Friday, August 19, 2011

"A vida é um vasto amplo espaço de as vezes pequenas coisas"



A concretização de um algo
some é realidade quando essa
se faz concreta”
De: Edo

Namaste,

Queridos amigos, espero que sua semana esteja sendo repleta de grandes acontecimentos e que você esteja progredindo a cada dia para coisas melhores onde o seu hoje seja mais fantástico do que o seu ontem e que o seu amanhã seja ainda mais fantástico do que este seu hoje.

Obrigado por todos os seus e-mails, obrigado por todos eles, sejam os positivos como também os negativos, tudo na vida é um aprendizado e eu agradeço por qualquer oportunidade que eu tenha para crescer, então agradeço-lhes a todos por todos os positivos e-mails e agradeço-lhes também pelos negativos e-mails onde aproveitando o momento peço perdão por qualquer dores que minhas atitudes e ações tenham causado.

Querida comadre, obrigado pela carinhosa nota, fiquei muito feliz de saber que minha experiência, nossa experiência esteja complementando de alguma forma um sonho teu e que através desta minha experiência que você esteja a cada dia tendo acesso a todo este imensamente sublime lugar onde me encontro; Agradeço-lhe de coração pelas tuas sempre carinhosas palavras, por ser a mãe que é e por cuidar em tamanha harmonia deste lindo lar que sempre sinto saudades de estar com todos vocês.

Carminha Trojano, obrigado pelas suas carinhosas palavras e pelos teus sempre agradáveis comentários, você tem sempre se feito presente e novamente fico feliz que você esteja gostando desta aventura que todos estamos fazendo; Em relação a como você pode me ajudar? O Endereço daqui do Monastério é:

Att: Edson De'Oliveira
Dallu, Shesh Narayan – 7,
G.P.O. Box 21855,
Kathmandu Nepal.

Gostaria de antecipadamente agradecê-la pela ajuda e suporte nesta causa, aqui necessitamos de livros para criança em Inglês e qualquer livro em Inglês que contenham curtas historias, principalmente aqueles que tenham gravuras que possam ajudar na compreensão; Todos estes livros novos ou usados serão muito bem vindos e ficaremos imensamente felizes de receber qualquer quantia dos mesmos livros, cadernos para caligrafia, lápis de cores e coisas assim são também muito bem vindas.

Quanto aos livros, mesmo que seja um somente, este já passa a ser um a mais que não tínhamos e o mesmo estará fazendo imensa diferença porque temos poucos livros aqui onde o que temos foi Mike e eu quem trouxemos. Obrigado Carminha, te agradeço de coração pelo seu apoio!

Querida Carmem, sinto saber do seu luto, eu sei exatamente o que é sentir e estar passando por tal momento, nada irei falar porque somente nós mesmos sabemos de nossas dores como também somente nós mesmos sabemos como também lidar com as mesmas dores, porém se isso lhe serve de alguma forma, então celebre os bons momentos focando nas boas memórias deixadas para você, concentre-se nestes inesquecíveis momentos que foram compartilhados com este ser que agora progride para um outro plano; Sinto por sua perda Carmem, se precisar é só escrever que eu estarei correndo no seu socorro.

Minhas semanas aqui estão cada vez mais atarefadas pois a cada momento temos novas responsabilidades como também muitos prazeres em concretizar estas extras responsabilidades, o que na semana passada era algumas horas livres, hoje não mais as tenho pois minha/nossa rotina aqui tem mudado tremendamente; Acho que isso tenha haver com a forma da qual os pequeninos monges agora se sentem bem mais confortáveis com a minha presença e por essa razão os mesmos agora vivem me pedindo ajuda com seus estudos em Inglês.

Mike e eu temos mudado muitas coisas e hoje aplicamos mais a leitura dos poucos livros que temos, coisa que no passado não acontecia! Os alunos são extremamente aplicados e agora o maior desafio que tenho é fazer com que os mesmos participem das aulas falando em boa voz alta ou mesmo trabalhar com o colega do lado ajudando um ao outro; A maior dificuldade que temos está em tentar mudar sua disciplina fazendo com que os mesmos entendam que eles estão em uma aula de inglês onde a estrutura da mesma é totalmente oposta das aulas Tibetanas cotidianas que os mesmos tem todos os dias; Se você os pergunta algo as respostas são dadas em voz imensamente passiva e muito baixa como se sussurrando as palavras! Outra coisa que estou tentando mudar juntamente com Mike é a forma da qual os mesmos interagem uns com os outros nas aulas pois os mesmo sentam estáticos olhando para o quadro negro sem nada falar ou olhar para os lados. A disciplina deles é invejável, porém necessitamos da participação dos mesmos e uma vez que temos idades diversas como também níveis diversos de compreensão, chegamos a conclusão que devemos mudar o estilo de aulas onde agora misturamos os alunos onde os mais adiantados sentam com os menos adiantados e aquele que está em um nível melhor tem a responsabilidade de ajudar o coleguinha do lado.

Hoje com imenso esforço já estamos notando algumas mudanças pois alguns deles já passam a entender o novo estilo de aprendizado onde sua participação é primordial como também a sua participação ajudando o coleguinha que necessita de sua ajuda.

Aqui tenho acordado todos os dias muito cedo, o galinho sempre me desperta entre 4:30 e 5:00 da manhã, então me levanto tomo o meu gelado banho que nos últimos dias por alguma razão tem estado mais frio que os outros dias, então não tem como não despertar, isso é praticamente impossível! Após o banho volto para o meu quarto onde fico apreciando o belo visual fora da minha janela contemplando ao mesmo tempo não somente a beleza que vejo a minha frente, mas eu ali fico vendo a mutação no cenário que o sol trás vagarosamente com a sua visita!

