Thursday, July 7, 2011

A cada dia passado é um a menos a ser esperado.


A cada dia passado é um a menos a ser esperado.


"Como podemos ter a paz exterior quando não temos a paz interior"

 Namaste,

Como acontece costumeiramente após acordar nas manhãs que estou em casa, sou contemplado com a tremenda alegria de Nina e Chica vir até mim como se alegres por despertar para um novo dia pulando em cima de mim vindo me ofertar um monte de carinhosos lambeijos, esta pequena ação destes dois lindos pequeninos bichinhos faz com que o meu dia já comece em alto-astral; As minhas princesinhas e companherinhas são Nina é uma linda Bixon Frise/Maltesa e Chica outra coisa fenomenalmente linda Shit-zu/King Charles Cavalier. As duas são como falei minhas companherinhas e as mesmas me ensinam um algo interessante, elas ao acordar já acordam felizes brincando uma com a outra e pelo que me parece, imensamente felizes. A alegria delas é simplesmente contagiante e sendo contemplado com tamanho carinho os meus dias já começam bem me fazendo também bem mais feliz! É incrível como estas pequeninas criaturinhas fazem com a minha vida seja tão menos tensa, estes bichinhos são na realidade grandes terapeutas e as mesmas conseguem fazer dos meus dias, dias mais interessantes e bem menos estressantes, elas são incríveis!

Tenho notado que nos últimos dias eu tenho estado muito mais apegado a elas do que na realidade já sou e às vezes pensando que irei ficar distante delas por um tempo, isso somente já me faz sentir uma imensa dor, como será acordar nas possíveis geladas manhãs sem ter os tão gostosos costumeiros lambeijos?  Já está ficando difícil pensar nisso agora e por ser prefiro não pensar como será uma vez eu tenha deixado Melbourne.

Após me divertir um pouco com as princesinhas eu me isolo do mundo e começo a partir deste momento uma gostosa viagem nas meditações onde estas me fazem sentir tão bem e tão mais sensível a tudo ao meu redor; A meditação não somente me beneficia em astral, essa me faz também sentir incrível tranquilidade descansando o meu corpo físico, a mesma meditação transfere de encontro a longas horas de reflexão e análises, seja essa da minha pessoa onde cometendo erros no ontem tento extrair um aprendizado para que não venha cair no mesmo erro no meu amanhã; É incrível como as pessoas que pratiquem a meditação sejam tão mais em controle das coisas que as afetem em suas vidas.

Aprendi também que a meditação não é como muitos venham a pensar que estamos por horas sem nada contemplar em pensamentos, no instituto Budista que faço parte aprendemos que podemos meditar em tudo, mas devemos saber separar uma coisa da outra e devemos meditar em uma só coisa de cada vez pois assim teremos uma mente livre para extrair o máximo possível daquilo que nos propomos naquela sessão meditar! Às vezes medito no amor, outras no mundo, outras vezes em mim, se erro, então no erro meditarei e com ele aprender mais me aprimorando e me mudando; Outra coisa que faço como uma ação contínua é analisar tudo que é vive ao meu redor, seja a planta, o vento, a chuva ou apenas o pequeno inseto, algumas pessoas podem achar isso meio utopia e loucura, porém é dito que a mente saudável faz o corpo saudável além disso o mundo é tão cheio de belas coisas e cores então por que não apreciar tudo? Vocês hão de notar que uma fotografia de um inseto com uma lente em micro te faz ver um mundo diferente e eu amo fotografar com essa lente pois essa me faz concretamente ver detalhes jamais possíveis acreditar existir no mesmo inseto!
Édito no instituto que participo que se cada ser humano meditasse por apenas uma hora por dia todos os dias, nós seríamos menos violentos e bem mais conectados a tudo que é vivo; Seriamos naturalmente mais felizes e também mais sensíveis a tudo ao nosso redor, eu pelo menos sendo um praticante vejo que isso é realmente uma grande verdade porque vejo tudo isso.

Hoje meditei profundamente no que digo no início desta página " Como podemos ter a paz exterior quando não temos a paz interior" eu vi isso impresso em uma sacola que recebi quando comprei algumas coisas durante as palestras que Vossa. Santidade o Dalai Lama fez aqui em Melbourne, ele é um ser incrível, um ser imensamente iluminado e também muito engraçado.

