Thursday, September 8, 2011

"Tudo é tão belo, mesmo quando o que não é atraente nos atrai"




Segunda-feira 29/08


É a fé quem remove pensamentos
atordoados de sua mente
oferecendo-lhe uma visão clara,
mesmo quando nos encontramos
na escuridão”
De: Edo


Muito obrigado pelos e-mails que tenho recebido de todos vocês, sei que vocês já devem estar cansados dos meus pedidos, porém não posso deixar de agradecê-los pelo apoio e também pela sua presença me acompanhando nesta aventura, portanto e com imensa humildade, lhes agradeço a todos por estarem sempre presentes.

Hoje é uma daquelas manhãs da qual eu preferiria ficar na cama, porque ficando na cama eu naturalmente estaria me resguardando de ter que na frente de todos os alunos da escola vir a fazer justiça penalizando todos aqueles envolvidos neste triste evento que foi a maldade que esta pequena ganguezinha fez com o pequenino monge! A decisão já havia sido tomada durante minha reunião com Mike no final de semana onde com mais os pedidos dos Mestres Monges que venhamos a fazer algo para acabar com este problema que muito tem afetado o monastério.

Este grupinho de adolescentes tem em sua totalidade cerca de quase 10 componentes todos com idades médias entre 13 e 17 anos tendo como seu líder um rapaz de 16 anos; Eles são responsáveis por muitas coisas ruins que tem acontecido aqui no monastério, coisas tais como abusos físicos com os pequeninos monges, depredação de tomadas, pichação e também quebra de algumas janelas! Felizmente para eles os mesmos nunca foram pegos em flagrante e os pequeninos monges tem medo deles e por essa razão eles não os entregam a diretoria do monastério, porém desta vez a situação é diferente pois Mike viu tudo acontecendo e foi ele quem chamou a atenção deles para que eles parassem com muito estupida brincadeira de passar o tal susto no pequenino.

Após as orações e mantras recitados em nossas manhãs eu e Mike fomos a frente de todos os alunos para mandar a mensagem que infelizmente acabou sobrando para mim, pois Mike é meio tímido e prefere ficar na dele, mesmo que ele estivesse muito chateado com tudo isso! Então comecei falando do que havia acontecido na sexta-feira com o pequenino Migma, e continuei falando que no monastério este tipo de atitude e ação jamais seria aceita ou repetida pois Migma poderia ter perdido sua vida caso ele acidentalmente viesse cair daquele terceiro andar, e por essa razão eu estaria dando uma oportunidade para que os 5 envolvidos dessem um passo a frente e se explicassem! Falei também que sabia quem eram os 5 envolvidos e que eles iriam levar um castigo, porém a diferença do castigo iria depender da atitude dos envolvidos dando este passo a frente pois isso com certeza iria fazer grande diferença no castigo que iriam receber!

Um a um deles foram se entregando e quando já tínhamos os 5 envolvidos os colocamos atrás de todos os alunos da escola pois onde estávamos, estávamos colados na parede e o que iriamos fazer precisávamos de espaço, então pedimos para os 5 irem para trás e nos esperar chegar até eles! Uma vez chegamos neles pedi para que todos os alunos virassem para nós movendo os pequeninos a frente dos maiores; Chamei um de cada vez para mandar a mensagem que os fez refletir bastante em suas ações e tal foi o sermão que todos acabaram chorando de remorso pela errada atitude e depois de falar em voz alta bem nos ouvidos dos envolvidos eu cheguei no líder da ganguezinha, ele até aquele momento estava orgulhoso de ser o líder da gangue até o momento que eu o chamei e Mike e eu ficamos calados olhando para sem piscar o que já o fez sentir imensamente envergonhado e depois seguimos com um longo sermão em bem alto e bom som em seus ouvidos! O pobre coitado ficou muito apavorado e essa foi a ideia pois queríamos fazê-lo sentir exatamente o mesmo medo que ele faz todos os pequeninos sentirem quando ele os abusa; Ele suava, e tremia com os olhos arregalados enquanto que era notável a satisfação dos pequeninos em ver tudo aquilo que acontecia pois eles durante muito tempo tem sofrido nas mãos deste grupinho, então isso era uma grande vitória para eles, uma que eles apreciavam com imensa satisfação!

Após Mike e eu ter feito este moleque quase morrer de medo pegamos cadernos novos onde cada um tem 130 paginas e escrevemos:

Eu sou um monge e eu não devo jamais mentir ou fazer qualquer ser vivo sofrer!

Dos 5 dois sairão ileso somente um grande sermão pois estar na presença daqueles que fazem errado e nada fazer para proteger aquele que sofre e é fraco é como se você estivesse em fato sendo um ativo participante, então porque estes dois agiram com humildade pedindo desculpas pela suas atitudes erradas prometendo jamais participar de qualquer outra coisa errada como também se afastar da gangue, estes foram apenas advertidos e caso os pegasse com o resto do grupo eles estariam recebendo o mesmo castigo que os outros 3 estavam recebendo, porém antes de terminar os fiz pedir desculpas para cada um dos outros alunos que estavam no pátio.

