Friday, July 8, 2011

"Meu hoje é a reflexão do meu ontem, assim como meu amanhã é a projeção deste meu agora" Edo


A Felicidade não é algo que já vem pronta,
A felicidade é algo que vem de suas próprias Ações”
De: Dalai Lama

Namaste, tapaailaai kasto chha?

Hoje é um dia de agradecimentos, e como já havia antes falado, felicidade é ser grato e eu sou sempre grato pelo privilegio de ter o carinho de todos vocês, então eu sou feliz! Eu sou feliz não pelas coisas que faço para as outras pessoas, as vezes eu acredito que a vida é servir então se algo faço por alguém, eu assim faço carinhosamente sem pensar no retorno pela minha devoção as pessoas.

Eu tenho que agradecer pela amizade, pelo carinho de vocês e pela força extrema que vocês todos tem me dado neste nosso projeto, obrigado pelos inúmeros e-mails que tenho recebido! Tantos são estes que tenho ficado muito impressionado com a velocidade da qual este blog tem sido efetivo em fazer este contato, e tocando neste ponto gostaria também de pedir-lhes perdão por não poder respondê-los uma vez que tempo é um luxo do qual está ficando a cada dia mais difícil encontrar, portanto uma vez mais lhes peço paciência e lhes peço perdão por somente respondê-los por aqui. Gostaria também, talvez egoísta que seja, pedir-lhes que não deixem de mandar suas mensagens, elas certamente me fazem muito bem e se existe alguma coisa interessante que vocês queiram entender a respeito destes Países que visitarei, vocês podem o pedido que eu tentarei encontrar todas as respontas destas perguntas.

Tenho também notado que em algumas das mensagens muitos já demonstram um grande interesse por qual será o assunto que falarei, e mesmo que isso seja algo interessante saber eu não posso dizer-lhes do que falarei, acho que seria como assistir a um episódio da novela onde já sabemos tudo que acontecerá, então deixarei sempre em mistério esse próximo assunto que vocês todos esperando pacientemente irão ter acesso aqui.

Eu tenho sempre falado ao longo destes anos que sou uma pessoa básica, a realidade é, não existe nada de especial no Edson este amigo de vocês, sou o ser comum, o cidadão comum que tem problemas como todo mundo tem, que é cheio de erros e que os comete sempre também. O interessante da vida é isso, nós temos o privilegio de errar e errando vamos nos corrigindo e assim amadurecendo e nos aprimorando.

Tenho notado também que ao longo dos anos vivendo no exterior que muitos dizem como sou incrível e corajoso! Olha, mesmo que seja maravilhoso saber disso tendo o meu ego massageado, vocês se esquecem também que eu me joguei na vida por uma grande necessidade onde precisava mudar, sábia que tinha capacidade mas as oportunidades me faltavam e como sou tão atentado e inquieto eu tive que procurar fazer as oportunidades acontecerem, porque através do árduo trabalho que atingimos progressos, nada nos é dado como um grátis presente, você tem fazer as oportunidades acontecerem.

Eu fiz isso, eu me joguei no mundo por ter também uma grande curiosidade de conhecer coisas novas, ver lugares que somente via nos filmes, livros de geografia, como também em noticiários na TV! Eu sempre defino isso como o Brasil estava muito pequeno pra mim e por pensar assim eu dei este meu passo de independência e vim aprender a valorizar mais o que tinha, porque é na hora do sofrimento que passamos a valorizar tal qual era importante ter o que tínhamos! Isso é algo tão incoerente, por qual a razão não valorizamos o que temos quando em nossas mãos a temos! Arrependo-me? Não, e porque digo-lhes não! Eu aprendi que se olharmos a vida de uma forma filosófica entenderemos que essa é como um barquinho sem velas, sem motor e sem os remos, nós ali estamos como passageiros e continuamos desdendo rio abaixo onde o final da jornada é o mar; As vezes nos encontramos encalhados e nestes momentos temos que analisar a condição e nela achar uma resposta para como colocar o barquinho novamente seguindo o seu curso! Outra coisa é, não tente remar contra a maré, você somente tornará mais grave a situação sem obter nenhum resultado positivo, então contemple o desafio e de coração aberto aceite o obstáculo como mais uma oportunidade.

