uma montanha cercado pela loca beleza da natureza, por todos os cantos você vê macacos que se parecem uma versão minimizada de um babuíno, estes mesmos macaquinhos me parecem nativos desta região pois eu já os vi em três lugares diferentes! Neste templo você as vezes se encontra cercado por estes macaquinhos que parecem não se incomodar com a presença das pessoas aos seus arredores.

Este lugar também tem lindos templos muito antigos com o mesmo tipo de arquitetura que você vê em imagens do Tibet; Lá você também se depara com lindas esculturas de Deitis/guerreiros Budistas em pedra ou madeira.

O lugar também tem uma linda vista de kathmandu onde é também notável a beleza da natureza por todas as partes desta cidade pois a mesma está dentro de um vale cercada por verdes altas montanhas que contrastam com as baixas nuvens fazendo do cenário um lugar esplendidamente belo.

Eu achei Kathmandu um lugar interessantíssimo onde todos parecem interagir bem uns com os outros e da mesma forma notei também que o povo Nepalense é extremamente calmo onde os mesmos estão sempre pacientes te dando atenção e respeitosamente te ouvindo; Noto que existe uma grande inocência em suas palavras e suas ações, um povo meigo e também muito gentil que está sempre pronto a te ajudar. Nas ruas as pessoas são agradáveis e amigas sempre sorrindo e ao passar por você carinhosamente e respeitosamente juntam suas mãos te cumprimentando abaixando suas cabeças gentilmente te dizendo Namaste ou Namaska. 


Me lembro de acordar com sons de pessoas usando seus sinos para fazerem a abertura de seus mantras, eu faço a mesma coisa onde usando estes dois sininhos batemos com um no outro e os separamos trazendo-os junto aos ouvidos pois o som puro e suave faz com que o seu cérebro acorde e se prepare para o momento da meditação, ou seja, é como se uma ancora onde todas as vezes que o seu cérebro capta este som o mesmo entra em estado preparatório para um trabalho de concentração e meditação; Ao acordar tomei meu banho e logo sentia também uma suave fragrância de incenso que vinha do corredor do andar onde estava me fazendo acreditar que aquele momento era também um momento para que eu dedicasse a meditação.

Pude também ouvir essas pessoas que ali estavam citando os mantras e língua Tibetana, apesar de pouso entender desta língua eu muito sei dos mantras pois eu faço constantemente e tenho também os livros do Tara instituto que tem estes tais mantras que sempre nas quartas feiras de noite quando podia, ia ao templo participar e praticar os mantras.

Tudo isso para mim foi muito importante pois senti que estou agora em um lugar onde o mesmo é extremamente exotérico e todos aqui se dedicam a alguma filosofia de vida tais como o Budismo e a religião Hindu, então pisar nesta terra tão sagrada e estar vivendo toda essa experiencia que estou vivendo neste meu agora, somente me faz entender tal qual eu sempre pertenci a esta filosofia que tanto me abriga o coração e me ajuda a entender melhor os meus erros me fazendo ser uma pessoa mais nobre e ao mesmo tempo, muito humilde; Esta viagem está me mostrando muitas coisas das quais eu já sentia, eu agora somente estou vivendo!

No meu segundo dia aqui no Nepal e ainda em Kathmandu, passei o dia estudando a língua Nepalense onde o jovem professor não somente me ajudava com imensa paciência, o mesmo tão agradável que era sempre me agradecia por estar fazendo o que eu estou fazendo aqui; Entendi através de suas palavras que este trabalha de devoção para com os necessitados é algo que este país não pode prover a estas pessoas então por essa razão o jovem amigo me agradecia com palavras que me indicavam vir de dentro de seu coração!

Após um dia estudando voltei para o hotel, tomei meu banho e saí para andar na cidade, fui a lugar chamado Thamel que fica nas redondezas do hotel onde estava e enquanto lá estava, eu apreciava a arte deste local como também os belos artesanatos feitos a mão; Jonas você iria amar estar aqui, porém mesmo estando ausente, você está aqui comigo pois lembrava de você naquele momento. Thamel infelizmente se tornou um lugar muito poluído pelos turistas, ali existem hotéis por todos os cantos e os preços são também exorbitantes de acordo com o local, triste notar que poucos Nepalenses ali estavam pois este lugar é feito para o comércio do turismo; Ainda mais triste foi receber o convite de um jovem não mais do que seus 15 anos me oferendo haxixe, pedi para ele repetir para confirmar a oferta e o mesmo confirmou mostrando uma bolinha de cera que somente podia ser haxixe; Muito triste isso, sai de lá com um mal sentimento pois sei que se os turistas não necessitassem de fazer suas viagens, que aquela criança não estaria ali e estaria compressivelmente na escola. O turismo tanto trás o bem quanto trás o mal, infelizmente!