Um outro já veio também humildemente nos pedindo desculpas pelo seu erro e também falou que não iria mais participar da gangue! Este escreveu somente 50 folhas do caderno a mensagem acima e da mesma forma teve que pedir desculpas para todos os outros alunos.

O braço direito do líder levou um imenso sermão e chorou prometendo jamais se envolver com o tal grupo novamente e falou que a partir daquele momento não mais queria manter contato com o líder do grupo; Este recebeu um caderno inteiro para escrever e também teve que pedir desculpas para todos os alunos!

O líder do grupo da mesma forma levou imenso sermão e tremendo de medo chorou prometendo jamais se juntar ao grupo abrindo mão de sua liderança nesta gangue o que na realidade não era necessário pois ninguém mais o iria seguir, então isso não mais fazia nenhuma diferença! Este rapaz é notório por aqui pois o mesmo anda como se fosse um verdadeiro bad boy monge o que é naturalmente hilário e patético de se ver, porém é assim que faz se achando.

Este como o seu braço direito teve que escrever todo os livro e depois pedir desculpas a todos os alunos o que foi para todos eles uma grande humilhação acabando assim com o seu poder sobre estes pequeninos mais fracos! Todos tiveram um prazo de somente 3 dias para terminar o seu castigo onde na quarta-feira de manhã estaríamos vistoriando estes cadernos que os demo de presente.

Ficou também decidido que caso eu ou qualquer outro professor do monastério pegue qualquer um deste grupinho se juntando uns com os outros que os mesmos seriam punidos com mais um castigo, pois o real intuito de tudo isso que estou fazendo é acabar com o poder deste grupinho de jovens delinquentes.

Após tudo isso ter acabado todos seguiram para suas classes de aula e tudo voltou ao normal e instantaneamente já notamos como todos os pequeninos estavam felizes que nós, uma vez por todas estávamos tentando dar um basta nisso, pois estes pequeninos, de acordo com o que fiquei sabendo, já sofreram muito na mão deste grupo o que não somente é muito triste, mas isso é algo inaceitável seja em qualquer escola e ainda mais aqui em um lugar onde a compaixão, amor e ajuda ao próximo são coisas pregadas durante todos os dias!

Quando nos encontramos com os Mestres Monges os mesmos nos congratularam por ter feito o que fizemos pois essa foi a primeira vez que eles virão estes jovens delinquentes tão envergonhados por suas ações erradas e os mesmos acreditam que estes moleques jamais hão de novamente se juntarem para fazer qualquer coisa errada novamente.

Tomamos o nosso chá da manhã que novamente foi feito com uma ótima conversa cheia de profundos conteúdos dos quais são sempre grandes aprendizados para todos nós que pensávamos entender tanto sobre o Budismo, o que hoje vim a perceber que o que eu sei não é nem ao menos a superfície de uma profunda e vasta filosofia repleta de grandes ensinamentos!

Voltamos as aulas da tarde onde tudo parecia mais que normal pois era imensamente claro como os pequeninos e todos os outros jovens do monastério estavam mais felizes e bem mais alegres, pois os mesmos não mais teriam que andar com o receio de serem maltratados por este grupinho que já não mais era visto pois todos eles se mantinham bem a distância uns dos outros.

O final do dia foi feito de novamente gostoso chá onde da varanda da sala dos professores olhávamos o cair da tarde onde no pátio a frente do templo todos os pequeninos monges interagiam alegremente dançando as danças típicas para a grande cerimonia de puja que estará acontecendo em outubro; Ficamos apreciando a alegria de todos eles pois os mesmos demostravam largos sorrisos com lindas alegres carinhas.


Terça-feira 30/08

Seres humanos são criaturas sociáveis,
e é a preocupação para com os outros
que faz a sólida base para a união
dos povos”
De: Dalai Lama




Hoje acordei bem mais descansado após uma gostosa e calma noite adormecido onde somente acordei uma vez durante toda a noite, o que é para mim um grande feito, porque o meu normal é acordar diversas vezes durante uma só noite; Acho que descansei desta forma porque não mais me preocupava com os problemas que tive que solucionar ontem, então estava sentindo imensa paz quando me deitei o que consequentemente me garantiu uma gostosa noite de descanso, algo que eu estava realmente necessitado!

Após acordar e ter apreciado um pouco o visual de fora da minha janela tomei meu gostoso gelado banho e depois fui para o templo meditar curtindo os gostosos sons dos mantras e também os instrumentos que eu tanto gosto de ouvi-los sendo tocados; O ambiente dentro do templo apesar de muitos sons é também um lugar imensamente calmo e mesmo que os sons ecoem la dentro você acaba se desligando de tudo caminhando em sua viagem mental onde em estado meditativo você entra em uma gostosa transe! As vezes acho isso muito estranho, digo a facilidade que sempre tenho de me desligar do mundo vivendo em mente um escuro livre de pensamentos, porém hoje era dia de meditar na minha ação pois me peguei algumas vezes me perguntando se não teria sido um pouco duro com os meninos e meditando muito nisso cheguei a uma conclusão que muito me ajudou na aceitação da minha atitude para com os moleques ontem, isso foi pensar que foi a minha atitude do ontem que veio possivelmente salvar a vida de um destes pequeninos no futuro! Lembrei de Mike descrevendo o que havia visto e como o pequenino Migma estava aflito e gritando desesperado o que me fez concluir que um grande acidente possivelmente estava muito próximo a acontecer! As roupas que os monges usam são robes que não são como os comuns robes, estes são feitos de um tecido deslizante, imagina você pegar um grande pedaço de viscose ou seda que são tecidos lisos e deslizantes e se enrolar neste mesmo tecido onde na altura abaixo do estomago você amarra um cordão com apenas um laço e o restante do tecido que você tem acima do estomago como apenas o dobra cobrindo o laço feito, como se estivesse fazendo o cós de uma calça! Se você colocar todos estes fatores juntos, você logo entente que é muito fácil para que eles viessem acidentalmente deixar que a roupa viesse a deslizar de suas mãos deixando a pobre criança cair do terceiro andar do prédio, o que possivelmente o tiraria a vida!