Tudo isso que digo aqui é uma das coias que aprendemos na filosofia Budista, contrário ao que muitos pensem, o Budismo não é uma religião e eu me recuso a pensar que sou uma pessoa religiosa, sou uma pessoa que acredita em uma filosofia de vida que me faz sentir tão mais alerta e tão mais analítico das minhas próprias atitudes e ações para com os outros e isso é o mais importante pra mim.

A razão de todas as minhas mudanças foi sim por causa desta minha inquietude e este imenso desejo de aprender mais sobre todos os aspectos da vida; As outras razões é como falei a curiosidade como também um ímpeto incontrolável de viver os limites da vida! Sou extremista, e até demais eu sou! Amo aventuras e adoro sentir medo e convertê-lo em uma gostosa adrenalina, vocês sabem o que é estar a beira de uma ponte com uma corta nos tornozelos olhando para um lindo vale a sua frente a espera do grito Bungee? Acreditem é um clímax mental que fica com você o resto da sua vida, ou que tal fazer um mergulho e estar cercado dentro de um imenso cardume de tubarões-martelo passando? Tudo é eletrizante e sim tudo tem seus riscos mas confesso-lhes que morrer fazendo o que se ama é mais fácil do que viver uma vida cheia de medos! Eu prefiro ser o herói por um dia do que o covarde por toda uma vida, no mais existem tantas emoções a serem vividas! Viva-as, dê um salto, grite e faça acontecer! Vivemos em uma sociedade medíocre que te condena pelas tuas ações te cobram comportamentos dos quais eles mesmos que te condenem são os primeiros a quebrar suas próprias regras, então viva sua realidade, viva o seu momento, viva a sua condição não se esquecendo das suas responsabilidades para consigo e para aqueles que estão diretamente ligados a você!

Então a minha escolha de vir morar no exterior e viver todas as loucuras que já vivi é pura e exclusivamente porque eu tinha que passar por tudo isso, eu acredito que nossas vidas são como livros escritos onde você termina um capítulo e ao passar para a outra página é deparado com um novo capítulo em branco, você é o protagonista do seu destino, então comece a escrever este novo capítulo mudando a sua história.

Eu ontem quando pude passei alguns minutos pesquisando mais a respeito to Nepal e toda essa aventura, e quanto mais eu lia e assistia os vídeos eu mais eufórico ficava porque existem tantas coisas maravilhosas e emocionantes a serem exploradas neste continente! Muitos são os esportes extremos e eu naturalmente já me via ontem fazendo um monte deles, trekkings, escaladas, bungee jump, pêndulo, canoagem e tantas outras coisas que a cada momento me deixava mais e mais curioso e interessado em fazê-las. Essa é uma grande oportunidade então eu certamente irei explorá-las todas.

Minha querida Mãe sempre me lembrou de tal qual eu era um menino atentado, acho que ela tinha razão porque eu sempre fui assim! Etiquetas tais como louco, maluco, capeta, endemoniado eram comuns e as surras eram como tomar medicamentos, havia a surra da manhã, tarde e noite! Lembro-me hoje de tantas das minhas travessuras onde na minha molecagem com o meu verdadeiro irmão Sílvio Roberto o querido Severino fazíamos grandes travessuras, e digo-lhes seria impossível contar-lhes todas porque todos os dias parecia que já acordávamos com um objetivo, e esse era de fazer alguma coisa que consequentemente me colocaria novamente de encontro com aquele as vezes bem ardido cinturão! Eu tive Mãe gente, e tive uma que era muito paciente também porque eu era totalmente desequilibrado e juntando com o Severino tudo ficava ainda mais complicado e muitos foram nossas vítimas.

Mãe é tudo na vida e irei aproveitar este momento para falar de uma mãe muito especial, ela é linda, tem um terno e meigo jeito de olhar, com um também meigo e carinhoso sorriso! Seus gestos também demonstram o mesmo carinho de pessoa que ela é, conheci-a através de alguém que muito amo e me sinto imensamente privilegiado por ter o afeto desta linda família; Essa linda Mãezinha que falo tem ao seu lado um lindo esposo, um homem que me lembra muito o meu avô, não somente em sua fisionomia física mas também no seu jeito de ser, sorrir e gesticular! Querida mãezinha te agradeço pela felicidade de poder escrever-lhe isso agora e sim vamos guardar todas estas páginas e vamos fazer destas um lindo livro; Eu serei o escritor e a senhora a minha agente tomando conta de todos as responsabilidades, mas como a senhora pode ver e sabe, eu dou muito trabalho então se prepara porque os seus lindos grisalhos cabelos hão de ficar ainda mais grisalhos! Obrigado pela existência da senhora, a senhora é um ser iluminado.

Respondendo uma pergunta que recebi ontem que é relacionada a psicologia e meio de vida e como podemos nos beneficiar fazendo algumas mudanças; Por favor entendam que eu não sou um psicólogo eu sim fiz cursos ligados a psicologia e trabalho em uma profissão também totalmente ligada a psicologia mas não sou psicólogo, eu diria que sou uma pessoa curiosa e por ser assim minha vida é estudar e pesquisar as coisas.

Eu vim a entender que se vivermos apenas um dia após o outro, nossas vidas se tornam sem muito sentido, enjoativa e chata de se viver, isso é algo muito comum nos dias de hoje e com a velocidade da tecnologia e tantas outras coisas que venham nos influenciar, isso somente tende a piorar, então saber ser um estrategista com a sua vida é algo necessário fazer.

Existe um processo mental que aprendi a usar anos atrás após ler um livro interessantíssimo onde o escritor Dr. Wayne Dyer mencionou algo parecido; Se vocês tiverem uma oportunidade procurem seus livros pois será um ótimo investimento! Sim é um livro de alto ajuda e já que falamos neste ponto, existe um algo a ser dito a respeito de um certo alguém que conheço faz alguns anos; Eu todas as vezes que visito o Brasil vejo as mesmas atitudes acontecendo onde esta pessoa está sempre reclamando da vida, e a vida está passando! Notei que essa sua realidade continua exatamente onde deixei desde de minha última visita, ou seja, nada mudou somente existem novas reclamações.

Uma vez eu sugeri a compra de um livro de alto ajuda, conhecia o escritor, conhecia o livro e sábia que nele continham um emaranhado de boas e necessárias ideias e mensagens; Fiquei surpreso que após ofertar o tal livro fui surpreendido com o desdenho que foi seguido por: Ah estes livros de alto ajuda é coisa para pessoas de mentes fracas! Bem, naturalmente o primeiro pensamento que me veio a mente foi:
  • Hum, então deve ser melhor continuar reclamando a vida toda do que dar um pequeno passo e tentar mudar o que te deprime!
    Naturalmente não falei isso, não cabe a minha pessoa criticar ou julgar, mas achei interessante notar que as pessoas preferem passar uma vida se martirizando, no invés de fazer um pequenino algo como ler um bom livro que iria lhe ajudar de alguma forma! Essa atitude é muito humana e eu mesmo tendo paciência com as pessoas, existe um ponto onde essa acaba e quando isso acontece é porque eu já cheguei a conclusão que esta pessoa não precisa de ajuda pois esta prefere e gosta de viver a personalidade do pobre de mim! A lindamente caridosa Santa Senhora Madre Teresa de Calcutá um dia falou:

Se você ensinar o ser a pescar,
este nunca mais passará fome
porém se você continuar pescando
para ele, este jamais irá
saber se alimentar sozinho”

De: Madre Teresa de Calcutá

Lindo inteligente ser!

Então existem pessoas que acham muito mais conveniente reclamar do que algo fazer para mudar a sua realidade e se você tenta ajudar mostrando tais defeitos, você então acaba colocando em risco uma amizade porque existem pessoas que querem ouvir que a vida é realmente essa droga toda, e que ela, essa pessoa que reclama é tão digna de ter pena! Triste atitude, muito triste mesmo.

A pirâmide Maslow dos seus objetivos se procede desta forma:

Desenhe uma pirâmide em uma cartolina, eu sou perfeccionista então quando eu fiz a minha essa tinha plumas, paetês, borboletinhas e tudo mais que eu tinha direito, isso com exagero! Sem exagero era na realidade uma pirâmide bem desenhada pois eu olhei para esta mesma cartolina durante mais de um ano então precisava de algo bonito.

No topo de sua pirâmide o seu objetivo e se este objetivo é para ser alcançado em 6 meses, divida cada faze de sua pirâmide por meses, siga o exemplo: 


Na base de sua pirâmide coloque coisas que é importante você lembrar ao seu respeito e uma regra comum é usar a parte esquerda da mesma que é o lado do coração para as coisas boas e o lado direito para as que você tem que atentar fazendo mudanças; Tudo isso é coligada uma a outra então é necessário que você inteligentemente coloque as coisas de uma forma bem estruturada.

Então na ordem do exemplo acima você vai traçando a sua pirâmide e uma vez que você vê essa pirâmide todos os dias as mensagens ficam registradas no seu subconsciente chegando a um ponto onde você já faz ela e estes planejamentos de forma mental.

Eu usei com a minha pirâmide uma agenda onde eu escrevia todas as noites uma nota do que superei, consegui ou concluí; Colocava também do lado direito coisas que precisava ser mais atento e melhorar também. Abaixo eu escrevia três objetivos para ser concretizados no meu amanhã e assim eu já naquele momento começava a ver mentalmente esses objetivos que eu os colocava em ordem prioritária. Eu também contava 15 páginas a frente e lá eu escrevia que se eu viesse a concluir quase todos os meus objetivos diários que eu iria me dar isso ou aquilo de presente; As vezes eram coisas pequenas tipo ir em um museu, ir ao cinema ou fazer algo que me faria sentir que era um presente e que eu merecia ter aquilo pois eu havia concretizado algo.

Tudo isso é incrível porque você realmente começa a mudar muitas coisas na sua vida e começa a implementar tantas outras coisas com muita eficiência, então a mensagem tá dada e espero que você realmente continue com seus progressos; Eu certamente quero saber deles.



Eu sou feliz todos os dias, mas estou
sempre desejando que o meu amanhã
seja ainda mais feliz que este feliz
Hoje!

De: Edo De'Oliveira

Nesta nota irei deixá-los hoje por aqui e mais uma vez agradecendo todos vocês pelo apoio, carinhosas palavras e pelo seu afeto, é muito bom saber que somos apreciados pela nossa capacidade como ser humano e saber também que seremos protegidos porque existe um exercito de pessoas maravilhosas que estão orando por você.

Prometo-lhes também que tentarei com muito fervor colocas novas notas com outros assuntos neste final de semana, porém relevem que já estou em um longo plantão que já começou terminando somente do domingo, então antecipadamente lhes peço desculpas caso não encontre o tão necessário tempo pra escrever.

O confortável Keffieh abraça meu pescoço aquecendo o meu coração, eu adoro!

Obrigado um pela existência de cada um vocês..

Bida paau,

Edo


1 comment:

Carminha said...

Edo, que bacana este post da pirâmide. Muito latente.

Bjs

Carminha