Nas ultimas semanas não tenho mais meditado no meu quarto, espero em meu quarto até as 6:00 da manhã e depois que o Tiger(cachorro) é levado para o seu canil eu então posso sair do prédio e ir para um dos jardins que tem se tornado um lugar imensamente especial para mim, ali sento em posição de lotus e contemplo os sons do silêncio neste cantinho que encontrei abaixo de uma pequenina arvore; Este lugar é muito gostoso porque é bem isolado e tranquilo.

Este lugar ouço diversos sons, insetos, pássaros, a brisa que sopra vindo de baixo do vale fazendo com que tudo seja mais que perfeito. Normalmente medito duas vezes ao dia, nas manhãs e nas noites também, e agora estamos passando por uma época importante do calendário Budista, então todos os dias tem cerimonias de Pujá(orações) o que faz os monges dançares todas as tardes no grande pátio a frente do Dharma(templo), la o mestre Lama Jyamjyang canta musicas tibetanas usando também timbais enquanto todos os outros monges dançam tipicamente as danças Budistas Tibetanas. O Dharma(templo) é aberto nestes horários então nos finais de tarde tenho me isolado dentro do Dharma e ali mais uma vez medito após um longo dia de trabalho.

Após as 7:00 horas da manhã o nosso refeitório é aberto e o café da manhã é também servido, infelizmente estou bem enjoado do que é servido nas manhãs caldos de grãos tais com lentilha, feijão e grão de bico com massas feitas a mão que são convertidas e pães que eu diria ser muito parecido com o pão Sírio ou Libanês, o mesmo é servido com chá de manteiga que naturalmente era horrível no início mas agora até que dá pra descer, porém sempre tenho pedido chá mate comum porque café é algo que eu até o presente ainda não vi por aqui; Aqui tomamos muitos chás todos os dias onde um destes chás muito comum é o chá de leite que é feito com naturalmente leite que é açucarado enquanto no fogão onde o leite é esquentado com imenso cuidado pois o mesmo não pode ferver; Quem faz o chá fica abanando o leite com imenso cuidado para que o mesmo não venha a ferver e formar uma camada de nata em sua superfície, após este leite atingir uma muito quente temperatura eles colocam o chá mate neste leite e mexem o mesmo fora do fogo até que o leite venha mudar de cor pegando uma tonalidade marrom! Este chá é muito gostoso e este eu tenho adorado nas manhãs e tardes quando estamos dando nossas aulas para os mestres monges e o Lama, então chá é algo que substituiu o café, algo que confesso-lhes não estar me fazendo nenhuma falta pois eu estava muito mal acostumado tomando café expresso durante todo o dia quando em casa estava, então eu tenho achado muito bom os chás pois os mesmos além de muito gostosos promovem imenso bem a saúde.

Mike e eu temos na medida do possível sentado juntos a mesa no café da manhã onde ele continua adorando comer o que é servido nas manhãs e eu apenas olhando curtindo o meu chá mate; Aproveitamos sempre estes momentos e discutimos o nosso planejamento das aulas para aquele dia, as vezes ficamos no refeitório até quase na hora de irmos para as salas de aulas, então damos uma corridinha rapidinha até nossos quartos e pegamos nossos livros e materiais e vamos subindo para as salas de aulas.

À exatamente as 9:00 da manhã o gongo é tocado e todos os pequeninos monges se juntam para recitar o mantra da sabedoria que é então seguido do mantra em reverência ao Buda, o mesmo que já falei conhecer pois recitamos o mesmo no Instituto Tara. Após este gostoso trabalho feito todos se dispersam indo para suas salas de aulas e começamos então nossos trabalhos; Todas as aulas levam em média 45 minutos a 1:00 hora e depois de terminar uma aula seguimos para o chá com os mestres monges onde permanecemos por volta de 30 minutos dando aulas para o mesmos. As aulas do mestres monges é totalmente diferente onde não existem livros didáticos, usamos dicionários e ali fazemos uma gostosa e relaxada troca de informações onde falamos de tudo que eles tenham interesse em saber do que seja!

Ultimamente tenho ficado responsável pelo aprendizado do Lama Jyamjyang, algo que tenho amado fazer pois ele é como falei diversas vezes um ser te extrema sensibilidade e carisma, então cada momento é sempre um imenso prazer.

Eu e Lama Jyamjyang lemos o alfabeto onde tenho usado técnicas que usava quando aprendi makaton, então o aprendizado do Lama tem progredido muito rapidamente! Acho incrível como todos eles são onde tudo tem uma razão e tudo é feito com calma e pausadamente com imensa paciência. Lama Jyamjyang apesar de já estar eficiente em quase todo o alfabeto ainda está errando a pronuncia de algumas letras, então meu trabalho é focado mais nestas letras pois o mesmo não quer somente aprender as letras e o alfabeto, ele quer pronunciar as mesmas com exatidão, então ele pega a minha caneta e escreve no bracinho somente as duas letras que ele necessita trabalhar onde já notei ao passar por ele que ele fica recitando as letras enquanto está andando de um ponto a outro, o que é uma linda dedicação. Temos também promovido a leitura dentre os Mestres monges e sendo notável sua determinação, já notamos que os mesmos tem progredido imensamente no inglês em apenas poucos dias.

