Monday, August 15, 2011

"O egoismo faz a ignorância presente e o mesmo desvaloriza a Humilde oferta"



Sublime é tudo aquilo
ao meu redor, que enxergo com os
olhos da mente”
De: Edo

Namaska, (oi, hello),

Estou muito surpreso com a reação de todos vocês uma vez que recebi ainda mais e-mails do que que o normal! Me parece que nossa viagem tem quebrado fronteiras, removido hipocrisias e além de tudo nos trazido todos a este ponto onde a vida é vista com mais sensibilidade e clareza! Obrigado pelos e-mails e pelos tão gostosos comentários de todos vocês eu os amo receber e as perguntas feitas por voces são para mim gostoso exercício do qual me proponho sempre a pesquisar as respostas para que possa não somente lhes responder, mas as suas perguntas e a minha procura das respostas fazem também com que eu venha a ter um novo aprendizado, portanto continuem fazendo perguntas e me colocando sempre na disciplina da procura das respostas!

Devo agradecê-los também pelos carinhos e gostosos elogios, é muito bom recebê-los todos e os mesmos me fazem sentir imensamente lisonjeado, porém a minha postura na vida me impede de me sentir assim tal desbravador, sou apenas uma alma a procura de respostas como também um ser curioso e aventureiro a procura de novas experiencias dais quais confesso-lhes estão sendo incríveis.

Nos últimos dias tenho conquistado mais e mais a confiança de todos por aqui, acho que o meu jeito brincalhão faz com que eu tenha me tornado um grande atrativo a todos por aqui. O cozinheiro Tenzin me adora pois estou sempre humildemente elogiando as deliciosas iguarias que tenho consumido por aqui, infelizmente na quinta feira estava mal, dores de estomago, vômitos e me sentindo imensamente mal o que me deixou de cama praticamente o dia todo, mas depois de ter expelido qualquer algo que tenha comido que veio me fazer tal mal, já no dia seguinte me sentia melhor e me aventurei fora do quarto onde notei tal qual já tenho me tornado uma pessoa querida pir aqui pois todos vieram me oferecer uma palavra de carinho e conforto! O Lama Jyamyang veio pessoalmente me ver quando soube que estava fora do quarto, e mesmo que pouco entenda da língua Tibetana porque estou começando a desenvolver a língua, eu entendi que ele solidariamente estimava as melhoras rápidas pois todos os pequeninos monges haviam perguntado onde estava o Gigante Ed! Muito foi falado em Nepali que já consigo entender muito, porém mais ainda é necessário aprender!


A vida é uma constante escalada, onde
o topo da montanha é somente
a concretização do Objetivo do
Aprendizado”
De: Edo

Acho interessante a comunicação e o quanto podemos entender com a comunicação feita mimicamente, eu me comunicava muito assim com todos os meu pacientes e fiz um curso de makaton uma linguagem de gestos que usamos neste mundo ocidental para nos comunicarmos com os pacientes, então sou sempre atento ao modo do qual as pessoas se comunicam gesticulando e assim foi parte de nossa comunicação; O Lama Jyamyang é um ser incrível do qual amo sempre compartilhar qualquer momento pois cada um deles é repleto de magnifico puro prazer!

Na sexta-feira já estava pronto e todos os meus queridos alunos se surpreenderam quando cheguei na escola e já como costumeiro fui chegando dando largos passos levantando as pernas bem para o alto como se em uma dança, balançando a cabeça para um lado é outro com os braços abertos fazendo caretas com o Deiti(guerreiro do Dharma(templo)) Mahakala, o grande guerreiro! Todos eles começam a rir, alguns correm outros fazem posições de combate pois os pequeninos todos adoram Kung-fu onde muitos já são proficientes nesta arte marcial, então quando um fazia um posição assim eu o grande Deiti Mahakala girava a cabeça para ele e balançando a mesma para um lado e outro assumia também uma posição de combate balançando sempre os braços e a cabeça de um lado para o outro fazendo ainda mais feias caretas! Os pequeninos adoram essa brincadeira e eu amo este momento que tenho sempre compartilhado com todos eles!

Todas as manhãs antes de entrarmos nas salas todos os pequeninos monges se juntam lado a lado onde todos recitam o mantra da sabedoria onde é feito o pedido que essa mesma sabedoria se faça presente durante todo o aprendizado, este mantra é muito lindo e Khempo um outro monge mestre que já se tornou um grande e valioso amigo, me falou que ira tentar traduzir este mantra para mim, então me cobrem isso, ok? Este mantra é muito lindo e após o mantra da sabedoria é recitado, o mantra reverenciando o Lord(Rei dos Reis) Buda é recitado, este é também um lindo mantra e o mesmo eu tenho acesso no Instituto Tara e este eu tenho a tradução, porém e infelizmente eu deixei meu livro de orações e mantras em casa algo que hoje me arrependo ter feito, pois o mesmo me ajudaria muito agora com o aprendizado da língua Tibetana, ao mesmo tempo teria uma ideia melhor formalizada a respeito de cada frase citada em cada um dos mantras e orações.