Acidente é aquela coisa que você nunca acredita que venha acontecer com você, porém é quando algo inesperado acontece que você acorda para o seu erro e as vezes isso é muito tarde te colocando em uma vida toda de penitencia pela sua atitude mal pensada, concordam comigo? Uma outra coisa que me fez interpretar que eu estava definitivamente certo de ter feito o que fiz foi notar a alegria que está agora reinando aqui no monastério, pois os pequeninos estão mais alegres porque indo para o monastério vi que muitos deles agiam alegremente correndo e brincando como eu ainda não tinha visto antes!

Hoje apesar de tudo esta maravilhoso, sinto que não estou bem e possivelmente estarei novamente gripado pois muitos dos pequeninos estão tossindo e espirando com suas narinas sempre escorrendo e uma vez que minha garganta hoje já estava ardendo um pouco no manhã eu tenho total certeza que já peguei esta mesma gripe que anda por aqui, o que é novamente muito chato porque isso seria ficar adoentado duas vezes em menos que o um mês! Vamos ver no que vai dar, eu lhes deixarei informados de como estou progredindo.

As aulas de hoje foram muito gostosas e calmas com grande participação dos pequeninos, notamos também que as crianças se sentem mais confiantes em errar e se se acertam adoram ouvir um muito bem, maravilhoso, fantástico ou parabéns! Existe também uma grande competição entre eles o que novamente nos indica que eles estão se sentindo cada vez mais confiantes disputando para acertar as perguntas como também se levantarem e virem até o quadro negro escrever as respostas, algo que no passado era difícil que eles fizessem; Eles hoje também me parecem mais descontraídos durante as aulas o que é novamente muito bom e acredito que isso seja porque eu sempre estou brincando, e aprender se divertindo é algo sempre mais gostoso.

Após as aulas de hoje resolvi não participar dos chás pois achei mais importante descansar pois estava realmente me sentindo cada vez pior com o processo do dia, então pedi desculpas para Mike e todos os mestres monges por não comparecer a nossas cotidianas aulas durante os chás, um pedido que foi aceito sem nenhum problema.

O final do dia foi um onde já me sentia bem pior do que estava na parte da manhã e como havia falado em uma nota quando ainda em Melbourne, se eu sinto meus olhos começarem a arder e minha saliva começa a engrossar somente pode indicar uma forte gripe, e uma vez que sentia estes sintomas com mais fortes dores de cabeça, resolvi pedir Mike que desse cobertura nas aulas e resolvi novamente ficar no meu quarto onde comecei a tomar meus comprimidos de panadol na tentativa de me recuperar bem mais rápido!

Uma vez que estava novamente de cama aproveitei para terminar de ler alguns livros o que foi muito bom pois essa foi uma tarde bem descansada onde não tive ninguém vindo bater a minha porta me pedindo para lhes ensinar algo o que é algo muito comum.

Aproveitei também para assistir alguns dos filmes Brasileiros que havia copiado em casa e que até agora não tinha tido a oportunidade de vê-los; Assisti um filme que é uma comédia Chamada: De Pernas Pro ar que foi muito engraçado e logo depois resolvi ver um outro chamado Besouro que foi um ótimo filme baseado em fatos reais que é na realidade o tipo de filmes que gosto, aliás adoro filmes baseados em fatos verídicos, filmes é livros! Após estar tão entretido com os filmes não me toquei e quando me dei por conta que já era noite, então me levantei escovei os dentes e voltando pra cama tomei mais dois comprimidos panadol e tentei dormir.



Quarta-feira 31/08


Mesmo a morte não deve ser temida
por aquele que viveu a vida de forma
Inteligente”
De: Buda

Noite passada foi uma muito conturbada porque como já esperava passei uma noite em claro onde após algumas horas adormecido, acordei tossindo e muito suado com um pouquinho de febre, algo que realmente me deixou muito chateado! Falei com Mike que iria com ele para a escola para checar os cadernos que demos como castigo ao grupinho agressor, porém voltaria depois para o meu humildezinho quartinho onde ficaria curtindo um solitário dia.