O gongo toca novamente e o chá da manha acaba e ai temos que voltar para próxima aula onde iremos agora ensinar uma outra turma até as 11 e meia ou dependendo da progressão da classe, temos que ficar até meio dia. Saímos da escola e voltamos ao refeitório onde Mike e eu discutimos novamente os progressos dos alunos, trocamos notas e tentamos promover novas estratégias de trabalho; Nosso almoço já está pronto e a nossa espera quando chegamos no refeitório que é por volta de meio dia e pouco e onde sempre temos uma gostosa variedade de pratos vegetarianos que tenho achado uma delicia! Os mesmos pratos são sempre acompanhados do famoso caldo Dhal Bhat que é feito de lentilhas, batatas, grão de bico, tomates, cebola, alho e muita pimenta fresca; Este caldo denso e gostoso é também usado como um molho que dá gostoso apimentado sabor ao resto da comida que é sempre arroz com verduras, então você coloca o arroz no prato espalhando-o bem e no centro você coloca mais molho de pimenta e depois coloca o Dhal Bhat no centro do arroz. Colocamos então os legumes por cima do molho de pimenta e também o Dhal Bhat, depois para finalizar colocamos novamente um pouco do Dhal Bhat por cima dos legumes fazendo um gostoso e bem condimentado prato.

Entre o terminar do almoço até as 2:00 da tarde temos um horário livre porém notando que muitos alunos estão muito atrasados eu tenho dado aulas particulares para um grupo, onde volto as aulas da manhã ou mesmo aulas anteriores e explico tudo novamente, este momento tem sido imensamente importante para estes estudantes pois já noto que muitos deles tem progredido imensamente com estas aulas particulares. Chega 2:00 da tarde e temos que voltar para as salas de aulas onde ensinamos outras turmas pois todos os dias em todos os horário nunca ensinamos a mesma classe.

Quando terminamos essa primeira aula após o almoço corremos para outra sala de aula onde ficamos até por volta das 4:00 da tarde. Confesso que adoro as aulas com os bem pequeninos pois os mesmos participam mais das aulas fazendo destas bem mais divertidas, as vezes no final de cada aula brincamos de homem na forca um joguinho que eles adoram pois os mesmos são muito competitivos, outras vezes brincamos de mimicas onde um vem ao quadro negro tendo que fazer uma mimica de uma palavra escrita no quadro negro para que o resto da classe adivinhe a ação, notamos que esta brincadeira faz com que seus vocabulários tenha expandido imensamente pois notamos muitas novas palavras que eles não usavam antes! O pequenino Lama Tocu passou a ser um grande amiguinho e hoje quando me vê abre imenso lindo sorriso e passando por mim sempre para por alguns minutinhos para que eu brinque com ele. Tocu é uma criança imensamente especial como já havia falado e mesmo tendo que manter toda uma postura de um Lama, o mesmo adora uma gostosa brincadeira o que é algo que amo fazer com todos eles, pois aqui eu realmente não tenho favoritos pois todos eles tem passado a ser meus favoritos pequeninos.

Existem duas crianças que são especiais para mim pois os dois tem problemas físicos e uma vez em uma das aulas chamei a atenção de um pequenino monge que ria largamente do erro do amiguinho este passou a ser o meu mascote onde todas as manhãs fica as portas no nosso prédio a minha espera para irmos todos juntos para as salas de aulas onde no caminho recitamos mantras na língua Tibetana. Este mesmo pequenino tem sido um grande professor para mim pois o mesmo tem me ensinado não somente os mantras que tanto amo, ele tem também me ensinado muito a língua Tibetana.

Este rapaz apesar de muito pequenino tem hoje 18 anos e seu defeito físico impede que o mesmo faça as coisas normais como todos os outros, porém este desenvolveu imensa capacidade como artista e faz lindos desenhos dos quais chega a ser inacreditáveis em perfeição! Ele tem se apegado muito a mim e confesso-lhes que tenho também me tornado um protetor para ele onde não admito de forma alguma que ninguém venha a desdenhar dele como também não aceito que isso aconteça com nenhum outro aluno!

Terminamos nossas aulas com os pequeninos monges ai temos que novamente ir tomar o nosso chá da tarde com os mestres monges e o mestre Lama onde neste encontro falamos muito sobre nossos progressos e recebemos também qualquer forma de informações que necessitamos saber; O ambiente é imensamente relaxado e sempre feito de muitas boas gargalhadas pois muito do que é perguntado tem como respostas ações e mimicas então é um momento onde sorrimos muito ao mesmo tempo que importantes informações são trocadas. Essa semana me perguntaram o que é pizza e como é feito? Comumente as perguntas são desta natureza, ou então coisas como astronomia, ciência e filosofia! Grandes acontecimentos que marcaram o mundo, culturas, historia e geografia. Ante ontem kensang me vendo fotografar me pediu para ensinar para ele como era o processo fotográfico onde tive que mostrar tudo para ele explicando sobre as diferenças e o porque eu usava as lentes que usava? O que era Shutter speed, aperture, flash e como usar a maquina, então passei praticamente todo o chá com ele fora da sala conversando e explicando tudo sobre fotografia deixando ele fotografar tudo o que ele achava interessante o que para minha surpresa foram fotos muito belas pois ele adora flores, plantas e insetos, coisas que eu tenho comumente fotografado! Mostrei para ele também os cilindros de extensões para fazer micro fotografias o que fez ele simplesmente fascinado pois fotos em micro te mostra detalhes que sejam impossíveis ver a olho nu, então kensang ficou extremamente impressionado de ver tais detalhes das aranhas!

