Tuesday, October 4, 2011

"A perfeitção da natureza está na imperta forma da qual a apreciamos" De: Edo



Pokhara 24/09


A conquista de nós mesmos é
uma vitória maior que a conquista
de mil Batalhas”
De: Buda

Cheguei ontem neste lugar fascinante que é Pokhara, aqui estamos a beira dos lindos picos dos himalaias, um lugar que por alguma razão não somente sempre tive a curiosidade de ver , eu sempre também sonhei em um dia poder pisar! Pokhara é também muito organizadinha, aliás deixa eu explicar isso direito para que não haja nenhuma confusão! Pokhara é uma linda cidade e é também muito organizadinha e limpa nas áreas onde o turismo acontece, digo hotéis e lojas de artesanatos que são maravilhosas aqui; Aqui ontem já conheci um monte de gente e já trocamos endereços para contato com muitos deles e delas também, por alguma razão temos aqui um grande número de Espanhóis, Suíços e até portugueses também, acho que isso é devido a Pokhara ser um dos pontos de início para muitos que aqui chegam para escalar as montanhas dos Himalaias como também fazer trekking em volta das muitas lindas montanhas.

A viagem de Kathmandu para cá foi legal e o motorista é um jovem muito gente boa que já virou um dos manos, também com este meu jeito largo é impossível não fazer amizade com facilidade pois eu falo com todo mundo! Aqui no hotel podemos ver os picos dos Himalaias, porém e infelizmente nós não conseguimos vê-lo hoje uma vez que o dias estava totalmente nublado e com muitas chuvas também, o que me fez ficar bem desapontado uma vez que estava muito afim de fazer um voo de parapente fazendo o que chamamos de cross country (cruzando o país), apesar da tradução, isso não queira dizer que você vai realmente cruzar o país! Mas estava muito afim de fazer este voo que leva em média uma hora, à uma hora e meia dependendo das termos que te dão suspensão, então com o tempo de hoje não foi possível fazer este voo, o que me deixou muitíssimo desapontado, então depois de fazermos as normais voltas nos picos turísticos que são muitos voltamos para o hotel ainda muito cedo chegando aqui por volta das dez da manhã nos sobrando muito tempo para fazer outras coisas.

Kensang o mestre monge está comigo então nada melhor que pregar uma peça no muito amigo monge! Convidei-o para me acompanhar até uma loja aqui bem próxima pois já tinha visto e conversado com o pessoal da loja que aluga mountain bikes, então já deixei pago duas bicicletas para nós dois o que realmente foi uma grande surpresa para o meu caro amigo Monge; Voltamos para o hotel para nos trocarmos e ele deixou seu robe de monge no hotel colocando um short e uma camiseta com também uma jaqueta impermeável pois chovia muito! Naturalmente ele achou uma loucura a minha ideia, mas aceitou o convite de irmos fazer este passeio de bicicletas sem saber o que eu já tinha também preparado para ele pois ele me estava prestes a me pagar pela sacanagem que fez comigo onde ficou de gozação quando não consegui acompanhá-lo subindo uma montanha que explorávamos algumas semanas atrás no vale de Dollu! Eu posso ser meio fraquinho não o acompanhando na subida da montanha, mas nas bicicletas eu me garanto.

Saímos e fomos dar este role de bicicleta que ele pensou seria somente nas pistas, mas Edson sendo Edson, eu o levei para dar uma longa volta em torno deste lindo lago aqui em Pokhara; O tempo estava muito ruim, chovendo muito e naturalmente com muita lama e poças d'água por todos os lados, algo que eu estava simplesmente amando! Ele agora estava ficando sempre para trás e eu parava e voltava e lhe oferecia auxilio o tempo todo, porém Kensang muito determinado não desistiu e assim fomos por todos os lados onde eu procurava os lugares mais acidentados e mais cheios de obstáculos o que para mim estava maravilhoso pois adoro fazer mountain bike e quanto mais obstáculos tiver, melhor! Passamos por lugares bem apertados onde Kensang parava o tempo todo, de um lado penhascos e do outro a montanha e as bikes numa trilha muito curtinha onde somente cabia a bike e você nela com imensa concentração; Kensang parava o tempo todo desmontando a bike, eu simplesmente continuava na frente tocando o passeio sem parar pois queria chegar neste ponto onde os camaradas na loja que alugamos as bikes me falaram que era muito bom com uma longa descida passando por uma floresta em uma trilha que você podia mandar o pau o que foi o que fiz descendo esta longa montanha na maior bagaceira em uma trilha maravilhosa cheia de poças d'água, lama e curvas deslizantes! Kensang ficou para trás e depois que eu havia chegada em baixo da montanha fiquei sentado na bike esperando por ele, algo que levou muito tempo até que ele chegasse.

Uma vez kensang chegou todo sujo de lama e muito cansado eu dei para ele a má noticia falando que tinha mais umas duas trilas assim, senão pior! Kensang sorriu aceitando continuar o louco passeio que mesmo muito cheio de obstáculos, ele estava amando, algo que acreditei ser verdade porque ele sorria muito com imensa felicidade.

Subimos e descemos montanhas durante quatro horas, sem parar o que até eu mesmo achei incrível poi notei que o meu estado físico realmente mudou e eu estou me sentindo maravilhosamente bem após toda essa longa aventura!

Kensang depois que retornamos as bikes todo imundos me falou que ele nunca havia se divertido tando como estava se divertindo fazendo esta aventura comigo, isso foi legal ouvir uma vez que a vida de um monge é sempre dedicada a somente uma coisa, trabalhar sua mente atrás da evolução mental meditando muito e estudando ainda mais para que essa evolução venha acontecer mais rapidamente, então fazer o que fazíamos não somente era algo totalmente fora dos padrões normais de um monge, era também algo que Kensang jamais havia pensado fazer na vida! Pobre Kensang, ele mal sábia que eu já havia organizado tudo para que nós dois voássemos hoje de parapente, eu em um e ele em outro com os pilotos, porém vamos colocar desta forma, ele não perde por esperar porque somente vou procurar coisas assim malucas para nós dois fazermos nesta nossa viagem.

Pokhara é um lugar que confesso amei, adoro água e acho que isso tenha haver com ser de um signo da água, câncer; Então estando em tamanho lindo lugar as beiras deste lindo lago é impossível não se apaixonar com o lugar, isso sem contar que você vê as montanhas dos Himalaias todo o tempo com lindas cachoeiras e também um povo imensamente belo e muito amigo sempre pronto a te demonstrar seu respeito e carinho com alegres sorrisos; Achei as mulheres de Pokhara também muito belas em comparação as mulheres de Kathmandu, elas parecem ser mais tratadas e bem mais arrumadinhas também, aqui eu já vi um monte de pesinhos com unhas pintadinhas e vi também casas de depilação, coisa que não vi em kathmandu. Acho que a origem e mistura das pessoas deste estado também fez com que essa mudanças fossem tão predominantes, porque pelo que fiquei sabendo, aqui a mistura do povo local mas os ingleses e Tibetanos mais os Nepaleses não de origem Indianas fizeram este povo ter traços mais finos, pele mais clara e também olhos mais claros!

Acho que seria correto dizer que Pokhara com o Dollu Vale são até o presente meus lugares favoritos deste país, aqui as montanhas, o povo, o lago e as matas; Dollu vale o monastério, meus alunos, meus amigo, as montanhas e todos os lugares que adoro me isolar curtindo o silêncio da minha mente; Estes lugares tem muito haver comigo e confesso que são lugares onde conseguiria viver sem nenhum problema.

Na parte da tarde após um gostoso banho fomos almoçar em um restaurante Japonês que amei e devo também dizer que até o presente foi sem sombra de duvidas o melhor almoço que tive desde que cheguei aqui; Fiz algumas compras também e já tenho um monte de coisas para levar para cara o que não sei como vai ser porque já estou com excesso de bagagens, porém to de boa e se tiver que pagar por uma mochila extra cheia de coisas to de boa do mesmo jeito.

Algo que também tenho curtido é a amizade e carinho desta galera de um café aqui pertinho, os caras são geniais passando a nos tratar com imensa liberdade onde todas as vezes que passo por lá os camaradas brincam comigo e eu com eles, o nome do café é Black & White assim como o restaurante Japonês se chama Asian e fica na lakeside, pokhara-6, somente no caso de algum de vocês um dia fazer esta viagem, pare e experimente pois vale a pena. Outra coisa também é o preço das coisas que são muito baratas! Hoje no almoço paguei RU$1,250.00 rupees o que na troca para o dólar Australiano seria somente Au$11,00 dólares, ou seja me senti um ladrão pois a comida é deliciosa e eramos três se alimentando muito bem e bebendo sucos naturais! Um verdadeiro assalto.

Na manha de hoje conheci esta suiça chamada Lena que por incrível que se pareça é dona de uma galeria de artes em Stockholm, trocamos um longo e gostoso bate papo durante o café da manhã falando de artes mostrando um para o outro nossos trabalhos; Adorei o tipo de trabalhos que ela faz e ela pelo que notei gostou muito do que eu faço também então de artista para artista, o papo rendeu muito e ficamos de nos ver uma vez mais em Kathmandu antes que ela se vá, porque ela ficou muito interessada no meu trabalho aqui no Nepal querendo ver de perto o lugar e também como é a nossa vida dentro do monastério; Lena é uma pessoa muito agradável e nos demos imensamente bem desde a primeira troca dos comuns bom dia.

O hotel que estou tem uma pamparra de pessoas que voltaram das montanhas, muitos espanhóis como falei acima, como também austríacos e alemães; Então o bate papo ontem como também o café da manhã hoje foi muito divertido onde cada um queria ser mais sacana do que o outro. Viajar tem estas vantagens onde você cria um elo muito forte com essas pessoas.

Amanhã cedo estaremos indo para Lumbini, a viagem levara por volta de umas cinco horas, algo que confesso-lhes, já estou com muita ansiedade pois quero ver, viver e curtir tudo que não somente faz parte do que eu acredito, tudo em Lumbini faz parte do nosso querido Buda pois foi ali que ele nasceu tornando daquele lugar, um lugar não somente histórico para nós Budistas, Lumbini é um lugar que pelo que ouvi e sei é repleto de lindas coisas, então quero aproveitar tudo com imenso prazer.


Pokhara 25/09

O humor é também
uma forma de falar
algo muito sério”
De: T.S. Eliot


Acordei hoje muito cedo pois a ansiedade de ver e fotografar as montanhas dos Himalaias fizeram com que minha noite fosse imensamente agitada acordando durante a noite toda olhando para a janela na esperança de que este hoje a manhã estivesse de um lindo céu azul; Acordei mesmo por voltas das cinco da manhã onde apesar de um lindo céu cheio de despassadas nuvens, eu ainda assim conseguia ver os picos gelados dos Himalaias da janela do meu quarto, então pra que perder tempo? Me levantei rapidamente tomei uma banho ainda mais rápido e fui para o topo do prédio fotografar este magnifico lugar que estou amando.