Deixei kathmandu por volta das 5 da tarde e no caminho para o monastério eu simplesmente contemplava toda a beleza deste lugar, lindos verdes vales onde as montanhas são harmoniosamente esculpidas pelas lindas plantações de arroz, era como se estivesse vendo o Vietnã; A cada curva uma surpresa e pois o cenário mudava na medida que íamos subindo as montanhas até chegar em um ponto onde sentíamos que passávamos do nível das nuvens e agora olhava para os lados e via uma surreal imagem onde de um lado via as nuvens baixas e acima delas lindas verdes montanhas!

Na estrada passei por diversos monastérios e vi também muitos monges caminhando em seus lindos vestimentos de cores amarela com seus lindos robes de cor vinho. Saímos da estrada asfaltada e entramos em uma estrada de terra e já na subida contemplava o monastério que estou agora, meu coração se enchei de emoção ficando acelerado pois a beleza deste lugar não tem como descrever, então feche seus olhos e agora imagine o lugar mais lindo que você sempre sonhou estar um dia? Se este lugar é simplesmente o lugar mais belo que você já esteve em toda a sua vida você então sabe exatamente o meu endereço.

O paraíso sim existe e eu estou exatamente nele agora.

Nesta nota irei deixá-los agora agradecendo-lhes uma vez mais pelos e-mails e pela também preocupação de ter notícias minhas, eu hoje entendo que eu tenho um grande família e muitos destes membros eu ainda não tive o prazer de conhecer, mas por alguma razão entendo que a minha procura faz com que vocês também venham a encontrar algo e por essa razão este nosso blog tem crescido cada vez mais onde a cada dia recebemos novos participantes; Obrigado pelos e-mails, pelo seu carinho e pela sua presença todos os dias, ao mesmo tempo peço-lhes desculpas pois estou tendo problemas para ter acesso a internet aqui onde estou, e quando estava na cidade não pude terminar este blog pois meus dias não somente corridos eram, os mesmos estavam abarrotados de coisas a serem feitas e não seria justo apenas lhes escrever poucas linhas. Sei que errei em não escrever-lhes antes, mas nem sempre estava tendo acesso a internet, por isso lhes peço perdão.

Gente este Monatério que estou é simplesmente a coisa mais linda que meus olhos já viram, não irei estragar a surpresa falando de forma generalizada, não seria justo para com vocês fazer isso, também não seria justo falar pouco deste lugar pois aqui existe tanto a ser narrado e em apenas um dia eu já tenho assunto para mais que outras dez paginas, então fiquem atentos pois já estou trabalhando da próxima nota para todos voces.

Um carinhoso abraço cheio de saudades de todos voces.

Dhanyabad, pheri Bhetaunla.

Edo






2 comments:

Carminha said...

'o deus que habita dentro de mim saúda o deus que está em você', ou 'a minha essência saúda a sua essência'.

Amei tudo que li e vi hoje no seu blog.

Viva!

cléu said...

Olá, Edson,
Estou muito feliz por você, aliás, sempre fico feliz por aqueles que viajam(espontaneamente, é claro!). Acredito que você está realizando o desejo de muitas pessoas(com certeza,o meu!)e mesmo que você não possa ou não consiga se lembrar de todas enquanto faz as suas explorações em terras distantes, saiba que estaremos vivenciando com você cada pedaço de chão pisado, cada objeto local tocado e cada habitante novo por você conhecido. Eu peço licença para fazer parte da sua expedição em terras asiáticas e, assim, se você me permitir, me darei o luxo de ficar só com as partes boas da sua viagem: o contato com a natureza, o contato com a cultura... rsrsrs
Um abraço e que Deus o abençoe!
Cléu