Este dia foi um imensamente especial pois notei o quanto o mestre Lama gosta da minha companhia onde após terminar de mostrar como usar a maquina, deixei Kensang com a mesma fotografando tudo que ele viesse achar interessante! Lama Jyamjyang me chamou para sentar junto com ele algo que fiz com grande alegria. Lama Jyamjyang tocava os timbais recitando cantos Tibetanos que ele lia dos livros em sânscritos, o mesmo me deixava sentar muito próximo dele enquanto eu prestava atenção em tudo, seus movimentos e forma de agir e ser; Ele é um ser que tenho aprendido muito, as vezes o vejo a distância e noto como o mesmo é tão carinhoso para com todos ao seu redor, pequenas coisas acontecem que acho incrível pois na sociedade onde vivo não vejo muitas destas ações que tenho me acostumado a ver nos dias de hoje. Dias deste Lama Jyamjyng pegou uma esperança que estava ferida no chão onde cuidadosamente a segurava com imenso carinho checando suas asinhas e enquanto ele as checava o mesmo conversava carinhosamente com o inseto como se o inseto o entendia; Após cuidadosamente checar a pequenina esperança ele a levou para uma parte do jardim onde ali ficou incentivando o mesmo inseto a voar! Peguntei depois para Kensang para perguntar ao Lama o que ele falava para o tal ferido inseto? Ele me surpreendendo me falou que orava para que o pequenino inseto melhorasse logo e pudesse voltar a sua vida normal pois o mesmo prega importante e necessário trabalho na natureza.

Eu tenho notado que tudo aqui é um aprendizado!

Após terminarmos nossos fantásticos momentos com os mestres monges e Lama voltamos para nosso prédio se assim preferirmos fazer, a realidade é que agora sendo por volta das 5:00 da tarde o dia deveria estar acabando! Semana passada comecei com uma brincadeira de artes marciais ensinando alguns movimentos de combate de Ninju-Tsu e o que começou como uma brincadeira com somente um monge hoje se tornou algo oficial onde até mesmo o mestre Lama e kensang e outros monges tem participado, então volto do chá e já me preparo encontrando com os monges e mestres monges para uma aula de educação física que é algo que tenho amado ainda mais fazer e o mesmo tem também me feito imenso bem pois o meu preparo físico somente tem melhorado depois de ter começado com isso. Fazemos uma série de exercícios e depois praticamos as técnicas que todos eles tem amado praticar, naturalmente kensang e Lama Jyamjyang não tem muito tempo para isso somente ficando algum tempo e pedindo licença voltando as suas obrigações. Fico com os demais monges até quase 6:30 da noite e depois que o treino acaba é hora de tomar banho e jantar, porém muitos tem sido os dias que não vou jantar pois como já falei antes, acho que a quantidade de alimentos seja muito então como biscoitos de água e sal com mel a noite no meu quarto caso eu tenha fome.

Quando caí a noite é hora de agora ensinar os monges adolescentes que estão fazendo também aulas particulares, este pequeno grupo que no início era de somente um, hoje já tem seis e vejo que a cada dia tem uma carinha nova aparecendo e ficando para a aula onde nesta trabalhamos aqui mesmo no saguão do andar onde estamos; Fazemos leituras de livros, gramatica inglesa e também trocamos informações aprendemos coisas sobre a cultura um do outro o que tem sido imensamente interessante e surpreendente para mim.

De acordo com uma de nossas conversas esta semana eu descobri que o Nepal e Tibet tem calendários diferentes do mundo ocidental onde o calendário Nepalês hoje tem por volta de 2036 anos enquanto que o calendário Tibetano e Budista tem hoje por volta de 2139 anos pois estes calendários tem suas datas registradas nas épocas de seus reis e monarcas de seus países, algo que achei extremamente interessante.

O procedimento da vida de um monge ocorre da seguinte forma: Todos tem suas obrigações diárias seja ajudar na limpeza do monastério que é sempre impecável! Os mesmos tem responsabilidades com sua higiene pessoal como também limpeza de seus aposentos todos os dias. Eles tocam dois gongos durante a noite, onde um é tocado as 9:00 da noite e o outro as 9:30 que é o horário onde todos devem descansar. As 4:00 da madrugada os mesmos acordam para fazerem seus trabalhos sejam estes com a preparação de suas obrigações para aquele dia ou então trabalhos dentro do Dharma(templo), muitos tem a obrigação de fazer suas leituras pois todos os mantras devem ser decorados, então muitos deles já estão de pé lendo seus livros de orações e mantras Tibetanos. Muitos trabalham no Dharma fazendo as limpezas, trocando as velas de oferendas ao Buda e aos Deitis(guerreiros) protetores do Dharma, como também a limpeza total do Dharma pois o mesmo é impecável e você não vê ou encontra nada fora de seus devidos lugares.

As 6:00 da manhã é hora de começar o primeiro Pujá(cerimonia de orações) do dia que vai até quase 8 da manhã, este momento é um dos meus favoritos e tenho ido sempre que posso, quando não posso fico isolado no meu cantinho. Gosto de estar no Dharma quando estão fazendo Pujá recitando os mantras em língua Tibetana usando suas cornetas que com seus sons diversos me fazem deixar este mundo entrando em estado tântrico muito facilmente; Eles usam também os timbais, cornetas, longos trompetes e tambores fazendo com que eu realmente me perca nessa meditação tântrica muito rapidamente! Depois de todos os trabalhos acabados no Dharma os mesmos vão tomar o seu café da manhã onde muitos dos pequeninos monges estiveram preparando este mesmo café da manhã. Seus refeitório é imenso onde todos sentam juntos lado a lado para se alimentar porém antes de comer os alimentos os mesmos fazem seus mantras em agradecimentos pela dadiva de ter tais alimentos. Tudo tem uma função, tudo tem um lição e tudo é sempre apreciado e agradecido com carinhosos sorrisos.