Após os normais mantras da manhã chamei os quatro rapazes à sala da diretoria para checar seus cadernos e ter uma rápida conversa com os bad boys, o que naturalmente acabei me decepcionando e ficando muito desapontado uma vez que dois deles forçou outras crianças escrever quase todo o caderno para eles; Os outros dois foram fizeram tudo de forma correta inclusive escrevendo notas em inglês se desculpando pelos seus erros de forma imensamente sincera, porém os outros dois ainda se achavam donos da situação o que me fez entender que eles ainda não haviam entendido tudo direitinho!

Chamei os dois meninos que escreveram os cadernos para eles e depois de uma conversa em particular entendi que eles haviam sido ameaçados e com receio que eles viessem a fazer-lhes alguma maldade, os dois pequeninos escreveram todo o caderno, aliás, um dos marmanjos escreveu quase todo o caderno sozinho, porém este pulava duas a três linhas o que não foi o que queríamos, então após Mike dizer-lhe para voltar e preencher as linhas que ele havia pulado, ele forçou um dos pequeninos a fazer o castigo para ele o que novamente me deixou irado com ele e com também o líder do grupinho que eu achei ter se arrependido de sua errada atitude e ação! Bem, se eles pensaram que eu iria deixar isso em branco eles se enganaram porque os dois receberam um novo caderno para escrever tudinho novamente, notei também que o líder escreveu na primeira pagina do caderno uma mensagem para mim que dizia: Meu nome é FUCK YOU(Meu nome é vai se Fu...!), a mensagem foi clara e sei que foi também para mim o que naturalmente ele negou ter sido de sua autoria, mesmo que a letra fosse a dele! Após pegar um novo caderno e colocar uma nova mensagem que dizia:

Eu sou um monge e não devo enganar, mentir e agir violentamente para com qualquer ser vivo! Após lhe entregar o caderno, ele de forma debochada e cínica me olhou e simplesmente sorriu como quem dizia: E ai é só isso!

Falei para ele me acompanhar até a frente do templo pois este é um lugar de imenso respeito e ali é também um lugar onde todos os monges agem de forma extremamente diferente pois eles realmente respeitam este sagrado lugar! Falei para Soname fazer 500 prostrações reverenciando o Buda, algo que ele me olhando não acreditava ter ouvido direito me pedindo para repetir? Repeti claramente e ainda pedi a Kensang o diretor que traduzisse para ele o castigo em Tibetano! Soname na hora que ouviu direitinho o que eu havia falado, me olhou totalmente desconsolado e com um olhar de arrependimento pela atitude que teve antes, lembrei a ele também que o castigo era pela mensagem endereçada a minha pessoa e como também a ameaça aos pequeninos; Peguei o meu mala que tem 108 contas e falei para ele começar o castigo, algo que ele simplesmente fez sem contestar! Para você fazer as prostrações de forma correta você levanta os braços acima de sua cabeça com os braços esticados e palmas das mãos juntas você diz Om A Hung(Todos os ensinamentos do Buda eu saúdo em reverencia), falei para ele recitar também as palavras em voz alta ao mesmo tempo que fazia o sinal trazendo as mãos acima da cabeça dizendo Om depois até a frente de seu rosto dizendo A e depois até o coração dizendo Hung terminando se ajoelhando e depois deitando esticando os braços a sua frente depois se levantando e fazendo todo o processo novamente! Soname quando chegou em 50 prostrações já estava suado vermelho e ficando mole, então lembrei ele que eu não contaria as prostrações que ele não fizesse de forma correta, algo que ele logo entendendo voltou a fazer as prostrações de forma correta! Kensang ficou do meu lado me dando todo o apoio necessário onde ele as vezes parava Soname e perguntava se ele iria repetir qualquer um dos erros que ele havia cometido? Soname mutio suado apenas dizia que jamais faria algo assim novamente e que estava muito arrependido de tudo aprendendo agora sua lição! Notei que Soname estava exausto após 250 prostrações então o fiz parar e perguntei se ele ainda sentia vontade de me dizer Fuck You novamente, algo que ele falou jamais fazer! Decidi então parar por ali pois não queria vê-lo desmaiar de tanto esforço físico, eu bem sei o que fazer prostrações pois eu já fiz centenas delas em reverencia e agradecimentos por muitas dadivas que já recebi, então eu sei realmente como isso machuca onde seus joelhos e braços simplesmente ficam queimando durante dois dias depois que você termina de fazer todas as suas prostrações!

Soname foi também convidado para nos visitar as quatro da tarde na sala dos professores onde ele teria que escrever uma carta para seus parentes falando de toda a sua maldade e de toda as coisas erradas que ele estava fazendo no monastério, um pedido que já havia sido feito na segunda-feira quando ele recebeu o seu castigo! Após tudo isso ele foi liberado para voltar para a sala de aula onde repeti que se o pegasse com o seu grupinho ou fazendo qualquer ameaça aos pequeninos, que ele desta vez não iria ser aliviado como fiz e que eu iria então fazê-lo fazer 1000 prostrações mais outras 250 que eu o havia aliviado, uma mensagem clara que ele em resposta me certificou que desta vez ele havia entendido tudo e jamais iria fazer qualquer maldade como havia feito.