O topo do prédio fica a seis andares o que naturalmente me deu um ponto de visão ainda melhor dos gelados picos que infelizmente não consegui ver com todos os seus detalhes uma vez que o céu ainda estava cheio de lindas nuvens que se moviam com grande rapidez! Fiquei no topo do prédio até as sete da manhã porém antes de sair conheci também este grupo de Chinesas que estavam fazendo trekking exatamente lá aos pés das montanhas que olhavamos e fotografávamos de onde estávamos; Naturalmente a conversa não foi assim tão fácil porque as chininhas não falavam nada de inglês e o que falo em chines é somente um oi, como vai como também sentar numa mesa e pedir algumas coisas, de resto eu nada sei, porém tendo o meu computador comigo pois estava fotografando com o computador acoplado a camera me dando uma melhor visão do que fazia, aproveitei e já entrei no google traduções, que diga-se de passagem uso muito quando preciso de uma tradução para espanhol ou mesmo inglês para o português! Yeah eu sei que sou meio preguiçosinho, mas para que inventar a roda novamente quando ela já foi inventada? Eu naturalmente mudo algumas coisas porque o google traduções sempre tem uns errinhos básicos uma vez que não sabe diferenciar o masculino do feminino, porém no geral é algo muito bom para se usar e muito ajuda também nestas necessárias horas.

Trocamos ideias usando esta função o que foi muito bom! A Chininha tinha uma câmera muito boa, aliás, a câmera era ótima porém ela somente sábia usar as funções automáticas o que era impossível para este tipo de fotografia, então ajudei-a a arrumar as configurações da câmera com também ajudei-a a fixar essa lente fantástica que ela usava em seu tripe, o que para a surpresa dela, ela passou automaticamente a tirar melhores fotos pois a lente sozinha era muito pesada e é também por essa razão que as mesmas tem um fixador que você parafusa o clipe do tripe, em outras palavras, usando o trepe, câmera e lente como ela usava, suas fotos todas ficavam tremidas pois somente o peso da lente sem estar fixada corretamente, tremia a cada vez que ela apertava o botão estragando quase todas as suas fotos! Pior que ter fotos ruins é ter essas fotos ruins quando você ralou feito um maluco fazendo caminhadas durante 9 dias estando aos pés das colossais montanhas dos Himalaias e no final quando você vê suas fotos, todas elas estão tremidas e fora de focus, mal, muito mal!

Continuamos onde estávamos e logo depois chegou mais duas amiguinhas da Chininha, onde depois de ter sido apresentando conversamos um pouco mais em grupo uma vez que agora tinha uma delas que falava inglês muito bem tornando a comunicação bem mais fácil e descontraída! Fiquei com elas até as sete da manhã e me senti o verdadeiro bendito é o fruto entre as Chinesas porque chegava uma outra e depois outra e depois outra, mas todas elas foram muito divertidas e foi legal conhecê-las onde mesmo através das dificuldades de comunicação, o início da manhã se fez com imensa positiva alegria; Me despedi delas o que naturalmente foi um choque pois beijinhos como fazemos não faz parte de sua cultura, mas eu sou o que sou, e sou também bem Brasileiro, ser Brasileiro já é sinônimo de ser sacana, no meu caso ainda pior porque sou como a minha querida Mãe falava: Menino você não tem jeito mesmo, só com olho de peroba pra dar um lustre nessa sua cara de pau! Hum elogios assim eu amo... Me despedi dando os comuns beijinhos em cada uma delas o que foi engraçado pois elas ficavam azuis e eu sorria apontando para elas sacaneando elas o que fazia com que elas ficassem ainda mais envergonhadas, e eu ainda mais alegre de sacaneá-las!

Desci e me encontrei com Kensang que já me esperava no restaurante como havíamos combinado, e depois do café da manhã pegamos nossas coisas e deixamos o hotel, que diga-se de passagem era muito legalzinho com um pessoal muito show, isso falo de um modo geral.

Agora pé na estrada gente, tínhamos mais cinco horas de viagem em uma estrada muito cheia de curvas e penhascos que as vezes confesso-lhes me fazia sentir um pouco inseguro uma vez que no Nepal não existe regras nas pistas, na realidade é um Deus nos acuda onde os caras jogam os ônibus e caminhões em você em uma muito apertadíssima pista! Para se ter uma ideia disso, nós constantemente tínhamos que sair da frente dos malucos em seus caminhões e ônibus, e isso eu estou falando de forma literal, e como se não bastasse os ônibus e caminhões, nós tínhamos também que negociar as vagas, bois, cachorros, gatos, cabras e pedestres que são uns lerdeza que te vê vindo na direção deles na bagaceira e eles lá continuando do jeitinho deles que é: Hum, eu não vou sair não, saí você! Então agente desviava para não ter que chegar com um deles em Lumbini do capô do carro; isso pode até parecer brincadeira mas isso é tão sério que até eu nos dias de hoje sou como os canceras daqui as vezes andando como quem deixou para a semana que vem o que se deveria ter feito no ano passado, ou seja, ninguém tem pressa quando o veículo de transporte são as pernas e pés! Ah isso incluí as vaquinhas, boizinhos, cachorros, gatos e sapos.

A viagem foi quase toda legal se não fosse as músicas que eu tive que ouvir até chegar em um ponto onde não mais aguentei e parei em uma loja já à quase quarenta quilômetros de Lumbini e comprei um pen drive pra mim e abaixei um monte de músicas Brasileiras parando com a tortura que eu estava recebendo do querido amigo Kensang e também do nosso motorista que tocou uma mesma música umas quase 30 vezes, isso é sem exagero! A música é Indiana e muito famosa, o nome é I love You; Gente a mesma música foi cantada e interpretada de todas as formas possíveis, tinha I love you com um artista indiano, tinha I love you com uma atriz indiana, I love you sentado, de pé, de quatro e até I love you de cabeça para baixo! Eu ouvi tanto I love you que eu já estava me sentindo todo romântico, detalhe, a música é cantada toda em Indi até o momento do I love you, porém devo confessar-lhes também que a tal música é muito legalzinha!

Kensang adora um CD muito comum aqui que é na realidade o mantra Mani sendo cantado por mais de 28 minutos da mesma forma, eu adoro este CD também, mas eu curto assim sozinho quando estou no meu quarto no monastério relaxando a mente e entrando naquele estado que gosto que é a meditação, porém ouvir o mesmo Mani mantra sem parar durante horas fica meio enjoativo!

Depois de muitas horas de tortura e de I love you saindo pela culatra chegamos aos portões de Lumbini, finalmente estávamos agora entrando em terra sagrada, uma que a muitos anos pensava um dia pisar, então parte do sonho estava agora se realizando!



Lumbini 27/09


É melhor o risco de salvar
uma pessoa culpada do que
o risco de condenar uma
Pessoa Inocente”
De: Voltaire


A primeira coisa que passa pela sua cabeça é, onde está Lumbini? A razão de se pensar desta forma e porque você somente vê plantações de arroz por todos os cantos, como também muita gente por todos os lados de bicicletas e uma vez ou outra você vê uma moto e raramente você vê um carro passando! Vi também muitos búfalos d'água que é como falei acima um animal muito agressivo pelo que sei, porém todos eles aqui são totalmente domesticados e servem como transporte de carga, trabalhar o arado e também como era de se esperar para o consumo humano produzindo o leite e consequentemente a carne também.

Eu realmente achei Lumbini muito estranha, digo isso porque esperava bem mais de Lumbini, esperava algo colossal, magnifico e mágico! A realidade é que não tem muito em Lumbini à não ser dentro de uma área de quatorze quilômetros quadrados onde existe o templo de MaiaDevi que foi onde o Buda nasceu, e fora desta área eu contei não mais de umas 5 ruas onde você também conta em uma mão o numero de casas; Na realidade não são nem casas, são hotéis, pousadas e acomodações para turistas. Achei estranho isso pois este é o lugar do nascimento do Buda o que te faz pensar que a cidade é cheia de coisas para ver e fazer, o que na realidade é uma grande ilusão, porém fiquei com a mente aberta pois sabia que dentro da
área restrita existem coisas lindas a serem vistas, então não quis formatar uma ideia do lugar sem ao menos conhecer como tudo é na realidade!

Após longo gostoso banho e termos descansado, Kensang e eu fomos dar uma volta e ver como é essa Lumbini? Fomos a área restrita onde entramos sem nenhum problema, mesmo sendo quase seis da tarde e já escurecendo; Fomos direto ao templo de Maiadevi pois queria muito ver de perto este lugar que tanto sonhei um dia estar, no caminho para o templo fui tomado por grande emoção onde não sei explicar se isso acontecia devia o fato de estar onde tanto sonhei um dia estar ou porque pensava que estava andando pela mesma estrada que MaiaDevi andou antes de ter o menino Buda! A verdade é que calado continuei andando deixando as lágrimas descerem onde Kensang notando o que acontecia falou de forma muito gentil para mim que a emoção que sentia era uma forte forma de demonstrar a minha admiração e respeito pelo Buda e toda a sua historia, algo que concordei balançando a cabeça e continuando calado, muito calado.

Chegamos as portas do templo onde eu olhando-o de fora com suas luzes acesas me enxia de alegria e também euforia de ali estar, porque a minha frente estava finalmente o templo que tanto sonhei um dia estar e agora à somente alguns metros existia ao meu alcance a concretização deste meu grande sonho! Primeiramente procurei a hoje piscina que foi no século 3 AD o lugar onde MaiaDevi se lavou antes de dar a luz ao príncipe Sidhartha Galthama! Após encontrar a piscina fiquei ali parado olhando este lugar tão lindo e tranquilo, onde o som do silêncio era quebrado com os coiotes latindo e uivando fazendo um grande conjuntos de lindos sons! Após ver de perto este santo lugar, olhei ao lado e vi a árvore que a história diz ser a mesma árvore que Sidhartha quando ainda criança começou a viver a experiência da meditação Jarna; Procurei também encontrar o pilar que o Rei Sakia deixou os sânscritos esculpidos onde ele falou em reconhecimento, que este lugar sagrado era onde o Buda nasceu! Após achar este histórico marco, fui dentro do templo onde ali fiquei abismado com tudo o que via pois eu agora tinha a minha frente as ruínas onde não somente o príncipe Sidharta Galtama havia nascido, eu tinha uma bela visão destas ruínas que foram parte do palácio onde Sidhartha passava temporadas e o fato de que o Buda esteve neste local quando menino fazia com que a minha experiencia de estar ali fosse uma ainda mais magica! Eu olhava todas as partes das ruínas imaginando que tipo de aposentos eram aqueles me perguntando: Será que este foi o seu quarto? Talvez aquele ali maior seja mais apropriado para um príncipe! Ficava explorando em minha mente as imagens que vi em um documentário da vida de Sidhartha onde eles sitavam e mostravam os palácios da época, então fechando os olhos tentava imaginar todas as imagens do documentário onde lembrava das vestimentas e adornos usados pelos guardas, serviçais e também o pequeno príncipe Sidhartha; Estando ali a frente da placa que mostrava exatamente o local onde MaiaDavi teve seu filhos príncipe também me fez voltar ao mesmo documentário onde eu novamente imaginava as imagens dela segurando a árvore com sua mão direita enquanto era auxiliada por sua irmã e rodeada pelos seus serviçais a cercando com um lindo trabalhado longo pano fazendo deste uma cortina que lhe dava privacidade para tal importante momento! Fiquei sabendo que essa mesma árvore que ela segurou tendo o apoio para dar a luz ao pequeno príncipe, hoje está em um museu no Japão, uma relíquia de grande valor para o mundo devido a sua importância.