Algo que tenho ficado abismado é com o apetite destes pequeninos pois os mesmos em suas manhãs consomem grandes quantidades e quando é almoço os mesmos se escondem por trás de seus pratos o que acho realmente incrível porque tendo o tamanho que tenho eu não teria a capacidade de consumir o mesmo tanto que estes pequeninos comem! Acho que isso tenha haver com a fase de crescimento ou talvez porque a alimentação sendo totalmente vegetariana os mesmos logo fiquem novamente com fome pois a alimentação vegetariana na realidade faz a digestão bem mais rápida e fácil.

Os monges quando em sua maior idade entre seus 18 e 20 anos fazem durante um ano trabalhos livres de leituras de textos Budistas ou mesmo tenham que fazer ou participar de qualquer evento ou cerimonias no monastério pois os mesmos tem que exercer durante um outras funções. Os mesmos também tem o livre arbítrio de ter novas experiências fora do monastério para que os mesmos venham a decidir se eles querem ou não continuar na vida budista! Isso não queira também dizer que os mesmo saiam do monastério para curtir drogas, álcool e sacanagens, não é nada disso, mas os mesmos tem o livre arbítrio de realmente sair e voltar tendo a liberdade de tomar suas próprias decisões em relação aos seus futuros.

Tenho dado aulas particulares para 4 deles e isso me da uma grande oportunidade para entender todo este procedimento o que tenho achado fascinante, acho que essa realidade deles é muito parecida com a realidade dos harmishes nos USA onde os mesmos durante um ano podem sair de suas comunidades e simplesmente fazerem o que quiserem e depois deste 12 meses voltando para o seu lar onde cresceu tem o livre arbítrio de decidirem se irão ou não continuar sendo um harmish que é uma vida totalmente diferente da vida comum de qualquer povo eu tenha visto pois os mesmos até hoje continuam usando ferramentas manuais trabalhando a terra com o uso de arados e cavalos vivendo no hoje uma vida que é uma replica da mesma vida que seus ancestrais viveram a mais de 300 anos atrás!

Os monges da mesma forma após este tempo de um ano voltam e decidem se querem ou não continuar a vida como um monge Budista abdicando uma vida de prazeres se concentrando no aprofundamento da filosofia como também seguir uma carreira até chegar a ser um Lama que é considerado um mestre, porém senão um Lama os mesmos podem exercer outras funções sendo profissionais nas áreas de artes trabalhando com as pinturas de monastérios ou ensinando as técnicas de desenho e pintura; Os mesmos podem também tornarem professores ensinando a filosofia Budista como também a educação Tibetana, a realidade é, eles tem muitas opções e pelo que já notei estando aqui estes profissionais são sempre necessários pois somente onde estou, estou cercado por seis grandes monastérios onde um deles é somente para freiras Budistas.

Pertinho de onde estou existe um monastério muito novo onde da janela do quarto de Mike podemos ver esta imensa estatua do Buda que está sendo construída acima deste mesmo Dharma(templo), a estátua está ficando linda e já estive abaixo da mesma quando Mike e eu fomos visitar o amigo de Mike da qual falei na nota passada.

Aqui estamos em um pequenino povoado então onde vamos somos sempre recebidos com imenso carinho por todos, acho que os mesmos sabem quem somos e o que fazemos aqui também, então por essa razão somos sempre recebidos com grandes sorrisos onde vamos por aqui.

Meu dia somente termina após as ultimas aulas particulares não oficiais para este grupo que nos visita a noite em nosso prédio onde os faço estudar até as 9:00 da noite e depois que os mesmos se vão as vezes converso um pouco mais com Mike antes de novamente tomar o meu banho gelado e me recolher para escrever o meu diário e o blog; Falando no blog? Desculpem-me pela demora em postar novas notas, felizmente como todos voces podem notar estamos sempre imensamente ocupado onde nossos dias são totalmente dedicado aos monges e suas necessidades! Aqui a semana começa no Domingo, porém Domingo para nós é um dia livre, nada é oficial mas mesmo assim vamos visitar os mestres monges e Lama na manhã para as comuns trocas de informações onde depois destas, saímos e vamos para Pharping fazer algumas compras ou somente sair para uma longa caminhada! Outra razão da qual não posso lhes postar notas diárias é porque a nossa internet aqui é realmente um verdadeiro problema onde a mesma funciona um dia por somente algumas horas e depois passa a se tornar um grande problema onde nos próximos dias não conseguimos acessar nada; A mesma é estressantemente vagarosa o que me faz ficar muito entediado onde as vezes simplesmente deixo de colocar fotos que gostaria de estar colocando no blog para todos vocês porque depois de varias tentativas eu simplesmente perco a paciência e tenho que desligar o note deixando para fazer a mesma tentativa em outra hora.

Eu na semana passada estava indo deitar bem cedo onde por volta das 8:00 da noite já estava babando, porém esta semana as coisas mudaram tremendamente pois todo o meu tempo tem sido totalmente investido nos monges pois muitos deles estão em níveis bem atrasados e durante as aulas isso tem se tornado um grande problema para estes estudantes, e uma vez que estou aqui para ensiná-los eu então estou tentado me dedicar o máximo possível para ajudá-los todos.