Depois de tudo voltei para o meu quarto me sentindo muito mal tossindo muito, com coriza e uma forte dor de cabeça que consequentemente era novamente a minha sinusite já Mike para ficar por aqui mesmo pois sentia como já esperava, muitas dores no corpo com também dores de cabeça; Achei melhor ficar isolado porque fazendo isso evitaria passar para alguém essa gripe chata, fazendo desta um vicioso circulo,

Uma vez que estava de castigo no meu quarto aproveitei para ler mais e também preparar algumas das aulas que vou estar dando na próxima semana, onde estarei implementando uma nova ideia ensinando fonética para os alunos que ainda estão tendo problemas com a leitura.

O dia foi realmente muito longo porém da mesma forma um que gostei muito pois dediquei tempo a mim mesmo fazendo coisas que havia deixado de lado anteriormente, essa foi também como falei uma oportunidade para terminar de ler alguns livros que havia começado a ler antes; Eu tenho o péssimo habito de ler as vezes dois a três livros de uma só vez, acho que isso é porque chego em um ponto do livro que me sinto meio cansado da historia e por essa razão começo a ler outro e assim quando me dou por conta, tenho as vezes quatro livros espalhados pela casa em pontos onde normalmente paro para relaxar e quando neles estou, eu pego o livro mais próximo onde me dedicando a leitura, tento terminá-lo! Coisas de Edson...

Terminei meu dia também com fortes dores de cabeça porque novamente a sinusite me agravava o estado, então após o banho desci ao refeitório, tomei um chá de limão e voltei para o quarto onde tomei mais algumas doses dos habituais comprimidos panadol e fui dormir pois ficar quietinho quando estou tendo uma crise de sinusite, então na escuridão fiquei até adormecer.








Quinta-feira 01/09


Zen é o jogo da visão, o jogo
da procura e da descoberta
de quem somos perante as
marcas sociais que
nos Regem”
De: R.H. Blyth



Gostaria de começar hoje parabenizando um ser imensamente especial que faz também parte desta minha historia e existência. Querida Viviane, espero que este seu dia imensamente especial seja feito rodeada de presentes a presença daqueles que você tanto ama! A vida é repleta de grandes momentos e eu tenho o prazer de guardar comigo a lembrança de muitos destes momentos compartilhados com você. Obrigado pelo seu carinho, seu apoio e sua admiração! Você é a amiga, companheira, irmã e confidente e por toda a sua representação em minha vida, te agradeço também te parabenizando nesta grande ocasião! Vi, desejo que todos os seus projetos saiam do papel e se materializem completando com a concretização destes ideais, um emarando de grandes benefícios para você; Feliz aniversário Vi, te desejo muitos outros anos repletos de felicidades e que eu venha a participar de muitos destes no futuro.

Noite passada foi outra bem conturbada onde acordei diversas vezes com fortes dores de cabeça o que naturalmente é gerada por essa muitíssimo chata gripe que consequentemente afeta a minha sinusite; Noites assim são longas porém já me acostumei a lidar com estes problemas então não podendo mudar essa realidade eu apenas fico bem quietinho para que as fortes dores de cabeça não voltem a me afetar! Me levantei hoje ainda pior do que ontem, então novamente pedi o apoio de Mike pois não estava apto a voltar a dar aulas hoje; Como sempre Mike é muito sangue bom e sempre muito amigo entendendo o que estou passando me garantindo que tudo estava bem e que eu devia realmente descansar!

Novamente um longo dia quieto no quarto lendo meus livros e me dedicando ao nada, aliás é incorreto dizer isso porque estou lendo e aprendendo, isso com mais a meditação e também alguns trabalhos que estou preparando para a próxima semana, pois Mike estará nos deixando, o que faz a minha responsabilidade ser quase dobrada.

O dia fora da janela estava muito convidativo, porém não aventurei muito fora do quarto, saí para comer algo, porém desisti deste café da manhã apenas tomando um chá preto e depois voltando para o quarto novamente me isolando de todos trabalhando sozinho a minha recuperação!

Dentre ler, escrever e revisar alguns testes e traçar um mapa da capacidade dos nossos alunos o dia passou bem rápido e novamente a noite caia, o fato de ter ficado focado em muitos afazeres tirou de mim o pensamento da monotonia e agora novamente depois do meu gostoso banho gelado e já me sentindo melhor, tomarei mais alguns comprimidos e logo estarei adormecido retornando amanhã as minhas funções normais.


Sexta-feira 02/09







Sexta-feira é um dia especial em qualquer nação e mesmo que aqui a semana comece do domingo, eu hoje acordei bem disposto e descansado pois dormi imensamente bem acordando somente uma ou duas vezes, o resto eu provavelmente babava no travesseiro como um bebezão!

Após ter me levantado bem e ser contemplado pela linda manhã, tomei meu banho e logo depois fui até o templo para meditar, amo este momento dos meus dias pois dentro do templo é um lugar que sinto imensa paz como também criei verdadeiro apego a tudo que dentro dele existe! A estatua do Buda é simplesmente linda como é também todo o templo cheio de fantásticas pinturas repleta de minuciosos detalhes.

Meditei gostosamente me perdendo no silêncio da escuridão da mente somente retornando deste lugar quase uma hora e meia após ter começado essa gostosa viagem!