O templo de MaiaDavi não é nada especial para um lugar de tamanha importância, algo que achei muito estranho, porém após fazer algumas perguntas a algumas pessoas que ali trabalhavam fiquei sabendo que o templo de MaiaDavi, o prédio branco que cerca todas as ruínas, somente foi ereto a quatorze anos atrás, algo que achei muito, muito estranho! A razão pelo que foi informado é simplesmente porque o governo deste país não pode investir muito dinheiro em relíquias Budistas uma vez que o país é setenta por cento Hindu, então fazer algo assim seria algo que geraria imensa controvérsia uma vez que muitos dos templos Hindus necessitam também de manutenção; Isso naturalmente é uma desculpas porque a comunidade Budista mundial já pediu ao governo que o lugar seja entregue a essa comunidade para que esta comunidade possa fazer as necessárias bem feitorias neste lugar de tamanha importância para os Budistas, infelizmente este pedido sempre foi negado e por essa razão este lugar apesar de belo é também um lugar que para a sua suma importância é um lugar de construção imensamente simples que não demonstra o real valor que este lugar sagrado deveria receber! Fiquei desapontado com tudo isso, e não digo isso porque sou Budista, eu digo isso porque sou uma pessoa que aprecia historia e suas relíquias que naturalmente não tem preço, então vi tudo isso com profunda tristeza porque achei que este nobre lugar deveria ser cuidado de forma bem mais diferente.


Após grandes momentos de reflexão saímos do templo de MaiaDavi e fomos voltando para o nosso hotel onde no caminho pouco conversávamos Kensang e eu, que continuávamos em profundos pensamentos a respeito de tudo que vimos! Voltávamos pelo mesmo caminho que havíamos entrado onde vimos diversas focas andando por todos os lados e as vezes até mesmo muito próxima de nós, algo que achei muito belo pois as mesmas não demonstravam temer nós dois; Chegamos em um ponto onde vi um algo que achei um lindo fenômeno e ali a frente desta árvore parei e fiquei com o olhar fixo vendo um algo que não somente era incrivelmente belo, isso era algo do qual eu nunca pensei ser possível ver! Existia por todas as partes centenas de vaga-lumes porém por uma razão que não entendo ou desconheço, todos se aglomeravam nesta mesma árvore onde eles piscavam intermitentemente fazendo com que esta mesma árvore parecesse uma linda iluminada árvore cheia de pequeninas luzes! Fiquei parado ali a frente desta árvore durante muito tempo apreciando este lindo fenômeno ate ser despertado por alguns destes vaga-lumes que contemplavam a minha presença vindo pousar em mim; Kensang olhava aquilo com imensa surpresa, algo que também me surpreendeu pois os vaga-lumes somente pousavam em mim e não em Kensang! Pensei que isso tivesse algo haver com o meu cheiro que os atraia, porém não tenho certeza do que acontecia, o que apesar de ter apreciado, não dei também muito importância pois olhar a árvore era para mim algo bem mais belo e magnifico.

Após apreciar este lindo fenômeno por alguns longos minutos nos colocamos a andar novamente pois estávamos a uma considerável distancia do hotel onde estávamos, então continuamos a nossa jornada conversando e falando de muitas coisas que para mim era importante tentar entender; Kensang como sempre é um grande mestre que nunca desperdiça uma só palavras pois tudo que é dito é dito com imenso valor filosófico, algo que eu como muitos de vocês sabem, amo de paixão! Após uma longa caminhada chegamos ao nosso hotel onde fomos diretos para o restaurante jantar, uma vez que estávamos famintos após nossa longa caminhada; O gerente do hotel veio nos atender e ao mesmo tempo me falou que havia um outro Brasileiro hospedado no hotel, algo que me surpreendeu tremendamente! Pedi ao gerante para convidar o Brasileiro para vir jantar conosco, algo que o fez inibir, então perguntei em qual o quarto ele se encontrava pois gostaria de conhecer o tal conterrâneo, algo que o gerente prontamente me indicou me levando até o tal quarto! Chegando lá bati na porta onde para a minha surpresa, a mesma foi aberta por um cidadão que nada tinha com a nossa aparência Brasileira, porém quando me apresentei perguntando se ele era Brasileiro, confirmei minhas suspeitas pois o camarada era Austríaco! Sorri pedindo desculpas ao camarada porém como uma forma de pedir-lhe desculpas pelo acontecido, convidei-o para nos encontrarmos no restaurante e conversamos caso ele quisesse fazê-lo, algo que ele aceitou vindo ao nosso encontro um pouco depois com mais um outro companheiro chamado Bart, então nos apresentamos e sorrimos largamente pelo inconveniente erro do gerente! Peter era o amigo que abriu a porta e depois de longa gostosa conversa fiquei sabendo de coisas interessantes a respeito da cultura e política Austríaca onde você após um certo tempo de trabalho em uma mesma empresa pode vir a tirar até três anos de férias voltando ao seu trabalho retomando o seu mesmo cargo já com seu salário corrigido para o salário atual, algo que não somente achei incrível, eu passei a achar a Áustria uma verdadeira mãe, não é verdade? Peter é jornalista e Bart trabalha como executivo em empresas multinacionais, os dois amigos pelo que notei me pareciam muito amigo, acho que até mesmo mais que somente amigos, algo que achei legal dos dois pois os mesmos se apresentavam de forma extremamente respeitosa uma para com o outro e devidamente comigo e também Kensang.

Os dois estavam viajando durante um ano por todo o mundo e nos mostravam as lindas e muito interessantes fotos que haviam tirado nesta longa e feliz viagem, um dos lugares que achei interessantíssimo ver foram as fotos da Coreá do Norte, não somente adorei as fotos, eu simplesmente amei os relatos excitados dos amigos me falando da política com os visitantes e tudo mais; Me falavam da falsa Coreá que é mostrada ao mundo que é feita de somente uma faixada onde os prédios são lindos em porém atrás destas faixadas existem verdadeiros guetos que ficam fora dos olhos dos poucos turistas que tem acesso a este país! Peter e Bart também me falaram de como os guias mostram um terrível medo que os turistas se misturem com o povo local uma vez que tudo falado pelos guias, é naturalmente uma propaganda sempre valorizando o sistema comunista tendo seu presidente como um Deus.

Peter e Bart mostravam lindas fotos, fotos essas que de acordo com eles não deveriam deixar este país porque na saída todos os equipamentos de vídeo e fotografia são inspecionados e se existem fotos que não devam ser retiradas do país os soltados as deletam ali mesmo, algo que Peter e Bart vendo na entrada no país ficaram espertos trocando os cartões de memórias das maquinas escondendo as fotos que possivelmente deveriam ser deletadas; Os amigos falaram também de uma conversa que tiveram com os cidadãos comuns em uma parque na cidade onde eles se misturando com estas pessoas, dançavam como se tudo fosse imensamente alegre, porém quando perguntei a Peter se ele sentia que esta felicidade e alegria realmente existia, ele me falou que novamente achava que tudo era como ele havia visto antes, somente uma faxada e nada mais! Existiam muitas fotos interessantes, lindas construções que não tinham ninguém?! Uma linda pista para 8 carros com um guarda de trânsito que ficava de pé no centro desta avenida, porém não existia carros ou mesmo pessoas, e achando isso estranho perguntei a Peter se a razão disso séria por que eles estavam com tal lindas pistas bloqueadas, porém Peter me falou que não e que a razão era simplesmente porque novamente era uma faxada para mostrar como eles eram desenvolvidos, porém não existiam carros uma vez que os cidadãos comuns não tem dinheiro para investir e tamanha comodidade que lhes custariam duas vidas de árduo trabalho para obter...

Muito estranho tudo que fiquei sabendo e ouvia as histórias com imenso fascínio! Jantamos e depois de trocarmos endereços de e-mails ficamos de continuar mantendo contato com a promessa de nos visitarmos no futuro ou de nos encontrarmos no Brasil para todos vermos a copa do mundo em 2014, um acordo que ali mesmo foi fechado e selado; Nos despedimos e os amigos se foram.


Lumbini 28/09

A mais nobre forma de se viver
com honra neste mundo,
é sendo e vivendo da forma
que você pretende ser”
De: Socrates


Acordei hoje com a corda toda, aliás isso é muito comum porque me parece que eu acordo todos os dias como todos os dias sejam o que na realidade são, novos dias! Eu adoro contemplar as manhãs e hoje notei algo que achei incrivelmente belo aqui neste lugar, eu estou falando do lindo sol nascente nas manhãs como também o por do sol que se faz lindamente amarelo alaranjado como se em uma linda abstrata surreal pintura!

Após um gostoso e relaxando longo banho me arrumei e passando pelo quarto de Kensang o acordei combinando de vê-lo no restaurante para o café da manhã que estaria sendo servido no topo do prédio nos dando assim o melhor visual deste lugar sagrado; Chegando no restaurante encontrei esta moça que havia visto antes e da mesma forma havíamos previamente trocado algumas poucas palavras com a promessa de conversarmos com mais calma em outra oportunidade e uma vez que ela estava sozinha em uma grande mesa, eu me convidei para sentarmos juntos e compartilharmos do prazer do café da manhã juntos? Monique aceitou o pedido graciosamente e me sentando retomamos nossa conversa onde havíamos deixado no dia anterior quando havíamos nos encontrado rapidamente na frente do hotel.

Monique apesar de ser Filipina reside nos USA e estava viajando pelo Nepal fazendo trekking nas montanhas dos Himalaias como também conhecendo os pontos de grandes interesses como Lumbini, Pokhara e também Chitwan, ou seja, nós estávamos praticamente fazendo a mesma viagem somente em dias diferentes! Monique me falou de sua má experiencia enquanto fazia trekking(caminhadas) nos Himalaias onde sofrendo com a altitude fazia seu grupo bem mais vagaroso do que devia, porém as pessoas no invés de entender a situação ficavam se isolando dela, inclusive uma amiga do trabalho que estava fazendo a viagem juntas que de acordo com ela, foi uma grande surpresa vê-la agindo como agiu terminando a longa amizade que tinham! Achei isso muito estranho, isso sem dizer muito desumano uma vez que ela passava mal e não estava naturalmente fazendo o que fez porque queria; Eu sei como é árduo subir uma montanha caminhando durante horas sem parar, tudo doí e as vezes um pequenino passo em uma subida já te faz sentir as pernas queimando! No caso deles era diferente porque além das subidas e descidas em terreno extremamente acidentado, os mesmos carregavam mochilas pesadas nas costas em temperatura muito gelada também.

Tenho me preparado para esta realidade pois sei que irei passar por isso quando for para o Tibet então conversar com Monique foi demasiadamente importante para mim pois saber dela a realidade que estarei passando, me fez não somente ficar eufórico com as belas partes que ela relatava, fiquei também um pouco preocupado com a prospectiva de que estarei novamente durante dias tendo os mesmos maus tratos do tempo em lugar imensamente dificultoso de ser negociado, porém me sinto hoje bem apto a fazer isso pois nos últimos dois meses tenho trabalhado muito a minha mente como também o meu estado físico fazendo longas caminhadas nas montanhas do vale de Dollu durante horas, então acredito que irei fazer isso sem problema, aliás existe somente uma preocupação, meu joelho esquerdo tem doido muito nas ultimas semanas, algo que comecei a sentir após estas longas caminhadas nas montanhas, durante o dia fico de boa sem sentir dor alguma, aliás somente sinto essas dores quando dou uma rápida torcida no joelho, porém isso acontece na maior parte do tempo quando estou deitado e bem relaxado, então isso é algo que me incomoda um pouco, mas se isso acontecer somente durante a noite eu estou de boa, isso eu consigo gerenciar sem problemas.