Às vezes nos colocamos a deriva e nos deixamos levar pelas marés de nossas emoções, às vezes somos incoerentes achando que temos menos que devíamos ter e que infelizmente não importando o quanto já temos, queremos ainda mais ter e isso me traz de encontro a um algo inteligentíssimo que vejo no budismo, isso se chama de as quatro nobres verdades:


1. Vida significa sofrimento.
2. A origem do sofrimento é o apego.
3. A cessação do sofrimento é atingível.
4. O caminho para a cessação do sofrimento. 

Eu acho isso tão interessante e tão profundo que tenho isso tatuado no corpo onde uso como uma âncora onde quando me sinto frustrado com algo, olho para a tal tatuagem e essa me faz  me lembrar que tudo é e  está ligado uma a outra.

Desculpem-me falar de tudo isso e por favor não me interpretem mal pensando que estou pregando ou mesmo tentando fazê-los acreditar nas coisas que acredito, eu apenas estou narrando coisas que fazem imenso sentido para mim e porque também já constatei a veracidade de tudo isso, que acredito e aplico na minha vida; Falei tudo isso também porque quero chegar em um ponto, que acho interessante estar dividindo, este é a frase que falei acima!

Paz, sim tenho a paz interior e acredito que por isso me tornei uma pessoa tão mais tolerante com as pessoas e com tudo ao meu redor, ao mesmo tempo as necessidades dos outros! Meu trabalho me da acesso a muitas coisas tristes mas também notei que o que impede as pessoas de progredirem para coisas melhores é simplesmente os males que os ancorem aos eventos do passado, muitos de vocês que me conhecem sabem como eu penso e como eu vejo a vida de uma forma filosófica onde acredito que toda ação venha gerar uma reação e onde toda causa gera também um efeito porque vida é nada mais, nada menos que uma consequência de um efeito; Hum filosofando novamente! Em poucas palavras seria assim:


"A paz interior é o que nos faz
projetar energias positivas,
assim tornando o mundo externo
Um mundo de paz"


A realidade é que eu acredito que tudo na vida nos vêm como ensinamentos e isso é a questão novamente da sensibilidade onde com a mente alerta eu possa de uma forma inteligente notar que estou mais atento a tantas outras coisas, coisas estas, que venham me beneficiar de alguma forma.
Sei que o que estou lhes dizendo aqui pode ser meio complexo, mas acreditem, existem pessoas que sabem o que quero dizer e sabem também o porquê que estou indiretamente transmitindo essas lindas mensagem, eu somente espero que a essência seja capitada.

Eu tenho o costume de dizer as pessoas que problemas somente são problemas por que não atentamos para os detalhes dando-lhes a cada um, a atenção que sejam merecedoras, por sua vez cada momento que deixamos de atentar novamente para estas pequenas coisas, estas vão se acumulando nos fazendo um dia acordar e dar atenção a algo que agora dramaticamente nos machucando, nos faz preocupar! Neste momento que sim temos um problema, porém novamente acredite que mesmo o negativo contém inúmeros positivos então converta-os extraindo de cada situação um algo que venham nos beneficiar porque problemas são também oportunidades.
Bem, já que estamos hoje falando de problemas vamos falar de um que me afeta agora e este tem também me causado uma tremenda e chata dorzinha! Eu estou falando das inúmeras injeções que já comecei a tomar fazendo a necessária imunização para a nossa viagem, tenho por mim que depois que tomar todas elas irei parecer um queijo Suíço cheio de buraquinhos! A verdade é, estou sendo bem mais dramático do que deveria, mas já comecei a tomar vacinas para Hepatite A e B, vou  estar também tomando vacinas contra meningite, febre amarela e tifoide porque se você não tomar essa vacina o nome já diz quase tudo né? Se você não se vacinar contra a tifoide você pode tifóider! Desculpas, mas eu preciso descontrair.