Saindo do templo fui ao refeitório comer algo pois estava realmente morrendo de fome, o que já era naturalmente esperado; Como sempre Tenzing o cozinheiro me recebia de forma imensamente agradável me perguntando como estava? Falei que me sentia maravilhosamente bem e que já estava pronto para retomar as minhas funções normais, porém hoje estava começando de forma diferente comendo algo no invés de somente tomar o meu costumeiro chá! Tenzing estava realmente muito feliz com a minha melhora o que naturalmente somente me ajudou ainda mais, pois é muito bom quando sentimos que somos apreciados!

Fomos para a escola e lá novamente fui recebido com grande carinho por todos o que me encheu ainda mais de gás pois realmente estava com saudades dos meninos e com muita vontade de estar com eles ensinando e fazendo as minhas presepadas tornando das aulas, aulas bem alegres e divertidas! Certas coisas nunca hão de mudar e este meu jeito atentado de ser é um deles então as minhas aulas é sempre feita de imensa alegria, boas gargalhadas, muitas presepadas em um verdadeiro vivo teatro onde ensinar com a alegria e a mimica faz destas aulas momentos de total prazer!

Eu e Mike resolvemos fazer uma surpresa para os alunos e na hora do almoço fomos a Pharping comprar alguns presentes para o monastério; Eles acabaram de remodelar a quadra de esportes que apesar de precária é cuidada com imenso zelo e agora depois da reforma essa ficou bem mais bonitinha! Temos uma quadrinha de vólei, basquete com também mesinha de pingue-pongue então compramos bolas de futebol, raquetes de badminton, raquetes de pingue-pongue com um monte de bolinhas e também bolas de vólei e basquete! Quando voltamos tínhamos nossas mãos carregadas de presentes para o monastério, o que na realidade era mais para o meninos, algo que sábiamos eles iriam amar pois os pobrezinhos ficavam olhando a quadra todos os dias desoladamente com o que somente poderia ser muita vontade de brincar o que era impossível sem ter as bolas e todo o equipamento.

Após o almoço voltamos para a turma da tarde e no invés de darmos a tal aula fomos todos para a quadra de esportes pois lá já tínhamos todo o equipamento a espera de todos eles! Gente a única forma que posso descrever tal momento seria dizendo que a alegria estampada em seus rostinhos serão imagens que eu irei guardar até os fins dos meus dias nesta terra e eu nos momentos de saudades irei retornar a minha memória para com todos eles estar novamente e reviver este momento de tamanha felicidade e alegria! Os pequeninos não sabiam com o que brincar então Mike e eu misturamos tudo onde fizemos vários times jogando todos os esportes juntos em uma só pequenina quadra; Naturalmente eu me acabava de tanto rir com as boladas, gritarias, gargalhadas e brincadeiras! Corri atrás de menino, chutei bola, dei um festival de surra na molecada no jogo de pingue-pongue e no final aprendi a jogar badminton com eles e depois os ensinei a jogar basquetebol fazendo deste dia de prazer um que foi demasiadamente repleto de tantos momentos inesquecíveis!

Mike e eu fizemos a mesma coisa com os alunos da ultima aula do dia chegando num ponto onde eu já estava exausto de tanto correr e brincar e também sorrir com tantas loucuras que fizemos!

A felicidade demonstrada
no alegre sorriso de uma criança
não preço a ser pago, cobrado ou
recebido”
De: Edo




Depois de toda a arruaça que fizemos voltei para nosso prédio pois necessitava de um gostoso longo gelado banho! Mike foi diretamente da quadra para o chá com os mestres monges, algo que neste tarde não participei pois queria descansar após tal dia de tanta alegrias, correrias e grandes emoções, porém após ter tomado tal gostoso banho resolvi ir fazer uma visita aos mestres monges onde todos juntos conversamos muito a respeito do alegre dia e de como tudo foi simplesmente perfeito!

Kensang e eu combinamos de ir a um monastério do qual estava muito curioso para conhecer pois este é também o monastério de Ani Choying uma freira Budista que é uma grande cantora que tem vários CDs de músicas para meditação, então ter o prazer de conhecê-la é também algo que muito queria fazer, não somente por este fato, mas também pelo fato dela ser uma mulher que começou um grande projeto de educação para crianças do vale que não tinham possibilidades de pagar por essa mesma educação! O monastério é também um centro de artes onde a pintura de tankas são feitas um trabalho que eu realmente estava imensamente curioso de ver e entender também todo o processo.

Nesta noite fomos também convidado para comer Tucpa que é aquele ensopado que já citei em notas passadas e que já também confessei que adoro, então o termino deste dia foi novamente fantástico pois estava rodeado de pessoas que aprendi a não somente respeitar muito rapidamente, eu devo lhes confessar que sinto que aqui tenho amigos para uma eternidade pois eu passei a admirá-los e também com apego amá-los!

Nos despedimos após o jantar e Mike e eu retornamos para nosso prédio onde novamente conversamos muito durante um bom tempo falando desta fantástica jornada e aventura que estamos aqui vivendo! Terminamos a noite em imenso alto astral nos recolhendo para descansar pois estávamos realmente exaustos e necessitados deste tão merecido descanso.