Após gostosa conversa com Monique ficamos de nos encontrar em Kathmandu no monastério onde estou pois ela ficou muito interessada em conhecer todo este maravilhoso paraíso que falei para ela que tenho o prazer de estar vivendo nos últimos meses, então o encontro estava marcado e este se fez também com as costumeiras trocas de e-mails e endereços, algo muito comum dentre os viajantes que comumente fazem cartões de viagem com estes detalhes! Monique é uma bonita mulher de beleza muito exótica, porém seu lado humano e forma de falar e ser é algo que a faz ser ainda mais atraente pois ela fala com imensa gentileza de forma também muito meiga.

Kensang chegou para compartilhar junto conosco o café da manhã e sentando caladinho como sempre faz, analisava a conversa comendo calmamente e novamente somente falando quando existia um comentário que nos vinha como uma gostosa lição; Devo esclarecer que quando uso o termo lição, falo das gostosas lições que tanto tem me feito crescer como pessoa e ser humano, porque Kensang me faz ser atento a poucas coisas que no passado me passavam desapercebida, hoje me encontro mais alerta a estas coisas algo que entendi ser um grande progresso da minha pessoa.

A manhã estava linda, o sol nos contemplava com imenso lindo brilho contrastando com um lindo azul céu também; As nuvens eram poucas porém imensamente brancas e lindas como esculturas de branco algodão no céu! O ar era deliciosamente fresco onde existia também uma gostosa fresca brisa passando por nós o tempo todo, onde tudo isso fazia deste momento mais um na minha coleção de belos momentos e emoções a serem para o resto de minha vida relembrada com imensas saudades.

Após o café da manhã nos despedimos com o acordo de nos encontrarmos no monastério que estou em Kathmandu, fizemos as despedidas ali mesmo porque Monique estaria deixando o hotel naquela mesma manhã seguindo viagem para Chitwan após ter ido visitar os templos de Lumbini, algo que achei um grande feito pois existem diversos templos a serem visitados em uma somente área.

Kensang e eu voltamos aos nossos quartos e pegamos nossas coisas deixando o hotel logo depois indo para Lumbini onde no caminho paramos em um lindo monastério Budista para tirar algumas fotos e logo depois seguindo nosso caminho até chegarmos novamente aos portões de Lumbini; Entramos e seguimos no mesmo caminho da noite anterior, porém desta vez víamos lindas flores que eram impossível deixar de fotografar, então ali tiramos algumas belas fotos e também fiz alguns vídeos pois estou pegando material para editar um belo vídeo para colocar no youtube.

O lugar é belamente arborizado e como em todas as partes do Nepal, é também muito verde com lindos pássaros, borboletas e outros lindos insetos, tais como besouros, abelhas e naturalmente como já era de se esperar os costumeiros macaquinhos que agora vim a me convencer existem por todas as partes do Nepal pois em todos os lugares que já estive eu os tenho visto!

Logo chegávamos em Lumbini onde novamente já sentia a grande emoção de ali estar, era uma sensação de concretização com paixão e também admiração onde tudo se fazia misturado a dezenas de pensamentos onde tudo parecia um grande quebra cabeça a ser construído! Paramos em diversos pontos do lugar fotografando as coisas interessantes tais como ruínas datadas do século três ao sétimo século AC, tudo era lindo e magnifico e eu filmando documentava toda essa trajetória que seria a mesma que MaiaDevi fez até chegar na lagoa onde se refrescou antes de dar a luz ao príncipe que veio a se tornar o Rei do Budismo; Olhei a linda árvore ao lado da hoje piscina que foi no passado a tal lagoa, debaixo desta mesma árvore Sidhartha meditou o que novamente seria algo que estaria fazendo pois meu objetivo era de fazer estas trajetórias todas, desde o nascimento até seus momentos da fase criança onde ele já desenvolvia como também já mostrava tamanha evolução meditando e já atingindo o estado de jarna, um que somente poucos hão de conseguir pois este exige anos de dedicação e também muita prática! Após curtir muito todo o lugar e naturalmente me emocionar com tudo que estava vivendo, fui para a piscina lavar minhas mãos e pés com todos os Budistas fazem, porém quando chegando perto da entrada da piscina vi uma linda cobra que naturalmente não resistindo fui brincar um pouquinho com ela documentando isso falando desta mesma cobrinha que é a segunda cobra mais venenosa deste país; Kensang ficava alarmado e com medo porque eu pegava a cobra pelo rabo tentando colocá-la em um lugar seguro onde a mesma estava segura e ao mesmo tempo não colocando a vida de ninguém em risco! Algo que Kensang não entendia do que eu fazia é que para uma cobra mordê-lo a mesma tem que estar em posição para isso fazer, ou seja, a cobra tem que estar em sua posição de ataque que seria enrolada lhe dando o impulso necessário para o bote, algo que essa não estava, aliás a cobrinha estava muito de boa eu é quem me preocupava com as pessoas, porém ainda mais com duas criancinhas que brincavam momentos antes exatamente em volta do local onde a cobra estava, então era importante removê-la de lá, algo que fiz sem nenhum problema; Depois de ter removido a cobrinha fui concluir o que estava ali para fazer, fui alguns passos a frente e logo estava tocando as águas da piscina que tanto sonhava um dia fazer, lavei minhas mãos e lavei também meus pés e logo depois me dirigi até a árvore para fazer a minha meditação, quando estava lá chegando um guru Budista me convidou para sentar ao seu lado, algo que fiz sem hesitar pois ele não somente agia de forma imensamente gentil, mas ele também me oferecia uma esteira de palha para sentar, algo que novamente fiz e logo começava a minha gostosa jornada em minha mente deixando este lindo lugar entrando em um estado de muito conforto e também inexistente nesta existência.

Meditei longamente sem ter noção de quanto tempo ali fiquei naquele estado, só sei que provavelmente passei um grande tempo porque notei que o sol havia avançado consideravelmente uma vez que sombra da mesma árvore que meditava mudava da mesma considerável forma; Kensang em sua santa paciência me esperava calmamente e enquanto fazia isso tirou um monte de fotos minhas quando ainda no estado meditativo, algo que muito apreciei pois queria muito esta gostosa recordação.

Após a meditação fomos para o lugar onde o estava o cilindro com as esculturas em sânscritos que confirmava o local do nascimento do Buda, algo que achei muito interessante fotografar uma vez que este local tem novamente imensa importância para o Budismo e consequentemente os Budistas! Dali entramos no templo, algo que fiz com minha câmera em mãos filmando tudo disfarçadamente algo que não deveria ter feito, pois isso é totalmente proibido, é também algo muito desrespeitoso filmar ou fotografar lugares sagrados, mas estar ali após tantos anos sonhando com tal momento, me fazia desejar ainda mais que somente uma recordação mental desta visita, queria fotos, queria filmes, livros e tudo que eu pudesse ter, porém não sendo possível comprar uma foto, eu decidi ignorar as regras e filmei como também fotografei muitos pontos que são imensamente importantes como o local exato onde MaiaDavi deu a luz ao menino Sidhartha, uma foto que irei guardar com muito carinho para uma eternidade!

Kensang sendo o danado que é fazia a mesma coisa tirando fotos e fazendo filmagens disfarçadamente, algo que achei muito engraçado pois ele mostrava uma carinha muito inocente disfarçando sua ação! Kensang quando está comigo se transforma em um monge danado onde ele normalmente acaba copiando as minhas travessuras; Ele é sempre muito querido, aliás, ele será para sempre muito querido.

Kensang trouxe com ele um livro que usamos constantemente que tem muitas lindas orações falando das passagens do Buda, então nos sentamos isoladamente em um cantinho onde poderíamos ter nossa privacidade para ler e recitar os lindos mantras, algo que fizemos durante quase uma hora pois recitamos as orações e mantras do nascimento do Buda até o mandra que reverencia o Buda após sua partida para o nirvana.

Enquanto fazíamos o que tínhamos como proposito, fomos interrompidos diversas vezes uma vez que muitas pessoas entravam e saiam, alguns desrespeitosamente corriam, falavam alto e até mesmo gritavam, algo que achei muito desapontador porque existiam placas por todos os cantos pedindo total silencio e respeito, porém o desrespeito como era de ser esperado vinha das pessoas Hindus que exigem respeito quando você vai em seus templos, porém quando você eles se encontram nos templos Budistas, os mesmos agem com indiferença e desrespeito, mesmo quanto dizem que sejam Hindu/Budistas! Fazer o que nê?

Após termos feito todos os nossos trabalhos, saímos do templo com a sensação de não somente uma missão cumprida, saímos emocionados com tudo que fizemos enquanto ali estávamos, um comentário que nós concordamos ser o caso! Agora podíamos ir ver todos os outros templos onde começamos pelos lindos templos da China e Coreia, porém até chegarmos nestes templos andamos longamente em um fortíssimo sol que já nos incomodava muito, porém continuamos fazendo nossas visitas aos templos. O templo Chines é simplesmente lindo e é também muito limpo e bem zelado, na entrada havia um idiota com uma cestinha de palha com uma linda cobra naja dentro, então quando vinhamos passando o idiota removeu a tampa da cestinha removendo a naja batendo também na cabeça do pobre animal para que a cobra viesse a ficar irada inchando seu pescoço como as najas fazem mostrando o lindo desenho atrás de sua cabeça; O mesmo idiota queria mostrar isso para que eu viesse a fotografar tal ação, algo que não fiz o ignorando sem dar-lhe nenhuma importância! O que estes sujeitos fazem é uma imensa crueldade porque eles removem o veneno das cobras como também arrancam suas presas para que as cobras não os venham picar; O mesmo inergumido batia na pobre cobra o tempo todo atiçando-a para que a mesma demonstrasse ser feroz e selvagem fazendo sons como se o som de um alto agressivo sobro, o que me fez sentir imensa pena do pobre animal que estava ali sendo usado e torturado o tempo todo para que alguns turistas viessem a tirar suas fotos pagando ao idiota cem rupeers para ter tal privilegio, algo que achei muitíssimo triste, triste pela pobre cobra e triste também por ser classificado como um turista que alimenta este tipo de atividade, eu jamais pagaria para tirar tal foto e da mesma forma, ignorei este indivíduo porque cada vez que o turista lhe direciona o olhar ele novamente maltrata o animal para que o turista o veja abismado pensando que ele é um ser muito corajoso abismado de estar ali tocando uma cobra que é uma das mais venenosas do mundo, incrivelmente triste isso! O turismo tanto tem o seu lado positivo como também trás diversos negativos.