A aula de sexta feira foi legal, aliás todas elas são muito legais pois todos os pequeninos são imensamente disciplinados então não existe nunca a necessidade de chamar a atenção de nenhum deles pois os mesmos são imensamente aplicados.

Nossas classes são diferentes das classes comuns onde é visto rapazes adolescentes com crianças pois tudo depende do nível de aprendizado de cada um, então é comum em uma só classe ter diversas idades; No início notei que muitos deles eram muito bons enquanto muitos outros estavam tendo grandes dificuldades, então Mike e eu decidimos mudar as coisas por aqui e hoje um mais proficiente se senta ao lado no menos proficiente e o mesmo tem a responsabilidade de ajudar este outro amiguinho! Isso resultou em mudanças, positivas mudanças que Mike já percebe foi uma correta sugestão minha fazer! Notei também que pouca leitura é feita nas aulas, então novamente conversei com Mike e agora já introduzimos a leitura no final de todas as classes; Os monges passam uma vida toda aprendendo suas leituras através da leitura tantrica/mantra então comecei a ler cantando com se em um mantra o que agora resultou em um vasto progresso pois essa forma de leitura facilita o aprendizado deles, então novamente foi uma decisão acertada e Mike e eu estamos muito felizes que tenhamos começado a fazer isso.


Ontem Sábado foi um dia muito legal, acordei as 5:30 da manhã pois é impossível continuar dormindo com tantos lindos bichinhos a minha janela se fazendo presente, os pássaros piando, o galo cacarejando, o barulho das águas do córrego, vagas mugindo, cabras, gatos, cachorros e todos estes lindos bichinhos se fazem presentes, e uma vez que amo curtir isso, me levanto e colocando uma almofada junto a janela fico admirando toda esta beleza até que o sol se mostre fazendo com que os sons sejam tão bem complementados com imenso esplendido visual! Normalmente as 6 horas da manhã já entro em estado meditativo onde recitando o mantra Mani faço reverencia ao Buda agradecendo por estar me proporcionando com tamanha gratificante experiencia. Tenho grande facilidade de entrar em transe e logo após começar meus trabalhos de meditação entro em estado magico onde a escuridão e uma mente livre de pensamentos é contemplada; Uma vez neste estado passo bom tempo contemplando os sons nesta escuridão e logo após trago em mente algo do qual quero tentar desvendar e ali novamente fico meditando neste ponto durante bom tempo tentando extrai o importante aprendizado! Quando retorno desta transe o tempo já passou e eu mesmo surpreendo pois já é quase 7 horas da manhã. Se eu não tomo o meu gelado banho antes da meditação eu o faço após a meditação e dentre 7 e 8 da manhã vamos para o refeitório tomar o café da manhã que é naturalmente um jantar ou um almoço.

Na Sexta-feira e ontem Sábado não comi de manhã, apenas comi alguns biscoitos de água e sal no caminho da escola pois ainda estava com aquele receio de me sentir mal, então somente comi estes biscoitinhos que confesso-lhes são muito gostosinhos! Ontem de manhã fui lavar as minhas roupas, naturalmente não existe maquina de lavar aqui, aliás nem mesmo um tanque existe, então eu peguei sabão em pedra, peguei uma bacia e separei as minhas roupas por cores e depois de encher a bacia d'água me sentei colocando a bacia entre as pernas e fui lavando peça por peça; Enquanto lavava as roupas prestava atenção a tudo ao meu redor, por horas era visitado por lindos passarinhos, outros momentos era uma linda borboleta que passava para me pagar uma visita pousando abaixo da torneira para saciar sua sede! Vi uma grande lesma nativa indo atrás deste outro inseto que tenho achado interessante, pena que não tinha minha câmera comigo, mas irei com certeza conseguir uma foto quando ver este mesmo inseto da próxima vez. Notei que a lesma muito inteligente fazia um circulo no chão onde este outro inseto acidentalmente tentou passar por este mesmo rastro acabando ficando preso! A tal lesma continuava reforçando o circulo e logo estava em contato com este outro inseto, o mesmo parecia estressado com a presença da grande e gorda lesma, e logo depois de uma rápida briga a lesma começou a ingerir o outro pobre inseto! Pensei em fazer algo e salvar o outro inseto, mas não cabe a mim mudar a cadeia alimentar destes bichinhos e mesmo vendo tudo aquilo eu fiquei quinto apenas pensando no sofrimento do outro lindo inseto.

Enquanto lavava minhas roupas tive uma visita de um ser imensamente esplendido em minha existência! Minha Mãe me veio aos pensamentos onde lembrava dela batendo as roupas em um tanque, fechei meus olhos e contemplei a presença dela em pensamentos; Lembrava dela apesar do árduo trabalho cantando esfregando as roupas no tanque, com um lenço na cabeça ali fazendo aquele árduo trabalho sem reclamar sorrindo e cantando! Incrível ser humano a minha amada Mãe e ali enquanto lavava as minhas roupas eu falava comigo mesmo que entendia agora o porque dela fazer tal trabalho cantando pois o mesmo é tão chatinho que precisamos de um estímulo mental para nos desviarmos de tal tarefa.

Lavei todas as roupas e depois de ter feito um bom trabalho pois eu consegui até remover algumas marcas que tinha em uma camisa branca que usei durante a viagem onde caiu um pinguinho de molho na mesma, então fiquei muito orgulhoso do meu trabalho pois tudo estava bem lavado, as meias estavam brancas, as brancas camisetas bem brancas e uma calças de nylon que uso para fazer trekking que estavam cheias de barro ficaram também bem limpas! Estendi as roupas no teto do prédio onde estamos e enquanto fazia isso tive a oportunidade de ver ainda melhor tal qual é belo todo este vale, as montanhas são lindas e as plantações de arroz esculpindo as montanhas fazem desta imagem algo imensamente surreal e eu irei com certeza pintar algumas telas registrando essas imagens que tenho tido o prazer de contemplar todos os dias.

Voltei para o meu humilde quartinho e dei uma rápida arrumadinha nas minhas coisas, peguei meus materiais, meus biscoitinhos de água e sal e fui andando para a escola que fica a uns 300 metros de nossos aposentos; No caminho contemplava a beleza de tudo, notei algumas flores novas que se abriram, as bandeiras de orações Budistas balançavam com o fresco e gostoso vento que soprava, o bambuzal é sempre muito lindo, com o seu lindo suave verde, passarinhos por todos os cantos e som do silêncio que é o som da natureza tomava conta de tudo! Na subida via os pequeninos todos no balcão do primeiro andar do prédio onde estaríamos dando aulas ontem e somente ontem todos os pequeninos me viram com a cabeça raspada e sem o cavanhaque, então a distância notei que todos eles comentavam e apontava para a minha direção o que somente poderia ser o feito Deiti Mahakala vindo agora e já a distância começava a fazer o meu ritual de guerreiro Mahakala dançando, girando e fazendo as minhas feias caretas, algo que notei todos eles se divertiam rindo e chamando a atenção dos outros pequeninos.

Quando lá cheguei todos comentavam da minha cabeça brilhosa e careca, alguns passavam as mãozinhas no meu rosto e outros passavam a mão na minha cabeça dizendo Good, Very good(bom, muito bom)! Eu retrucava falando Monk head(cabeça de monge)! Eles todos se divertiam muito comigo. Tucu o pequenino Lama a cada dia se aproxima mais de mim, ele adora as minhas brincadeiras e minhas caretas e sempre que tem oportunidade me segura nas mãos e eu carinhosamente retribuo com um sorrisos passando a mão em sua cabecinha carequinha! Tucu é um lindo menino como todos os outros são, são crianças muito especiais e ontem quando contemplei ir embora deste lugar quando saia de uma das aulas com os mestres monges, confesso-lhes que senti um gelinho no estomago e uma dor no coração pois este lugar tem me feito imenso bem e eu me sinto tão parte de tudo isso aqui, triste o pensamente de deixar os meus pequeninos que me abraçam com tanto carinho a cada um de nossos encontros.

Ontem Mike e eu decidimos que a aula seria mais relaxada onde somente faríamos a leitura, então trocemos alguns dos livros que compramos pois os mesmos não tem uma biblioteca aqui, aliás acesso a livros é um problema e mesmo o material didático que acompanhamos é muito complicado para o nível deles; Quando voltar para Melbourne estarei começando um movimento para arrecadar fundos e tentarei estabelecer uma biblioteca para eles convertendo qualquer dinheiro deste projeto que irei receber em livros e bons materiais para eles, infelizmente não irei estar montando a biblioteca mas já comecei a falar disso com kelsang e ele aprovou a ideia ficando muito feliz com isso, então antes de sair irei deixar tudo pronto e quando chegar em Melbourne irei mexer meus pauzinhos e conseguir estas verbas para implementar este projeto da biblioteca aqui.

Sei que é ainda cedo falar disso, mas gostaria da ajuda de todos vocês, se vocês estão guardando o dinheiro daquela bebida a cada saída, você agora tem dinheiro para comprar um pequenino livrinho de historias para crianças em inglês para o monastério, então se todos nós juntarmos nossas forças, quem sabe eu venha a ter livros vindo de vocês nesta minha biblioteca antes que eu venha a me despedir de todos eles aqui; Então vamos começar a colocar em andamento este nosso projeto, só que no invés de: Uma bebida a menos em prol dos necessitados! Que tal chamarmos de: Uma bebida a menos para o aprendizado!

Ficarei imensamente agradecido se vocês me ajudarem neste projeto, e sei também que todos vocês hão de fazer isso de coração pois a causa é não somente muito necessária, ela é uma nobre causa, então estou contando com a ajuda de vocês caso possam me ajudar a estabelecer essa biblioteca.

Após ter tido o privilegio de ensinar os pequeninos ontem fomos tomar nosso costumeiro chá com os mestres monges, Lama Jyamyang veio participar e como sempre eu e ele fazemos nossa brincadeira onde eu digo Good Morning(Bom dia) e ele repete o mesmo em Tibetano onde ficamos fazendo isso até eu não aguentar e sorrindo abrir mão algo que ele muito curte! O Lama quer que eu o ensine inglês o que achei imensamente estranho como relatei antes pois Mike está aqui a bem mais tempo que eu, então ontem ele trouxe um livreto e já começamos onde eu estou ensinando o alfabeto inglês para ele, notei que a letra (F) não existe no alfabeto Tibetano então todos eles pronunciam o (F) com o som de (P), no caso se eles falam Five(Cinco), eles pronunciam (Pive) então fiz algo que usava na ong que trabalhava quando ensinava palavras para os pacientes onde pegava as mãos deles e colocava na bochecha para que os mesmos sentissem a vibração do som das palavras algo que Lama Jyamyang logo entendeu e logo mudou a dicção e entonação da palavra, então agora (F) tem som de (F) mesmo.

Mike me convidou para ir a casa de um pessoal que ele conheceu aqui alguns meses atrás e fomos os dois andando, subindo as montanhas pois como já sabem, estamos cercados por lindas montanhas; No caminho conversamos muito e noto que eu e Mike nos tornamos a cada dia melhores amigos, acho que isso tenha haver com o fato de que temos os mesmos ideais, poderíamos estar agora em casa curtindo nossos luxos e no entanto estamos aqui nos dedicando a estes trabalhos que tanto estou amando.

Continuamos nossa caminhada e após uma longa caminhada chegamos na casa deste amigo, eles são Nepalenses porém notei que existe uma forte influência vinda da Índia pois o pessoal muito me parece com os indianos; A casa era imensamente simples, uma taperinha porém muito limpinha. Como é costume aqui tiramos os sapatos, ou melhor dizendo, eu tirei as botas porque o esperto do Mike foi de Havaianas; A hospitalidade deste povo sempre me surpreende, pois eles sempre tentam te agradar lhe dando o que a de melhor em seus lares. Comemos uma porção de frutas frescas, banana que o Mike detesta, manga, maça e uma pera local chamada Nashi, uma deliciosa fruta que muito amo então em duas semanas irei viver em uma dieta de peras Nashi!

Tomamos também um chá que é uma mistura de açúcar queimado com leite e chá preto, no início achei estranho tomar tal chá, mas hoje já me acostumei e confesso-lhes que estou gostando muito deste tal chá.

Conversamos bastante enquanto esperávamos pelo irmão desta meiga mocinha que é também professora de inglês, aliás, ela e o irmão são professores de inglês e trabalham em escolas públicas em Kathmandu. A modesta casa havia uma grande família, Pai e Mãe, três irmãos sendo uma delas casada e com três filhos e morando na mesma modesta casinha com toda a família; Perguntei para ela qual seria o sonho dela uma vez que ela falou que detestava este tempo chuvoso e toda a lama que se vê por todos os cantos por aqui, então ela se pós a dizer que seu sonho era de se casar e constituir uma família assim com a sua irmã, ela também me falou que o destino dela já estava traçado pois a sociedade da qual ela vive exige que ela venha a se casar em um casamento arranjado onde ela não conhece o noivo e vice e versa, porém os dois tem o direito de dizer não caso não exista uma atração neste encontro dentre famílias! Ela é uma moça engraçada e curtia com a minha cara falando que eu era muito grande pois ao entrar na humilde tapera tive que abaixar a cabeça senão não conseguiria entrar e uma vez dentro tive que me sentar pois mesmo virando a cabeça o meu pescoço tocava no teto.

Conversamos bastante até o momento de retornarmos pois teríamos o chá da tarde com os mestres monges e também aulas de leituras; Antes de sair tirei uma série de fotos e adorei as mesmas pois as cores que as mulheres usam é ideal para a fotografia pois suas coloridas roupas fazem suas fotos bem mais atraentes. Viemos embora e novamente a conversa entre Mike e eu foi muito gostosa, tão gostosa foi que voltamos ao monastério em rápido tempo, mas não vamos deixar de falar que descer é sempre mais rápido e mais fácil que subir ne?

Quanto chegamos no monastério somente deixamos nossas coisas em nossos quartos e já caímos em campo indo encontrar com os mestres monges, Kelsang, Tenzin já estavam lá e logo depois chegou o Lama para somente nos dar um oi e se foi logo após; Ficamos então nós quatro e logo depois chegava mais outros dois mestres monges então a nossa salinha de encontro estava cheia, porém a aula foi fantástica. Como sempre compartilhar da presença dos mestres monges e dos Lamas é sempre um imenso prazer, aliás, não existem muitas coisas que eu possa vir a dizer que não seja um prazer aqui neste lugar. Algo que muito me impressiona é o respeito de todos eles por nós onde a cada vez que nos dirige a palavra os mesmos nunca nos chamam pelos nomes, eles nos dirige a palavra nos chamando de Sir um termo em inglês muito nobre, o uso da palavra Sir é imensamente educado e para ser um Sir na Inglaterra você tem que receber o título de cavalheiro que é dado pela rainha, então Sir é um termo muito nobre e somente usado a pessoas das quais você venha a respeitar imensamente colocando esta pessoa acima de você! Já falei para Tenzin diversas vezes para não me chamar de Sir porém ele não consegue fazer isso, então eu não mais faço tal cobrança, eu deixo como está.

Mike e eu voltamos para nossos humildes aposentos mas antes paramos para jantar pois o refeitório fica em nosso prédio praticamente debaixo da janela de Mike.

O jantar foi como é sempre regado a muito arroz e verduras, e novamente Dhal Bhat que eu já estou começando ficar enjoadinho, porém sempre penso naqueles que nada tem para comer e eu no passado tendo sido uma destas pessoas converto o estou enjoado com o prazer da delicia.

Após o jantar tomei meu delicioso gelado banho que nos dias de hoje já não faz nenhuma diferença pra mim pois notei que a primeira reação é um susto seguido de uma falta de ar, mas após isso tudo fica bom e eu fico tomando meu banho pulando igual um macaco pois assim eu sinto mesmos frio!

Noite passada tinha outros dois hospedes aqui, eles eram dois Nepalenses que estavam de passagem então Mike e eu ficamos de sacanagem com os três, mas tudo de bom agrado; Após ter nossa rotineira conversa antes de nos recolhermos onde planejamos as aulas do dia seguinte, me despedi de Mike e vim para o meu quarto escrever a nota do blog.

Acordei hoje como sempre muito cedinho, estou amando isso, estou da mesma forma dormindo cedo e na madrugada de ontem somente acordei umas duas vezes; O galinho amigo tornou-se o meu despertador onde as 5 da manhã ele já esta acordadinho convidando todos nós a também acordar pois acho que ele se sente um pouquinho sozinho e por isso quer acordar todo mundo!

Me levantei e como de costume movi as almofadas para perto da janela e colocando meu mp3 pra tocar eu entrei no meu estado meditativo somente saindo do mesmo as 6 da manhã totalmente relaxado e feliz para mais um dia de contemplação a toda esta maravilha que estou tendo o privilegio de viver neste meu agora.

Tomei meu gostoso gelado banho da manhã, arrumei minha cama e fui tomar o meu café da manhã que era um caldo de grãos com um pão frito Tibetano e chá preto; Acho que já estou me acostumando com essa alimentação e mesmo não achando que seja ideal para mim eu tenho apreciado que todas as manhãs tenho tudo prontinho para mim.

Após o café da manhã subi e fui me arrumar para ir até a caverna do Guru Geishe estava como sempre tenho feito vestido com um short, botas, camiseta e meu cachecol Árabe onde mesmo que seja calor eu não consigo sair sem o mesmo! Hoje fui acompanhado de dois dos monges pois os mesmos estavam indo para Pharping então fomos conversando daqui até chegar em Pharping, notei também que o meu preparo físico tem melhorado muito pois a primeira vez que fui em Phaping quase desmaiei nas longas e muito inclinadas subidas, porém quando fui na manhã de hoje fui conversando sem me cansar o que achei muito bom, então estou me aclimatando e estou também pegando um preparo físico bem melhor o que é ideal pois eu quero andar muito e visitar o topo de varias montanhas por aqui! Quando chegamos a Pharping nos separamos e eu continuei a minha longa caminhada com mais outras longas subidas; Eu tenho normalmente usado o meu tripe para fotografia como um auxílio então o mesmo tripe até agora tem sido usado em outra função o que interessantemente chama muito a atenção das pessoas por aqui onde o gigante homem com seu cachecol Árabe na cabeça anda na chuva com um tripe que é o meu apoio nas longas caminhadas.

Notei que virei um macaquinho de circo por aqui pois as pessoas se aglomeram para me ver passando e sempre de forma gentil, meiga e carinhosa colocando suas mãos em reverência me dando um bom dia com os costumeiros namaste ou namaska quando vou passando por eles, então carinhosamente repito da mesma forma apenas dizendo Namaska(Oi). No caminho para a caverna do Guru Geishe Assura encontrei esta freira budista que carinhosamente me pegava pelo braço me protegendo dos carros, logo estávamos nós dois andando de mãos dadas e conversando o que achei muito engraçado onde eu vestido como um maluco de mãos dadas com esta freira toda vestida em seu robe Budista! Paramos em um outro monastério antes de chegar no topo da montanha na caverna do Guru Geishe, alí pedi licença e perguntei a um Lama se poderia fotografar a estupa, um pedido que ele carinhosamente aceitou, então tirei lindas fotos desta estupa como também do monastério! Me apresentei ao Lama como Ed professor de inglês do monastério Rigon então ele carinhosamente me pediu para voltar no monastério quando tiver tempo para oferecer-lhe uma ajuda, um convite que aceitei e prometi a ele que iria lá no final de semana para conversar com ele e ver como posso ajudá-lo! O Lama foi imensamente carinhoso e amigo comigo e vejo que eu estou sempre sendo recebido por todos da mesma forma com imenso carinho, o que me faz sentir muito grato a todos por serem assim comigo.

Saímos do monastério eu e a freira nos colocando novamente na subida e logo sem perceber lá estávamos nos dois de mãos dadas subindo a montanha; Esta freira é Tibetana e como a maioria dos Tibetanos que encontramos aqui, a mesma era não somente uma exilada política, a mesma saiu do Tibet fugida e desde então nunca mais voltou para ver sua família pois a mesma jamais conseguiria um visto de entrada no Tibet, porém se conseguisse tal visto a mesma corre o risco de acabar presa sem poder novamente deixar o país, então ela vive aqui e as saudades que sente de casa somente são amenizadas pelas lembranças das quais a mesma carrega em sua mente e coração! Triste essa realidade, triste mesmo.

Chegamos na caverna do Guru Geishe e ali antes das longas escadarias nos despedimos onde após dar alguns passos subindo só degraus da escadaria parei para ver a querida freira Tibetana indo embora, fiquei ali contemplando essa pessoa tão meiga e amável onde era impossível não sentir pena dela!

As escadarias até as cavernas são simplesmente uma grande tortura se você descer de um carro e for subir as mesmas, porém depois de ter andado quase 4 quilômetros subindo e descendo inclinadíssimas montanhas, subir estas escadarias é nada mais, nada menos que uma grande tortura, mas uma necessária porque depois de ter alcançado o topo deste montanha e ver a caverna, toda a dor acabou e quando lá estava surpreendentemente muito emocionado fiquei e sem poder lhes explicar a razão não consegui conter as lágrimas. Ali onde eu estava foi exatamente onde este Guru Meditou e ali naquele mesmo lugar foi onde ele alcançou a luz, então somente posso acreditar que a energia deste lugar provocou tamanha emoção em minha pessoa e uma vez que ali estava pequei o meu mala e sentado na posição de lotus em um chão molhado dediquei o mantra mani 108 vezes ao Guru Geshe, o mesmo Guru que andou da Índia cruzando o Nepal e chegando até o Tibet trazendo consigo os ensinamentos Budistas, onde todos estes feitos foram feitos andando sozinho sem a ajuda de ninguém o que faz dele para mim um ser iluminado de imensa determinação! Após terminar o meus mantras e reverenciando o Guru Geiche pedi-lhe licença citando Om Ma Hum três vezes e saí de dentro da caverna onde havia uma multidão de peregrinos se preparando juntamente com um outro Guru e outros monges Tibetanos para um serviço em reverencia ao Guru Geishe, onde aproveitando o momento tirei um monte de belas fotos e ali fiquei até que o serviço tivesse acabado.

No caminho de volta parei nesta loja que tem muitas belas coisas e não resistindo comprei dois malas para mim pois os meus outros malas deixei em casa, então todas as manhãs sinto falta do meu mala quando estou recitando o mantra Mani que tenho que recitar 108 vezes e sem o meu mala isso tem sido uma difícil tarefa, então hoje comprei dois deles e mesmo estando na presença do Lama aqui no monastério, eu ainda não pedi para ele abençoar o mesmo para mim, coisa que irei fazer amanhã sem falta.

Enquanto estava no topo da montanha tomei um banho de chuva maravilhoso e se não fosse o meu equipamento de vídeo e fotografia eu provavelmente estaria no topo da montanha pulando e cantando como um louco índio curtindo a gostosa chuva! Guardei a câmera e fiquei no topo da montanha olhando para o lindo vale abaixo de braços abertos com o rosto virado para o céu curtindo a gostosa chuva que me deixou completamente ensopado e feliz.

Passei praticamente toda a manhã nas cavernas somente me colocando de volta na estrada do monastério por volta de duas da tarde, só que neste retorno já muito cansado pois eu hoje perdi as contas de quantas montanhas e longas escadarias subi e desci peguei o meu novo mala e citei e fui fixamente a minha mente em uma pessoa e recitando o mantra Mani 108 vezes para cada pessoa, então foram 108 vezes para os meus sobrinhos, 108 vezes para os meus tios e tias, 108 vezes para Lauren, Nicholas, Felicia, Lara, Laurinha e todos vocês que tenho enorme carinho e admiração; Fiz isso sem parar terminando as 108 vezes para uma pessoa e começando a mentalizar a outra pessoas e assim sem surpreendentemente eu logo estava chegando de volta no monastério onde mesmo com as subidas e descidas desta longa caminha, eu confesso-lhes que não me senti sequer um pouquinho cansado! Obrigado pela companhia de todos vocês.

Hoje nesta minha trajetória tive o prazer de ver este lindo cachorrinho pretinho que tem uma linda carinha meiga, o mesmo da primeira vez que me viu veio a mim abanando seu rabinho de forma bem amiga, eu fiquei com receio de acariciá-lo por uma recomendação médica onde me pediram para não fazer nenhum contato com animais para evitar os riscos de um arranhão ou uma mordida, porém este lindo cãozinho vei até mim pela segunda vez e hoje já me senti mais a vontade com ele pois sei que ele é bem amiguinho então decidi que se eu o ver novamente eu irei chamá-lo de neguinho pois o mesmo é um lindo pretinho.

Chegando na entrada da estrada de chão para vir ao monastério me encontrei com o meu adorado amigo Monge Kelsang onde inicialmente não o tinha visto pois ele estava nesta carpintaria esperando os senhores terminar uns trabalhos para ele onde o mesmo usavam um torno dando uma linda forma a madeira que seria usada como pontas dos mastros das linda coloridas bandeiras de orações que temos por todos os lados aqui; Kelsang me chamou e logo notando que era ele fui ao seu encontro e uma vez dentro da carpintaria conheci toda a família dos carpinteiros, dois deles trabalhavam e um deles tinha sua esposa e duas lindas filhas ao seu lado. Tentei conversar com a mais pequenina mais a mesma ficou toda inibida então virei a minha atenção para a mais velha o que fez a pequenina logo mudar de atitude comigo e agora quem era tímida antes, passou a ser toda amiguinha sorrindo e brincando! Aproveitei e pedi permissão a todos para fotografá-los, um pedido que foi aceito sem nenhum problema, então peguei a câmera e tirei um monte de fotos desta carinhosa e linda família! Fiquei ali algum tempo conversando com Kelsang e brincando com a pequenina até o momento de partirmos, porém prometi voltar para vê-los em uma outra oportunidade.

Kelsang e eu começamos a andar vindo para o monastério onde conversávamos apreciando toda a beleza deste magnifico local! Kelsang e eu temos muito em comum pois as mesmas coisas nos chama a atenção, coisas simples como uma bela flor, um senário ou apenas um lindo inseto que esteja passando por nós como foi o caso destas lindas negras borboletas com marcas grandes bem azuis nas costas de suas azas. Kelsang e eu contemplamos tal beleza fazendo comentários e no caminho durante a conversa tivemos também a oportunidade de esclarecer algumas duvidas que ele tinha em relação a coisas do mundo ocidental.

Chegamos no monastério e fomos andando juntos até a cozinha onde fazemos os chás da tarde; Essa cozinha é também onde os monges fazem suas refeições e hoje foi incumbido a mim fazer o jantar para todos eles, uma promessa que fiz no início da semana e hoje foi o dia de cumprir tal promessa! Havia hoje sedo passado uma longa lista de coisas que necessitava para este jantar onde naturalmente era constituída de diverso legumes, então ao entrar na cozinha já fui logo entrando em ação separando os legumes e lavando os mesmos.

O cozinha logo estava cheia de curiosos monges que passavam e perguntavam: O que é isso? Para que é isso? Porque disso? No início da semana havia lhes prometido fazer um curry vegetariano, com outras iguarias que sei fazer, então mão na massa e logo existia um gostoso e apetitoso perfume de comida no ar. Fiz para eles arroz com curry de diversos vegetais, um omelete de cebolas com também um vegetal asiático chamado Bokchoi (Bok(verde) Choi(vegetal)), fiz também um algo muito delicioso que minha amada Mãezinha fazia sempre pra mim que é um refogadinho de milho com cheiro verde e cebolinha; Para fechar o cardápio eu fiz também um arroz doce com leite de coco. Apesar da quantidade de coisas eu fiz tudo em pouquíssimo tempo onde comecei as 4 da tarde e as 5 e meia tudo já estava pronto! Bem, uma hora e meia para fazer isso parece muita coisa mas infelizmente eles usam um pequeninos fogão de suas bocas somente então eu tive que me organizar para fazer tudo em uma sequência.

As 6 tá tarde estávamos todos sentados a mesa jantando e mesmo que eu tenha achado que a comida não fosse lá estas grandes coisas, todos comeram sem parar e com o silêncio que havia no refeitório dos mestres monges, somente era possível o barulho de suas bocas mastigando e degustando da comida com também muitos, hum, hum, hum rsss.

Lama Jyamjyang amou o refogado de milho verde como também o Bokchoi, o mesmo repetiu diversas vezes e todos comiam e quando tinham folego me agradeciam de forma bem humilde, onde erá bem fácil notar que as palavras eram muito sinceras vindo de seus corações. O arroz doce que fiz com leite de coco e canela foi servido com mel e pó de canela para acentuar o sabor e perfume desta deliciosa sobremesa; Lama Jyamjyang repetiu mais duas vezes o arroz doce onde o mesmo fechava os olhos como se viajando no sabor que ele muito apreciava!

O jantar foi um grande sucesso e foi impossível contar a quantidade de agradecimentos vindo de todos eles. O pequenino Lama Tucu estava sentado ao meu lado pois onde ele me vê ele parece querer compartilhar este espaço comigo, então um grande prazer tê-lo ali do meu lado saboreando a sobremesa onde Kelsang falou que o único som que era possível ouvir do Lama Tucu era ham, hum, ham, hum! Tudo é fantástica em meio aos mestres monges pois a inocência de suas brincadeiras é sempre feita de forma carinhosa e respeitosa.

Após o jantar havia sobrado uma boa quantidade de comida, mas isso não foi porque não estava bom, isso foi devido ao fato que calculei mal o numero de pessoas e fiz uma quantidade bem a mais do que devia ter feito, porém isso não foi nenhum problema pois logo havia um exercito de pequeninos monges entrando no refeitório para comer, e comer eles fizeram! Achei incrível o apetite destes pequeninos pois os mesmos se escondiam por detrás de seus cheios pratos.

Uma vez o jantar havia terminado todos foram se retirando vagarosamente e algo que achei estranho do Lama Jyamjyang comentar hoje oi ele me perguntar quando eu irei fazer o meu voto ao buda e me tornar um monge Budista? Pedi para Kelsang falar para o Lama que a brincadeira foi muito engraçada onde para minha surpresa o mesmo falou para kelsang que ele jamais brincaria com algo desta natureza! Achei isso muito estranho e ainda estou consumindo esta informação pois sei que ele estava falando o que falou muito seriamente.

Depois do jantar nos despedimos e Mike e eu voltamos para os nossos aposentos pois temos que estar aqui e não mais sair depois das oito da noite porque esse é o horário que o caseiro solta o mansinho tiger(tigre)! Deixa eu explicar pra vocês quem é o Tiger? Ele é um grande cachorro de raça Nepalense, ele é robusto, ele é violentíssimo ao ponto de ter matado e comido um outro cachorro aqui no monastério, ah detalhe, ele não fez isso porque estava com fome não, ele fez isso porque ele é simplesmente imensamente violento! Das oito da noite as seis da manhã Tiger está solto e nós presos.

Na quarta-feira passada um dos jovens monges veio aqui pegar um dinheiro comigo e ao sair o mesmo deixou os dois portões do prédio aberto, resultado? Tiger subiu aqui e estava como um louco cheirando e arranhando as nossas portas, o que nos fez ficar bem inseguro de tê-lo assim tão próximo e uma vez que essa insegurança viesse a cada latida crescer mais o que chegando a um desesperado ponto, me lembrei que tenho no meu cel um aplicativo de adestramento canino onde este emite um som que machuca o sensitivo ouvido do animal, então peguei meu telefone e liguei este aplicativo o que fez Tiger sair correndo daqui indo para o outro lado do monastério de acordo com o que Mike me falou que viu ele fazendo.

Gente espero que todos voces tenham um lindo dia e uma vez mais obrigado pelos e-mails e pelas suas perguntas também Lara e Laurinha, eu irei lhes responder na próxima nota, ok?

Um carinhoso abraço a todos vocês com um muito obrigado pela sua constante presença todos os dias.

Iago eu também sinto imensas saudades de você e espero também logo estar contigo, jamais se esqueça que cada dia passado é um a menos a ser esperado e assim eu logo estou ai com você novamente; Obrigado pelo seu carinho Iago também sinto saudades de nossas gostosas conversas elas todas sempre foram valiosíssimas para mim! Filhão fico feliz que você esteja gostando desta nossa viagem, e se é isso que você quer também fazer, você irá fazer, você somente tem que sonhar e também planejar, então tudo é possível.

Um grande e carinhoso beijo para você Iago, diz para a Lú e para o seu pai muito meu amigo que sinto saudades deles também ok?

Nesta nota desejo-lhes um bom dia e uma maravilhosa semana.

Edo




2 comments:

rose_sol said...

Parabéns meu amigo, irmão e mestre pelo teu trabalho.
Não sei como isso que você esta fazendo não me surpreende, porque você é uma pessoa ILUMINADA!
Muito sucesso ai.
Cuida da alimentação que muitas vezes comentamos.
Beijos
Branca

sol said...

Adorei seu Blog, tudo ´´e tao espirituoso q as vezes me senti um pouco ai tbem,vc merece esta em um lugar assim, vc é muito especial, agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de conhecer alguem assim como vc um pessoa lindaaa, parabéns, tudo d bom, muita paz e luz na sua caminhada e sucesso sempre!!!
E pode ter certeza q vc nunca estara só... Cuide se heim!!
Solange Correa