Amanhã vou aos shoppings continuar com as compras; Mais um monte de coisas, e como um gesto de apreciação aos monges que estarão me recebendo e me acolhendo no monastério, eu comprarei alguns pequenos presentes para eles! Ainda tenho que comprar mais roupas e essa parte é um conflito! Se vocês notaram no blog de ontem eu falei do clima e mesmo que eu venha a chegar lá agora em uma época das chuvas onde o clima é mais temperado, isso não muda o fato de que quando eu for trabalhar no projeto no acampamento-base no Everest eu venha precisar de roupas que sejam totalmente adequadas a estas condições extremas, naturalmente isso é um peso a mais a carregar, isso sem falar no grande volume que estas roupas tem,  então estou achando mais inteligente deixar para comprar tudo que precisarei para trabalhar nas montanhas em Kathmandu uma vez que estando lá eu posso ter informações mais precisas das pessoas envolvidas neste projeto, uma coisa sei e vou dizer, a cada dia que se passa a ansiedade aumenta e eu não consigo parar de pensar que estarei frente a frente com tamanha colossal montanha. Chegar ao Acampamento Base do monte Everest já é uma grande escalada e sei também que tem muitas pessoas que não conseguem chegar lá, isso devido a altitude com mais o frio extremo! Naturalmente é necessário um bom condicionamento físico algo que estarei me dedicando mais chegando em Kathmandu, e uma vez tenha começado minhas atividades de trabalho eu irei gradativamente trabalhar mais e mais a minha condição física já me preparando para essa aventura; Às vantagens disso é que estando lá eu estarei me aclimatando vagarosamente e uma vez que o Everest seja o meu último projeto, eu acredito que estarei pronto para fazer tal subida, uma coisa lhes digo, eu não desistirei disso, e se tiver que morrer tentando, que assim seja porque desistir não é uma opção para mim! Uma vez que a minha condição física não me deixa escalar a montanha que eu tanto sonhei escalar um dia, que eu pelo menos consiga chegar ao Acampamento Base; De acordo com algumas pessoas que tenho mantido contato, lá neste acampamento existem grandes festas também e eu espero participar de algumas delas!





Eu apesar de ter comprado uma enorme mochila para esta viagem estou carregando uma outra que é todo o meu equipamento de fotografia e multimídia, essa sim já está pesada com tudo que estou levando, tentarei fazer alguns vídeos e irei colocando aqui no blog e no youtube para todos vocês viverem comigo o que eu estou vivendo; Notei algo muito interessante nas imagens que tenho acessado e isso são as vividas cores de tudo, incrível como tudo parece tão belo e tão mais vibrantes, são os gurus Hindis com seus turbantes, colares e joias, as vestimentas e toda a cidade de Kathmandu, então será uma grande oportunidade para fotografar e fazer um bom trabalho registrando tudo desta viagem.

Nesta viagem estou usando meu passaporte Australiano o que felizmente faz as coisas serem bem menos complicadas, o fato de entrar também como voluntário é novamente um algo a mais que faz este processo menos complicado novamente; De acordo com as informações que tenho recebido este processo de entrada no Nepal se fará bem mais facilitado onde terei que apenas preencher os formulários de entrada no País e pagar os costumeiros impostos e pronto, terei o meu visto necessário com múltiplas entradas e saídas.



Na minha chegada estarei sendo recebido por funcionários da Volunteering Aid Nepal que é a Organização da qual trabalharei durante o período que estarei no Nepal; Nos três primeiros dias ficarei em Kathmandu onde estarei também conhecendo os demais voluntários vinculados a esta mesma organização, essa é também uma ótima oportunidade de nos apresentarmos uns aos outros e ao mesmo tempo começar a estabelecer essa nova amizade discutindo também sobre os projetos trocando ideias de como promover melhor este trabalho. Nestes primeiros dias estaremos também estudando a estrutura e metodologia de todos os nossos trabalhos e possivelmente iremos também descobrir onde cada um de nós será designado a trabalhar, uma vez que a Volunteer Aid Nepal trabalha em diversas áreas promovendo benefícios aos cidadãos Nepaleses eu sei que iremos ser expostos a uma enorme variedade de coisas, e confesso-lhes que quanto mais eu me aprofundo nesse trabalho, mas eu  me surpreendo com tamanha competência desta agência em promover e organizar tudo isso.

Eu naturalmente ainda não sei exatamente onde vou ficar mas espero que eu venha a ficar em um monastério que não seja tão distante de Kathmandu mas que ao mesmo tempo esteja também em um ponto onde eu posso contemplar as montanhas os Himalaias. Eu estou torcendo para vir a ficar em Pokhara Valley uma vez que este é conhecido como um dos lugares dos mais belos cenários do Nepal estando cercado por lindos verdes vales, belos rios, cachoeiras, florestas e naturalmente montanhas, este seria um bom lugar para ficar.

Sei também que existe um monastério chamado Tengboche este é na realidade o verdadeiro sonho pois este fica exatamente no Himalaia e exatamente aos pés do Monte Everest, dizem que este é um dos lugares mais belos do Nepal, mas este é também um dos lugares onde o trabalho é bem mais árduo onde você enfrenta temperaturas extremas durante todo o tempo; Este é também um lugar bem isolado da civilização e é uma das grandes escolas para novos monges. Naturalmente seria o ideal para mim pois estando aqui irei me aclimatar mais rápido tendo a oportunidade de também fazer longos trekkings todos os dias nos meus horários vagos que eu acredito que sejam poucos devido a natureza das minhas atividades e responsabilidades enquanto estiver no Nepal, isso não queira dizer que não terei tempo para viajar pelo País, este projeto é desenhado de uma forma que nos da a habilidade de fazer o turismo o que é o somente mais um plus de tudo isso que farei. 

Gostaria de terminar hoje com uma nota agradecendo-lhes a todos com profunda humildade por cada um de seus e-mails e mensagens que me chegam e tem sido uma grandiosa luz que tem me dado forças acreditando ainda mais nessa minha aventura! Isso que estou fazendo não é um sacrifício e sim uma busca, e por isso humildemente agradeço-lhes com um enorme obrigado, jamais se esqueça que vocês todos fazem parte desta viagem e também desta busca que com total certeza estaremos todos fazendo, eu com total certeza irei detalhar tudo que acontece participando vocês desta aventura então OBRIGADO pelo apoio de todos vocês.

Desculpe-me também pelos erros na ortografia, por favor ignore-os eu sei que existem muitos, infelizmente não tenho tempo de revisar tudo que faço devido minhas obrigações aqui, naturalmente os pensamentos fluem rapidamente e os dedos não conseguem transpor as ideias na mesma velocidade, por isso aceitem meu pedido de desculpas por tais erros.

Outra coisa que devo também me desculpar é pelos inúmeros e-mails que vocês tenham recebido, somente hoje notei que os assinantes do blog estão recebendo um e-mail meu a cada vez que tento fazer uma correção nos editoriais e quando clico no botão incluindo tal correção todos os assinantes também recebem um novo e-mail, me perdoem por isso, eu prometo-lhes que irei ser mais cuidadoso na hora de revisar os editoriais.


"Felicidade é ser grato,
e me sinto feliz por ter
gratidão pela amizade
apoio e carinho de
cada um vocês"

Dhanyabad bida paau,

Edo

1 comment:

Anonymous said...

ESTOU FELIZ POR ESTAR AQUI... MESMO NÃO ESTANDO PESSOALMENTE EM SUA COMPANHIA EM TUDO O QUE VAI FAZER, MAS, ESTOU FELIZ POR TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO E AINDA VAI ACONTECER... SEI QUE SERÁ UMA AVENTURA REGADA POR EXPERIÊNCIAS ÚNICAS.... PORTANTO, SINTO COMO SE ESTIVESSE NO MEIO DE TUDO, AGINDO E PRATICANDO CADA AÇÃO SUA...PARABÉNS EDSON POR SER ESTA PESSOA MARAVILHOSA QUE TRANSMITE SER....SÓ TENHO A DIZER QUE VOCÊ CONTINUE SENDO ASSIM... UMA PESSOA PREOCUPADA COM O OUTRO, NÃO IMPORTA QUEM SEJA...MUITOS BEIJOS EM SEU CORAÇÃO....ESTAREI AQUI TODOS OS DIAS SEGUINDO ESTA AVENTURA IMPRESSIONANTE... NÃO QUERO PERDER NADA, NADA MESMO.. RSRS.... BEIJOS BEIJOS.