Após os templos da China e Coreia fomos até os templos da Áustria e também o templo do Japão que diga-se de passagem, é simplesmente lindo, todo branco com mármore branco e também muitas estatuas do Buda folheadas a ouro fazendo um lindo contraste tornando as fotos bem mais atraentes; No templo da Áustria não podíamos ter entrado, porém vocês já sabem como eu sou, então o sinal de proibida a entrada não me dizia nada comparada ao meu grande desejo de tirar algumas fotos neste lindo templo! Eu abri os portões e fui entrando uma vez que havia algumas pessoas lá trabalhando, não achei que seria nenhum problema estar ali, Kensang e eu curtimos muito o lindo lugar fotografando todas as coisas interessantes ate que decidimos ir até os fundos do monastério para ver como eram as facilidades, tais como cozinha, dormitórios e coisas assim; Chegamos nos fundos do templo e vimos um monge conversando com um senhor, e uma vez que seria impossível nos esconder eu apenas sorri largamente com a cara mais lavada do mundo acenando para os dois; É aquele lance, se você já foi pego, não adiantar omitir o erro! Surpreendentemente recebemos da mesma forma o mesmo tipo de ação onde o monge como também o outro senhor nos acenou sorrindo, então continuamos explorando o templo até que fomos abordados pelo monge que sendo Tibetano começou a falar com Kensang em sua língua natal; O papo se intensificou e logo fomos convidados a entrar no templo e fotografar também tudo que eu quisesse, algo que amei porque o templo era ainda mais lindo dentro do que o lado de fora! Após terminar de tirar dezenas de fotos o monge nos apresentou ao outro senhor que era um Austríaco e também patrocinador do templo; Ele trabalhava fazendo algumas pinturas na faixada do templo, eram detalhes em ouro e ele trabalhava com imensa paciência tornando a faxada do templo ainda mais bela.

Após termos nos apresentados o senhor pediu para que o monge nos conduzisse a cozinha para comer algo e também tomar alguns refrescos, algo que realmente necessitávamos porque já se passava das duas da tarde e somente havíamos tomado água até aquele momento; O monge então nos conduziu a esta muito luxuosa cozinha industrial toda em mármore e muito aço inoxidável, uma cozinha que faz até aquele que não sabe fritar um ovo se aventurar a ser um mestre cuca! O monge nos deixou sentados a uma linda mesa e foi para dentro da cozinha retornando logo depois com lindos copos de cristais sucos, refrigerantes e deliciosos biscoitos que naturalmente Kensang e eu devoramos com tamanha felicidade pois realmente estávamos com muita fome.

Depois dos deliciosos gostosos o monge voltou a cozinha e voltou com uma fruteira repleta de lindas gostosas frutas nos oferecendo-as e até insistindo que viéssemos a levar algumas das frutas conosco, uma oferta que achei indevida aceitar porém o monge não aceitava o não como resposta, então peguei somente uma maçã e Kensang uma linda pera Nashi, logo depois nos despedimos com muitos humildes pedidos de agradecimento pela hospitalidade do amigo nos dirigindo aos portões do monastério, onde depois de termos cruzado os portões nos encontramos com o senhor Austríaco que mais uma vez gentilmente nos chamou para retornar no outro dia para almoçar, um pedido que infelizmente tivemos que negar pois estaríamos deixando Lumbini muito cedo no dia seguinte, então novamente agradecemos e Kensang falou para o senhor que se ele viesse visitar Kathmandu que ele viesse ao Rigon Tashi Choeling monastério, um convite que o senhor aceitou graciosamente nos prometendo uma visita caso viesse em Kathmandu. Saímos do lindo monastério falando de tal qual fomos bem recebidos pelos amigos que fizeram mais que um tudo para nos agradar de forma tão hospitaleira.

Andamos longamente até chegar ao museu de Lumbini, um lugar que simplesmente achei lindo de uma arquitetura moderníssima que tentava ao meu ver replicar um palácio com sua arrojada arquitetura! Entramos no museu que infelizmente não tinha muitas coisas para serem vistas pois a maioria das coisas estavam quase todas em Kathmandu, porém muitos dos artefatos que foram encontrados no mesmo lugar onde o templo de MaiaDevi fora ereto, ali estavam em exposição; Os artefatos feitos em cerâmica e pedras eram muito lindos e ali vi e entendi também o porque que as estatuas do Buda são como são, digo isso porque estava a frente de lindas estatuas do Buda esculpidas retratando como o Buda realmente era, então agora ficou concreto que as imagens do Buda Tibetano ou Indiano é de fato exatamente o que conhecemos! O museu não é muito grande, aliás o que é visto do lado de fora nada tem haver com o que se é visto dentro, digo isso no sentido de que comparando o prédio do lado de fora com as salas que tivemos acesso, as mesmas não condiziam o imenso prédio do lado de fora; Algo que realmente amei foi as luzes naturais que vinham de fora como também as sombras que estas luzes criavam por todas as partes o que foi muito bom para fotografar.

O museu não tinha guardas também e notei que muitos dos canceras que estavam dentro do museu tocavam muitas das relíquias, algo que você naturalmente nunca vê em outros museus mundiais; O mesmo tinha muitas marcas de sujeira o que novamente achei muito triste pios me parece que o governo Nepalês não da assim tanta prioridade ou mesmo valoriza algo assim tão importante como tais relíquias, e não digo porque sejam relíquias do Buda, digo isso porque são de fato importantes vestígios de uma época histórica da qual acredito deveria ser zelada com imenso cuidado!

Após o museu fomos para um outro prédio a frente que naturalmente foi desenhado pelo mesmo arquiteto pois o mesmo tinha as mesmas linhas e desenho; Visitamos este outro centro de convenções muito rapidamente porque o mesmo não tinha muitas coisas sendo expostas, o mesmo foi somente aberto para nós porque conversei com os guardas de forma muito gentil, amiga e humilde o que consequentemente nos foi concebida a entrada.

O lugar era muito lindo dentro com as mesmas luzes e sombras fazendo do lugar um lugar imensamente agradável para a fotografia, exatamente como o museu que se encontrava do outro lado da rua; Após outras trezentas fotos tiradas saímos e novamente nos colocamos a andar naquele sol imensamente quente e insuportável, se isso não fosse o bastante, nós teríamos que muito andar até chegar no centro de Lumbini onde ficaríamos bem mais próximos ao nosso hotel! Andamos do acordar até aquele momento mais de nove horas, naturalmente sentamos e descansamos muito, porém o sol era muito intenso.

Chegamos em um ponto onde decidimos pegar um ônibus, então entramos neste ônibus que passava e perguntando o cancera do motorista três vezes se o mesmo ia para o hotel onde estávamos algo que o cancera respondeu positivamente as três vezes então entramos e nos sentamos, porém alguns quilômetros depois notei que nos distanciávamos ainda mais de Lumbini algo que me fez novamente perguntar ao cancera do motorista se o tal ônibus estaria indo para Lumbini, algo que não me surpreendendo respondeu negativamente! Pedimos o cancera para nos deixar sair e lá estávamos novamente debaixo daquele sol de rachar mamonas, sem água e muito distante de onde deveríamos estar, então ficamos quietinhos a espera de um outro ônibus que logo estava passando e desta vez pegando o ônibus correto chegamos até o nosso hotel, porém isso já era quase cinco da tarde onde nos encontrávamos sujos, exaustos, com fome e sede! Entramos no hotel e já fomos direto para o restaurante e mesmo antes de nos sentarmos já pedimos água e refrigerantes e também que o ventilador fosse ligado para que nós dois viéssemos a nos refrescar.

Jantamos o almoço e depois fomos para nossos quartos onde eu simplesmente fiquei debaixo da ducha fria durante mais de uma hora curtindo este delicioso relaxante momento; Depois do banho arrumei a minhas coisas e já deixei tudo pronto para nossa saída no próximo dia, onde mesmo que ainda muito cedo, eu adormeci e dormi longamente e gostosamente durante toda a noite, algo que todos já sabem ser raro de ser feito no meu caso.

Chitwan 28/09


Somente o extremamente ignorante
ou o extremamente inteligente podem
resistir mudanças”
De: Socrates

Acordei como sempre cheio de energia e fui dar uma olhadinha fora da minha janela onde vi um lindo e surreal amanhecer onde o sol nos contemplava com imensa energia em uma linda avermelhada e alaranjada forma! Como sempre acordo muito cedo e isso faço para ter momentos como estes registrados em minha memória, este foi tamanhamente especial pois estava em Lumbini vendo o nascer de um lindo sol que com o seu brilho fazia também os amarelos cachos de arroz brilhar formando lindo desenho nas plantações pois nem todos pareciam terem sido plantados no mesmo tempo o que fazia com que existisse muitas áreas amarelas e outras ainda bem verdes, um cenário muito lindo de ser admirado, algo que fiz com muita felicidade; Após registrar tal lindo momento fui meditar por algum tempo e depois da meditação tomei meu banho e pegando as minhas coisas fui até a recepção do hotel onde fechei a minha conta antes de ir para o restaurante esperar por Kensang e o motorista também que se surpreendeu comigo acordando-o tão cedo! Pobre rapaz.

Tomamos gostoso café da manhã e logo depois já saímos para mais outras cinco horas de viagem em no que provavelmente seria um dia de muito calor porque já muito cedo o tempo se mostrava elevadamente quente para tão cedo.

Antes de sairmos de Lumbini paramos no templo da amizade, o templo Japonês que descrevo acima; O templo é simplesmente imensamente belo todo branco com pisos de mármore branco com também lindas estatuas do Buda folheadas a ouro fazendo deste lugar, um lugar muito belo de ser admirado! Fotografei lindas flores de lotus a flor que nas historias do nascimento do Buda dizem que flores de lotus brotavam do chão onde deu seus primeiros passos, algo que naturalmente não acredito, pois vejo isso como uma poesia que ao longo dos anos foi mudada por pessoas dando um teor maior a existência deste momento, aliás em todas as religiões existem essas historias inacreditáveis, o que no Budismo não poderia ser diferente! As flores de lotus são sim imensamente belas em cores lilás, rosas e brancas e todas elas são maravilhosamente lindas de serem apreciadas algo que fiz com tamanho prazer! Suas folhas parecem com as vitórias regias Brasileiras porém uma versão bem menor, as flores de lotus tem longos galhos que dependendo da profundidade da lagoa chegam a medir alguns metros porque sendo uma flor d'água, as flores e folhas procuram a energia do sol para se alimentarem desta mesma tão necessária energia; Outro algo que achei interessante é que as mesmas não se abrem sem que o sol esteja presente e todas elas são viradas para o nascer do sol como se um algo sincronizado!

Após fotografar estas lindas flores fomos ao templo onde novamente fiquei de queixo caído devido tamanha beleza! O templo infelizmente estava fechado uma vez que eles faziam algumas construções e reparos na parte externa do templo, porém acredito que a real razão do templo estar fechado era porque ali estávamos muito cedo porque agora não passava as sete e meia da manhã, onde o horário comum dos templos serem abertos é por volta das nove da manhã.

Ficamos fotografando as belas coisas fora do templo e ali também deixamos mais uma Kata(lenço longo branco de seda) este simboliza a paz, reverencia e respeito no Budismo então é costume ter um Kata benzido por um Lama ou Rimpoche onde você o guarda em sua casa junto a sua mesa de orações onde o Buda é posto; Os Katas são também entregues as pessoas que estão partindo pois isso é também um sinal de prosperidade, proteção, respeito e admiração pela pessoa que está partindo como se o Kata representasse um adorno de proteção ao viajante! Deixei meu Kata lá como havia também deixado um outro no templo de MaiaDevi, no caso do templo da amizade deixei um Kata na frente do templo em uma mesa de onde são também colocados incensos e outras oferendas como água, arroz e flores.

Voltamos para o carro onde vi um grupo de Hindis removendo as flores de lotus da linda lagoa, os inerguminos idiotas removiam as mesmas lindas flores que havia fotografado momentos antes, algo que me fez ficar imensamente constrangido com suas ações onde naturalmente não podendo deixar passar peguntei por qual a razão eles removiam as tais lindas flores? O inergumino idiota simplesmente balançou a cabeça olhando para os outros do grupo rindo como se fosse algo hilário remover as lindas flores! Detalhe, os idiotas apenas removiam as flores, eles não estavam levando-as com eles para presentear ninguém, apenas faziam isso como um ato de vandalismo, um ato que me deixou imensamente como digo acima, constrangido.

Saímos e nos colocamos de volta na estrada onde vimos uma linda cobra Naja passando na frente do carro muito rapidamente entrando no mato; Pedi para o amigo motorista parar e indo com imenso cuidado onde a cobra havia entrado tentava ainda encontrá-la para fotografá-la algo que infelizmente não tive a oportunidade de fazer uma vez que não mais a encontrei e naturalmente não iria entrar no mato e me arriscar somente para tirar uma foto, porém tive a oportunidade de ver a pouca distancia este lindo imenso pássaro que é até maior que as nossas garças Brasileiras; Este pássaro lindo de longas amarelas pernas e de branca plumagem tinha dois ovos em seu ninho, algo que consegui fotografar com todos os detalhes que a distancia me permitia fazer. O pássaro tinha também linda mascará vermelha e um longo bico branco amarelado, uma bela especie de ave, uma que fiquei muito feliz de ter visto e também fotografado estendendo assim a minha coleção de boas fotos porque eu já as tenho em grande quantidade pois normalmente ando para todos os lados com a minha câmera a espera de uma nova oportunidade para fotografar algo interessante, e animais e insetos em todos os seus detalhes é algo que se tornou um verdadeiro vício!

Agora estávamos novamente na estrada enfrentando as mesmas emoções nas estradas porque o Nepal sendo um país que não tem muitas regras de transito, todos dirigem como loucos como já descrevi diversas vezes, então viajar no Nepal não é somente emocionante porque você está viajando, aqui a emoção de viajar nas estradas as vezes tem a mesma adrenalina de um esporte extremo porque quando menos se espera você vê a frente de um ônibus ou caminhão crescendo em sua direção com suas luzes sendo piscadas como quem diz: Sai da minha frente porque sou grande e você vai se dar mal! Após termos saído da pista pela decima vez para evitar um acidente eu resolvi não mas me incomodar e parei de contar e passei a somente segurar no F. Da P... a espera da batida que as vezes chegava muito perto; Este país é uma grande emoção em todos os sentidos! (:o)

Depois de uma longa viagem em ardente sol chegamos em Chitwan onde entramos na cidade, ou melhor dizendo, entramos na floresta por volta de duas da tarde pegando mais ou menos uns 5 quilômetros de pista de chão chegando então no nosso destino que era a pousada onde ficaríamos, que diga-se de passagem era muito legal pois estávamos dentro da mata e cercado pela linda natureza local; Outra coisa que me fascinou também foi ver bem de pertinho passando a exatamente do meu lado, um dos povos locais montado em um lindo elefante, o que já fez a viagem toda valer a pena pois podia ter tocado no lindo animal que passando do ladinho do carro mantinha seu lindo pequenino olhinho fixo em mim, algo que fez este momento imensamente especial! Como é possível notar que já tenho uma coleção destes dias repletos de lindas coisas porém continuo me surpreendendo com mais coisas vejo, uma vez que este país é como uma caixa de bombom sortidos onde cada um dele é uma verdadeira gostosa surpresa.

Uma vez que entramos na pousada fui até a recepção onde fui atendido por um sangue bom que me parecia um maluco, algo que constatei que ele realmente era um muito doido neste mesmo dia, porém ele era aquele mano maluco beleza sem estres que via tudo com naturalidade e muito de boa! O amigo me atendeu muito gentilmente de forma amiga nos dirigindo aos nossos quartos, que apesar de humildes eram também bem limpinhos e aconchegantes, o que na realidade é o de mais importante.

Após o gostoso longo banho me encontrei com Kensang e também o jovem Dev motorista para almoçar onde o jovem rapaz quis sentar em uma mesa separada somente para funcionários, algo que novamente não aceitei fazendo com que ele viesse a entender que apesar dele estar me prestando um serviço que isso não o fazia ser menos amigo meu, e que meus amigos sentam a minha mesa compartilhando os memoráveis momentos juntos, uma mensagem que acredito ficou muito clara para Dev.

Amoçamos e logo depois fomos apresentados ao nosso guia turístico, um camarada que logo notei amava a natureza pois ele falava deste lindo lugar com imensa sabedoria e falava também com grande euforia das lindas coisas que eram possíveis ver na floresta; Ele também nos deu um itinerário de atividades onde após descansarmos durante algumas horas, iriamos nos encontrar por volta das cinco da tarde para dar uma caminhada na vila e também ir ver o lugar onde os elefantes ficavam descansando e se o tempo nos permitisse também que iriamos dar uma volta na mata para ver alguns animais selvagens.

Descansamos e como havíamos combinado nos encontramos por volta das cinco da tarde na frente da recepção, onde notei que o guia estava ali sem um carro o que achei muito estanho uma vez que ele havia me falado de animais selvagens, tipo rinocerontes, crocodilos, tigres e outros felinos que são muito perigosos como leopardos; Outra coisa interessante saber é que estaríamos caminhando em uma mata que tinham duas as especies de cobras e víboras mais venenosas do Nepal, algo que como já falei não faz muito diferença para mim saber uma vez que já me acostumei a vê-las por todas as partes! Fomos andando na vida onde o novo amigo me falava deste povo que são chamados de Tharu, um povo que imigrou do Kazaquistam para o Nepal a centenas de anos atrás devido as guerras da época; Este mesmo povo viveu durante muitos anos como indígenas sendo até mesmo considerados selvagens devido sua forma de viver, porém com a intervenção do governo no inicio dos anos setenta veio a mudar sua forma de interagir com outros povos! O governo interviu no modo dos povos Tharu de viver devido a necessidade de usar os férteis solos da região para a cultivo de alimentos para não somente essa região mas também para sustentar outras regiões do país.

Uma das coisas que achei muito interessante foi a forma da qual este povo nos recebia com imensa humildade e também alegria, a recepção foi tão imensamente agradável que confesso-lhes ter sentido como se fosse um grande amigo que retornava ao seu lar, pois fui convidado para entrar em suas humildes taperinhas e compartilhar da alegre companhia deste povo; Adorei também ver a criancinhas que brincavam comigo onde um deles veio me abraçar carinhosamente sentando comigo como se já me conhecesse há muito tempo.

Eu simplesmente adorei este povo e confesso que me senti muito apreciado e respeitado por este lindo humilde agradabilíssimo povo.

Continuamos nossa caminhada onde logo depois chegamos neste local onde todos os elefantes passam suas noites descansando de seus dias de trabalho, ali os mesmos são alimentados, escovados e também tratados caso precisem de alguma assistência veterinária; Logo que entrei neste lugar fiquei alucinadamente eufórico pois queria muito ver de perto estes lindos animais, não somente velos, mas também tocá-los, uma oportunidade que infelizmente não tive pois os treinadores não estavam mais ali, existia porem algumas outras pessoas que parecendo muito ocupadas eu não quis lhes incomodar pois eles tratavam dos lindos elefantes que haviam trabalhado duramente durante todo o dia, então achei melhor deixá-los continuar seus trabalhos alimentando estas criaturas magnificas.

Nosso guia nos falou que os elefantes comiam um tipo de capim que os mesmos pareciam adorar estar degustando e os mesmos recebiam também bolas de folhas amarradas com fibras do mesmo capim com arroz dentro destas mesmas bolas que aparentavam ter por volta de aproximadamente um quilo cada uma delas, algo que notei claramente era como as lindas criaturas amavam estas bolas de arroz pois eles começavam a vocalizar bem alto como se pedindo as bolas e olhando os outros do lado recebendo as tais bolas.

Existem momentos em nossas vidas que somos tocados profundamente com pequenas coisas que muitos vejam com coisas comuns, eu acredito que eu venha a ser uma dessas pessoas diferentes que se sente tocado com pequeninas coisas como essa que relato aqui onde o lindo animal com alegria pedia o seu alimento favorito demonstrando não somente a alegria de recebê-lo, eles pareciam também agradecidos pelo privilegio de estar comendo tal alimento algo que me tocou profundamente me emocionando ao ver tal cena.

Saímos desta área e fomos andar na mata onde as seguintes regras foram ditadas: 1) Se formos abordados por um tigre, não corra, em contrario pare e levante suas mãos para o alto acima de sua cabeça se fazendo maior do que é e sem demonstrar medo faça barulho gritando e batendo palmas pois isso não somente confunde o animal, isso o amedronta fazendo com que ele desapareça! 2) Se mantenha a distancia de cobras pois as mesmas são imensamente venenosas nesta área e caso você seja picado, você certamente ira morrer porque estamos muito distantes do hospital mais próximo, então preste muita atenção onde você pisa e coloca suas mãos! 3) Se um rinoceronte atacá-lo não corra, no invés se abaixe junto as folhagens tentando se camuflar o máximo possível uma vez que a visão do rinoceronte é imensamente pobre e o mesmo somente ataca aquilo que ele consegue ver o que normalmente são vultos produzidos caso você corra. 4) Não fique muito perto dos barrancos pois os mesmos são muito deslizantes e caso você venha cair no rio, você irá ter problemas com a forte correnteza e também os crocodilos!

Quando você ouve tudo isso você começa a interpretar que tudo isso é muito sério e que você está realmente entrando em áreas onde você tem que realmente tomar muito cuidado uma vez que tudo que é falado deste lugar é na realidade como os guias descrevem, lindo, porém cheios de perigos, então todo cuidado é necessário! Apesar de ouvir tudo isso parte de você ignora as regras, não que você as ignore, você simplesmente está fora do seu ambiente natural o que te faz cometer erros como o meu que foi estar entrando na mata usando uma havaina no invés das minhas botas de trekking, então isso somente já foi um grande erro, porém pensava que estaríamos apenas indo caminhar pela vila e não indo onde agora estávamos, no mato e um mato denso, escorregadio e molhado.

Logo depois que entramos na mata fui comunicado que haviam rinocerontes muito próximo, então deveríamos apressar o passo, algo que apesar de dificultoso fazer na densa mata escorregadia, fizemos e logo depois estávamos vendo um grande grupo de turistas as margens do rio todos quietos, porém um som era muito claro e um que me indicava que ali havia algo bom para ser fotografado pois os sons das maquinas fotográficas não paravam! Mesmo antes de chegar as margens do rio logo vi de longe algo cinza na mata então falei com o nosso guia que possivelmente era um rinoceronte, algo que foi logo confirmado por nós dois porque eu usei o zoom de uma das minhas lentes e ele um binoculo; Ele me falou que este rinoceronte na mata era uma fêmea e que possivelmente o outro dentro do rio seria o macho! O macho era lindo com um prominente lindo longo chifre que estava fora d'água, enquanto o resto do seu corpo se mantinha submergido dentro d'água; O mesmo macho parecia não se incomodar de forma alguma com todos nós ali o fotografando, era na realidade como se não estivéssemos ali onde ele continuava curtindo o seu delicioso refrescante banho! O visual era muito lindo onde o por do sol já acontecia tornando o visual ainda mais belo, uma vez que o lindo sol laranjado formava uma linda perfeita bola que contrastava com as lindas matas que víamos a distancia; O mesmo sol trazia também lindo brilho a água e a mesma nas costas do lindo animal na água, criava uma ilusão ótica como se o lindo animal estivesse coberto de uma manta de prata! Mai um momento dentre tantos outros a ser guardado na memória até os meus últimos dias nessa existência terrestre.

Encontrei um lugar onde tinha a minha frente à apenas alguns poucos metros o lindo rinoceronte se banhando, ali fiquei quieto calado vendo o sol, ouvindo o barulho da água e também sentindo o gostoso cheiro de mato que tanto amo, dendo toda essa experiencia deixei minha mente vagar onde logo me sentia em completa harmonia com tudo ali a minha frente e ao meu redor, uma emoção que foi trocada por uma outra emoção que foi a de ver a rinoceronte fêmea caminhando em nossa direção, ou melhor dizendo, em nossa direção, porém do outro lado do rio vindo se juntar ao que me parecia seu lindo macho! Ela chegou e foi logo contemplada com carinho pelo macho que se movendo deixava ela compartilhar daquele lugar onde ele estava, um algo que achei interessante notar no comportamento do animal.

Após um bom tempo ali fui comunicado pelo nosso guia que ali perto haviam outros animais então saímos calados dali indo em direção ao tal local onde vimos um crocodilo que infelizmente não consegui fotografar porque haviam outros turistas canceras se esquecendo que estávamos em uma mata procurando ver animais selvagens, e uma vez que os canceras não paravam de falar e rir o mesmo crocodilo mergulhou desaparecendo, algo que deixou o nosso guia muito muito desapontado chamando a atenção deste outro grupo que estavam com outros guias! Andamos mais um poucos e vimos a distancia um bando de veados se alimentando perto das margens do rio, outra coisa que foi muito gratificante ver de onde estávamos.

A caminhada terminou as margens do rio onde havia um monte de quiosques, então sentamos a uma mesa onde conversamos gostosamente por algum tempo saboreando uma gelada e gostosa muito necessária coca-cola; Ali estavam também todos os outros grupos de turistas o que foi também uma oportunidade para conversar com as pessoas que vinham até nós para conversar com Kensang que naturalmente vestia suas roubas de monge.

O por do sol se acabava então aproveitei para gravar alguns relatórios do que havia acontecido e de tudo aquilo que havia também visto, pois estou como vocês sabem, coletando imagens fotográficas e também imagens de vídeos para fazer diversos vídeos que estarei colocando no youtube assim que chegar em casa, então fiquem atentos porque sei que vocês todos hão de ter lindos vídeos de toda essa nossa aventura.

Após o por do sol caminhamos de volta a nossa pousada onde fomos conduzidos ao restaurante onde novamente sentamos todos juntos para conversar a respeito da programação que ainda não tinha acabado para este mesmo dia uma vez que ainda teríamos que ir ver as danças folclóricas dos povos Tharus, algo que já desde então comecei a apreciar pois adoro coisas que tenham profundas raízes, e danças folclóricas são algumas delas pois as mesmas se fazem com vestimentas, músicas e danças típicas te trazendo a uma historia cheia de ação, cores e sons! Acabamos o jantar e fomos para nossos aposentos nos refrescar e descansar alguns minutos e depois nos encontrar novamente na frente da recepção por volta das sete da noite.

Agora arrumado e como sempre muito cheio de energia e eufórico como um atentado capetinha chamei Kensang como se minha voz viesse de uma longa distancia, fiz isso alumas vez estando debaixo das escadas de madeira que nos levava as nossas cabanas pois as mesmas eram elevadas do chão; Kensang saiu e quando começou a descer as escadas eu naturalmente não resisti e tive que dar um sustinho nele dando uma beliscadinha no calcanhar dele fazendo um som com se o som de um cachorro grunhindo, algo que fez Kensang salta da escada dando um alto berro o que naturalmente me fez desabar de tanto rir e naturalmente sair correndo pois o mestre monge falava coisas em Tibetando correndo atrás de mim como se fossemos dois moleques sapecas, uma incrível momento, uma incrível experiencia!

Kensang é muito sacana e adora me sacanear também, então estamos sempre assim um com o outro, a diferença seria comparada assim, o Kensang me joga uma uva na cabeça e eu jogo uma melancia de volta na cabeça dele! Naturalmente isso é somente uma descrição, não é no sentido literário da palavra ok? Eu não aguento, e sendo atentado como sou eu estou sempre esquematizando algo para pegá-lo de surpresa, um algo que ele agora está acostumado e fica sempre esperto; ?Ele por sua vez usa sua câmera como seu objeto para me sacanear sempre procurando me fotografar nas piores possíveis formas algo que simplesmente desaba de rir! Eu já perdi a conta de quantas fotos ele já tirou desta minha cabeça chata de Paraíba que apesar de fazê-lo rir descontroladamente, ele e Tenzing me dizem que eu tenho uma cabeça que eles gostariam de ter! Então aqui vai uma mensagem para todos os Paraíbas de cabeças chatas, aqui no Nepal não somos descriminados, em contrário somos lindos e apreciados! (:o)

Fomos conduzidos a um jipe que nos levou ao centro folclórico da vila que diga-se de passagem era um lugar muito bonitinho e bem organizadinho, como se fosse um mini teatro com luzes e também aparelhagem de som que eu diria não somente muito eficiente, mas também muito além da realidade tecnológica da qual eu jamais haveria de acreditar tal pequenina vila pudesse ter.

O show começou e a primeira coisa que me veio a cabeça foi: Hum estes caras gostam de brincar com o pau! Existia um grupo de aproximadamente uns vinte dançarinos e todos eles com seus paus na mão, onde outros dois tocavam tambores como atabaques; A dança começou e logo com esta veio também o fascínio pela ação pois eles se moviam dançando batendo com seus paus nos paus dos outros, isso faziam cegamente pois o camarada da frente batia com seu pau no pau do camarada da frente como também o de trás e isso era feito com movimentos bruscos e rápidos onde eles metiam a pancada com força no pau um do outro, algo que achei incrível devido sua precisão e sincronismo; Uma outra coisa que achei também incrível foi ver essa dança do pavão onde haviam dois dançarinos fazendo tal dança vestido em uma roupagem de tecido e também palhas que a vida ao rabo do pavão, os

A dança continuou durante aproximadamente uns quarenta e cinco minutos onde depois disso os pobres dançarinos colocavam a frente do palco uma caixa de doações pela sua apresentação algo que achei muito triste pois todos saiam correndo do teatro, eu da mesma forma caminhei em direção a caixa de doações e vendo que ninguém colocava dinheiro na mesma, falei em voz alta que existia uma caixa de doação no palco algo que acredito fez alguns deles se sentirem mal voltando para colocar dinheiro na caixinha, porém poucos fizeram isso! Cheguei na frente do palco e agradeci pelo privilegio de ver tamanho lindo show e coloquei dois mil rupeers na caixinha, uma atitude que foi apreciada com gritos e batidas nos tambores com também agradecimentos e apertos de mão de muitos dos dançarinos, a festa foi tão grande que muitos do turistas viravam suas cabeças olhando para o palco para ver o que acontecia; Detalhe importante, as duas mil rupeers me custaram menos que treze dólares um baixo preço a ser pago pelo prazer de presenciar lindo show folclórico!

Voltamos para a pousada onde fui para o restaurante que tinha um forte cheiro da maresia pois um amigo Irlandez que havia conhecido no almoço, mais o meu guia, outro guia e o amigos gerente da pousada mandavam unzinho legal dentro do restaurante, algo que me fez rir de mais com todos eles doidões, um riso que se espalhou fazendo com que os malucos tivessem uma comum crise de riso! Para quem não está doidão ver um doidão é muito show, pois o camarada tem crises de riso de ver uma moeda caindo no chão.

Os malucos me chamaram para mandar um com eles, algo que agradecidamente recusei dizendo que tinha que ir para o meu quarto fazer minha meditação e também orações, algo que eles aceitaram de boa, então me despedi agradecendo-os pelo fantástico dia que os amigos haviam me proporcionado.

O amanhecer em Chitwan é muito legal onde muitos lindos coloridos pássaros se fazem presentes em variados piados, tudo é como se em uma harmoniosa sinfonia de lindos selvagens sons, então aproveitei trazendo meu travesseiro para fora e sentado na varanda coberto fiquei ali sentado apreciando toda a beleza deste lindo lugar! Meditei também durante meia hora onde fui despertado da mesma meditação pela quente energia do sol que me abraçava, então me levantei e fui tomar um banho antes de deixar a cabana, algo que naturalmente é algo idiota pois estava indo andar nas costas de um elefante dentro de densa mata durante mais de duas horas em um safári, então o banho era na realidade totalmente desnecessário, concordam? Depois do banho passei pela cabana de Kensang e fomos juntos pegar a condução as sete da manhã para nos levar para o lugar onde estaríamos começando o nosso safári; O jipe estava cheio com outros turistas, então ali mesmo já fomos nos apresentando e fazendo novas amizades onde vim a conhecer este jovem casal de Alemães que por coincidência vieram a compartilhar a mesma gaiola nas costas do mesmo elefante que eu estava! O jovem Alemão era tão brincalhão como eu sou o que fez a viagem ser muito alegre e divertida, repleta de gostosos sorrisos e gargalhadas.

Chegamos até o ponto onde deveríamos estar e ali logo vi com euforia os lindos elefantes que estaríamos montando, os animais eram simplesmente lindos, imensos e robustos com lindas pinturas em suas fases, orelhas e trombas! Havia um deles que era muito vocal fazendo altos sons o tempo todo o que vim a perceber ser um elefante ainda juvenil pois o mesmo tinha pequeninas pontas de marfim começando a ser expostas ao lado de sua boca.

O nosso elefante era uma fêmea e era também uma linda menina de 33 anos, a mesma era uma mocinha virgem e solteira porém ela era também muito gordinha e grande sendo a líder de nosso grupo de três elefantes! Eu fui o primeiro a entrar na apertadíssima gaiola e depois o novo amigo Alemão, Kensang e depois a namorada do jovem rapaz; Nossas costas estavam todas compactadas juntas e cordialmente todos nós tentamos achar as melhores posições para nos sentar nas costas do lindo animal.

Algo que vi antes de montar o elefante e que também me deixou muitíssimo triste e estressado foi ver o treinador do elefante juvenil que descrevo acima sendo muito agitado e vocal ser maltratado levando pancadas na cabeça, algo que o nosso guia vendo veio ate ele para dar-lhe uma grande bronca, algo que acredito infelizmente somente enfureceu este idiota fazendo-o despejar toda a sua frustração no lindo pobre animal uma vez havíamos entrado na mata e fora de visão dos guias e também do pessoal da gerencia do parque ecológico! Este ser idiota batia tanto no pobre animal que era possível ouvir as pancadas ecoando na mata, e uma vez que os turistas que estavam nas costas deste pobre animal nada faziam a não ser se estressarem, eu então não mais aguentando deu um berro falando para ele parar apontando para ele a uma certa distancia, algo que acredito eu, veio chocá-lo com minha reação fazendo com ele parasse de espancar o pobre do animal; Depois deste triste episodio o safári foi então legal, porém essa situação nos estressou fazendo com que o tesão desta aventura não mais fosse assim tão agradável como tanto havíamos esperado!

Durante o safári vimos três tipos de veados diferentes, javalis, macacos e um também um mongoose que logo que nos viu saio correndo coisa que os outros animais não fizeram.

Andar nas costas do elefante foi algo muito desconfortante porque não somente estávamos em uma pequenina armação de madeira que muito nos restringia os movimentos, além disso tínhamos que negociar os galhos de árvores e também o muito esquisito andado deste incrível belo animal; Algo que é muito estranho é quando o elefante sobe um morro ou desce o mesmo porque a sensação é que você irá ser jogado no chão quando ele desce, e quando ele sobe você da mesma forma tem a sensação que irá cair de costas algo que te faz apertar as pernas que já se encontram cruzadas e muito apertadas mas que porém no seu receio de levar um tombo, te faz automaticamente agarrar ainda com mais força na armação de madeira chegando a um ponto de até ficar dolorido! O meu amigo Alemão e eu agora já falávamos baixinhos algumas sacanagens o que nos fazia rir também baixinho somente no caso de vermos um animal, então ficávamos assim de sacanagens uns com os outros falando abobrinhas do tipo: Eu duvido a sua 4x4 passar entre estas árvores e não ficar também atolado nesta lama? Naturalmente um acabava e o outro começava, algo que foi muito bom pois isso nos desligava do desconforto que sentíamos! Durante todo nosso passeio eu acariciava as costas no animal que na realidade não sei se ela sentia, mas uma vez que ela nos provia de tamanho prazer se desgastando, eu achei não custaria nada retornar o prazer acariciando-a nas costas.

Após duas horas de safári retornamos ao ponto onde começamos e o nosso passeio havia se acabado, naturalmente não quis deixar passar em branco a frustração do idiota que batia no animal e chamei o nosso guia para conversar com ele em particular onde pedi para ele ir conversar com a gerencia a respeito deste idiota que torturava o animal, algo que aparentemente o deixou também muito constrangido me relatando que antes do inicio do passei que ele havia criticado o mesmo sujeito por estar maltratando o animal; Pedi que ele tomasse uma providencia, algo que ele me prometeu fazer e acredito que ele venha mesmo tomar tal providencia comunicando a gerencia do parque o que havia acontecido!

Comprei algumas uns cachos de bananas e fui até a minha linda mocinha dar-lhe as bananas, algo que ela gulosamente não esperava que eu ao menos viesse a lhe dar as bananas, ela simplesmente tomou-as de mim, porém achei lindo vê-la fazendo isso onde usando a sua longa robusta tromba pegava as bananas como se com uma mão que somente tinha dois longos dedos; Naturalmente após que minhas bananas se acabaram esta linda mocinha foi atrás do meu amigo Alemão com sua tromba pegar mais bananas se esquecendo de mim! Amei estar tão pertinho deste lindo animal e amei o contato que tive com ela também.

Voltamos do passei até que um pouco cansados e depois de sentarmos no restaurante tomamos o café da manhã e logo depois fomos ao centro da vila para que eu comprasse alguns presentes! Amadinha o elefante que você queria agora tenho em minhas mãos e o mesmo é como havia dito, tem a tromba para o alto, o que é na realidade o elefante que de acordo com a tradição, é o que te da sorte, então espero que este venha a lhe trazer muitas sorte, ok.

Comprei também alguns outros presentes para outros amigos e naturalmente sendo o bom menino que sou, comprei alguns presentes para mim o que na realidades vocês achariam estranho me chamando de hippie, a realidade é que adoro coisas feitas artesanalmente então comprar essas coisas ajuda muito a economia local o que é muito bom para a vila.

Voltamos da vila e logo depois de pagar a nossa conta fomos para nossos quartos apenas para buscar nossas mochilas que uma vez no porta malas do carro nos despedimos dos amigos que ali fizemos e saímos para pegar a estrada de volta a Kathmandu e minha temporária morada, o vale de Dollu.

A viagem de volta foi tranquila onde somente tivemos que sair da pista umas dez vezes para não sermos atropelados por caminhões ou então sermos empurrados abismo abaixo, isso na realidade é muito comum e o nosso amigo Dev motorista me falou que à algumas semanas atrás houve um grande acidente onde um ônibus cheio de gente perdeu o controle caindo no abismo e dentro do rio infelizmente tirando a vida de todos! Muito triste isso.

Chegamos de volta no vale de dollu já era de tardinha por volta das 4 da tarde e naturalmente estava imensamente cansado de toda a longa viagem que naturalmente nos atrasou muito devido muitos obstáculos nas estradas que são consequências do terremoto que tivemos aqui, então nas estradas que em certas partes já são muito ruins, agora estavam bem piores depois deste triste desastre que tanto nos afetou por aqui.

Algo que simplesmente me fez imensamente alegre foi ver os meus pequeninos carequinhas que por alguma razão já me esperavam no topo do prédio onde eles vivem, ao verem o carro chegando já desceram correndo alegres me imitando com os sons que eu faço com muita alegria, então estar cercado pelos meus carequinhas foi algo que realmente me tocou muito, era como se eu fosse extremamente querido por todos eles e os mesmos não conseguiam esperar para me contar as novidades me dizendo: Sir isso aconteceu, aquilo aconteceu! Sir o senhor voltou pra ficar? Sir deixa eu ajudar com as mochilas! Achei este carinho algo que muito me emocionou, uma vez que estou por aqui a somente dois meses e receber tal recepção foi algo que realmente me deixou incrivelmente feliz pois isso é não somente o reconhecimento pelo que estou fazendo por aqui, isso é também a reconhecimento de quem sou como pessoa e ser humano! Os meus cabecinhas peladinhas pegaram minhas coisas e logo depois os outros mestres monges como Tenzing, Migma e outros vieram também me receber com imenso carinho me fazendo naturalmente entender tal qual é forma este nosso elo e amizade...

Depois de colocar as minhas coisas no meu quarto e tomar um banho removendo do meu corpo a negra poeira de Kathmandu, eu me arrumei e fui ver os mestres monges na sala de chá onde juntos saboreamos gostoso chá conversando com euforia a respeito da viagem que foi muito emocionante e cheia de grandes acontecimentos que jamais hei de esquecer que os vivi.

Gostaria de terminar essa nota de hoje me dirigindo a vocês Vânia, Viviane, Valeria e Vandrea, sinto imensamente pela sua irreparável perda; Não irei lhes dizer que sei como cada uma de vocês se sentem porque cada um de nós em tristes eventos como este, vem à agir, sentir e viver também dores de formas diferentes, e a emoção de um jamais é comparada a dor do outro! Se isso lhes serve de ajuda, gostaria de dizer-lhes que o que muito me ajudou na passagem da minha querida mãe, foi focar nos incontáveis felizes momentos que compartilhei ao lado dela, então no invés de viver a dor da perda eu simplesmente passei a acreditar que a partida não se foi feita definitivamente uma vez que o fato de nela falar agora, ela se faz presente, então neste contesto somos eternos e assim sendo, iremos um dia retornar a ver aqueles que nos deixaram fazendo esta viagem ao outro plano.

Estimo-lhes as minhas mais sinceras condolências e espero que cada uma de vocês encontrem a necessária força para lidar com a partida de sua querida mãe, como falo acima, não vamos embora, apenas partimos temporariamente, infelizmente muitos daqueles que amamos nos deixam primeiro, porém assim o fazem para que com o mesmo carinho que nos proporcionaram aqui neste plano eles agora trabalham no outro plano na sua evolução como também preparam para nos auxiliar quando nosso momento da partida chegar.

Choremos não pela perda, mas sim pelas saudades dos bons momentos.

Nem o fogo ou o vento,
o nascimento ou a morte
pode apagar as coisas boas
que fizemos”
De: Buda

Analisando o que é dito aqui pelo Buda, gostaria que vocês entendessem que sua mãe muito fez e neste fazer lhes deixou também muitas boas recordações, recordações estas que jamais haverão de serem apagadas enquanto todas vocês se lembrarem de todas estas mesmas boas ações.

Um grande abraço com meu sempre eterno carinho para todas vocês, Vânia, Viviane, Valeria e Vandrea, segurem-se umas nas outras porque nada é mais importante que o suporte que vocês haverão de encontrar na força interior cada uma de vocês.

Gostaria de pedir-lhes desculpas pela demora em postar esta nota, a viagem e naturalmente retornar as minhas atividades normais por aqui me tiram o privilegio de escrever-lhes aqui, não somente isso, mas estamos também entrando em um mês de muitas atividades no monastério onde estaremos fazendo uma Puja imensamente importante que tem sido planejada a muitos anos atrás, porém somente agora o calendário está perfeito para que esta Puja seja feita, então todos nós estamos numa louca correria por aqui transformando todo o monastério, então isso tem desestruturado dota a minha rotina normal de trabalho depois deste meu retorno desta viagem, então lhes peço humildemente desculpas pela demora em estar-lhes postando esta nota, agradeço-lhes antecipadamente pela sua compreensão, obrigado.

Martinha, obrigado pelas notas que você tem me deixado no Orkut, eu sei que as vezes o que falo tem duas faces, uma onde existe uma total sentimental seriedade que realmente nos comove, e outra é este seu primo maluco que você mais do que ninguém conhece como é, então entendo a sua colocação prima! Em relação a coragem de orgulho de mim por estar fazendo o que estou fazendo! Martinha a vida é curta e como falei em nota passada eu quero continuar vivendo a intensidade da mesma para que eu assim não venha a me cobrar no amanhã o que deixei de fazer, amo viajar, conhecer gente e culturas novas, estar em lugares, experimentar os sabores diferentes e estar perto de tudo aquilo que um dia sonhei em estar, tocar, viver e fazer, então a escolha é praticamente muito fácil e estar na posição hoje de poder ajudar tem muito haver também com a situação do meu sofrer no passado; Prima tudo é um grande ensinamento, tudo é válido e tudo é necessário em nosso crescimento como ser humano.

Se você pensa que eu estou aqui ensinando você então se enganou, eu apesar de ensinar mais ainda aprendo com meus pequeninos carequinhas e meus queridos mestres monges, a vida é cheia de ensinamentos, então aproveite a vida a procura dos aprendizados, se algo te ensino, fico feliz por fazê-lo, porque o melhor da vida não é nos conscientizar do que sabemos, isso não é importante comparado a importância de poder compartilhar o que foi aprendido.

Ta amo minha sempre querida Gugu, obrigado também por estar distribuindo os postais a todos da família, te agradeço de coração prima.

Beijos

Edo

Ps: Novamente lhes peço perdão pelos erros, infelizmente não tenho tempo de repará-los então agradeço-lhes uma vez mais pela compreensão.

2 comments:

Linda said...

Estou maravilhada.... saudades enormes de você... e feliz por ti também.... beijokas.

Carminha said...

Olá! Deixando meu abraço!

Linda sua viagem, seu aprendizado...

Bjs