Sabado 03/09


As vezes nos refugiamos no orgulho
porque temos o receio de falar
verdades a nós mesmos”
De: Kazuro Okakura


Noite passada foi uma ótima noite onde descansei bastante indo para cama cedo e logo depois adormecendo muito rapidamente, a noite foi também bem tranquila pois eu somente acordei uma ou duas vezes voltando a adormecer logo depois! Hoje o dia está prometendo, pois da minha janela contemplei belo amanhecer pois as cinco da manha já estava de pé olhando para fora da janela como costumeiramente faço esperando o sol mais uma vez brilhar nos envolvendo com sua deliciosa energia.

Existe um algo que me esqueci de comentar em nota de quinta-feira onde infelizmente vi da minha janela o lindo galinho que se tornou o meu companheiro e relógio despertador todas as manhãs ser sacrificado pelos seus donos, e por mais estranho que seja dizer isso, aquelas cenas realmente me deixaram muito triste pois adorava todas as manhãs acordar com o galinho cacarejando onde após me levantar sentava na janela apreciando a manhã vendo-o em um tronco batendo suas asas antes de suas longas e altas cacarejadas! Acho que a alimentação vegetariana e mais a filosofia de respeitar tudo que é e tem vida, tem me feito bem mais sensível a tudo isso e como já falei antes, pretendo seguir novamente o regime vegetariano como fiz durante 17 anos de minha vida no passado.

Hoje Mike e eu fizemos o mesmo tipo de atividades que fizemos ontem onde somente nos divertimos com os pequeninos na quadra de esportes jogando futebol, vólei, badminton e basquetebol também; É incrível como as vezes nos esquecemos o quanto somos felizes e privilegiados de termos tudo o que temos, os presentes que doamos para os pequeninos e a escola fez imensa diferença na atitude de todos os pequeninos que alegremente jogavam todos os jogos movendo de uma coisa a outra sem parar para descansar! Me lembrei de como era gostoso ser criança, moleque curtindo o feliz momento desta etapa de minha vida, curtir a bola nova ou apenas o prazer de estar com todos jogando a tradicional peladinha na rua após as aulas... Momentos marcantes que deixaram um grande sabor de querer sempre mais!

Após o almoço Kensang veio se encontrar comigo e Mike decidiu também vir conosco até o monastério das freiras para visitar a escola de inglês que Ani Choying montou neste monastério; A caminhada é sempre feita com imensa alegria pois em todos os cantos que olhamos existe uma linda paisagem, um bichinho, um prédio ou alguma coisa que venha te chamar a atenção, então quando nos damos conta já chegamos ao ponto onde queríamos chegar.

Este monastério é um atrás daquele grande monastério no topo de uma montanha que acredito já ter comentado diversas vezes e até mesmo colocado uma foto aqui no blog; Este é muito lindo e é também o maior monastério da região; No caminho paramos no outro monastério aqui ao lado, este é outro monastério do qual já coloquei fotos aqui no blog, todo lindo amarelo com itens metálicos cor douradas em teu telhado! Este é o tal monastério para freiras budistas somente e eu pensava que a entrada não fosse permitida por homens, o que na realidade foi um grande engano pensar pois fomos muito bem recebido com imenso carinho e respeito; Por todos os lados as freiras adolescentes com suas cabecinhas raspadas andavam de um lado ao outro com seus cadernos e livros nas mãos o que indicava que elas também faziam as costumeiras cerimônias de Puja, assim como no monastério onde estou.

Amei o lugar, amei as pessoas e aproveitei para fotografar também o lugar que é imensamente belo! As pinturas em todo o monastério ainda são muito novas pois este monastério somente tem um ano de atividade sendo que neste sua principal função é a educação destas mesmas jovens freiras! Como sempre elas parecem curiosas e tímidas e por essa razão resolvi respeitar sua privacidade não as fotografando, porém adorei fotografar o resto do monastério porque este é simplesmente fascinante! Novamente nos colocamos de volta na estrada pois ainda teríamos que muito andar até chegar em nosso destino o que seria uma caminhada de aproximadamente uns quatro quilômetros para ir e outros quatro para voltar, porém a conversa com Kensang e Mike estava tão boa que acabamos perdendo conta do tempo logo chegando em nosso destino.

Chegando neste outro monastério fomos recebidos por esta imensamente meiga e gentil freira Budista que com sua gostosa terna e baixa voz nos convidou para uma volta na escola, o que estava realmente esperando com ansiedade ver, uma vez que Mike já havia estado lá e me falou coisas muito boas desta escola; A realidade é que elas estão em um nível totalmente superior ao nível de nossos alunos pois a escola tem forte influência do inglês como sua educação primária e depois aulas de Dharma(Ensinamentos do Buda), língua Tibetana e por último Nepali, porém tudo muito focado a educação cultural de todos estes países!