Quando estou sozinho no meu quarto tento na medida do possível me dedicar a leitura de livros
Budistas pois eu estou tendo acesso a bons livros com aspectos interessantes desta filosofia que ainda não conhecia, da mesma forma kensang tem me dado muitos outros bons materiais tais como DVD's de palestras e outros clips que tem sido para mim importantíssimo pois os mesmos tem aberto portas para mim me dando uma visão bem mais profunda desta muito nobre filosofia, então estou a cada dia sentindo que o que eu esperava desta viagem está realmente acontecendo pois eu estou tendo acesso a muitas coisas que não teria acesso estando na Austrália.

Durante a noite até o momento de adormecer leio, escrevo, estudo e me preparo para as aulas dos dias seguintes, então quando vou me deitar e descansar eu já me encontro imensamente exausto porém com um gostoso sentimento de concretização por tudo que fiz neste dia terminado.

Aqui no Nepal tenho tido acesso a coisas muito estranhas, coisas tais recebermos visitas da policia no monastério onde os policiais manda mensagens para que todos nós nos mantenhamos neutros em relação ao que acontece no Tibet! Eu sinto que o governos Nepalês tem se prostituído se vendendo ao governo Chines que agora praticamente manda no Nepal! Este mesmo governo Chines se faz de bonzinho dando ou emprestando dinheiro ao governo Nepalês que com suas mãos abertas aceitam as migalhas deste governo, mas nada é na realidade por nada e o fato de que este governo local aceite estes presentinhos, o governos Chines exige que o governo Nepalês tome controle da população mantendo-os sobre constante guarda! Para que vocês entendam a seriedade do que eu estou falando, no mês retrasado foram as festas de comemoração do aniversario do Dalai Lama como também a celebração do aniversário do Buda e celebração do aniversário do momento em que Sidhartha Galtama se tornou o Buda alcançando a luz! Mike me falou que foi em Kathmandu para participar de tal festa porém ao chegar nos parâmetros deste monastério onde tal festa seria celebrada, ele e Salla uma outra professora de inglês que estava aqui com ele foram barrados por policiais Nepalenses vestidos com roupas e equipamentos de choque com escudos mascaras de gás, cassetetes, joelheiras empunhando também armas afastando o povo que estava vindo participar de tal festa! Mike e Salla conseguiram dar a volta e entraram dentro do monastério pulando os muros do mesmo sendo ajudado por muitos que entravam no monastério da mesma forma; Acredito que o governo Chines tente controlar isso aqui porque todo o Nepal compartilha fronteiras com o Tibet de um lado e do outro com a Índia, então a melhor forma de controlar tudo é fazendo como eles fazem com o seu próprio povo mantendo-os em constante opressão.

A Índia também tenta corromper o Nepal oferecendo presentinhos tais como o ultimo que foi uma frota total de caminhões para todo o exército Nepalês e uma vez que o governo do Nepal está sempre com suas mãos abertas a espera de presentinhos, este mesmo governo tem que aceitar tudo que é ditado pelos governos Chines e também governo indiano, ou seja, o Nepal está espremido entre duas grandes forças que exige muito pelo que é dado.

Eu tenho notado que muitos dos monges aqui não podem viajar para sua terra natal, e para eles arriscarem ir para o Tibet, os mesmos tem que mudar muitas coisas deixando seus cabelos crescerem para não demonstrarem que são monges, mudanças de documentos e também pedidos de vistos para entrarem em seus próprios países, o que é novamente muito triste! Uma vez que eles tenham cruzado as fronteiras, eles correm o risco te ficarem presos no Tibet caso seja descoberto que eles sejam monges ou ex residentes Tibetanos que fugiram em asilo para Índia, Nepal ou qualquer lugar que seja; Tudo isso é muito triste porque tenho sempre feito perguntas a respeito disso onde incrivelmente eles jamais falam da China com rancor, mágoas ou qualquer coisa parecida o que me faz perceber tal qual é o superior o nível de consciência que essa filosofia lhes trás.

Tenho nos últimos dias recebido muitas estranhas perguntas dos monges onde me perguntam o que eu acho de tudo aqui, da filosofia Budista como também se eu consigo me ver como um monge abdicando do mundo externo me dedicando a filosofia e me aprofundando mais em tudo que é ser um verdadeiro monge Budista? Eu sempre falei que adoro o lugar e que amo a filosofia e grande prova disso está impressa em todo o meu corpo, da mesma forma não tenho apego as coisas pois coisas são somente o que a palavra diz, coisas! Lama Jyamjyang tem requerido que eu venha a participar das leituras dos sânscritos Tibetanos todos os dias quando eles estão fazendo as cerimonias de Puja (orações), este pedido eu naturalmente não posso negar e falei com ele que irei sim me dedicar mais e estar mais presente das cerimonias de Puja todos os dias.

As vezes me sinto imensamente confuso pois existe tanto de belo aqui e tanto que eu amo, amo os pequeninos todos os dias e em todos os momentos vejo os mesmos muito se apegando a minha pessoa, eles são incríveis em qualquer sentido da palavras que você queira pensar e isso somente para mim já é grande atrativo; Eu estaria aqui somente um mês e agora já mudei ficando dois meses, irei certamente para Phakara onde estarei trabalhando com as crianças do orfanato, quero ver como é este processo de trabalho, e entendo este, terei uma grande base para ver como poderei ajudá-los uma vez eu não mais esteja aqui. Confesso-lhes que a vontade de ficar aqui é muito grande e estaria mentindo para vocês se dissesse que eu não gostaria de passar um ano aqui com eles uma vez que este convite já foi feito pelos mestres monges e sei que Lama Jyamjyang aprovaria tal oferta uma vez que nossa amizade cresce mais a cada encontro todos os dias.

Sei que me encontro em um cruzamento neste meu agora e isso é muito cedo para estar sentindo ou pensando assim pois essa é somente a minha segunda semana aqui, ou melhor dizendo, eu estou ainda para terminar a minha segunda semana aqui, então é muito cedo para estar me sentindo assim tão confuso, porém senti hoje um pequenino sentimento estranho quando Mike falou que ele estará deixando tudo isso aqui em duas semanas e quando perguntei para ele como ele se sentia pensando nessa transição após três meses aqui ele me respondeu de forma bem filosófica usando uma terminologia bem Budista que é a impermanência onde tudo que era ontem, hoje já é diferente pois tudo é e esta estado evolutivo desta impermanência pois nada continua sendo o que era! Isso é uma grande verdade o que ele disse e eu entendi a razão da qual ele falou isso onde ele nada mais necessitou falar pois a mensagem foi imensamente clara para mim.

Os últimos dias não somente tem sido imensamente ocupados para mim, estes tem também sido dias de aprendizados, conquistas e perdas, progressos e concretizações, obstáculos, mágoas e alegrias; Essa semana foi realmente uma fantástica semana repleta de coisas a serem consumidas e da mesma forma tem exigido de mim longas horas em meditação e analises.

Este lugar tem me dado grandes esclarecimentos, eu vejo que a importância das coisas não sejam assim tão importantes, aqui vejo que o superfulo é inexistente onde o valor a grandes coisas tem tantos mínimos efeitos, a visão das pessoas é pura e vai além de muitas hipocrisias; Falava esta semana com Pema o gerente do monastério e fiquei imensamente surpreso com o que aprendi com ele onde ele me falava que ele e o seu irmão eram casados com a mesma esposa! Naturalmente fiquei surpreendido pensando ter ouvido isso erradamente, porém o mesmo me falou que em sua cultura Tibetana isso é uma tradição normal onde dois, três e até quatro irmãos se casam com uma só esposa; Ele me falou que essa tradição começou a centenas de anos atrás onde a escassez de alimentos fazia com que as famílias trabalhassem todas juntas em prol desta mesma família e por essa razão fazia mais sentido ter dois irmãos casados com uma só esposa pois assim os filhos dos mesmos teriam dois pais trabalhando em prol deste mesmo lar! Quando perguntei abismado a respeito dos filhos que ele me falou que tinha, ele me falou: Eu e meu irmão temos dois filhos e nossos filhos chamam nós dois de pai.

Naturalmente perguntei também sobre a intimidade do casal e ele me falou que ele sendo o irmão mais velho que ele teria a prioridade do quarto com a esposa, porém uma vez que ele esteja morando aqui no monastério durante toda a semana que ele está sempre muito feliz de saber que ele tem o seu irmão o outro marido da mesma esposa em casa protegendo a família fazendo com que ele não tivesse nenhuma preocupação.

Achei isso incrível, muito incrível mesmo pois nós somos tão doutrinados a ter posse de tudo que temos que as vezes sentimos que somos proprietários até mesmo de coisas que ainda não nos pertencem! Eu tento sempre não usar a palavra meu, minha e coisas assim, noto que todos falam a minha empregada como se este pobre ser fosse na realidade algo que lhes pertence, meu cabeleireiro, meu médico e por ai se vai como se nós tivéssemos o poder sobre estas pessoas tendo-as como nossos pertences.

Naturalmente não existe o certo ou o errado eu apenas estou usando isso como tese para este assunto, porém sinto que este sentimento de posse é o que na realidade as vezes vem a remover das pessoas a habilidade de realmente virem a compartilhar de tantas boas e maravilhosas coisas com um alguém.

Tenho nos últimos dias pensado muito na determinação do grande mestre e Guru Geishe Pema Barmasambava, aquele que visitei sua caverna e dentro dela tive incontroláveis prantos, por alguma razão tenho me perguntado sempre a respeito desta mesma determinação, como pode um ser humano se colocar sobre imenso estres a procura de um algo se isolando do mundo e vivendo somente a escuridão e silêncio em sua mente? Eu tenho quando posso andado nas montanhas onde lá paro e me sentando isoladamente de tudo tento com dificuldade entrar neste mundo tentando da mesma forma entender isso um pouco melhor; Notei que tudo ao meu redor e os sons do silêncio me faz na realidade realmente me perder em meditação pois muito tempo se passou até que eu viesse a me tocar que tinha que caminhar longamente de volta para chegar até o monastério e uma vez que esta experiência tenha sido tão fantástica irei na medida do possível fazer novamente a mesma coisa subindo as montanhas e me adentrando nas matas irei encontrar um lugar ainda mais isolado e lá novamente tentarei explorar os sentidos de tudo isso! Essas experiências tem me feito imenso bem pois isso faz muito sentido para mim.

Eu essa semana vim a perceber que não tenho comigo o carregador das baterias da minha câmera, então eu estou fotografando apenas com uma pequena maquina, que confesso-lhes detesto usar porque a qualidade não somente é muito mal em comparação a outra câmera, a mesma não me da a possibilidade de usá-la manualmente me restringindo a habilidade de tirar belas fotos, então terei que sair do monastério neste final de semana indo para Kathamandu em um subúrbio chamado Thamel onde é um lugar onde todos os turistas se encontram; Isso naturalmente será uma ótima experiência para avaliar o que vou estar sentindo uma vez que estarei saindo de um paraíso indo para um verdadeiro inferno de carros, gado, motocicletas, sujeira e tudo mais que eu realmente não tenho visto por aqui nos últimos dias, então isso será uma grande experiência! Irei também aproveitar e ver se consigo mais materiais para os pequeninos uma vez que fiquei sabendo que existe uma livraria onde eu talvez terei acesso a livros que eu possa usar aqui com os pequeninos, então vamos ver no que vai dar.

Ante ontem tivemos uma grande experiência aqui no monastério pois dois ladrões tentaram arrombar a porta do escritório aqui do lado de nossos quartos em um prédio vizinho, infelizmente para os maus elementos Pema estava dormindo ao lado do escritório e saindo correndo de seu quarto com uma faca na mão botou os camaradas para correr! O famoso Tiger o feroz cão de guarda não viu os caras entrando no monastério pois ele, Tiger estava longe daqui dando suas voltas no monastério; Uma coisa é certa, estes dois camaradas tiveram imensa sorte porque se Tiger ou Pema os pegasse eles iriam certamente se arrepender da escolha de tentar roubar o monastério.


Hoje quando estava na sala de aula olhava para fora da janela enquanto os pequeninos copiavam alguns deveres que havia passado para eles, eu via um senhor com uma enxada nas mãos trabalhando a terra, o mesmo removia gravetos, palhas de milho e outras coisas desta área me parecendo estar sendo preparada para uma nova plantação; Caia uma fina chuva porém o mesmo não se incomodando continuava trabalhando a terra e isso me fez lembrar da ultima imagem de meu avô ainda vivo que foi exatamente no dia que fui visitá-lo no trabalho para me despedir pois estava deixando o Brasil exatamente naquela semana. Vovô era um ser extraordinário e o mesmo amava a lavoura ao ponto que fez uma linda plantação à frente do prédio onde trabalhava no INPS em Brasília! O velhinho saiu da roça mas a roça nunca saiu de dentro dele, um conceito que eu não entendia até estar aqui vivendo o que tenho vivido pois agora da minha janela eu vejo isso bem de pertinho onde as 5:30 da manhã a família que tem sua muito humilde casinha acorda e começa a trabalhar na lavoura.

Esta família é pequena somente um senhor de meia idade com esposa e duas crianças, me parece que existe uma imensa harmonia entre todos eles onde as vezes paro e fico olhando todos eles apreciando a humilde vida que eles tem, nota-se que aquele rosto de mulher nunca viu um creme de beleza, ou mesmo que ela tenha jamais estado em um salão algo que naturalmente não faria nenhum sentido vivenciar uma vez que seus trabalhos sejam muito árduos trabalhando a terra. Eles agora terminaram a colheita do milho que notei é usado para os seus cabritos e galinhas. Notei que os mesmos estão no momento colhendo uma pequenina safra de grão que possivelmente ira alimentar a família como também ser trocado por outros alimentos com outros produtores da região, pois fiquei sabendo que aqui ainda existe o sistema de troca onde os mesmos trocam o que produzem uns com os outros, então o monastério está na realidade cercado por plantações de arroz, grãos e também muito milho, chuchu, e peras nash que eu vou estar como uma macaquinho tirando um monte delas daqui a somente mais uma semana, naturalmente estou falando de arvores que não estejam dentro de suas pequenas plantações pois aqui esta pera tem em todos os lugares e eu as amo imensamente.

Algo que havia me esquecido de falar é a respeito do neguinho o cachorrinho que estava sempre me rodeando quando eu saia para as minhas caminhadas, neguinho agora é oficialmente chamado de neguinho pois o mesmo veio ate mim carinhosamente com seu rabinho outra vez abanando e eu fiz muitos carinhos nele o que foi muito legal! Neguinho as vezes me acompanha até certo ponto das caminhadas e depois volta para sei lá onde ele se esconde, mas confesso-lhes que ele é um bichinho muito meigo e carente e isso é muito claro de ser visto em seus lindos meigos olhinhos castanhos; É muito bom ter neguinho ao meu lado quando vou caminhar, ele tem preenchido um certo vazio que Nina e Chica deixou me fazendo sempre sentir muitas saudades delas, minhas preciosas companheirinhas.

Nesta nota gostaria de me despedir agradecendo pelo carinho de todos vocês, seus e-mails são sempre muito importantes para mim então lhes agradeço por ter o prazer de recebê-los todos; Fico também feliz de saber que minha experiência tem lhes servido de alguma forma e seus comentários são na realidade um gostoso alimento que me faz sempre voltar aqui cheio de coisas para com todos voces compartilhar.

Tenham um fantástico fim de semana, espero que todos vocês curtam bastante vivendo tudo ao lado de todos aqueles que vocês amam.

Abraços para todos,

Edo

2 comments:

Marlos said...

Te achei mamifero de formas arredondadas! Pensou que conseguiria se esquivar dos amigos hein! mas tenho meus contatos no Nepal! Abrs, Marlos

Ratos da Meia Noite said...

Muito legal o trabalho que está fazendo, padrinho! Se senhor puder registrar um desses momentos Pujá, onde eles dançam e tal, eu gostaria de ver. Saudades,
Luiz Fernando.