Enquanto estava andando pela escola Ani Choying chegou trazendo consigo uma nova professora que assim com nós, estava chegando de viagem para ensinar o Inglês, fomos apresentados a Ani e eu a congratulei pela linda voz comentando também de suas músicas que tenho amado e sempre ouvido; Ani em sua suma simplicidade apenas gesticulou de forma positiva porém nada elaborou, o que logo me fez entender que ser essa estrela que ela é aqui, nada muda o ser em humildade que ela é! Ani ficou feliz de em conhecer também pedindo para voltar quando tivesse uma oportunidade, algo que aceitei graciosamente agradecendo-a pelo tal convite; Notei que Kensang se escondia de Ani o tempo todo o que me fez perceber e pensar que Kensang na realidade sente uma grande atração por ela, algo que ele não confinou, porém quando eu perguntei a respeito desta emoção de gostar de alguém, Kensang me respondeu de uma forma inteligente e carinhosa onde falou que o fato de ser um monge não o impedia de amar, porém o mais importante era saber lidar com o sentimento do amor sem se deixar levar pela emoção do desejo e caso o desejo se fizesse presente que eles todos sendo monges se controlavam desviando seus pensamentos focando sua mente no Dharma(Ensinamentos do Buda) e assim os desejos logo passavam ficando somente o gostoso sentimento do respeito e carinho, algo que na realidade achei muito bonito da parte dele! Kensang como sempre é um grande mestre e nenhuma de suas palavras são vazias e conteúdos, ele as vezes muito pouco fala porém quando fala, fala com imensa razão e profundidade, seja qual for o assunto que você estiver conversando com ele.

Ani também me falou da necessidade de dar o poder a mulher fazendo com que elas sejam independentes em um país onde quase todas as práticas religiosas focam nos homens e as mulheres são submissivas ao homem, porém a sua maior missão era a educação dos alunos.

Ani também prove educação aos filhos dos pobres agricultores da região, um trabalho que sei deve ser custeado com a venda de seus CDS.

Fiquei também sabendo que ela defendeu uma freira que havia sido estuprada por um bando de tarados Hindus em um ônibus o que a fez perder seu lugar no monastério que estava na época do acontecido, felizmente Ani correu em seu socorro defendendo-a dizendo que era uma grande injustiça que a pobre freira depois de ter passado pelo que passou agora teria que também passar novamente por este problema então ela falou e foi contra tudo e todos recolhendo a tal freira em seu monastério onde ao mesmo tempo ela, Ani se tornou a maior e mais ativa voz em defesa desta moça aparecendo constantemente nos jornais cobrando do governo ação fazendo os responsáveis pelo ato pagar pelo seu crime!

Ani depois de se despedir de mim pediu a gentil freira para nos levar até a sala de Thankas que são as pinturas que falei que amo da qual tem também incrível valor filosófico e religioso; Fiquei simplesmente abismado e de queixo caído com a habilidade destas freiras pois suas Thankas são absolutamente lindas! Fiquei também muito surpreso ao saber que o que via a minha frente era o que a jovem freira considerava básico, ou seja, ela me falou que após cinco anos aprendendo a desenhar as Thankas, que somente agora ela estaria quase pronta para sair do nível básico indo para o nível intermediário deste curso onde ela estaria agora aprendendo a pintar, algo que achei incrível porque ela me mostrava um lindo quadro que ela fez a lápis retratando o Dalai Lama, porém o desenho era imensamente perfeito mostrando imenso talento...

Saímos do monastério e voltamos para o nosso monastério onde falávamos de tudo o que vimos e de tal qual era imensamente belo os trabalhos das meigas gentis freiras que havíamos conhecido, como também do tal imenso prazer que foi estar com Ani e conversar com ela aprendendo um pouco do incrível ser humano que ela é!

O final do dia foi reservado a leitura e também a muita troca de ideias com Mike, notei que o amigo não demostrava nenhuma emoção em estar retornando para sua terra natal, de fato Mike me parecia bem quieto, calado e compenetrado sempre muito pensante! Não quis interferir dando-lhe privacidade para escrever e refletir também em todos os seus três meses neste fantástico paraíso.

Eu também necessitava escrever então isso foi bom para que eu me concentrasse um pouco nisso e depois de muito escrever resolvi pegar os livros e já preparas as aulas de segunda-feira.

Como sempre nos recolhemos muito cedo e eu já estava deitado por volta das nove da noite lendo meus livros e curtindo este gostoso silencio que temos aqui sempre.

Nesta nota gostaria de uma vez mais agradecer todos vocês por estarem me acompanhando nesta viagem, amo todos os e-mails, infelizmente tendo os problemas que tenho com a internet aqui, eu não tenho o prazer de le-los como gostaria de fazer, porém quando tenho a net eu os copio e vou guardando-os todos para depois de me deliciar nas leituras me trazendo mais próximos de vocês encurtando essa distancia que nos separa; O apoio de todos vocês é algo importantíssimo nesta nossa viagem e receber seus comentários e e-mails fazem com que eu esteja sempre sentindo essa total felicidade de tê-los todos aqui comigo, então por tudo isso, lhes agradeço.


Um grande e forte abraço,

Edo

Ps: Peço-lhes perdão pelos erros, a escolha é postar-lhes a nota aproveitando a net ou fazer a revisão e perder a oportunidade de postar a nota.
Agradeço_lhes pela compreensão.

























No comments: